Nome japonês: Pocket Monsters - Mewtwo no Gyakushuu Evolution
Nome americano: Pokémon - Mewtwo Strikes Back! Evolution
Nome brasileiro: Pokémon - Mewtwo Contra-Ataca! Evolução
Data de lançamento:
04 de julho de 2019 (Estados Unidos)
12 de julho de 2019 (Japão)
27 de fevereiro de 2020 (Netflix/Brasil)
CONTÉM SPOILERS
A wild (e fofo) Mew appeared!
_
Uma criatura semelhante a um gato e embrião aparece vagando por uma floresta, enquanto um grupo de cientistas e arqueólogos caminha entre árvores e ruínas, onde um até então mítico Pokémon está lapidado em uma das paredes, especulando sobre suas supostas aparições, bem como sua representação e poder nesse mundo. Este é o lendário Pokémon Mew.
A cena muda para o acampamento, onde os estudiosos apontam a possibilidade sobre o fóssil encontrado durante a escavação ser do próprio Mew e como poderiam aproveitar disso para a criação de um novo e mais poderoso Pokémon.
Ainda sem entender o fundamento de sua criação, Mewtwo, furiosamente, após tentativa falha de mais uma vez ser capturado, faz uso de seus poderes e destrói todo o laboratório, colocando-o em chamas.
Um helicóptero rodeia o local e faz pouso em meio aos destroços causados por Mewtwo, servindo de entrada para Giovanni, líder da Equipe Rocket, que o convence de ser o mais poderoso dos Pokémon e capaz de liderar o mundo, se unir forças aos seres ainda mais poderosos que ele, os humanos.
Mewtwo, aliado à Giovanni, é treinado em capturas e lutas contra Pokémon de outros treinadores, como Taurus, Onix, Arcanine e Nidoking.
Descartando seu valor, Giovanni reforça que Mewtwo é uma criação, de humanos para humanos e nada mais. O Pokémon, por sua vez, alega não ser humano, conseguindo destruir sua armadura e então fugir. Mewtwo indaga sobre quem decidiu sua existência e se posiciona sobre ter o ressentimento de tudo que levou à sua criação, tomando seu propósito não por ataque ou uma guerra declarada, mas um revidar à tudo aquilo que o criou.
A história principal se inicia e nos encontramos com nossos protagonistas da primeira geração, Ash, Misty e Brock, acompanhados de seus Pokémon de colo, Pikachu e Togepi. O narrador descreve brevemente Ash, que está em sua jornada para se tornar um mestre Pokémon enquanto treina e viaja com seus amigos de longa data.
O trio - observado pelos queridinhos Jessie, James e Meowth da Equipe Rocket - resolve fazer uma pausa em sua caminhada para almoço, interrompido por um treinador que, de passagem, reconhece Ash e o chama para uma batalha ligeiramente aceita, escolhendo os iniciais, Bulbasaur, Squirtle e Pikachu, enquanto o outro lança Donphan, seguido de Machamp, Drowzee, Venomoth e Pinsir, sem sucesso contra o herói.
Um Dragonite se lança agilmente pelos ares, de forma a entregar tal convite, o que deixa todos bem animados e ao partir é barrado pela Equipe Rocket, que curiosa, fica ciente da situação.
Não foi motivo o suficiente para impedir alguns e menos ainda os protagonistas, que "por sorte" encontraram uma balsa de Lapras a espera, onde o trio de malfeitores da Equipe Rocket estava disfarçado, oferecendo a levá-los.
Em paralelo, a Equipe Rocket encontra uma sala repleta de Pokémon adormecidos e descobrem que são clones por Meowth que acaba por ser agarrado por um braço mecânico de uma máquina e retirado alguns fios de seu pêlo, instantaneamente gerando uma cópia do mesmo.
Ainda com os convidados, Mewtwo explica que os humanos falharam com ele, mesmo tendo-o criado e são inferiores aos Pokémon, sendo incapazes de comandar o planeta. Pikachu demonstra inquietação, e rebate a fala, dizendo estar errado e justificando sua amizade com seu treinador. Impaciente, Mewtwo o ataca, dizendo ser mais forte que todo e qualquer Pokémon. Ash, por sua vez, discorda e diz que ele não pode afirmar isso sem uma batalha. Mewtwo então desperta os clones.
O teto do saguão do castelo se abre, dando espaço a uma grande arena de batalha, onde ocorre um duelo entre originais de seus respectivos treinadores, Venusaur, Blastoise e Charizard e suas cópias, que bem mais ágeis, vencem sem esforço algum. Mewtwo lança pokébolas psíquicas para capturar os Pokémon presentes e criar novas cópias, ainda mais poderosas. Com certa dificuldade, Pikachu também é capturado.
Os lendários seguem em combate e preparam-se para um último poderoso ataque. Inconformado com tamanha atrocidade entre os Pokémon que já não mais se aguentavam de pé, esgotados, Ash corre e se coloca entre ambos, Mew e Mewto, a fim de parar a batalha. Atingido por seus poderes, o treinador vira pedra.
O céu se abre e Mewtwo e Mew chegam a um consenso de que suas existências, originais ou não, seriam suficientes. Mewtwo por fim, diz ser melhor que ninguém ali se lembre do incidente ocorrido e então decide partir com os Pokémon clone, afirmando que todos continuarão a viver normalmente no mundo.