Pokémon TCG: Principais Decks do Semestre

TCG Espada e Escudo arte

Iniciando uma série de posts semanais dedicados a análises Pokémon TCG competitivo, hoje a Pokémon Blast News vai listar os melhores e mais utilizados Decks do formato Padrão após os lançamentos das coleções Espada e Escudo, em fevereiro, e Rixa Rebelde, em maio, constituindo os respectivos sub-formatos UPR-SSH e UPR-RCL.

Como principal referência, serão utilizados os Limitless Qualifiers e as qualificatórias regionais da Players Cup, dois dos maiores e mais marcantes torneios do período e as principais referências de metagame do último semestre. Explicamos um pouco sobre eles no artigo "O PTCGO no Foco do Competitivo", que foi ar na semana passada. Se não leu, dê uma olhada!

Limitless Series cronograma
Cronograma dos Limitless Qualifiers, organizado pela equipe de PTCG "Limitless"

Vale ressaltar que haverá uma profunda transformação no meta durante o mês de agosto, decorrente do lançamento de Darkness Ablaze (Escuridão Incandescente) e da rotação anual, que ainda serão temas de outras matérias deste mês. Portanto, fiquem ligados!

Além disso, para que vocês possam pesquisar pelas cartas com mais facilidade , o número de coleção de cada uma será escrito ao lado de seu nome.

Sem mais delongas, vamos começar! 

Oranguru Mill (Controle)


TCG Oranguru UPR

Destaque em vertentes de controle e mill (estratégia que visa descartar as cartas do baralho do oponente) desde o ano passado, geralmente ao lado de Pidgeotto (TEU 123), o Oranguru (UPR 114) ganhou novos companheiros e recursos com o lançamento de Espada e Escudo.

Cinccino (SSH 147), que substituiu o Pidgeotto, e o Zacian V (SSH 138), juntos, potencializaram o poder de compra do Deck, dando-lhe mais consistência e velocidade, através de suas habilidades.

TCG Zacian V SSHTCG Cincinno SSH

Outras listas usam uma combinação da habilidade do Magcargo (CES 024) e do outro Oranguru (SSH 148) no lugar dos Cinccinos, com a intenção de ter em mãos sempre o mais necessário em cada turno.

No entanto, o roteiro base é o mesmo: comprar cartas, atrasar o jogo do adversário, descartar cartas de ambos os baralhos com Bellelba & Brycen-Man (CEC 186) e recuperar seus próprios recursos com o ataque Gerenciamento de Recursos do Oranguru , entrando num loop até forçar o oponente a um Deck out, isto é, uma derrota por ter 0 cartas no baralho no início do turno.

TCG Magcargo CESTCG Oranguru SSHTCG Bellelba & Brycen-man CEC

Oranguru Mill foi certamente um dos modelos de Deck mais poderosos do sub-formato UPR-SSH, o que ficou evidente através dos resultados do Limitless Qualifier 1 (945 participantes), em que diferentes listas desse tipo ocuparam sete das 16 primeiras posições, incluindo o segundo lugar, e do Limitless Qualifier 2 (940 participantes), com um terceiro lugar e três aparições no top 16.

Cincinno Mill deck
Oranguru Mill - 2º lugar no Limitless Qualifier 1 - Via limitlesstcg.com

Com a chegada da coleção Rixa Rebelde e do Dragapult VMAX (RCL 093), counter direto de Decks de Pokémon com poucos Pontos de Saúde, controles se tornaram menos viáveis e passaram a aparecer menos no topo de rankings de torneios, mas seguem marcando presença, pelo menos até a rotação deste ano, quando perderão o Oranguru de Gerenciamento de Recursos, rotacionado, e o Bellelba & Brycen-man, que foi banido do formato Padrão.

Fire Box

TCG Victini Prisma DRM

"Box" são como são conhecidos, no Pokémon TCG, os Decks com atacantes diversos de um mesmo tipo ou com características em comum. O Fire Box não é diferente.

Como seu próprio nome diz, ele conta com diversos Pokémon do tipo fogo e/ou que podem ter ataques de custos de energia altos facilitados pelo uso de Soldadora (UNB 189), a base do Deck.

Entre os atacantes, estão Victini Prisma (DRM 7), Victini V (SSH 025), Heatran-GX (UNM 025), Cramorant V (SSH 155), etc., de acordo com as escolhas do usuário. Outra peça importante é a Ninetales (TEU 16), que dá uma opção segura de puxar um Pokémon adversário para Ativo quando necessário.

TCG Soldadora UNBTCG Ninetales UNM TCG Victini V SSHTCG Cramorant V SSH

Apesar de subestimado, o Fire Box teve bom desempenho no sub-formato UPR-SSH, com o título e o oitavo lugar do Limitless Qualifier 2, além de uma oitava posição no Qualifier 1. No entanto, com a mudança para UPR-RCL, o Deck caiu em desuso, mas deve ressurgir com as próximas coleções.

TCG Fire Box deck
Fire Box - 1º lugar no Limitless Qualifier 2 - Via limitlesstcg.com

Mew3

TCG Mewtwo & Mew GX UNM

Campeã mundial de 2019 logo após seu lançamento, Mewtwo & Mew GX (UNM 71), ou Mew3, foi e ainda é uma das cartas mais poderosas, versáteis e adoradas do Pokémon TCG.

Dentre suas diversas combinações e variantes possíveis, nos últimos 6 meses uma em especial se destacou: a focada no tipo psíquico.

As listas contam com Malamar (FLI 51) para facilitar a energização e vários Pokémon que, na maioria das vezes, estão ali apenas para ter seus ataques copiados pelo Mewtwo & Mew, como Trevenant & Dusknoir GX (SM 217), Naganadel GX (UNM 160)/(FLI 56), Gengar & Mimikyu GX (TEU 53), Latios GX (UNM 78), entre outros.

TCG Gengar & Mimikyu GX TEUTCG Malamar FLITCG Latios GX UNMTCG Trevenant & Dusknoir SM217

Seu auge foi no Limitless Qualifier 2, com seis das 16 primeiras colocações e o vice-campeonato. Atualmente, ainda que em menor escala, variadas vertentes de Mewtwo & Mew GX seguem populares e aparecem com certa frequência em campeonatos.

TCG Mewtwo & Mew GX deck
Mewtwo & Mew GX - 2º lugar no Limitless Qualifier 2 - Via limitlesstcg.com

ADP

TCG Arceus, Dialga & Palkia GX

Outra carta muito versátil e utilizada, o Arceus, Palkia & Dialga GX (CEC 156), mais chamado de ADP, achou seu parceiro ideal no Zacian V (que já foi e ainda será citado neste artigo), dando origem a um Deck popularmente conhecido como ADPZ.

Caracterizado por sua consistência e velocidade em dar fim às partidas após o uso de seu ataque Origem Alternativa GX, normalmente usado dentro dos 2 primeiros turnos, o ADPZ foi por muitos considerado, de forma justa, o melhor Deck do sub-formato UPR-SSH, conquistando ótimos resultados, como o título e o quarto lugar no Limitless Qualifier 1.

Uma outra vertente, que substitui o Zacian V por Spiritomb (UNB 112), também chegou a se destacar e ocupou o terceiro lugar no Qualifier 1 e o nono no Qualifier 2.

TCG ADPZ deck
ADPZ - 1º lugar no Limitless Qualifier 1 - Via limitlesstcg.com

No sub-formato UPR-RCL, o ADP perdeu seu posto de melhor Deck no formato, mas ainda se mostrou muito eficiente e, pelo menos por enquanto, não há evidências de que deixará de aparecer nas altas colocações futuramente.

Blacephalon

TCG Blacephalon UNB

Um dos Pokémon não GX ou V mais poderosos atualmente, o Blacephalon (UNB 32) sempre mostrou muita força, mas caiu de vez nas graças dos jogadores a partir do lançamento de Rixa Rebelde, quando o meta se tornou mais favorável.

O Deck consiste em utilizar diversos itens para acumular energias na mão e causar danos explosivos ao oponente, capazes de nocautear até VMAX e Pokémon Aliados em um golpe.

Ameaça em qualquer competição, Blacephalon se manteve entre as estratégias mais eficientes e populares durante o último semestre, figurando em boas posições, como o quinto lugar e 5 aparições no top 16 no Limitless Qualifier 3 (1158 participantes).

TCG Blacephalon deck
Blacephalon - 5º Lugar no Limitless Qualifier 3 - Via limitlesstcg.com

Obstagoon

TCG Obstagoon SSH

Muito esperado antes de ser liberado, o Obstagoon de Galar (SSH 119) não cumpriu muito bem as expectativas que os jogadores tinham sobre ele em UPR-SSH.

Porém, com o lançamento de Rixa Rebelde e de Rede de Recolhida (RCL 165) , o Deck tornou-se mais viável e sua estratégia mais eficiente, já no sub-formato UPR-RCL.

Sua força consiste principalmente, em dois pontos. O primeiro é seu ataque, que o torna imune a danos de ataques de Pokémon básicos, que representam a maior parte dos atacantes do meta atual.

O segundo é sua habilidade e a de seu estágio inicial, Zigzagoon de Galar (SSH 117), que, juntas, espalham dano pela mesa e combinam perfeitamente com o ataque Contagem Amaldiçoada GX do Yveltal GX (FLI 79) e com o ataque Garras Desgovernadas, do Sableye V (SSH 120).

TCG Zigzagoon de Galar SSHTCG Rede de Recolhida RCLTCG Sableye V SSHTCG Yveltal GX FLI

Desse modo, Obstagoon assumiu o posto de principal anti-meta do semestre, além de único Deck relevante do período que tinha um Pokémon Estágio 2 como estrela. Dessa forma, ele garantiu presença considerável nos torneios, chegando até a um décimo quarto lugar no Limitless Qualifier 3. 

TCG Obstagoon deck
Obstagoon - 14º lugar no Limitles Qualifier - Via limitlesstcg.com

Zacian V

TCG Zacian V SSH

Pela maioria considerado o melhor Pokémon da coleção Espada e Escudo, o cão lendário Zacian V (SSH 136), além de peça importante em outros Decks, ganhou o seu próprio.

As listas contêm Lucario & Melmetal (UNB 120), que tem seu ataque Muralha Metálica GX para diminuir o dano causado aos Pokémon do usuário pelo resto da partida, ou o combo de Oranguru (SSH 148), Mr. Mime (Detetive Pikachu 11) e Jirachi Prisma (CES 97) para aumentar o número de prêmios pegos com um nocaute, algo pode ser feito mais de uma vez na partida com o uso de Rede de Recolhida.

TCG Lucario & Melmetal UNBTCG Oranguru SSHTCG Mr. Mime Detetive PikachuTCG Jirachi Prisma CES

Decks com Zacian como principal atacante ganharam os holofotes principalmente a partir do Limitless Qualifier 4 (1303 participantes), em que esse arquétipo ocupou os dois postos da final, valorizando ainda mais essa que é uma das mais procuradas e importantes cartas do PTCG no momento.

TCG Zacian V deck
Zacian V - 1º lugar no Limtless Qualifier 4 - Via limitlesstcg.com

Spiritomb

TCG Spiritomb UNB

Mais uma carta que já foi citada, o Spiritomb (UNB 112), além de ir bem como companheiro do ADP, também teve destaque como protagonista.

Apostando nas energias especiais e em atacantes variados, como Buzzwole (FLI 77), Nihilego (LOT 106) e Blacephalon GX (LOT 52), ou até mesmo com listas mais filtradas, o Deck cresceu por sua versatilidade e vantagem contra a maior parte do meta a partir de Rixa Rebelde.

TCG Buzzwole FLITCG Blacephalon GX LOTTCG Nihilego LOT

Essa versatilidade fez Spiritomb crescer e o levou a resultados consistentes, como o sétimo lugar no Limitless Qualifier 4. 

TCG Spiritomb deck
Spiritomb - 7º lugar no Limitless Qualifer 3 - Via limitlesstcg.com

Dragapult VMAX

TCG Dragapult VMAX RCL

Como Pokémon mais aguardado de Rixa Rebelde, além de o mais caro em sua versão regular, Dragapult VMAX (RCL 093) não falhou em cumprir as expectativas.


Isso foi possível graças a sua vida muito alta e seu ataque Fantasma Max, que, por um custo de energia baixo, distribui dano considerável pela mesa, da forma que o jogador desejar. A distribuição pode ser ainda potencializada por outras cartas, como Giratina (LOT 97), Santuário da Punição (CES 143) e Energia Horripilante (RCL 172).

TCG Energia Horripilante RCLTCG Santuário da Punição CESTCG Giratina LOT

Sem dificuldade, Dragapult alterou o meta, tornou-se muito temido e, apesar de seu custo elevado, foi o Deck mais utilizado durante a Players Cup. Além disso, deu trabalho por onde passou e foi bem em dois Limitless Qualifiers em que foi válido, o 3 e o 4, onde terminou em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e, em cada um, esteve 3 vezes no top 16.

TCG Dragapult VMAX deck
Dragapult VMAX - 3º lugar no Limitless Qualifier 3 - Via limitlesstcg.com

Pikarom 

TCG Pikachu & Zekrom TEU

Apesar do notável sucesso dos Decks já apresentados, um velho conhecido dos jogadores foi quem tomou a frente e, na minha opinião, merece ser considerado o melhor do sub-formato UPR-RCL.
O nome dele é Pikachu & Zekrom (TEU 33).

Com as adições de Energia Acelerada (RCL 173) e Boltund V (RCL 067), o já poderoso e adorado Pikarom se tornou ainda mais veloz e consistente, passando por cima dos adversários e atacando em seu primeiro turno em muitas das oportunidades.

TCG Boltund V RCL TCG Energia Acelerada RCL

Sendo o segundo Deck mais popular da Players Cup na primeira semana, levando seus jogadores à fase final, Pikarom também dominou o Limitless Qualifier 3, com presença dupla na final e 6 listas entre as 16 melhores. No Qualifier 4, o desempenho não ficou para trás, com uma terceira colocação e novamente 6 aparições no top 16 (uma delas, por sinal, nas mãos do brasileiro Paulo Anderson Lopes).

TCG Pikarom deck
Pikarom - 1º lugar no Limitless Qualifier 3 - Via limitlesstcg.com

Considerações finais

Por fim, temos o gráfico dos Decks mais utilizados durante a Players Cup (que seguiu o sub-formato UPR-RCL) disponibilizado pela própria Pokémon Company. Para ver mais listas e os rankings completos dos Limitless Qualifiers, a fonte é o site oficial da Limitless.


Na próxima semana, teremos uma postagem sobre a tão aguardada coleção Darkness Ablaze (Escuridão Incandescente), que será liberada no dia 14 de agosto.

Se tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar seu comentário aqui ou pela minha página no Twitter (@PokeCardsBr).

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال