Pokémon: Mewtwo Contra-ataca - Evolução


  • Nome japonês: Pocket Monsters - Mewtwo no Gyakushuu Evolution
  • Nome americano: Pokémon: Mewtwo Strikes Back - Evolution
  • Nome brasileiro: Pokémon: Mewtwo Contra-ataca - Evolução
  • Data de lançamento:
    • Japão: 12 de julho de 2019
    • Estados Unidos: 04 de julho de 2019
    • Brasil: 27 de fevereiro de 2020

História

Uma criatura semelhante a um gato e embrião aparece vagando por uma floresta, enquanto um grupo de cientistas e arqueólogos caminha entre árvores e ruínas, onde um até então mítico Pokémon está lapidado em uma das paredes, especulando sobre suas supostas aparições, bem como sua representação e poder nesse mundo. Este é o lendário Pokémon Mew.

A cena muda para o acampamento, onde os estudiosos apontam a possibilidade sobre o fóssil encontrado durante a escavação ser do próprio Mew e como poderiam aproveitar disso para a criação de um novo e mais poderoso Pokémon.

Uma voz indaga sua própria existência e uma criatura é avistada entre flashes. Mew, submerso em um rio que passa a sobrevoar uma vasta e bela paisagem natural. Um olho despretensioso e confuso se abre e volta a fechar rapidamente. Surge Mewtwo, o Pokémon que está sob análise, adormecido dentro de uma cápsula de vidro, sua criação e propósito.


Mewtwo desperta e, com poderes psíquicos, consegue libertar-se da cápsula que o aprisionava, chamando a atenção dos cientistas presentes no laboratório, que logo vão tomar conhecimento de sua criação, impressionados. Surpresos com o poder de comunicação telepática de Mewtwo, os cientistas, - vangloriando a inteligência humana e comparação ao único capaz de criar vidas, Deus - explicam o quê ele é e sua origem: Mew, dito o mais raro Pokémon do mundo.

Ainda sem entender o fundamento de sua criação, Mewtwo, furiosamente, após tentativa falha de mais uma vez ser capturado, faz uso de seus poderes e destrói todo o laboratório, colocando-o em chamas.

Um helicóptero rodeia o local e faz pouso em meio aos destroços causados por Mewtwo, servindo de entrada para Giovanni, líder da Equipe Rocket, que o convence de ser o mais poderoso dos Pokémon e capaz de liderar o mundo, se unir forças aos seres ainda mais poderosos que ele, os humanos.


Mewtwo é colocado à prova e redesenhado para sua nova forma, Mewtwo de Armadura, protegido pela armadura que seria capaz de limitá-lo em prol do controle de suas próprias habilidades psíquicas, até que estas pudessem ser completamente domadas.

Mewtwo, aliado à Giovanni, é treinado em capturas e lutas contra Pokémon de outros treinadores, como Taurus, Onix, Arcanine e Nidoking.

Descartando seu valor, Giovanni reforça que Mewtwo é uma criação, de humanos para humanos e nada mais. O Pokémon, por sua vez, alega não ser humano, conseguindo destruir sua armadura e então fugir. Mewtwo indaga sobre quem decidiu sua existência e se posiciona sobre ter o ressentimento de tudo que levou à sua criação, tomando seu propósito não por ataque ou uma guerra declarada, mas um revidar à tudo aquilo que o criou.


A história principal se inicia e nos encontramos com nossos protagonistas da primeira geração, Ash, Misty e Brock, acompanhados de seus Pokémon de colo, Pikachu e Togepi. O narrador descreve brevemente Ash, que está em sua jornada para se tornar um mestre Pokémon enquanto treina e viaja com seus amigos de longa data.

O trio - observado pelos queridinhos Jessie, James e Meowth da Equipe Rocket - resolve fazer uma pausa em sua caminhada para almoço, interrompido por um treinador que, de passagem, reconhece Ash e o chama para uma batalha ligeiramente aceita, escolhendo os iniciais, Bulbasaur, Squirtle e Pikachu, enquanto o outro lança Donphan, seguido de Machamp, Drowzee, Venomoth e Pinsir, sem sucesso contra o herói.


A batalha, entretanto, estava sendo monitorada por Mewtwo, através de um Fearow com uma câmera instalada em seu pescoço, que sobrevoava a área onde os treinadores descansavam. Sabendo do potencial de Ash e seus dois amigos líderes de ginásio, Mewtwo ordena que seja enviado um convite, direcionando-os ao encontro do maior treinador Pokémon de todos os tempos.

Um Dragonite se lança agilmente pelos ares, de forma a entregar tal convite, o que deixa todos bem animados e ao partir é barrado pela Equipe Rocket, que curiosa, fica ciente da situação.


Sem perder tempo, Mewtwo gera uma tempestade na região para desafiar os convidados mais bravos e dispostos, tomando proporções severas, o que levou a policial Jenny e Miranda, uma local, a alertar que os treinadores ali abrigados não teriam permissão ou sequer condições de atravessarem o mar raivoso ao tão esperado encontro, uma vez que a enfermeira Joy do Centro Pokémon havia desaparecido e não poderia tratar de quaisquer ferimentos que pudessem ocorrer a partir dali.

Não foi motivo suficiente para impedir alguns e menos ainda os protagonistas, que "por sorte" encontraram uma balsa de Lapras à espera, onde o trio de malfeitores da Equipe Rocket estava disfarçado, oferecendo a levá-los.


Entre as fortes ondas, o grupo é lançado ao mar e, sem qualquer escolha, lançam seus Pokémon aquáticos, Squirtle e Staryu para que atravessem a tempestade e cheguem ao destino, onde por fim são recepcionados por uma mulher um tanto quanto familiar aos olhos de Brock que não poupa a surpresa dizendo que seria a desaparecida enfermeira Joy. A mulher, por sua vez, nega e os chama para entrarem no castelo logo adiante.

Mew novamente aparece, curioso por todo o barulho para ver do que se tratava e acaba encontrando sua diversão nas hélices de uma das torres, antes de seguir Jessie, James e Meowth que também atravessaram a tempestade e invadiram o castelo por um dos canos de água do lugar. Pelo saguão, o trio de protagonistas já se encontra com outros treinadores familiarizados anteriormente ainda no Centro Pokémon e são apresentados a seus companheiros.


As luzes se apagam e a anfitriã anuncia a entrada do maior treinador e Pokémon. Mewtwo desce no meio de uma luz e é estranhado por todos ali presentes enquanto os cumprimenta. Um dos treinadores, sentindo-se ridicularizado, desafia Mewtwo e pede que seu Gyarados o ataque, mas é rebatido e lançado para longe. Mewtwo mais uma vez prova seu poder e libera a anfitriã de sua hipnose, revelando que era, de fato, a enfermeira Joy, que fica aos cuidados de Brock sem entender o que estava acontecendo.

Em paralelo, a Equipe Rocket encontra uma sala repleta de Pokémon adormecidos e descobre que são clones por Meowth, que acaba por ser agarrado por um braço mecânico de uma máquina e retirado alguns fios de seu pêlo, instantaneamente gerando uma cópia dele.


Ainda com os convidados, Mewtwo explica que os humanos falharam com ele, mesmo tendo-o criado, e são inferiores aos Pokémon, sendo incapazes de comandar o planeta. Pikachu demonstra inquietação, e rebate a fala, dizendo estar errado e justificando sua amizade com seu treinador. Impaciente, Mewtwo o ataca, dizendo ser mais forte que todo e qualquer Pokémon. Ash, por sua vez, discorda e diz que ele não pode afirmar isso sem uma batalha. Mewtwo então desperta os clones.

O teto do saguão do castelo se abre, dando espaço a uma grande arena de batalha, onde ocorre um duelo entre originais de seus respectivos treinadores, Venusaur, Blastoise e Charizard e suas cópias, que bem mais ágeis, vencem sem esforço algum. Mewtwo lança Poké Bolas psíquicas para capturar os Pokémon presentes e criar novas cópias, ainda mais poderosas. Com certa dificuldade, Pikachu também é capturado.

Ash consegue seguir Pikachu e libertá-lo, quebrando o computador responsável pelas informações genéticas dos clones, libertando também os demais Pokémon, mas não antes que uma cópia de seu companheiro elétrico fosse gerada. Ash retorna ao campo de batalha com os Pokémon, dessa vez livres, e confronta Mewtwo, que o lança aos ares, mas acaba sendo segurado e amortecido antes de sua colisão por uma esfera rosa, poder de Mew.


Mewtwo reconhece Mew e, sem hesitar, o ataca, alegando que as criações são mais fortes que suas formas originais. Inicia-se uma batalha entre os dois Pokémon, enquanto os demais Pokémon também são colocados à prova em um triste e exaustivo duelo corporal, sem poderes, para provarem sua força, até que todos caem, com exceção de Pikachu, que não revidava as investidas de seu clone.

Mewtwo e Mew seguem em combate e preparam-se para um último poderoso ataque. Inconformado com tamanha atrocidade entre os Pokémon que já não mais se aguentavam de pé, esgotados, Ash corre e se coloca entre ambos, a fim de parar a batalha. Atingido por seus poderes, o treinador vira pedra.


Um silêncio absoluto se espalha enquanto Pikachu desesperadamente corre em direção a seu parceiro, que ao vê-lo imóvel, desesperadamente tenta reanimá-lo com ataques elétricos. Não havendo resposta, Pikachu chora, levando às lagrimas os outros Pokémon que observavam a cena. Como um ato de sinceridade, reconhecimento e amor, Ash, ao receber o sentimento de todos ali, retoma suas cores e volta a acordar, recebendo um abraço de seu companheirinho amarelo.

O céu se abre e Mewtwo e Mew chegam a um consenso de que suas existências, originais ou não, seriam suficientes. Mewtwo, por fim, diz ser melhor que ninguém ali se lembre do incidente ocorrido, apagando todas as memórias, e então decide partir com os Pokémon clone, afirmando que todos continuarão a viver normalmente no mundo.


Curiosidades

  • Takeshi Shudō recebeu um crédito póstumo pelo roteiro deste filme.
  • Assim como Pokémon: Detetive Pikachu, este filme também foi lançado em 2019. Ambos apresentam Mewtwo em um papel de destaque e usam CGI intensamente em vez de animação 2D tradicional.
  • Assim como no filme original, apenas Ash, Misty, Brock, Corey, Fergus e Neesha conseguiram chegar à Ilha de Mewtwo. Ao contrário do filme original, que mostrava apenas uma quarta treinadora decolando do píer nas costas de um Fearow (que ainda aparece neste filme), vários outros treinadores são mostrados deixando a cidade em direção à ilha. Além disso, ao contrário do filme original, onde o assunto não foi mencionado, Ash e Misty mencionam diretamente os treinadores que não conseguiram chegar à ilha, embora seus destinos ainda permanecessem desconhecidos.
  • A narração de Unshō Ishizuka é postumamente apresentada neste filme. Ela foi gravada em março de 2018. O dublador morreu em agosto de 2018.
  • Este é o primeiro filme Pokémon:
    • Animado totalmente em CGI.
    • Lançado como um remake de um filme anterior.
    • Que não apresenta nenhum Pokémon da geração atual ao qual faz parte.
    • Que estreia internacionalmente em uma plataforma de streaming, ao invés de estrear nos cinemas ou na TV.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال