Os jogos de Pokémon vem evoluindo cada vez mais e, mesmo ignorando muitos pedidos da comunidade, a The Pokémon Company entrega - quase anualmente - um novo título, com um punhado de novidades prontas para aquecer os nossos corações.
Se mergulharmos em uma linha do tempo e analisarmos geração por geração, temos uma quantidade considerável de recursos, que em sua época foram inovadores, deixados para trás e perdidos no limbo do passado.
Acontece que muitos desses recursos fazem falta, funcionalidades que tornam o jogo mais completo e divertido, ou que apenas engrandecem o aspecto visual dos nossos queridos Pokémon.
Vamos relembrar alguns desses saudosos detalhes que fizeram da história de Pokémon tão brilhante?
Caçar Pokémon é uma das coisas mais divertidas que podemos fazer nos jogos da nossa amada franquia. Alguns jogadores inclusive dedicam a maior parte das suas horas de gameplay apenas para completar a Pokédex, ou simplesmente em busca de Pokémon especiais ou com naturezas e habilidades perfeitas.
Nos recentes Alpha Saphire e Omega Ruby fomos apresentados ao DexNav. O recurso que trazia um navegador exclusivo para facilitar a captura de Pokémon, de acordo com a região do mapa em que o jogador estivesse. Onde você estivesse, o DexNav mostrava silhuetas e facilitava na busca de Pokémon, ajudando você a saber que Pokémon daquela área você ainda não tinha capturado.
O recurso foi deixado de lado, substituido por novas funções que o Rotom Pokédex trouxe em Sun & Moon. Mas a DexNav faz falta para os mais assíduos caçadores e poderia ser uma função extra dentro do próprio Rotom. Uma pena!
II - Challenge Mode
A questão da dificuldade é sempre abordada em qualquer discussão sobre Pokémon. Existem aqueles fãs que acham os jogos fáceis demais, sem desafio e reclamam bastante quando percebem que a facilidade continua cada vez maior. Outros relevam e encaram o jogo de uma forma mais leve.
Se você é do "Time do Desafio", provavelmente se deliciou quando jogou Pokémon Black/White 2 e descobriu que após terminar os games podia rejogá-los no Challenge Mode.
O Challenge Mode, ou "modo hard", era uma funcionalidade extra, que era habilitada após você finalizar a história de BW2. Recomeçando o jogo nesse modo, os adversários eram mais poderosos, mais espertos e o nível de todos os Pokémon do jogo eram relativamente mais altos. O maior problema desse modo era que o jogador só tinha acesso após o término do jogo, não tendo a opção de já começar no modo difícil.
Essa função deveria ter ficado de herança para a franquia, seria um agrado aos jogadores mais "hardcore", que esperam sempre um grande desafio - e, é claro, que pudesse ser escolhido na tela inicial, antes de você começar sua aventura.
III - Pokémon Companheiro
Quem diria que uma função usada em Pokémon Yellow arrancaria tantos sorrisos e frases saudosas dos fãs de Pokémon?
Pois é. Ter o Pikachu andando ao seu lado, fora da Pokébola, foi um dos recursos mais amados por toda a comunidade. A popularidade foi tão grande que, mais pra frente, a função foi recolocada em Pokémon Heart Gold e Soul Silver, no Nintendo DS - este que, para muitos, é o melhor capítulo da franquia.
Em Pokémon HGSS podemos ter QUALQUER Pokémon andando atrás da gente pelo mapa. Desde um Caterpie até o próprio Arceus! Era divertido e um tanto esquisito, mas ter isso disponível no game fazia do aspecto visual uma coisa única.
Atire a primeira pedra aquele que não gostaria de ter o seu Pokémon favorito te seguindo por aí nos próximos jogos de Pokémon!
IV - Personalização
Parece que a galera da Game Freak aprendeu a lição - ou pelo menos esperamos por isso. Há muito tempo esperávamos por jogos em que poderíamos criar o nosso personagem, personalizar sua aparência, roupa e estilo. Quando Pokémon XY veio ao mundo, jogando na nossa cara essa novidade, a euforia tomou conta do mundo Pokémon.
Sun & Moon resgataram a personalização e nós, os fãs, só podemos agradecer. Mas sabemos que a Nintendo gosta de brincar com os nossos sentimentos e, pensa bem nisso, será muito triste se essa função for deixada para trás, como tantas outras.
A onda de personalização invadiu até o novo, e já aclamado, Super Mario Odyssey, então acredito que possamos pensar positivo. Um novo jogo de Pokémon está a caminho e, se Arceus quiser, poderemos criar o nosso personagem como bem entender. Aguardemos!
V - Bicicleta
Ok. Eu sei. É, eu sei. Vocês adoram andar em cima do Tauros e seja lá qual for o Pokémon que vai te ajudar na montaria. Eu confesso que também acho divertido.
Mas, convenhamos: A bicicleta é incomparável.
Eu nunca pensei que sentiria falta de um item tão específico. Quando vi os trailers de Pokémon Sun & Moon pela primeira vez, e reparei que poderíamos andar em cima de um Tauros, achei extremamente empolgante. Seria uma clara evolução do que fazíamos com Rhyhorn em XY. Mas, sem enxergar o que seria o futuro, esqueci - e, na real, esquecemos - a montaria seria a natural substituta da bike.
Eu vi muitos torcerem o nariz para a extinção dos HMs, mas a bicicleta não entra na lista de coisas incômodas. E, além de tudo, é extremamente tradicional. Será muito estranho se ela não existir como uma opção no futuro - mesmo que mantenham os Pokémon montaria. Tragam minha bicicleta de volta!
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Bom pessoal, essa foi uma pequena lista com cinco funções que marcaram a franquia Pokémon de alguma forma e que seriam muito bem-vindas (novamente) em futuros títulos.
Você sente falta de mais alguma coisa? Algum item, opção ou funcionalidade que marcou a história de Pokémon pra você? Comente, deixe sua opinião!
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