Team Builder #31: Alolan PBN Champion! O time de Lindemberg Alves!



Olá... 
OLÁ... 
OLÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!

Kinho aqui! MAIS UMA VEZ! 
Como vocês estão, meus lindos amados leitores/treinadores/amores? Saudades de mim?

SIM!
(espero e.e)

Após algum tempo, retorno com a nossa série de Team Builder! O primeiro de Alola!
O time que iremos ver no dia de hoje é aquele pilotado pelo Campeão do torneio Alolan PBN: Sun & Moon, Lindemberg Alves. O cara mandou muito bem e levou pra casa a versão shiny 6iv de todas as Ultra Beasts!

Sem mais delongas, vamos ao time do homi o/





Wishiwashi



Base Stats:
HP: 45
Attack: 20 (140)
Defense: 20 (130)
Sp. Attack: 25 (140)
Sp. Defense: 25 (135)
Speed: 40

Nature: Quiet
IVs: todos 31, exceto Special Attack e Speed que devem ser 30 e 1, respectivamente.
EVs: 228 HP / 28 Def / 248 Sp. Atk / 4 Sp. Def
Item: Life Orb
Moveset: Hydro Pump, Ice Beam, U-turn, Hidden Power (Elétrico)
Habilidade: Schooling

Até pouco tempo antes do término do torneio, não havia visto ainda esse tipo de moveset no Wishiwashi. Tipo algo mais voltado pro Special Sweeper, com U-turn e Life Orb.
Como vocês poderão notar futuramente neste post, todos os Pokémon de Lindemberg têm Speed baixa - algo bastante criticado durante os spoiler de Alola - justamente para que ele utilize de Trick Room e, dessa maneira, garanta o outspeed e possa dar maior atenção a parte ofensiva de cada um dos membros de sua equipe.
Devido ao Schooling, Wishiwashi se torna uma verdadeira máquina ofensiva fazendo uso de sua aparência agressiva e dos pontos base de 140 em Attack e Special Attack. Dessa maneira, além de causar danos imenos em seus oponentes, ele ainda é capaz de aguentar umas pancadas like a champ: bases de 130 em Defense e 135 em Special Defense.
MONSTRO!
E não posso deixar de mencionar o Hidden Power Elétrico que serve de armadilha pra uma possível batalha entre tipos iguais :)



Magearna



Base Stats:
HP: 80
Attack: 95
Defense: 115
Sp. Attack: 130
Sp. Defense: 115
Speed: 65

Nature: Quiet
IVs: 0 em Attack e Speed; 31 no restante.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Atk / 4 Sp. Def
Item: Life Orb
Moveset: Fleur Cannon. Shadow Ball, Volt Switch, Trick Room
Habilidade: Soul-Heart

Eis o primeiro detentor do movimento Trick Room, chave da estratégia campeã do nosso treinador!

Magearna é nada mais nada menos que um dos melhores Special Sweepers da geração. Além de contar com um excelente typing (Steel/Fairy), ela é a única que possui acesso ao movimento ofensivo Fairy-type mais poderoso de toda a história: Fleur Cannon. Esta é uma estratégia - por mais telegrafada que seja - muito poderosa pois Fleur Cannon reduz em dois estágios o Special Attack do usuário, mas Magearna possui a habilidade Soul-Heart que, por sua vez, aumenta em um nível o Special Attack dela a cada vez que um Pokémon desmaie em batalha. Logo, ela pode fazer uso do movimento e perder somente um nível no atributo citado.
Aqui, acredito que Lindemberg preferiu não fazer uso de Flash Cannon, mais um STAB-move, para poder aumentar o coverage de seu Pokémon com Shadow Ball. Afinal, por mais fadas que tenhamos no ambiente, existem Necrozmas, Alolan Marowaks e Celesteelas demais para fazer uso de movimentos tipo Steel.
Lindemberg mesmo faz uso de todos esses Pokémon, porém optou inteligentemente por maneiras de combatê-los sabendo desta usagem elevada.

Sensacional!



Necrozma



Base Stats:
HP: 97
Attack: 107
Defense: 101
Sp. Attack: 127
Sp. Defense: 89
Speed: 79

Nature: Brave
IVs: todos 31, exceto Speed que deve ser 0.
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 Sp. Def
Item: Lum Berry
Moveset: Stealth Rock, Earthquake, Psycho Cut, Trick Room
Habilidade: Prism Armor

Eis o segundo usuário de Trick Room e, como vocês devem saber, o Lead quase que obrigatório do time do nosso campeão.
Stealth Rock dá as boas-vindas aos oponentes enquanto Prism Armor faz com que Necrozma seja ainda mais difícil de lidar. Esta reduz em 25% todo e qualquer dano super efetivo além de NÃO PODER SER NEGADA por Mold Braker, Teravolt e Turboblaze.
Entendeu a gravidade da situação, meu amigo? hahaha

Lum Berry deixa-o um pouquinho ainda mais insuportável, uma vez que curará instantaneamente o primeiro status negativo que lhe for infligido.
Os investimentos visam, inclusive, 252 HP e 252 Attack uma vez que investimentos defensivos não são tão cruciais justamente por conta de pontuações decentes em atributos defensivos e, em suma, à existência de Prism Armor.



Alolan Marowak



Base Stats:
HP: 60
Attack: 80
Defense: 110
Sp. Attack: 50
Sp. Defense: 80
Speed: 45

Nature: Brave
IVs: todos 31, exceto Speed que deve ser 0.
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 Sp. Def
Item: Thick Club
Moveset: Shadow Bone, Flare Blitz, Bonemerang, Swords Dance
Habilidade: Lightning Rod

Esta é a Alola Form que eu mais gosto de usar, mas confesso que a presença de Swords Dance neste moveset me surpreendeu bastante. No meu caso, usava Will-O-Wisp no intuito de deixá-lo mais defensivo. Podemos notar que este não foi o foco.
Os investimentos de EVs são idênticos ao de Necrozma, mas Alolan Marowak possui dois movimentos STABs poderosíssimos - Flare Blitz e Shadow Bone - além de poder fazer uso de Bonemerang que, além de receber o bônus do Thick Club assim como os outros movimentos, ele bate duas vezes fazendo assim com que nosso fantasma seja capaz de quebrar Sturdy e Focus Sash.
Lightning Rod por mais que aumente em um nível o dispensável Special Attack, ela concede mais uma imunidade. E isso JAMAIS deve ser desprezado.



Porygon2



Base Stats:
HP: 85
Attack: 80
Defense: 90
Sp. Attack: 105
Sp. Defense: 95
Speed: 60

Nature: Quiet
IVs: 0 em Attack e Speed; 31 no restante.
EVs: 244 HP / 252 Sp. Atk / 12 Sp. Def
Item: Eviolite
Moveset: Thunderbolt, Ice Beam, Recover, Trick Room
Habilidade: Download

Eis o terceiro e último usuário de Trick Room da equipe: Porygon2, o chatão!
Pois é.
Vocês devem conhecê-lo de outras versões competitivas dos jogos. Inclusive, para aqueles que são mais assíduos, saberão que esse carinha vem atormentando o cenário desde X e Y. Até antes!
Como muitos de vocês devem estar acostumados, Porygon2 e Eviolite são praticamente unha e carne: onde um está, o outro também está. Neste moveset criado por Lindemberg, existem duas diferenças: Trick Room e ausência de Toxic, movimento bastante comum neste Pokémon.
Aqui, vemos que foi feita a opção por dois moves ofensivos afim de justificar o investimento de 252 EVs em Special Attack.

Podemos notar, inclusive, que o oponente raramente será capaz de impedir que nosso campeão faça uso de Trick Room. Três usuários é muito mais do que se pode imaginar, hahaha!



Celesteela



Base Stats:
HP: 97
Attack: 101
Defense: 103
Sp. Attack: 107
Sp. Defense: 101
Speed: 61

Nature: Quiet
IVs: 0 em Attack e Speed; 31 no restante.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Atk / 4 Sp. Def
Item: Life Orb
Moveset: Air Slash, Flash Cannon, Fire Blast, Giga Drain
Habilidade: Beast Boost

Por último, mas não menos importante, temos a Ultra Beast que eu mais vi ser utilizada nesse cenário OverUsed até então: Celesteela!
Com dois STAB moves (Air Slash e Flash Cannon), pontuação base de 107 em Special Attack, e média de 102 pontos defensivos, estão mais que explicados os motivos pelos quais esse Pokémon é tão utilizado.
Seu typing é, na minha opinião, um dos melhores dentre as Ultra Beats: Steel/Flying. Sua moveset, além de tudo, dá acesso a Giga Drain quebrando o tão conhecido paradigma do Leech Seed que vemos por aí.
Fire Blast é mais uma sacada de coverage genial que Lindemberg teve analisando um ambiente cheio de Steel-types poderosos que podem causar problemas à equipe (vide Scizor).
Sua habilidade, Beast Boost, devido aos investimentos aplicados e Nature escolhida, faz com que o aumento de um nível pós nocaute de um oponente seja em Special Attack.




Conclusões finais

Utilizar da estratégia de Trick Room em uma geração onde se viu criticar e muito o baixo Speed dos Pokémon é, na minha opinião, genial. Mesmo em singles.
Temos tantos Pokémon com potencial elevado de forma ofensiva e defensiva porém deficientes em velocidade. Lindemberg explora com maestria toda a capacidade de causar estrago que estes Pokémon possuem. Veja que nenhum deles defende completamente. Todos atacam. Todos são ofensivos à sua maneira mas, ao mesmo tempo, têm capacidade de sobra para sobreviver em campo e trazer a vitória ao seu mestre.

Mais uma vez, me vejo no dever de parabenizar Lindemberg que, além de ser um excelente competidos, ser humano e jogador, é meu amigo pessoal o que me deixa ainda mais orgulhoso desta conquista.
Confesso que este é o time mais consistente que vi jogar até então nesta geração de jogos de Pokémon e tenho fé de que mais e mais conquistas virão.




Espero que tenham gostado deste Team Builder que, após muito tempo, voltou para os braços de vocês, hahaha!
Peço mil desculpas, mas estive com muitos problemas. Agora sim, após algumas conversas com o Dan, fui capaz de me organizar devidamente e retornar par aonde eu jamais devia ter saído: junto à vocês!

Ah, por último mas não menos importante, nos dias 8 e 9 de Julho, Math e eu estaremos no Anime Friends 2017 aqui em São Paulo!
O evento acontece no Transamérica Expo Center na Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro!

Esperamos vocês lá!


Bom, por hoje é só isso. Um abração e GOTTA CATCH 'EM ALL!


Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Alola, Kinho! Adorei o team builder, tentei batalhar nessa competição mas ainda estava começando a jogar o Pokémon Sun e tive que batalhar com meu time do in-game :(
    Aproveitei que fiquei de fora logo no começo pra fazer uns testes no showdown como um time mono type de psíquicos; você poderia analisá-lo?

    Alakazam
    Habilidade: Inner Focus, Trace (quando mega evolui)
    Item: Alakazite
    Moveset: Psyshock, Focus Blast, Shadow Ball, Hidden Power Fire

    Espeon
    Habilidade: Magic Bounce
    Item: Mental Herb
    Moveset: Calm Mind, Psychic, Hidden Power Fire, Morning Sun

    Oranguru
    Habilidade: Inner Focus
    Item: Wiki Berry
    Moveset: Nasty Plot, Psyshock, Nature Power, Focus Blast

    Oricorio (Pa'u Style)
    Habilidade: Dancer
    Item: Leftovers
    Moveset: Toxic, Protect, Revelation Dance, Hurricane

    Bruxish
    Habilidade: Dazzling
    Item: Choice Band
    Moveset: Crunch, Ice Fang, Psychic Fangs, Waterfall

    Tapu Lele
    Habilidade: Psychic Surge
    Item: Choice Scarf
    Moveset: Psychic, Moonblast, Shadow Ball, Thunderbolt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu time virará post, querido. Aí você me diz o que achou! <3

      Excluir
  2. SUN e MOON e jogo de bosta acabaram com meu jogo favorito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha cara, eu entendo bastante a sua opinião. Mas o jogo não é de todo mal rs

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال