Qual seu Eevee favorito? - Resultado



No dia 25 de Setembro de 2018, foi postada uma matéria solicitando duas votações sobre as Eeveelutions favoritas dos leitores da PBN: "Qual sua eeveelution favorita?" e "Caso seja divulgada uma nova eeveelution, de qual tipo você gostaria que fosse?". A matéria teve duração de duas semanas, e, como dito lá, hoje serão publicadas os resultados das enquetes. É importante dizer, também, que as enquetes tiveram cerca de 437 respostas, o que mostra que é possível ter uma certa base sobre as opiniões dos fãs.

Enfim, vamos aos resultados:


Qual sua eeveelution favorita?

8º Lugar - Flareon


Lançado na primeira geração, a evolução tipo fogo ficou na lanterna da enquete, com apenas cerca de 16 votos. Pela popularidade do trio inicial de eeveelutions, era de se esperar que Flareon obtivesse um lugar melhor dentro da lista. Mesmo assim, aparentemente, os fãs não gostam tanto assim do Pokémon.


7º Lugar - Glaceon


O Pokémon tipo gelo é bastante recente, visto que foi lançado apenas na 4ª geração. Até por isso, provavelmente, ficou em penúltimo lugar da enquete, com cerca de 32 votos. Embora seu visual seja considerado bastante bonito, misturando diversos tons de azul, a popularidade do Pokémon não se mostrou tão alta.


6º Lugar - Jolteon


De maneira inesperada, dos três últimos lugares, dois são pertencentes à eeveelutions da primeira geração. Jolteon ficou responsável por preencher o antepenúltimo lugar da lista, demonstrando que também não é muito popular. Embora seja conhecido por ter sua estatística de velocidade extremamente alta nos jogos da franquia, parece que isso não foi capaz de fazer com que o Pokémon subisse posições. Jolteon teve cerca de 35 votos.


5º Lugar - Leafeon


A eeveelution do tipo grama, lançada também na 4ª geração, se mostrou relativamente famosa. Ficando em 5º lugar, Leafeon mostra que é sim bastante popular entre os fãs da franquia, ficando inclusive à frente de alguns Pokémon que teoricamente são mais famosos, como Flareon e Jolteon. Ele é, provavelmente junto com Sylveon, uma das eeveelutions com traços e desenhos mais diferentes de todos. Além disso, pode ser considerada também uma eeveelution mais recente. Leafeon teve cerca de 42 votos.


4º Lugar - Sylveon


Como já era de se esperar, Sylveon teve uma posição bastante alta na enquete. Mesmo tendo sido a última eeveelution lançada, na 6ª geração, o Pokémon conseguiu agradar uma legião de fãs com seu design inovador e diferenciado, retirando um pouco a identidade visual de seus irmãos Eevee. Além disso, com seus cerca de 54 votos, é possível notar que nem sempre os Pokémon mais antigos são os favoritos dos fãs, mas sim aqueles que conseguem garantir certo nível de carisma.


3º Lugar - Espeon


Com a medalha de bronze, temos Espeon, lançado da 2ª geração. O Pokémon apresenta um misticismo bem grande por trás de sua imagem - assim como a maioria dos tipo psíquico - e, talvez por isso, chame a atenção dos fãs. Além disso, como já foi lançado há bastante tempo, o Pokémon se mostra um veterano e bem conhecido pelos fãs. Com cerca de 55 votos, Espeon mostra que a Região de Johto teve um ótimo gosto para desenhos e traços de suas eeveelutions.


2º Lugar - Vaporeon

Com a medalha de prata, e salvando a 1ª Geração, Vaporeon garantiu o 2º lugar. O Pokémon tipo água conseguiu se mostrar extremamente mais popular que seus irmãos de geração, e, com seu design bonito, mostrou que o trio inicial de eeveelutions tem sim algo a se destacar. Muito provavelmente, essa popularidade deve-se à força de Vaporeon nos jogos da franquia, visto que, realmente, comparando-se as três evoluções iniciais do Eevee, Vaporeon era superior em suas estatísticas (exceto velocidade, onde Jolteon era imbatível). O tipo água garantiu cerca de 78 votos.

1º Lugar - Umbreon


Garantindo a medalha de ouro, em primeiríssimo lugar, Umbreon mostra a popularidade que possui entre os fãs. O tipo noturno mostrou-se muito famoso, garantindo cerca de 125 votos, quase 50 a mais que o segundo lugar! Isso, muito provavelmente, deve-se ao seu design único, misturando a cor preta com listras amarelas, garantindo um ar místico ao Pokémon. Além disso, o Pokémon já foi lançado há bastante tempo, o que confere um certo ar de veterano que vários de seus concorrentes ainda não têm. Ficando em 1º lugar, Umbreon confirma o que Espeon, em 3º lugar, já demonstrava: o sucesso dos desenhos e traços das eeveelutions de Johto.


Menção Honrosa

Obviamente, como menção honrosa, não poderíamos deixar de citar o elemento mais importante da enquete: o próprio Eevee! Embora ele não fosse uma das opções da enquete, Eevee foi citado na grande maioria dos comentários da postagem no Facebook, mostrando-se, como já esperado, um Pokémon muito famoso. Como origem e pré-evolução de todos as eeveelutions, é preciso, obviamente, ressaltar e valorizar a importância do Pokémon para a franquia.




Caso seja divulgada uma nova eeveelution, de qual tipo você gostaria que fosse?


8º Lugar - Normal e Pedra (5 votos)

7º Lugar - Venenoso (6 votos)

6º Lugar - Terra/Solo (7 votos)

5º Lugar - Lutador e Inseto (12 votos)

4º Lugar - Aço (15 votos)

3º Lugar - Voador (27 votos)

2º Lugar - Fantasma (47 votos)

1º Lugar - Dragão (64 votos)



Considerações Finais

Pois bem pessoal, sobre o resultado da enquete sobre "Qual seu Eevee favorito?", como considerações finais, é preciso ressaltar as posições baixas de Flareon e Jolteon, tidos como Pokémon já bastante antigos, por serem da 1ª geração, e que, por isso, transmitem um ar de nostalgia aos fãs da franquia. Foi bastante inesperado vê-los em posições tão baixas, embora Vaporeon tenha confirmado sua popularidade e garantido o 2º lugar. Além disso, de forma bastante notável, a região de Johto mostrou-se extremamente famosa, garantindo duas das três posições mais altas da enquete. 

Já sobre o resultado da enquete sobre "Caso seja divulgada uma nova eeveelution, de qual tipo você gostaria que fosse?", é possível notar a grande popularidade que os tipo dragão e fantasma apresentam dentro da franquia. Além disso, é notável a baixa posição dos tipo lutador e terra, que, na teoria, também são tipos muito populares.

Por fim, gostaríamos de pedir a opinião de vocês, leitores da PBN, sobre o que acham desse tipo de matéria com enquete e divulgação de resultados. Caso a reação seja positiva, existem diversas outras categorias de Pokémon que poderiam se tornar enquetes. Por isso, por favor, dêem um feedback sobre o que acham de mais matérias semelhantes a essa nos comentários! 

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال