Cipher


"Ninguém deve interferir no nosso plano de Pokémons Sombrios. Eu não irei admitir isso. Permita que eu lhe apresente o poder dos meus Pokémons Sombrios!"
(Ein, administrador da Cipher, em Pokémon Colosseum)




Objetivos

A Cipher tem como objetivo dominar o mundo, partindo da região de Orre. Sua principal ferramenta para alcançar esse intento é a força dos Pokémon Sombrios [Shadow Pokémon] , mas contam também com diversos níveis de influência, da intimidação até o suborno.


Tema

Atacar pela sombra! O nome original da equipe vilã [Shadow] referencia o esquema dos Pokémon Sombrios; enquanto a tradução no Ocidente alude a cifragem, escrever em um código secreto, oculto.

A Cipher não tem um símbolo que represente a equipe, mas seus recrutas são caracterizados pelos capacetes e uma vestimenta tipo armadura. Há um predomínio do branco e de cores escuras, cujo padrão se inverte dos administradores paras os recrutas na transição entre os dois jogos do Game Cube.


Área de atuação

   A Cipher opera em Orre somente, possuindo diversas bases na região. Entre elas, estão dois laboratórios (Shadow PKMN Lab e Cipher Key Lair), duas áreas de exibição (Realgam Tower e a zona do Pyrite Colosseum) e um quartel-general (Citadark Isle). Outras instalações são desconhecidas, mas havia várias áreas sobre o domínio da equipe em Pokémon Colosseum e outras que foram tomadas durante os eventos de Pokémon XD.













Hierarquia

A Cipher tem uma base de poder formada por seu líder, executivos, administradores de confiança e recrutas. Além de "contratar" treinadores para testar seus Pokémon e defender seus domínios, a equipe também investe num time de pesquisadores.

Diferentemente dos jogos principais, os líderes dessa equipe vilã só são revelados no fim do jogo, pois até então nunca manifestaram suas intenções, estando acima de qualquer suspeita. Logo, informações sobre esses indivíduos estarão no button de spoilers.



Nascour


Nascour é o executivo responsável por passar as ordens do líder da Cipher para os demais integrantes, tendo uma aparência um tanto sinistra e uma personalidade irônica ao confrontar o jogador.

Sua equipe é composta por Dusclops, Gardevoir, Blaziken, Xatu, Wailren e Shadow Metagross.

Aparece somente em Pokémon Colosseum.


Miror B.


Administrador da Cipher responsável pela área de Pyrite, e o único administrador a não ganhar um cão lendário sombrio em Pokémon Colosseum. Talvez por conta disso ele decidiu atuar de maneira solo em Pokémon XD, montando sua própria equipe.

Em Pokémon Colosseum, ao ser confrontado na Pyrite Cave, Miror B. tem um time formado por quatro Ludicolos e um Shadow Sudowoodo. Já na Realgam Tower ele usa dois Ludicolos, Loudred, Golduck e Armaldo. Em sua última aparição, no Deep Colosseum, detém três Ludicolos, Exploud e Armaldo.

Caso o jogador não tenha capturado o Shadow Sudowoodo na primeira batalha contra a figura, o Pokémon Sombrio substituirá o Armaldo nas batalhas seguintes. Miror B. costuma usar os benefícios de Rain Dance, tanto em ataques quanto em habilidades.

 Aparece em ambos os jogos do Game Cube.

Dakin


Administrador da Cipher a cargo da invasão do Mt. Battle em Pokémon Colosseum. Menospreza oponentes fracos e prefere usar a força para coagir e ameaçar aqueles que não cedem a suas ordens.

Quando o protagonista busca defender Vander, Dakim ataca com seu time formado por Metang, Golem, Marshtomp, Camerupt e Shadow Entei. Na Realgam Tower seu time muda para Claydol, Forretress, Flygon, Whiscash e Houndoom. Em sua última aparição, no Deep Colosseum, detém Claydol, Flygon, Swampert, Solrock e Houndoom.

Caso o jogador não tenha capturado o Shadow Entei na primeira batalha contra o brutamonte, o lendário substituirá o Houndoom nas batalhas seguintes. Dakim tem uma tendência a usar os combos Sunny Day + Solarbeam e Protect + Earthquake.

Aparece somente em Pokémon Colosseum.


Venus


Administradora da Cipher responsável pela área do The Under, preferindo dominar pela admiração ao invés da força. Tem inúmeros fãs por conta de seu programa na TV local, convencendo a população a cooperar com a Cipher de bom grado.

Ao ser confrotada no seu estúdio, Venus usa Delcatty, Steelix, Bannete, Vileplume e Shadow Suicune. Na Realgam Tower seu time muda para Bellosom, Misdreavus, Raichu, Wigglytuff e Milotic. Em sua última aparição, no Deep Colosseum, detém Blissey, Dusclops, Raichu, Meganium e Milotic. 

Caso o jogador não tenha capturado o Shadow Suicune na primeira batalha contra a apresentadora, o lendário substituirá a Milotic nas batalhas seguintes. Venus tem uma tendência a usar Attract e outras alterações de estado.

Aparece somente em Pokémon Colosseum.


Ein


Administrador da Cipher responsável pela parte de pesquisa e desenvolvimento em Pokémon Colosseum. É ele que assina todos os relatórios e documentos acerca dos Pokémon Sombrios, e também mantinha um registro de todos os Pokémon Sombrios distribuídos até então.

Ein usa Golbat, Huntail, Lanturn, Altaria e Shadow Raikou para defender o Shadow PKMN Lab, e na Realgam Tower seu time muda para Crobat, Pelliper, Rhydon, Starmie e Manectric. Em sua última aparição, no Deep Colosseum, detém Mantine, Rhydon, Gyarados, Crobat e Manectric.

Caso o jogador não tenha capturado o Shadow Raikou na primeira batalha contra o cientista, o lendário substituirá o Manectric nas batalhas seguintes. Ein tem uma tendência a usar o combo Rain Dance + Thunder, além de Toxic.

Aparece somente em Pokémon Colosseum.


Lovrina


Administradora da Cipher responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento durante os eventos de Pokémon XD. Sua principal meta é tornar o XD001 impurifícavel. Possui um humor intratável quando contrariada, sendo temida por muitos de sua equipe.

Ao tentar resgatar o Professor Krane, Lovrina usará contra o jogador Luvdisc, Beautifly, Roselia e Shadow Delcatty. Já na Citadark Isle ela utiliza Gardevoir, Gorebyss, Roselia, Shadow Altaria e Shadow Farfetch'd. Por fim, no Orre Colosseum, Lovrina pode optar entre Shuckle, Milotic, Wobbuffet, Blissey, Misdreavus e Meganium. A cientista tem uma tendência a usar Attract e outras alterações de estado.

Aparece somente em Pokémon XD.


Snattle


Administrador da Cipher responsável pela invasão da cidade de Phenac, tem como objetivo de vida se tornar o govenador de Orre, se juntando a Cipher mas ao mesmo tempo tentando evitar que tal aliança vá a público.

Quando Snattle tenta se livrar das provas mostrando seu envolvimento com a organização, acaba desafiando o protagonista para uma batalha, se valendo de Lanturn, Quagsire, Shadow Lunatone, Castform e Metang. Em sua revanche na Citadark Isle, seu time é composto por Metang, Quagsire, Scizor, Shadow Solrock, Castform e Shadow Starmie. Por fim, no Orre Colosseum, Snattle pode optar entre Electrode, Gengar, Muk, Glarie, Regirock e Regice. O candidato a governador tem uma tendência a usar Explosion no Orre Colosseum.

Aparece somente em Pokémon XD.


Gorrigan


Administrador da Cipher responsável pelo funcionamento da Cipher Key Lair. Sua aparência e maneirismos simiescos ocultam sua inteligência, sendo temido e respeitado pelos recrutas em sua base.

Ao perceber que o protagonista desativou o complexo da Cipher, Gorrigan o desafia para batalha, usando Lairon, Sealeo, Slowking, Ursaring, Shadow Primeape e Shadow Hypno. Na Citadark Isle, sua equipe é composta por Slowking, Ursaring, Aggron, Wailren, Shadow Poliwrath e Shadow Mr. Mime. Por fim, no Orre Colosseum, Gorrigan pode optar entre Salamence, Granbull, Arcanine, Tauros, Hitmontop e Gyarados. Tem tendência a usar o combo Earthquake + Protect, e no Orre Colosseum prefere usar a habilidade Intimidate.

Aparece somente em Pokémon XD.


Recrutas

Os recrutas da equipe são a base de trabalho da equipe e os principais encarregados de fazer o trabalho sujo, intimando pessoas, invadido lugares estratégicos ou ficando de guarda. Muitas vezes contam com o fator surpresa ao desafiarem o jogador, surgindo "do nada", caindo bem na frente do protagonista. Os recrutas usam uma gama variada de Pokémon, e mais raramente, Pokémon Sombrios.

O uniforme dos recrutas foi modificado entre os dois jogos, indo de cores escuras para branco, mas infere-se que ele tenha algum tipo de gancho ou ventosa para possibilitar a ação surpresa desses integrantes.


Irmãos Hexágono


Auto-denominados como Irmãos Hexágono [Hexagon Brothers], são uma equipe de seis recrutas em Pokémon XD, cada um usando uma cor diferente. São os sucessores de Bluno, Verde e Rosso de Pokémon Colosseum. Em oposição ao trio leal a Miror B., os seis irmãos são recrutas fiéis a Cipher, frequentemente estando de guarda no Shadow Pokémon Lab. Apesar de estarem envolvidos no incidente de Phenac, o grupo não é lá muito discreto, nem muito bom com números.

Tanto o trio de Colosseum quanto o sexteto de XD possuem um Pokémon Sombrio cujo tipo combina com a cor do uniforme.


Contratados


Em ambos os jogos, é possível se deparar com treinadores comuns em áreas sob o comando da Cipher. Muitas vezes eles barram o acesso a determinado local ou procuram atrasar o jogador, ao desafiarem o protagonista. Essas pessoas "contratadas" usam uma gama variada de Pokémon, e muito raramente, Pokémon Sombrios.


Pesquisadores


Responsáveis pelo desenvolvimento da equipe, auxiliando no projeto dos Pokémon Sombrios. Dificilmente são vistos fora dos laboratórios da organização, e raramente usam um Pokémon Sombrio em batalha. Suas equipes tem uma predominância de Pokémon do tipo elétrico em Pokémon Colosseum, enquanto em Pokémon XD os times são mais diversificados, com uma leve tendência para os tipos venenoso e aquático.



Principais aparições


Nos jogos

Em Pokémon Colosseum, a Cipher já é atuante na região, com a maioria das cidades sendo controladas ou ameaçadas por seus administradores, e tendo uma parceria com a outra organização criminosa de Orre, a Equipe Snagem.

A perda da Snag Machine para o protagonista pode ter sido um revés para a Snagem, mas não para a Cipher. No entanto, isso se torna uma séria ameaça a ambas equipes quando o protagonista se alia a Rui, única capaz de identificar os Pokémon Sombrios.

Após enfrentar os sequestradores da garota, em Phenac, a dupla parte para Pyrite, onde ela viu o primeiro Pokémon Sombrio, e descobrem como a Cipher tomou a cidade. No entanto, apenas capturar os Pokémon Sombrios não resolve o problema, e ao buscar um meio de purificá-los, percebem que a Cipher também está tramando contra, tentando destruir a Relic Stone na Agate Village e a Time Flute de Vander.

A Cipher também buscava garantir sua base de poder ao usar a população do The Under para manter o Shadow PKMN Lab abastecido, e os diversos coliseus como vitrine para expor a força dos Pokémon Sombrios. Porém, com o corte no laboratório e com a exposição de Evice no Realgam Colosseum, os planos da Cipher são detidos por hora.


Já em Pokémon XD, a Cipher resurge, sequestrando o Professor Krane tanto para impedir que a Purification Chamber seja concluída quanto para usar seu conhecimento sobre purificação para aprimorar o XD001. Michael, o protagonista do jogo, consegue resgatar o professor e obter uma prova contra a Cipher. Porém, o único capaz de destravar o conteúdo do CD é Nett; e a Cipher, sabendo da interferência, invade o prédio da OBNS e também a cidade de Phenac.













Porém, a invasão frustrada e a perda do controle de Phenac não parecem ser impedimento para a Cipher. Tanto a OBNS quanto os moradores de Phenac informam sobre movimentações estranhas na área do Eclo Canion, levando Michael a investigar o navio abandonado no deserto e eventualmente, a Cipher Key Lair. O protagonista também descobre que a Equipe Snagem agora é rival da Cipher, e conta com a ajuda deles para invadir o complexo.

Com perda da Cipher Key Lair, a organização sofre um severo golpe em seus planos. O líder da Cipher chega a convidar o protagonista para seu quartel-general, crente que este falharia em seu intuito. Mas Michael consegue superar não só as barreiras naturais da ilha, mas também os integrantes da organização que lá estavam. A Cipher dá então sua cartada final: o Shadow Lugia junto a um time composto somente de Pokémons Sombrios, incluindo as aves lendárias

No entanto, com o líder derrotado e com todos os Pokémon Sombrios capturados, a Cipher acaba cedendo, sendo dissolvida logo após.


No anime

Não há referências à região de Orre no anime, tampouco a Cipher.


No mangá

Não há referências à região de Orre no mangá Pokémon Adventures, tampouco a Cipher. No entanto, Pokémon Colosseum possui dois mangás próprios: Pokémon Colosseum Snatcher Leo e Pokémon Colosseum Snatchers, que nunca saíram do Oriente. Nas poucas RAWs disponíveis, é mostrado um pouco das batalhas contra cada administrador, além do confronto contra Nascour.



No TCG

Também não há referências à região de Orre no TCG, tampouco a Cipher, somente a sua principal conquista: o XD001. A carta do Lugia Sombrio foi distribuída de forma promocional nos Estados Unidos e no Japão. Por ser um card jumbo, não pode ser usado de forma oficial, mas conta com os maiores pontos de saúde e dano base de todo o TCG.


* Créditos das imagens: Sor (Pixiv ID 64213), screenshots dos jogos, do TCG e do mangá Pokemon Colosseum Snatchers e Pokémon Colosseum Snatcher Leo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال