Pokémon Unite - Nossas Impressões sobre a Versão Beta

Pokémon Unite

Depois de muito tempo de espera e tendo que se contentar somente com algumas imagens e vazamentos que saíam ao redor do mundo, finalmente tivemos a oportunidade de jogar Pokémon Unite. O que aconteceu, para aqueles que não sabem, é que o jogo teve recentemente sua Beta fechada no Canadá e, com isso, várias pessoas conseguiram baixar o game através de VPN ou outros meios. Nós da PBN também conseguimos baixar e tivemos a oportunidade de jogar – e, por isso, trazemos aqui nossas primeiras impressões

De antemão, deixamos claro que não postaremos nessa matéria nenhuma gameplay ou imagem de Pokémon Unite por conta da política extremamente restritiva da Pokémon Company em relação a vazamentos. Por conta disso, nos restringiremos somente a informações escritas e opinativas ou imagens que já foram divulgadas oficialmente.

Para aqueles que não sabem, Pokémon Unite se trata de um projeto ambicioso da franquia que tenta levar o nome Pokémon ao gênero de MOBA, muito popular atualmente. Quem nunca ouviu falar em DOTA ou League of Legends? Pois bem, imagine esses jogos com Pokémon. O jogo foi anunciado em junho de 2020 como um Free-to-Play para os dispositivos Mobile e Nintendo Switch e desde então ainda não havia recebido grandes novidades ou gameplays.

Vale deixar claro, desde o início, que nosso foco aqui não é falar de aspectos técnicos de Gameplay ou explicar como o jogo funciona. Na verdade, daremos apenas nossa percepção sobre a Beta e falaremos sobre o que já está disponível. Uma matéria mais completa e técnica sairá na PBN cobrindo absolutamente tudo sobre como jogar Pokémon Unite quando o jogo for oficialmente lançado. Mas se você clicou nessa matéria, provavelmente já sabe do que Pokémon Unite se trata. Então, vamos às nossas Primeiras Impressões:

Pokémon Unite

Jogabilidade

Em termos de jogabilidade, não vou me estender na parte técnica, explicando como o jogo funciona – isso deve ficar para a análise completa. Na verdade, quero apenas dar uma opinião sobre minha percepção nesta Beta: o jogo está extremamente fluido! Tudo que foi prometido em Trailers e em vídeos que vazaram nos últimos meses realmente se concretizou, e o jogo parece apresentar uma jogabilidade com desempenho bastante satisfatório. Mesmo para uma versão Beta, é louvável que a Pokémon Company tenha conseguido já entregar um produto tão completo.

No entanto, ainda se trata de um Moba. E, portanto, não é tão fácil de entender para quem não está familiarizado com o gênero. Embora haja um esforço notório aqui para deixar o jogo mais simples, é fato que, se você nunca jogou um Moba, vai ter que gastar umas horinhas para entender como ele funciona.

Quais são os Pokémon disponíveis?

Nesta Beta, como dito, existem 20 Pokémon disponíveis, distribuídos em 5 classes. São eles:
  • Suporte: Mime Jr. e Eldegoss
  • Normal/Padrão: Charizard, Lucario, Machamp e Garchomp
  • Atacante: Gardevoir, Pikachu, Alolan Ninetales, Greninja, Cinderace, Venusaur e Cramorant
  • Defensores: Slowbro, Crustle, Blastoise e Snorlax
  • Velocistas: Absol, Gengar e Talonflame

Lembrando que alguns deles começam as partidas em seus Estágios iniciais (Charizard, Machamp, Garchomp, Gengar, Gardevoir, entre outros); e outros iniciam já em um estágio avançado (Lucario, Pikachu, Snorlax).

Vale ressaltar também que com certeza serão adicionados novos Pokémon tanto quando o jogo final for lançado quanto em eventos especiais. Alguns Pokémon que já foram confirmados, como Zeraora e Clefable, não estão disponíveis na Beta. Além disso, o fato de, por exemplo, existir o Cinderace mas não existir o Rillaboom e o Inteleon, deixa bastante sugestivo que eles têm essa intenção de adicionar Pokémon no futuro. Quem sabe não vemos os iniciais de Sinnoh sendo lançados em um evento especial junto com os Remakes no final do ano? Seria muito interessante ver essa integração.

Um ponto curioso é que aqueles que jogarem esta Beta e forem familiarizados com outros Moba (como League of Legends) terão inúmeros momentos em que vão se pegar falando “Olha, essa Habilidade é igualzinha a que eu já conheço no LoL!”. Acreditem, isso aconteceu comigo mais de 10 vezes. Futuramente, quando o jogo sair, certamente faremos uma matéria comparando as Habilidades.

Por fim, um ponto louvável dessa Beta é que existe um Modo de Treino, em que você pode treinar com seus Pokémon para testar suas habilidade e ter sua percepção sobre eles. Isso é muito útil para aqueles que não querem já se arriscar com um Pokémon novo em uma partida Online.

Pokémon Unite

Desempenho

Em termos de desempenho, sabemos que o jogo não será dos mais leves. Para rodar essa Beta de Pokémon Unite no seu celular, os requisitos mínimos são 3GB de RAM e ter Android 5.0 Lollipop ou superior. São requisitos relativamente altos considerando os preços dos Smartphones no Brasil. No entanto, ele também será disponibilizado gratuitamente para Nintendo Switch - que, mesmo também tendo um preço elevado no país, certamente aumentará a base de jogadores. E sim, já foi confirmado que o jogo final terá Crossplay entre ambas as plataformas.

Ao longo de toda a minha gameplay, o jogo apresentou poucos problemas técnicos. Poucos travamentos, poucos engasgos, poucas queda de FPS. Eu só realmente senti dificuldades para jogar quando meu celular estava extremamente quente. Para uma versão Beta, isso é extremamente louvável.

No mais, mesmo que não seja um problema técnico do jogo em si, vale ressaltar o Ping bastante alto devido ao fato de nós, brasileiros, termos de jogar no servidor canadense nesta Beta. Com certeza esse problema será sanado quando o jogo final for lançado e pudermos jogar em servidores locais.

Gráfico

Na parte gráfica, talvez Pokémon Unite tenha um dos seus maiores trunfos. O jogo está extremamente bonito, com personagens e Pokémon 3D que dão inveja até mesmo aos modelos de Nintendo Switch. Se há uma reclamação a se fazer aqui, seria os ataques brilhosos e, por vezes, confusos que podem aparecer na tela. Mas nada que atrapalhe muito a jogatina - realmente os gráficos do jogo são um show à parte.

Modo Online

O modo Online já está totalmente funcional na Beta e, sinceramente, impressiona. As minhas experiências com Pokémon Online não são muito positivas, mas no geral, Pokémon Unite se mostrou bastante competente. É possível jogar partidas online com outras pessoas que têm acesso a Beta, tanto em modos normais quanto em ranqueados. Além disso, na Beta já é possível adicionar amigos e chamá-los para jogar! Tudo isso é feito de forma intuitiva, fácil, prática e rápida. Basta entrar em um Lobby e mandar um Invite para seu amigo. Em questão de milissegundos, ele estará no Lobby com você.

Outro tópico que merece ser citado é que é possível criar um Lobby fechado, ou seja, criar partidas personalizadas. Quando se entra em um Lobby, existe um código que pode ser inserido por outras pessoas para que elas consigam jogar com você. Com isso, vários criadores de conteúdo poderão jogar com seguidores e inscritos sem ter que necessariamente adicionar uma grande quantidade de amigos em Pokémon Unite.

Pokémon Unite

Monetização

Por ser um jogo Free to Play, já era esperado que a Pokémon Company fosse colocar formas de monetizar o jogo - vários vazamentos também indicavam isso. E essas formas estão todas aqui. Embora na Beta ainda não seja possível gastar dinheiro real e seja extremamente fácil ganhar recursos no jogo, é possível ver que existem sim conteúdos que serão adquiridos somente com dinheiro de verdade no futuro. Existem Passes de Batalha, Skins para os Pokémon, itens para seu Avatar, entre outros. As moedas do jogo se dividem em três: Tickets, Gemas e Aeos Coins. Sem entrar em detalhes, por enquanto vou dizer apenas que cada uma delas serve para comprar um aspecto diferente de Pokémon Unite.

Recompensas

As formas de recompensar os jogadores também foram bastante criativas nessa Beta. Os jogadores podem subir de nível, fazer desafios diários e ganhar recompensas de Login. Além disso, fica claro também que existe uma intenção de realizar eventos comemorativos, como existe em Pokémon GO, e implementar uma mecânica de “energia”, em que o jogador as acumula para ganhar recompensas.

Pontos de Melhoria da Beta

Embora seja perceptível que a Tencent e Pokémon Company decidiram lançar essa Beta com um estágio de desenvolvimento bastante avançado, existem alguns pontos que valem ser citados como passíveis de melhoria. Obviamente, nada disso estraga a qualidade que o jogo já está. Mas por se tratar de uma Beta – com caráter justamente de aprendizado e melhoria -, algumas ressalvas são válidas.

Três pontos me chamaram a atenção aqui: (1) o tempo de espera para aceitar as partidas, que está demorando 30 segundos e poderia ser reduzido; (2) a alta quantidade de Habilidade brilhosas e confusas, algo que é agravado pelo reduzido tempo de recarga para poder usá-las de novo; e (3) um certo desbalanceamento, já que, na minha opinião, alguns Pokémon estão extremamente mais fortes que outros. Na minha visão, Talonflame, por exemplo, está absurdamente forte. Mas como eu disse, nenhum desses pontos estraga a experiência e certamente haverá ajustes para o produto final. 

Pokémon Unite

Veredito

E qual é o meu veredito sobre este Beta de Pokémon Unite? Bom, não posso negar que estou bastante satisfeito e considero que todas as expectativas foram cumpridas. O jogo está muito fluido e apresenta um desempenho muito satisfatório, com uma série de mecânicas que eu, sinceramente, nem imaginava que pudesse aparecer (a complexidade do sistema de recompensas é um bom exemplo). As partidas estão rápidas e dinâmicas, e a variedade de Pokémon também ajuda a não ficar saturado do jogo tão cedo. 

Dito isso, parece realmente que o jogo tem um futuro promissor, principalmente considerando o esforço da Pokémon Company em tornar o gênero de Moba mais amigável àqueles que não o conhecem. Assim como eu disse antes, existe um esforço notório aqui para fazer com que o jogo seja mais simples e acessível, até pelo fato de Pokémon Unite também ser um jogo Mobile e com partidas relativamente curtas.

Depois de jogar essa Beta, confesso que minha ansiedade para Pokémon Unite aumentou. Até então, meu principal chute era de que o jogo seria lançado em agosto deste ano. Mas sendo bem sincero, após verificar este nível de desenvolvimento e a qualidade do produto já entregue, não acho que demorará muito para colocarmos as mãos na versão final.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال