Movimentos que não fazem sentido no mundo Pokémon | Parte 2

Há algumas semanas atrás, foi postada uma matéria tratando sobre os movimentos que não fazem sentido no mundo Pokémon. Como dito anteriormente, haviam movimentos demais para serem citados, e, com isso, a matéria foi dividida em duas partes. Dessa forma, aqui encontra-se a segunda parte da matéria.

É preciso salientar, no entanto, que em nenhum momento há a intenção de fazer uma reclamação em relação aos movimentos citados - tudo não passa de um brincadeira.

Para ter acesso à primeira parte da matéria, clique aqui.

Peck/Bicada

Como dito na parte anterior, diversos Pokémon são inspirados em animais da vida real, e, com isso, são capazes de realizar movimentos também inspirados no mundo em que conhecemos. Quando isso não ocorre, certamente há um incoerência. Em um dos casos mais notáveis, temos as linhagens evolutivas que Pidgey, Starly e Pidove, que não são capazes de aprender o movimento Bicada. Isso significa que os três Pokémon, completamente inspirados em pássaros, não são capazes de realizar uma bicada.

X-Scissor/Corte X

Este é um dos casos que podem até possuir alguma justificativa, mas mesmo assim não tem um motivo concreto. O Pokémon Doublade, que possui um formato de espadas cruzadas em X, não é capaz de aprender o movimento Corte X. Tudo bem, esse movimento é do tipo inseto e Doublade não possui essa tipagem, mas mesmo assim, diversos Pokémon que não são do tipo inseto são capazes de aprender o movimento. Não seria um absurdo caso Doublade aprendesse o ataque.

Fire Blast/Explosão de Fogo

Dentro do mundo Pokémon, existem diversos tipos de criaturas, sendo que cada uma é representada por uma tipagem específica. Logicamente, para se manter a coerência, espera-se que algumas tipagens anulem outras, visto que uma representa a fraqueza da outra. É curioso notar, portanto, que Remoraid, um Pokémon tipo água, é capaz de aprender o movimento Explosão de Fogo, ataque de tipo Fogo. Na mesma situação, encontra-se Slowbro, que, embora seja de tipo água e psíquico, também é capaz de aprender o movimento.

Ainda sobre o ataque Explosão de Fogo, temos o caso de Latios e Latias, que, embora sejam do tipo Dragão, não podem aprender o movimento. Como dragões têm por natureza uma relação com o fogo, não seria um absurdo imaginar que ambos os Pokémon deveriam ser capazes de realizar o ataque (ainda mais considerando o fato de que são lendários).

Iron Tail/Cauda de Ferro

Para que alguns ataques sejam realizados, os Pokémon precisam ter partes específicas de seu corpo para que sejam capazes de fazer o movimento (um dos exemplo é o de Wooper, já tratado na parte anterior da matéria). No entanto, os exemplos não param por ali: Primeape, embora não possua nenhum tipo de cauda, é capaz de aprender o movimento Cauda de Ferro. Tudo bem, sua pré-evolução, Mankey, possui uma cauda bastante nítida, mas esperava-se que, ao perder sua cauda quando evolui, Primeape também perdesse a capacidade de realizar o movimento.

Megahorn/Mega Chifre

Assim como no caso anterior, este se trata de uma parte específica do corpo que está totalmente relacionada ao movimento. O Pokémon Pinsir, mesmo possuindo dois enormes chifres em sua cabeça, não é capaz de realizar o movimento Mega Chifre, algo que seria bastante natural. Não é algo muito coerente, visto que é esperado que um chifre como o de Pinsir fosse capaz de realizar um ataque chamado Mega Chifre...

Cut/Cortar

Os famosos HM da franquia Pokémon sempre foram marcantes dentro dos jogos, pois, uma vez que fossem ensinados a uma criatura, não poderiam mais ser removidos (pelo menos não de maneira fácil e rápida). Nesse ponto, temos um exemplo de um dos HM mais famosos da franquia: Cortar. O ataque incoerente aqui se deve ao fato de que Zangoose, mesmo com enormes garras em suas mãos que são capazes de machucar bastante, não é capaz de aprender o movimento. É mais um exemplo de uma parte do corpo que deveria fazer algo, mas não faz.

Eruption/Erupção e Water Spout/Tromba de Água

Este é um dos casos mais recentes da franquia que não possui nenhum tipo de explicação plausível, principalmente pelo fato de que é duplamente incoerente. O Pokémon Volcanion, que tem em seu conceito ser uma criatura relacionada à vulcões e explosões (inclusive em seu próprio nome), não é capaz de aprender os movimentos Erupção e Tromba de Água, ambos movimentos também relacionados ao tema. Para piorar a situação, Volcanion é um Pokémon híbrido, de tipo Água e Fogo, e, portanto, os dois movimentos deveriam ser naturalmente aprendidos pela criatura.

Dragon Dance/Dança do Dragão

Alguns ataques de determinadas tipagens de Pokémon são bastante básicas, como é o caso de Bicada tratado nessa matéria. No entanto, é curioso notar que Flygon e Garchomp, ambos Pokémon de tipo dragão, não são capazes de aprender o movimento Dança do Dragão, ataque muito comum para criaturas desse tipo. Ainda mais curioso é o fato de que Barboach, um simples Pokémon peixe, consegue aprender o movimento. Vai entender...

Focus Punch/Soco Focalizado

Sendo mais um representante da série: é preciso ter certas partes do corpo para realizar certos movimentos, temos Shroomish, que consegue aprender o ataque Soco Focalizado, mesmo sem possuir braços. É difícil compreender qual é a parte do corpo que a criatura utiliza para poder realizar um ataque de soco, mas isso realmente ocorre na franquia.


Pois bem, esses foram apenas alguns dos ataques que não fazem sentido dentro do mundo Pokémon. Caso procurem ao redor da internet, provavelmente encontrarão muitos outros movimentos que também deveriam ser aprendidos (ou não) por diversos Pokémon, mas que, mesmo assim, não são feitos como deveriam dentro da franquia. A intenção aqui é, como já mencionado, apenas satirizar o fato de que alguns movimentos deveriam se comportar diferentemente do que realmente se comportam.

Até a próxima!

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال