Mestre Pokémon - O Título Mais Almejado Pelos Treinadores

Ash Mestre Pokémon

O que é um Mestre Pokémon?

Mestre Pokémon é um título existente no mundo Pokémon muito almejado pela maioria dos treinadores. No entanto, durante toda a história da franquia, nunca foi precisamente explicado o que exatamente é ser um Mestre Pokémon ou o que é necessário para alcançar este tão aclamado título.

Existem várias teorias que tentam revelar os mistérios e responder às inúmeras perguntas que podem explicar o título de Mestre Pokémon. E são essas várias teorias e interpretações que serão abordadas aqui.

Campeão da Liga Pokémon

Campeonato Regional da Liga Pokémon

No episódio 05 - Exibição na Cidade de Pewter!, Ash foi apresentado ao Campeonato Regional da Liga Pokémon, que passou a ser o seu maior objetivo desde então. Inclusive, o pôster oficial mostrado no episódio em questão tem a seguinte frase escrita: "Today's Winners Are Tomorrow's Pokémon Masters", que, em tradução literal, seria algo como: "Os Vencedores de Hoje São os Mestres Pokémon de Amanhã" - abrindo margem para esta interpretação.

Atualmente, ficou evidente que vencer a Liga Pokémon é somente um passo para se alcançar esta posição. A maior evidência é que, recentemente, Ash venceu a Liga Alola e, ainda assim, não se considera um Mestre Pokémon.

O Campeão

Cynthia Anime Pokémon

Este é o Mestre da Liga dos Campeões. No anime, após vencer o Campeonato Regional, o treinador precisa enfrentar a Elite 4 na Liga dos Campeões e, após vencer todos os quatro, tem o direito de enfrentar o Campeão, mencionado na série de Diamante e Pérola como Master Champion (Campeão Mestre/Mestre dos Campeões). Lance, Cynthia e Steven são os Campeões mais populares e sempre são mostrados como treinadores imbatíveis, que conseguem se adaptar a qualquer tipo de desafiante. Além disso, no especial Pokémon: A Lenda Do Trovão, Marina se refere a Lance como grande Mestre Pokémon.

No último episódio da série DP - 659 - Lembranças São Feitas de Alegrias!,  Ash diz a seguinte frase na versão dublada: "Eu derrotarei Cynthia e me tornarei o Mestre dos Campeões... Isso quer dizer que eu serei um Mestre Pokémon, Pikachu!". Contudo, na versão original do Japão, Ash diz algo como: "Esse é o próximo passo para eu me tornar um Mestre Pokémon". Essas frases deixam claro que ser o Campeão - ou Mestre dos Campeões - ainda não é a meta definitiva no caminho para atingir tal posição.

Elite 4

Elite 4 Anime Pokémon

A Elite 4, como o próprio nome diz, é um grupo de Treinadores de Elite que, assim como os Campeões, são mostrados no anime como treinadores muito fortes. Ash já conheceu e enfrentou alguns deles, e é claro, não teve a menor chance. Alguns nomes conhecidos são Drake, de Hoenn; Berta, de Sinnoh; e Agatha, de Kanto. No livro oficial Extreme Pokémon: The Guide For The Ultimate Fan, Prima (contraparte de Loreley no anime) é chamada de Mestre Pokémon.

Cérebros da Fronteira

Cérebros da Fronteira Anime Pokémon

Os Cérebros da Fronteira também são treinadores de alto nível que, a princípio, se assemelham a Líderes de Ginásio. No entanto, Scott, o presidente da Batalha da Fronteira, afirma para Ash no episódio 408 - O Time do Esquema! que os Cérebros da Fronteira são tão fortes quanto os membros da Elite 4. Scott faz menção à Agatha, que nesse mesmo episódio venceu Ash em uma batalha no Ginásio de Viridian, reforçando o quanto os Cérebros da Fronteira são poderosos.

Um ponto interessante sobre os Cérebros da Fronteira que também faz com que eles sejam considerados e respeitados como Mestres é que, além de serem muito fortes, alguns são vistos lutando ao lado de Pokémon Lendários. Este é o caso de Noland, por exemplo, que enfrentou Ash ao lado de seu amigo Articuno.

O Monarca

Monarca Leon Anime Pokemon

Recentemente, em Jornadas Pokémon, foi introduzido o Campeonato da Coroação Mundial. O vencedor do Campeonato é declarado o melhor treinador do mundo e recebe o título de Monarca

No episódio de Pokémon Jornadas "1109 - Batalha de Titãs!" é mostrada a batalha da final do campeonato entre Lance, campeão da região de Kanto, e Leon, campeão da região de Galar. Leon vence Lance e passa a ser o atual Monarca. No episódio seguinte "1110 - A Batalha Para Ser o Melhor!", Goh explica para Ash como o campeonato funciona e o que ele precisa fazer para finalmente poder enfrentar Leon e se tornar o Monarca.

No episódio "1117 - Sonhos São Feitos Disso!", Ash diz que derrotar Leon e se tornar o Monarca o deixará um passo mais perto de ser um Mestre Pokémon. Por tanto, este ainda não é objetivo final para se tornar um Mestre Pokémon.

Insígnias

Todas as Insígnias Pokémon

No episódio 511- Mismagius no País das Maravilhas!, Mismagius prende Ash e seus amigos em uma ilusão onde, no caso de Ash, Prof. Carvalho aparece dizendo que ele foi selecionado para participar de uma batalha em que, se vencer, será considerado o melhor de todos os treinadores. Ash vence e, como prêmio, ganha todas as insígnias existentes. Não é dita a palavra Mestre Pokémon, mas, como Ash aceita participar da batalha dizendo que esse é seu maior sonho, o episódio deixa implícito que para ser considerado um Mestre Pokémon, pode ser necessário obter todas as insígnias de Ginásio que existem.

Mewtwo

Mewtwo Pokémon

No primeiro filme da franquia - Pokémon, o Filme: Mewtwo Contra-Ataca, a mensagem holográfica da Enfermeira Joy (tendo sua mente controlada) convida treinadores para batalhar contra seu Mestre, e se refere a ele como o maior Mestre Pokémon do mundo, que mais tarde é revelado ser Mewtwo

No mesmo filme, Mewtwo cria uma forte tempestade com seus poderes psíquicos e, por mais que a Prefeita da cidade e a Oficial Jenny tentem impedir, os treinadores usam seus Pokémon para enfrentar a tempestade e chegar à ilha onde se encontra o "Maior Mestre Pokémon do Mundo". Então, a prefeita diz: "Esse treinadores não têm medo, para eles é só mais um desafio, seguem seus corações, é esse o diferencial que fará deles verdadeiros Mestres Pokémon".

Ainda, o Manual Oficial de Pokémon (livro lançado em 1999 que seria como uma Pokédex impressa) atesta que será merecedor do título de Mestre Pokémon aquele que conseguir derrotar ou capturar Mewtwo.

Capturar Todos os Pokémon

Ash e seus Pokémon

Desde o começo da franquia até os dias atuais, o slogan de Pokémon é: Gotta Catch 'em all (Temos que pegar todos), o que implica na suposição de que o verdadeiro objetivo de um Mestre Pokémon é capturar todos os Pokémon existentes, ou pelo menos um de cada espécie.

No vídeo promocional A Sneak Peek at Pokémon (um conjunto de vídeos lançados nos EUA apresentando o anime antes do seu lançamento), a apresentadora diz: "Ash será a estrela do programa de TV. Seu sonho é se tornar um Mestre Pokémon. Não é uma tarefa fácil, pois primeiramente, Ash terá que capturar todos os Pokémon".

Ash

Ash Anime Pokémon

Desde o primeiro episódio do anime, Ash diz que seu maior sonho é ser um Mestre Pokémon. Porém, ele mesmo nunca deixou claro o que para ele é ser um Mestre Pokémon. Na realidade, nem ele nem os produtores do Anime.

Em 2008, em uma entrevista com Jon Sahagian, webmaster do site PokéBeach, Masamitsu Hidaka, um diretor e artista de Storyboard do Anime, disse que o dia em que Ash se tornar um Mestre Pokémon será o último episódio do programa.

No Filme 20 - Pokémon: Eu Escolho Você!, quando Vera pergunta a Ash se ser um Mestre Pokémon significa ser o treinador mais forte de todos, Ash responde que a resposta é bastante complexa. Uma conversa similar acontece entre Ash e Goh no começo de Jornadas Pokémon, no episódio "06Não Desistirei de Mew".

O conceito de Mestre Pokémon, talvez, seja um mistério que nunca será desvendado. Talvez seja um conglomerado de várias coisas: ser o treinador mais forte, o que captura todos os Pokémon, o que conquista todos os Ginásios e vence os mais variados campeonatos e se torna o mais desafiador dos oponentes. Mas a verdade é que todo esse mistério deixa a história extremamente interessante, fazendo com que os fãs queiram continuar acompanhando para, quem sabe um dia, descobrir o que é necessário para alcançar esse tão almejado título de Mestre Pokémon.

Tom Santos

Fã de Pokémon desde sempre, começou a acompanhar através do anime. Conheceu os jogos e outras mídias no final de sua adolescência e vem desde então alimentando o sonho de um dia ser criador de conteúdo sobre Pokémon. Fazer parte da equipe PBN o deixou ainda mais conectado com a franquia Pokémon, aumentando exponencialmente seu amor por ela.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال