Biografia Giovanni



Nome: Giovanni
Nome Japonês: Sakaki
Cidade Natal: Cidade de Viridian, Kanto
Voz Brasileira: Afonso Amajones, José Parisi Jr., Raul Scholosser, Gilberto Baroli, Luiz Antônio Lobue, Renato Márcio, Vagner Santos, Armando Tiraboschi e Ronaldo Júlio.
Voz Americana: Ed Paul e Craig Blair.
Voz Original: Hirotaka Suzuoki (falecido) e Kenta Miyake.

Biografia

Giovanni é o rico e poderoso chefe da Equipe Rocket, responsável por encabeçar os planos mais complexos da organização visando à obtenção e controle total de Pokémon lendários, ou de imenso poder.

Sua primeira aparição foi no episódio 015 - Batalha a Bordo do St. Anne. Com a voz alterada por um codificador, e com o rosto parcialmente oculto em meio às sombras, acaricia seu Persian enquanto faz recomendações à Equipe Rocket, por um monitor, para que não falhem no roubo dos Pokémon de todos os treinadores presentes na viagem do St. Anne, a convite do próprio Giovanni.


No episódio 017 - A Ilha dos Pokémon Gigantes, reaparece ainda com o rosto oculto ao receber uma ligação sobre a destruição de seu parque temático Pokémon, em que réplicas gigantes dos monstrinhos eram as atrações principais.

No episódio 063 - A Batalha da Insígnia, finalmente Giovanni sai das sombras ao se revelar também Líder de Ginásio da Cidade de Viridian, quando enfrenta Gary Carvalho em uma batalha, vencendo-o facilmente ao usar um dos Pokémon mais poderosos de todos os tempos e geneticamente criado nos laboratórios da Equipe Rocket: Mewtwo.


Ao voltar ao seu escritório, Giovanni recebe uma ligação e devido a uma emergência desconhecida, deixa o Ginásio a cargo de Jessie, James e Meowth, para que o representem até a sua volta, e três Pokémon sob seus cuidados. Durante seu período como Líder, com exceção de Persian, fica claro seu descaso com os Pokémon, já que ficam em gaiolas ao invés da pokébola. 

No episodio 067 - Batalha no Poké-Curral, Giovanni tem seu quartel general completamente destruído por Mewtwo, que ganha os céus se livrando de sua armadura de contenção. O chefe da Equipe Rocket sai ileso dos escombros junto de seu fiel Persian e é avistado pelo trio de vilões , que levam bronca mesmo se mostrando solidários ao ocorrido, até que Giovanni e seu Pokémon são resgatados por um helicóptero.


Mesmo que Giovanni não assuma de fato seu papel de grande vilão, muitas vezes seus agentes o tem em mente ao bolar seus planos “infalíveis”, visando promoções, dinheiro, ou até mesmo um simples reconhecimento de seu chefe. Isso deu a ele uma série única de aparições, principalmente na saga Advanced Generation, onde Meowth em meio aos seus devaneios, explica a Jessie e James como o roubo do Pokémon em cada episódio poderia lhes trazer promoções ou o reconhecimento de Giovanni. Essas “fantasias” de Meowth nunca demonstram a real personalidade de seu chefe, que ocasionalmente é representado na forma de Chibi (traço do personagem estilizado, geralmente buscando um efeito mais cômico, ou sentimental).


Também na saga Advanced Generation, Giovanni é visto monitorando as ações das Equipes Acqua e Magma, e delegando tarefas menores a Jessie, James e Meowth. Faz pequenas aparições em Diamond & Pearl, quando aprova que a Equipe Rocket monte uma base em Sinnoh e no episodio 660 - As Memórias são Feitas de Felicidades, quando recruta o trio para uma importante missão em Unova, a fim de descobrir informações sobre uma misteriosa organização alocada na região.

Já no início da saga Best Wishes Giovanni assume um papel muito mais significativo, agora em contato constante com Jessie, James e Meowth, atribuindo a eles várias missões por Unova. Troca seu habitual terno laranja por uma veste de aparência militar e passa a ter uma secretária, Matori, que o ajuda na delegação das missões ao trio Rocket. Aparece viajando para Unova no episódio 682 - A Debandada dos Vanipede, para recolher o Meteonita (pedra dotada de imensa energia).


O desfecho desta missão deveria ser mostrado nos episódios 683 - Equipe Rocket VS Equipe Plasma (parte 1), e episódio 684 - Equipe Rocket VS Equipe Plasma (parte 2), mas ambos foram banidos em repeito as vitimas de um terremoto, seguido de um tsunami, que ocorreu seis dias antes da exibição. Conforme observado em prévias divulgadas, a intenção de Giovanni era usar a Meteonita como um “sol artificial” que abalaria o clima e o equilíbrio de energia da Terra, gerando também uma onda de pânico entre os Pokémon, deste modo, poderia extorquir dinheiro da elite de Unova (homens de negócios e políticos), antes que a Equipe Plasma pudesse tomar a pedra para seus planos de dominar os Pokémon para deixarem seus treinadores. A batalha entre as duas equipes se mostrou inapropriada visto a situação em que o Japão se encontrava. Giovanni não faz mais aparições por muito tempo, em que Matori justifica sua ausência por estar muito ocupado para entrar em contato, neste período a liderança fica a cargo do Dr. Zager. 

Reaparece no episódio 757 - Agitação no Berçário, rapidamente, em seu escritório e retorna nos episódios seguintes, episódio 758 - Meloetta e o Templo Submarino e episódio 759 - A Maior Crise de Unova, quando encabeça a missão de captura de Meloetta, para que o Pokémon possa controlar os lendários Tornadus, Thundurus e Landorus, ajudando-o a conquistar Unova.


Pela primeira vez na historia do anime, Giovanni batalha diretamente com Ash, e seu Persian sai vitorioso contra Pikachu, possibilitando que ambos fossem capturados junto a Meloetta, e encaminhados às ruínas de um templo, onde o a Operação Tempestade prosseguiria. Giovanni aprisiona Meloetta no centro do templo, e usa uma gravação da sua canção para obter o lendário Espelho Revelador que o possibilitará controlar Tornadus, Thundurus e Landorus, fazendo com que assumam suas outras formas e passem a servir aos seus propósitos. 

Meloetta é libertada do mecanismo de contenção quando Pikachu produz uma imensa Esfera Elétrica e atinge o local onde Giovanni mantinha o controle do Espelho Revelador. Ao olhá-lo diretamente, o vilão fica possuído pelo poder do objeto e seu plano inicial dá lugar ao desejo de destruição total de Unova, com a ajuda do trio de lendários. Jessie, James e Meowth o salvam de uma explosão, e o chefe volta a si. Dr. Zager sugere que a Equipe bata em retirada, uma vez que, sem o poder sobre Meloetta, o controle de Tornadus, Thundurus e Landorus, torna-se impossível. O trio de lendários voltam as suas formas originais ao ouvirem a canção de Meloetta, impedindo a destruição de Unova.


No episodio 785 - Adeus, Unova! Içar Velas Para Novas Aventuras, através de uma videoconferência, Giovanni felicita a Equipe Rocket por sua vitória contra a Equipe Plasma e sugere que mantenham a bom trabalho. Ao aparecer no episódio 804 - O Sonho Continua, Giovanni recebe a Equipe Rocket em seu quartel general, e os felicita mais uma vez pelo desempenho contra a Equipe Plasma, mas desta vez pede uma prova da eficiência do trio. Meowth, dotado de seu pensamento ágil, diz ao chefe que todos os Pokémon capturados em Unova pertencem a ele, conseguindo assim com que se livrem de mais uma bronca.

A partir da saga de Kalos, Giovanni passa a ter um papel menos ativo no anime, aparecendo vez ou outra apenas em contato com a Equipe Rocket, para ser atualizado sobre o andamento das missões, como vemos no episódio 807 - Uma Batalha de Mobilidade Aérea. No episódio 822 - Despertando o Gigante Adormecido, Meowth tem uma breve fantasia em que Giovanni comanda um exército de Snorlax, e no episódio 833 - Heróis Amigos ou Inimigos?, Jessie, James e Meowth relatam seu progresso na captura de Pokémon com a obtenção de Inkay e Pumpkaboo. Satisfeito com o relatório, Giovanni pede que mantenham o trabalho.


No episódio 911 - Uma Operação Explosiva, Giovanni é informado pelo trio Rocket que há uma organização em Kalos causando problemas para à Equipe em sua missão de “conquistar o mundo”. Ele já está familiarizado com o grupo rival, e pede que investiguem mais a fundo. O trio ainda mostra fotos do estágio núcleo do Pokémon Zygarde (Geleca), e Giovanni pede que o capturem o mais rápido possível, antes que a outra organização o faça. Mais tarde, após lutar contra a Equipe Flare, o trio o contatou novamente para dizer-lhe que o pequeno Zygarde se transformou em uma forma muito mais poderosa. Intrigado com o fato, Giovanni atribui-lhes a missão de reivindicar o poder do Pokémon para a Equipe Rocket.

Posteriormente Giovanni aparece no episódio 936 - Battling with a Clean Slate (ainda sem título em português), onde está visivelmente satisfeito com a Equipe Rocket após receber informações sobre o fim da Equipe Flare, pedindo-lhes um relatório detalhado sobre o assunto. No episódio 939 - Till We Compete Again (ainda sem título em português), o trio Rocket enviam-lhe um vídeo sobre o embate contra a Equipe Flare, em que fizeram parecer ter um papel muito maior na derrota de seus rivais do que efetivamente tiveram. Giovanni os cumprimenta pelo sucesso em Kalos e ordena que retornem ao quartel general da organização.


Na saga em Alola, Giovanni aparece em um flashback durante o episódio 942 - Loading the Dex (ainda sem título em português), onde é revelado que Jessie, James e Meowth foram enviados para a região, visando os Pokémon raros e poderosos de Alola, e novamente no episódio 951 - The Extracurricular Lesson is Hidoide!? (ainda sem título em português), onde se vê em meio a uma discussão entre o trio e sua secretária Matori, que questiona a ausência dos relatórios diários sobre as atividades da Equipe Rocket em Alola. Os agentes imediatamente “entram na linha” ao vê-lo, e mostram Mimikyu e Bewear, mentindo sobre a captura dos Pokémon. Embora inicialmente tenha ficado cético das explicações do trio, após examinar os dados de Matori, Giovanni finalmente os elogia e pede que continuem com o bom trabalho.


Personalidade

Apesar de ser temido por seus agentes da Equipe Rocket, Giovanni geralmente exibe um comportamento muito calmo, mesmo em batalha. Apesar dos inúmeros fracassos do trio, confiou neles para se infiltrarem sozinhos na região da Unova e liderar a Operação Tempestade, a qual foi descrita como a maior missão na história da Equipe Rocket. Embora seja visto muitas vezes acariciando seu Persian, mantém o resto de seus Pokémon em gaiolas e declarou a Mewtwo que eles nunca poderiam ser vistos como iguais, visto que Pokémon foi criado artificialmente por humanos. Apesar de calmo e frio, Giovanni é realmente malvado e cruel, ameaçando matar Ash e Pikachu se Meloetta não se rendesse no episódio 758 - Meloetta e o Templo Submarino.


Batalha de Ginásio

No episódio 063 - A Batalha da Insígnia, Giovanni é o Líder do Ginásio da Cidade de Viridian, e derrota Gary Carvalho facilmente, usando os poderes de Mewtwo. Após receber uma ligação urgente, deixa o Ginásio nas mãos de Jessie, James e Meowth, e é contra eles que Ash batalha para obter sua oitava e última insígnia em Kanto. 

Ash e seus amigos procuram por Togepi que se perdeu do grupo. O Pokémon é encontrado e raptado pela Equipe Rocket, mas felizmente consegue escapar, até que Pikachu o ouve do outro lado das portas do Ginásio de Viridian que se abrem revelando, além de Togepi, Gary e seu fã clube, desacordados após o embate contra o poderoso Mewtwo.


A equipe Rocket se revela, e estão felizes por sua “promoção” a lideres de Ginásio. Ash terá de derrotá-los para ganhar sua última insígnia e se posiciona em uma estrutura especifica para treinadores na arena de Viridian. A batalha será três contra três e Jessie libera seus Pokémon deixados por Giovanni: Rhydon, Kingler e Machamp.

Ash escolhe Squirtle enquanto Jessie inicia com Machamp e seu ataque Corte Karatê. Squirtle é atingido e a estrutura em que Ash libera uma forte descarga elétrica no garoto, neste momento Jessie explica que o intuito da estrutura é fazer com que o treinador sinta na pele, literalmente, o mesmo que seu Pokémon em batalha. Com a derrota de Squirtle Ash manda Bulbasaur, que ataca Kingler, a segunda escolha de Jessie, com seu Chicote de Cipó. Kingler se protege com Endurecer e revida com o Ataque de Bolhas, novamente Ash recebe a descarga e é obrigado a usar seu último Pokémon, Pidgeotto.


Pidgeotto ataca Rhydom, último Pokémon de Jessie, com Ataque Rápido, e ao atingir seu oponente faz com a estrutura de Jessie libere pequenas faíscas, Ash insiste no ataque, e desta vez, após Rhydon ser atingido, Jessie também experimenta da forte descarga elétrica. Meowth tenta usar um controle remoto para manipular as estruturas e impedir que Jessie leve os choques, mas é impedido por Gary. Fora do controle da situação, Jessie trapaceia, mandando Arbok e Weezing atacarem juntos, Ash não se intimida e manda Pikachu e seu Choque do Trovão, dando fim a partida.


O garoto comemora com seus Pokémon e pede que Jessie lhe entregue a insígnia, o que ela se recusa. Neste momento a curiosidade de Togepi faz com que ele mexa no controle remoto de Meowth, causando a explosão das estruturas e a “decolagem” do trio Rocket. Jessie deixa cair a Insígnia da Terra e Ash a recupera no momento em que o Ginásio começa a desmoronar, mas felizmente todos saem ilesos. Tempos depois, após sua reconstrução, o Ginásio de Viridian passaria a ser liderado interinamente, por Agatha, da Elite dos Quatro, como vemos no episódio 409 - O Time do Esquema.


Pokémon de Giovanni

Persian

Persian é o fiel companheiro de Giovanni, sempre ao seu lado, desde o início de Pokémon. Seus seis fios no bigode possibilitam identificar o que há ao seu redor, além de deixá-lo com a aparência de valentão.


Golem

Golem batalha com Giovanni em defesa do Ginásio de Viridian. Este Pokémon é conhecido por rolar montanha abaixo, para que não entre nas casas são cavados caminhos que os guiam de volta.


Machamp

Machamp foi escolhido por Jessie para iniciar a batalha contra Ash. Caso seus quatro braços agarrem seu oponente durante a batalha, provavelmente será o fim da disputa.


Kingler

Este Pokémon foi o segundo a ser escolhido por Jessie. Possui uma grande pinça que o possibilita se comunicar com outros de sua espécie, mas como é muito pesada ele se cansa rapidamente.


Rhydon

Última escolha (válida) de Jessie para defender o Ginásio de Viridian. Sua pele possui um revestimento que o protege de altas temperaturas.


Cloyster

Este Pokémon apenas apareceu de relance dentro de um tanque no interior do Ginásio. É capaz de nadar em grande velocidade engolindo água e liberando-a pelas costas.


Pokémon que já foi de Giovanni

Mewtwo

Mewtwo foi criado no laboratório da Equipe Rocket. No processo, usaram DNA do Pokémon Mew, encontrado em um fóssil. Mewtwo é único e um dos mais poderosos Pokémon de todos os tempos.


Visual

Durante o anime, Giovanni tem seus traços levemente alterados, assim como suas roupas.


Eventos sobre Giovanni e seus Pokémon

Ep. 63 - A Batalha da Insígnia:
Giovanni já possuía um Rhydon, Golem, Kingler, Persian, Machamp, Cloyster, e Mewtwo. 

Ep. 067 - Batalha no Poké-Curral:
Mewtwo se liberta do equipamento de contenção de seus poderes, e vai embora.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال