Como principal referência, serão utilizados os Limitless Qualifiers e as qualificatórias regionais da Players Cup, dois dos maiores e mais marcantes torneios do período e as principais referências de metagame do último semestre. Explicamos um pouco sobre eles no artigo "O PTCGO no Foco do Competitivo", que foi ar na semana passada. Se não leu, dê uma olhada!
Cronograma dos Limitless Qualifiers, organizado pela equipe de PTCG "Limitless"
Além disso, para que vocês possam pesquisar pelas cartas com mais facilidade , o número de coleção de cada uma será escrito ao lado de seu nome.
Sem mais delongas, vamos começar!
Oranguru Mill (Controle)
Destaque em vertentes de controle e mill (estratégia que visa descartar as cartas do baralho do oponente) desde o ano passado, geralmente ao lado de Pidgeotto (TEU 123), o Oranguru (UPR 114) ganhou novos companheiros e recursos com o lançamento de Espada e Escudo.
O Cinccino (SSH 147), que substituiu o Pidgeotto, e o Zacian V (SSH 138), juntos, potencializaram o poder de compra do Deck, dando-lhe mais consistência e velocidade, através de suas habilidades.
Outras listas usam uma combinação da habilidade do Magcargo (CES 024) e do outro Oranguru (SSH 148) no lugar dos Cinccinos, com a intenção de ter em mãos sempre o mais necessário em cada turno.
No entanto, o roteiro base é o mesmo: comprar cartas, atrasar o jogo do adversário, descartar cartas de ambos os baralhos com Bellelba & Brycen-Man (CEC 186) e recuperar seus próprios recursos com o ataque Gerenciamento de Recursos do Oranguru , entrando num loop até forçar o oponente a um Deck out, isto é, uma derrota por ter 0 cartas no baralho no início do turno.
Oranguru Mill foi certamente um dos modelos de Deck mais poderosos do sub-formato UPR-SSH, o que ficou evidente através dos resultados do Limitless Qualifier 1 (945 participantes), em que diferentes listas desse tipo ocuparam sete das 16 primeiras posições, incluindo o segundo lugar, e do Limitless Qualifier 2 (940 participantes), com um terceiro lugar e três aparições no top 16.
Oranguru Mill - 2º lugar no Limitless Qualifier 1 - Via limitlesstcg.com
Com a chegada da coleção Rixa Rebelde e do Dragapult VMAX (RCL 093), counter direto de Decks de Pokémon com poucos Pontos de Saúde, controles se tornaram menos viáveis e passaram a aparecer menos no topo de rankings de torneios, mas seguem marcando presença, pelo menos até a rotação deste ano, quando perderão o Oranguru de Gerenciamento de Recursos, rotacionado, e o Bellelba & Brycen-man, que foi banido do formato Padrão.
Fire Box
"Box" são como são conhecidos, no Pokémon TCG, os Decks com atacantes diversos de um mesmo tipo ou com características em comum. O Fire Box não é diferente.
Como seu próprio nome diz, ele conta com diversos Pokémon do tipo fogo e/ou que podem ter ataques de custos de energia altos facilitados pelo uso de Soldadora (UNB 189), a base do Deck.
Entre os atacantes, estão Victini Prisma (DRM 7), Victini V (SSH 025), Heatran-GX (UNM 025), Cramorant V (SSH 155), etc., de acordo com as escolhas do usuário. Outra peça importante é a Ninetales (TEU 16), que dá uma opção segura de puxar um Pokémon adversário para Ativo quando necessário.
Apesar de subestimado, o Fire Box teve bom desempenho no sub-formato UPR-SSH, com o título e o oitavo lugar do Limitless Qualifier 2, além de uma oitava posição no Qualifier 1. No entanto, com a mudança para UPR-RCL, o Deck caiu em desuso, mas deve ressurgir com as próximas coleções.
Fire Box - 1º lugar no Limitless Qualifier 2 - Via limitlesstcg.com
Mew3
Campeã mundial de 2019 logo após seu lançamento, Mewtwo & Mew GX (UNM 71), ou Mew3, foi e ainda é uma das cartas mais poderosas, versáteis e adoradas do Pokémon TCG.
Dentre suas diversas combinações e variantes possíveis, nos últimos 6 meses uma em especial se destacou: a focada no tipo psíquico.
As listas contam com Malamar (FLI 51) para facilitar a energização e vários Pokémon que, na maioria das vezes, estão ali apenas para ter seus ataques copiados pelo Mewtwo & Mew, como Trevenant & Dusknoir GX (SM 217), Naganadel GX (UNM 160)/(FLI 56), Gengar & Mimikyu GX (TEU 53), Latios GX (UNM 78), entre outros.
Seu auge foi no Limitless Qualifier 2, com seis das 16 primeiras colocações e o vice-campeonato. Atualmente, ainda que em menor escala, variadas vertentes de Mewtwo & Mew GX seguem populares e aparecem com certa frequência em campeonatos.
Mewtwo & Mew GX - 2º lugar no Limitless Qualifier 2 - Via limitlesstcg.com
ADP
Outra carta muito versátil e utilizada, o Arceus, Palkia & Dialga GX (CEC 156), mais chamado de ADP, achou seu parceiro ideal no Zacian V (que já foi e ainda será citado neste artigo), dando origem a um Deck popularmente conhecido como ADPZ.
Caracterizado por sua consistência e velocidade em dar fim às partidas após o uso de seu ataque Origem Alternativa GX, normalmente usado dentro dos 2 primeiros turnos, o ADPZ foi por muitos considerado, de forma justa, o melhor Deck do sub-formato UPR-SSH, conquistando ótimos resultados, como o título e o quarto lugar no Limitless Qualifier 1.
Uma outra vertente, que substitui o Zacian V por Spiritomb (UNB 112), também chegou a se destacar e ocupou o terceiro lugar no Qualifier 1 e o nono no Qualifier 2.
ADPZ - 1º lugar no Limitless Qualifier 1 - Via limitlesstcg.com
No sub-formato UPR-RCL, o ADP perdeu seu posto de melhor Deck no formato, mas ainda se mostrou muito eficiente e, pelo menos por enquanto, não há evidências de que deixará de aparecer nas altas colocações futuramente.Blacephalon
Um dos Pokémon não GX ou V mais poderosos atualmente, o Blacephalon (UNB 32) sempre mostrou muita força, mas caiu de vez nas graças dos jogadores a partir do lançamento de Rixa Rebelde, quando o meta se tornou mais favorável.
O Deck consiste em utilizar diversos itens para acumular energias na mão e causar danos explosivos ao oponente, capazes de nocautear até VMAX e Pokémon Aliados em um golpe.
Ameaça em qualquer competição, Blacephalon se manteve entre as estratégias mais eficientes e populares durante o último semestre, figurando em boas posições, como o quinto lugar e 5 aparições no top 16 no Limitless Qualifier 3 (1158 participantes).
Blacephalon - 5º Lugar no Limitless Qualifier 3 - Via limitlesstcg.com
Obstagoon
Muito esperado antes de ser liberado, o Obstagoon de Galar (SSH 119) não cumpriu muito bem as expectativas que os jogadores tinham sobre ele em UPR-SSH.
Porém, com o lançamento de Rixa Rebelde e de Rede de Recolhida (RCL 165) , o Deck tornou-se mais viável e sua estratégia mais eficiente, já no sub-formato UPR-RCL.
Sua força consiste principalmente, em dois pontos. O primeiro é seu ataque, que o torna imune a danos de ataques de Pokémon básicos, que representam a maior parte dos atacantes do meta atual.
O segundo é sua habilidade e a de seu estágio inicial, Zigzagoon de Galar (SSH 117), que, juntas, espalham dano pela mesa e combinam perfeitamente com o ataque Contagem Amaldiçoada GX do Yveltal GX (FLI 79) e com o ataque Garras Desgovernadas, do Sableye V (SSH 120).
Desse modo, Obstagoon assumiu o posto de principal anti-meta do semestre, além de único Deck relevante do período que tinha um Pokémon Estágio 2 como estrela. Dessa forma, ele garantiu presença considerável nos torneios, chegando até a um décimo quarto lugar no Limitless Qualifier 3.
Obstagoon - 14º lugar no Limitles Qualifier - Via limitlesstcg.com
Zacian V
Pela maioria considerado o melhor Pokémon da coleção Espada e Escudo, o cão lendário Zacian V (SSH 136), além de peça importante em outros Decks, ganhou o seu próprio.
As listas contêm Lucario & Melmetal (UNB 120), que tem seu ataque Muralha Metálica GX para diminuir o dano causado aos Pokémon do usuário pelo resto da partida, ou o combo de Oranguru (SSH 148), Mr. Mime (Detetive Pikachu 11) e Jirachi Prisma (CES 97) para aumentar o número de prêmios pegos com um nocaute, algo pode ser feito mais de uma vez na partida com o uso de Rede de Recolhida.
Decks com Zacian como principal atacante ganharam os holofotes principalmente a partir do Limitless Qualifier 4 (1303 participantes), em que esse arquétipo ocupou os dois postos da final, valorizando ainda mais essa que é uma das mais procuradas e importantes cartas do PTCG no momento.
Zacian V - 1º lugar no Limtless Qualifier 4 - Via limitlesstcg.com
Spiritomb
Apostando nas energias especiais e em atacantes variados, como Buzzwole (FLI 77), Nihilego (LOT 106) e Blacephalon GX (LOT 52), ou até mesmo com listas mais filtradas, o Deck cresceu por sua versatilidade e vantagem contra a maior parte do meta a partir de Rixa Rebelde.
Essa versatilidade fez Spiritomb crescer e o levou a resultados consistentes, como o sétimo lugar no Limitless Qualifier 4.
Spiritomb - 7º lugar no Limitless Qualifer 3 - Via limitlesstcg.com
Dragapult VMAX
Isso foi possível graças a sua vida muito alta e seu ataque Fantasma Max, que, por um custo de energia baixo, distribui dano considerável pela mesa, da forma que o jogador desejar. A distribuição pode ser ainda potencializada por outras cartas, como Giratina (LOT 97), Santuário da Punição (CES 143) e Energia Horripilante (RCL 172).
Dragapult VMAX - 3º lugar no Limitless Qualifier 3 - Via limitlesstcg.com
Pikarom
O nome dele é Pikachu & Zekrom (TEU 33).
Com as adições de Energia Acelerada (RCL 173) e Boltund V (RCL 067), o já poderoso e adorado Pikarom se tornou ainda mais veloz e consistente, passando por cima dos adversários e atacando em seu primeiro turno em muitas das oportunidades.
Sendo o segundo Deck mais popular da Players Cup na primeira semana, levando seus jogadores à fase final, Pikarom também dominou o Limitless Qualifier 3, com presença dupla na final e 6 listas entre as 16 melhores. No Qualifier 4, o desempenho não ficou para trás, com uma terceira colocação e novamente 6 aparições no top 16 (uma delas, por sinal, nas mãos do brasileiro Paulo Anderson Lopes).
Pikarom - 1º lugar no Limitless Qualifier 3 - Via limitlesstcg.com
Considerações finais
Por fim, temos o gráfico dos Decks mais utilizados durante a Players Cup (que seguiu o sub-formato UPR-RCL) disponibilizado pela própria Pokémon Company. Para ver mais listas e os rankings completos dos Limitless Qualifiers, a fonte é o site oficial da Limitless.
Tags
TCG