Pokémon Sword & Shield pode inovar a franquia Pokémon?

Ao longo dos anos, a franquia Pokémon nos acostumou a sempre esperar, após determinados períodos de tempo, por uma nova geração das criaturas. Já há algum tempo, esse período vem sendo de 3 em 3 anos, juntamente de alguns Remakes que são lançados nos intervalos entre as gerações. E no mês de fevereiro desde ano, durante a Pokémon Direct 2019, a Nintendo anunciou os novos jogos que inaugurarão a 8ª Geração da franquia: Pokémon Sword & Shield. Mas parando para analisar, será que os novos jogos tem força o suficiente para trazer uma inovação significativa à franquia?
Desde 1996, quando os jogos originais Red & Blue chegaram ao mercado, Pokémon já demonstrava que iria ser uma franquia de sucesso. Afinal, a quantidade de vendas dos jogos Red, Blue e Green, quando combinados, somavam um valor maior do que qualquer outro jogo de Game Boy. E isso foi suficiente para garantir que Pokémon apresentasse diversas gerações seguintes.

No entanto, como toda franquia, é preciso se renovar. Há diversos exemplos de mercado que mostram que, quando um título insiste em lançar um jogo anualmente, sua força tende a, mesmo que lentamente, diminuir. Call of Duty e Assassin's Creed, por exemplo, são dois casos recentes de franquias que possuíam uma força avassaladora de mercado, mas que, ao longo dos últimos anos, vem se perdendo. Obviamente, os dois títulos ainda são extremamente fortes dentro do mercado de games - mas perderam significância quando comparado a, por exemplo, cinco anos atrás. E o mesmo poderia ocorrer com Pokémon.

A Nintendo sabe que seu público é fiel quando o assunto é Pokémon. Por isso, todos os anos lança um novo jogo da franquia na esperança de que ele vá vender tão bem ou até melhor que seu antecessor. Mas para isso, a empresa sabe também que é necessário renovar - e, por isso, geralmente a cada três anos busca lançar novas criaturas, novas regiões e novas funcionalidades para manter os jogadores ativos. E Pokémon Sword & Shield será a tentativa de 2019.
Historicamente, os jogos Pokémon sempre mantiveram a mesma base. O jogador inicia em uma rota, pega seu Pokémon inicial, e inicia sua jornada em busca de fortalecer suas criaturas e enfrentar ginásios. Ao fim de todos os 8 ginásios, o jogador deve batalhar contra a Elite 4, para, se vencer, enfrentar o Mestre da Região. E muito provavelmente não será neste ponto em que Sword & Shield tentará se renovar (assim como ocorreu, por exemplo, com Sun & Moon, que fugiu desse padrão dos ginásios dando lugar às quatro ilhas). Pelo contrário, a força de renovação dos jogos de 2019 pode estar em outros métodos inovadores que já foram buscados outrora pela franquia.

Vejamos em retrospectiva: A 2ª Geração trouxe os novos tipos Dark e Steel; a 3ª Geração trouxe novidades como as Habilidades e Naturezas e as Batalhas em Dupla; a 4ª Geração trouxe a divisão de golpes físicos e especiais e a possibilidade de conexão com a Internet; a 5ª Geração trouxe pela primeira vez as batalhas em trio e os TMs com uso infinito; a 6ª Geração trouxe finalmente os jogos em 3D, o novo tipo Fada, a possibilidade de customização do personagem e as tão famosas Megaevoluções; e a 7ª Geração removeu os HMs (que limitavam muitos os jogadores) e trouxe a mecânica de Z-Moves.
Todos os exemplos aqui citados não alteraram de maneira significativa a linearidade com que Pokémon era jogado há mais de 15 anos, mas certamente trouxe uma renovação que foi bem aceita pelos jogadores (as Megaevoluções de XY talvez seja o maior exemplo disso). Da mesma forma, o ponto em que Sword & Shield pode inovar a franquia é justamente trazendo algum tipo de mecânica inédita nesse sentido: talvez uma nova forma dos Pokémon, talvez uma mecânica nova de batalha, ou talvez uma funcionalidade que facilite a jogabilidade do game.

Nesse quesito, um dos rumores mais fortes que vem circulando ao redor de Sword & Shield é a possibilidade de introdução de Pokémon clássicos com armadura. O fato de que o jogo se passará em uma região baseada no Reino Unido reforça a hipótese de que ele poderá trazer alguns conceitos medievais, e, com isso, a chamada versão Spirit Armor vem ganhando força dentre os rumores. Considerando que as duas gerações anteriores inauguraram, respectivamente, as Megaevoluções e as Formas de Alola, é bem plausível de se imaginar que essa versão com armaduras possa realmente vir a se tornar verdade. De acordo com os vazamentos, alguns Pokémon que teriam sua versão Spirit Armor seriam Mewtwo, Charizard, Flygon e Zeraora.
E talvez esse seja o único ponto realmente inovador do game de 2019. Visto que dificilmente haverá grandes melhorias gráficas (algo que foi extremamente bem feito a partir de XY), e aparentemente o jogo retornará com as mecânicas de ginásios já conhecidas da franquia (deixando de lado as ilhas inauguradas em Sun & Moon), resta ao próximo game inovar apenas em quesitos mais simples e restritos, tentando dar continuidade à fama da franquia apostando não em grandes novidades, mas sim em aprimoramentos daquilo que já existe.

Por fim, é necessário responder a pergunta que dá título à matéria: tendo em vista que, historicamente, a linearidade do game sempre se manteve, com leves adições de mecânicas ao longo dos anos, Sword & Shield não deve representar um grande ponto de virada inovador para a franquia. E isso não é ruim. Afinal, como muitas pessoas dizem, em time que está ganhando não se mexe - e Pokémon vem ganhando há mais de 20 anos.
--------------------
Você conhece nosso Padrim? É uma plataforma na qual você pode colaborar mensalmente com uma pequena contribuição e concorrer a prêmios incríveis! Com apenas uma moedinha de R$1,00 você já participa do sorteio do Pop! Funko Bulbasaur! Clique e saiba mais: padrim.com.br/pokeblastnews

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال