Os Episódios Banidos de Pokémon - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

29/03/2021

Os Episódios Banidos de Pokémon

Episódio Banido Equipe Rocket vs Equipe Plasma

Ao longo dos anos, alguns episódios do anime Pokémon foram considerados impróprios para serem exibidos e tiveram que ser banidos. Quando apenas uma cena é classificada como imprópria, ela é cortada ou modificada. Porém, quando há vários momentos identificadas como problemáticos em um determinado episódio, ele é banido. 

Entre esses episódios, houve censuras devido a estereótipos que pudessem ofender uma determinada etnia, religião ou cultura. Já outros não foram ao ar por conta de serem irrelevantes (fillers) ou por respeito a desastres naturais ou catástrofes acontecidos no Japão ou nos EUA. Confira quais são os episódios e por que foram banidos:

Episódio 18 - Férias em Acapulco!

Episódio Banido 18 - Férias em Acapulco!

No famoso episódio em que James aparece com seios, Ash, Brock e Misty curtem um descanso da jornada Pokémon em uma cidade litorânea. Misty decide participar de um concurso de beleza usando biquínis e se surpreende quando encontra Jessie e James participando do concurso também. Em meio a surpresa, Misty pergunta: "James! Você não é um menino?!" e ele responde: "Que importa? Já que estou linda!". Em outro momento, os seios falsos são inflados até dobrarem de tamanho. O episódio foi banido nos EUA por apresentar cenas exibicionistas e "supostamente estar associado a homossexualidade".

Episódio 35 - A Lenda de Dratini!

Episódio Banido 35 - A Lenda de Dratini!

Neste episódio, Ash, Misty e Brock chegam na Zona do Safari Pokémon e, ao se aventurarem pelo local, encontram um senhor que os manda calar a boca. Não bastasse a falta de educação o homem ainda aponta uma arma para os três e pergunta: "Vocês querem levar um tiro?". Além disso, eles descobrem que o velho é o responsável pelo local e chega a ameaçá-los mais uma vez com a arma. Como se não fosse o bastante, a Equipe Rocket também surge ameaçando o vovô com revólveres e o fazendo de refém. A cereja do bolo é quando Meowth surge em determinada cena com um bigode parecido com o de Hitler, fazendo clara alusão ao ditador alemão.

Episódio Banido A Lenda de Dratini Meowth Hitler

O episódio foi banido por ser considerado totalmente irresponsável no tratamento de armas e da violência, por isso nem chegou a ser dublado para o inglês. Ele não foi exibido em nenhum lugar fora da Ásia, já que a maioria das dublagens são baseadas na versão americana. Foi nesse episódio que Ash capturou uma manada de Tauros, sendo este o único episódio banido a contar com um evento principal. Ou seja, o público ocidental nunca descobriu como Ash conquistou seus companheiros Tauros.

Episódio 38 - Porygon, o Guerreiro Virtual!

Episódio Banido 38 - Porygon, o Guerreiro Virtual!

Este episódio é o mais famoso dos banidos pela repercussão após a sua primeira exibição no Japão. Quando Ash e Porygon viajam no Cyber Espaço, vários mísseis são atirados contra eles pela Equipe Rocket e Pikachu usa um Choque do Trovão que faz com que vários flashs azuis e vermelhos ficassem piscando freneticamente por alguns segundos. Esse efeito fez com que várias crianças japonesas reclamassem de visão borrada, dores de cabeça, tonturas e enjoos. Algumas até sofreram ataques epilépticos e convulsões. De acordo com as autoridades, em torno de 685 crianças acabaram encaminhadas para hospitais.

No Japão, o episódio foi banido logo após sua 1ª exibição e também virou notícia internacional, inclusive com William Bonner contando sobre o ocorrido no Jornal Nacional, e muitos pais ficaram receosos quando o anime estreou no Brasil. Por conta deste episódio envolvendo o Pokémon Porygon e o que ele causou, suas evoluções Porygon 2 e Porygon Z nunca apareceram no Anime. No Japão, o anime entrou em hiato após os acontecimentos causados por este episódio e foi questionado até mesmo se ele continuaria a ser exibido.

1ª Temporada - It's New Year's Eve! Pocket Monsters

Este episódio estava programado para ser exibido no dia 31 de Dezembro de 1997, entre os episódios 39 e 40, para comemorar o ano novo. Depois do incidente com o episódio 38, este foi cancelado, por isso há apenas seu título original. Não há nenhuma informação sobre a história deste episódio.

Episódio 252 - A Caverna de Gelo!

Episódio Banido 252 - A Caverna de Gelo!

Este episódio foi banido com a "justificativa" de que uma cena de um beijo entre um humano e um Pokémon seria inapropriada. Durante a travessia da Caverna de Gelo, Brock fica com febre e, então, um Jynx aparece para cuidar dele. Durante a febre, Brock tem alucinações e pensa que Jynx é uma das Enfermeiras Joy, seu eterno crush (assim como todas as Oficiais Jenny). Iludido, Brock não perde tempo e beija o Pokémon.

Episódio 377 - Combate na Ilha Misteriosa! Barboach vs Whiscash!

Episódio Banido 377 - Combate na Ilha Misteriosa! Barboach vs Whiscash!

O episódio 377 é o primeiro que não chegou a ser exibido nem mesmo no Japão. Neste episódio, acontece um terremoto causado pelo Pokémon Whiscash na ilha onde estão Ash e seus amigos. O episódio iria ao ar no Japão no dia 4 de novembro de 2004, mas foi banido porque o terremoto do episódio se assemelha com o Terremoto de Chuetsu de 2004, que ocorreu no Japão no dia 23 de outubro de 2004. Deste modo, não exibir o episódio foi uma demonstração de respeito às vítimas.

Episódio 397 - Ash e May! Batalhas Quentes em Hoenn!

Episódio Banido Episódio 397 - Ash e May! Batalhas Quentes em Hoenn!

Este episódio foi considerado irrelevante para o enredo, pois fazia apenas um compilado dos principais acontecimentos do anime até aquele momento, durante a jornada em Hoenn. Como o episódio era constituído de um conjunto de cenas anteriores, acabou não sendo exibido nos Estados Unidos e, consequentemente, nos outros países do ocidente.

Episódio 517 - Ash e Dawn! Encarando uma Nova Aventura!

Episódio Banido 517 - Ash e Dawn! Encarando uma Nova Aventura!

Outro episódio considerado irrelevante pelos EUA, por apenas reviver a história de Ash, Dawn e Brock até aquele momento em suas jornadas por Sinnoh. Por isso, o episódio não apresentava uma história original e foi removido na cronologia ocidental.

Episódio 589 - Criaturas Misteriosas: Pokémon!

Episódio Banido Episódio 589 - Criaturas Misteriosas: Pokémon!

Assim como o episódio 517, este também não foi ao ar no ocidente por ser considerado irrelevante, tendo apenas cenas de acontecimentos já ocorridos até o determinado momento no anime.

Episódio 683 / 684 - Equipe Rocket vs Equipe Plasma!

Pokémon Episódio BW23 Banido

Este foi mais um episódio que não chegou a ser exibido sequer no Japão. Este especial seria o primeiro da saga Black & White. Giovanni chega em Unova para concluir seu plano que estava ocorrendo já há vários episódios. Para atrapalhar a Equipe Rocket, a Equipe Plasma chega para travar uma luta épica entre as duas equipes pelo Meteoro especial, que envolve a parcial destruição da cidade de Castelia. O especial também marcaria a aparição de Looker, membro da Polícia Internacional.

Com todo esse enredo prestes a acontecer no anime, uma semana antes da exibição do episódio aconteceu um grande desastre no Japão. No dia 11 de março de 2011, o país oriental enfrentou terremoto, tsunami e o desastre nuclear da usina de Fukushima. Frente às catástrofes, a exibição do episódio foi cancelada em respeito às vítimas. Durante um bom tempo acreditava-se que este episódio seria exibido tempos mais tardes, mas a hipótese já foi descartada. Tudo o que se sabe sobre este episódio pode ser visto na prévia exibida na semana anterior àquela data.

SM64 - Ash e Passimian! Um Toque de Amizade!

Episódio Banido Ash e Passimian! Um Toque de Amizade!

Este episódio foi censurado apenas na versão ocidental do anime, em virtude de um momento em que Ash faz uma pintura facial escura para imitar a aparência de Passimian. No entanto, essa pintura foi associada ao Blackface, um esterótipo racial pejorativo dos afro-americanos nos Estados Unidos. Para evitar qualquer tipo de associação indesejada para a Pokémon Company, o episódio foi banido. Consequentemente, o episódio também não foi exibido no Brasil.

Matéria atualizada por: Prof. BrUNO e Danilo Andretta
Matéria revisada por: Lucas Avancini

Post Top Ad