Resumão pré-lançamento Sol & Lua


Um teste sem cartas marcadas, em terreno antes desconhecido: a tropical região de Alola! Veja como foi pré-lançamento de Sol & Lua em Brasília.

Nesse fim de semana passado (10, 11 e 12/02) ocorreu o pré-lançamento [pre release] da expansão Sol & Lua. Como de costume, o evento foi promovido em várias cidades pelo Brasil, entre elas a capital federal. 

Esse resumão traz algumas das minhas impressões deste lançamento, uma vez que estava centrada em aproveitar o evento, que foi cheio de surpresas.

Neste pré-lançamento, a Empório Jogos decidiu realizar o evento no sábado, e a Inside Games no domingo. Eu quase não fui por conta de alguns compromissos, mas acabei decidido em cima da hora ir ao selado da Empório Jogos.  
É uma longa jornada, por novas emoções .... ♪

As inscrições tiverem início a partir das 14 h, com os jogadores informando seus Player IDs (caso não tivesse, a Empório fornecia) para registro no sistema de torneios.

O valor da inscrição foi de 75 R$, praticamente o preço dos boosters fornecidos. Para quem não conhece as mecânicas do torneio selado, é um torneio no qual os jogadores montam um deck de 40 cards a partir dos 60 cards obtidos nos 10 boosters (não sendo permitidas trocas durante o torneio). As energias básicas são os únicos cards fora dos boosters que podem ser adicionados ao deck, e nesse evento elas foram disponibilizadas pela Empório.

Como ninguém chega com um deck pronto, no torneio selado há uma maior influência da criatividade junto às estratégias, e também da sorte de cada jogador.


Fui nesse selado só para pegar o card promocional (no caso, fornecido aleatoriamente entre Bruxish, Shiinotic, Passimian ou Oranguru) e na esperança de pegar alguns Treinadores bons para o deck. Sendo uma expansão inicial, essa expansão foi marcada por treinadores essenciais para qualquer deck, como Professor Kukui, Lillie, Pokémon Catcher, Rare Candy, Double Colorless Energy e uma infinidade de Pokébolas, incluindo as inéditas Nest Ball e Timer Ball.

Sabendo das possibilidades, fui abrir os boosters  e...

Sim, tô chocada até agora.
Bem, tendo em vista esse conjunto, decidi valorizar os tipos grama, e coloquei todos os Treinadores que vieram. Herdier entrou para reaproveitar os itens com sua habilidade, Alolan Rattata pelo custo zero de recuo e energia, Dragonair para energizar todo mundo e Skarmory como tech e também para bater em Pokémons básicos. Tive que pegar algumas Energias emprestadas com a Empório porque não previ que precisaria de tantas de Grama.


17 Energias de Grama
03 Energias de Metal
01 Double Colorless Energy

01 Paras
01 Parasect
01 Formantis
01 Bounsweet
01 Steene
01 Tsareena
01 Alolan Rattata
01 Skarmory
01 Dratini
01 Dragonair
01 Lillipup
01 Herdier
01 Tauros GX

01 Repel
01 Great Ball
01 Nest Ball
01 Ultra Ball
01 Timer Ball
01 Professor Kukui
01 Ilima

O que mais chamou a atenção na coleção foi a jogabilidade dos Treinadores, as artes dos cards (muito lindas!) e o novo efeito das reverse foil, finalmente numa expansão brasileira! Mas ainda não me acostumei com mudança do layout, ficou mais limpo mas também sem ligação com as séries passadas. A tradução de alguns Treinadores também ficou meio diferente do que foi visto nos jogos.


O torneio

Como estipulado pela COPAG, o torneio foi realizado em seis rodadas, no formato suíço. Nesse modelo não há o corte para o TOP, que é determinado pela pontuação dos jogadores (suas vitórias e derrotas e as vitórias e derrotas de seus oponentes). No modelo suíço, só a primeira rodada é resultante de sorteio, as demais são calculadas pelo sistema. O emparelhamento dos jogadores era mostrado no monitor, que também indicava as mesas designadas para cada participante.


Como os jogadores possuem um deck de 40 cards, as partidas foram disputadas usando 4 prêmios. O tempo estipulado para cada rodada foi de cerca de 50 minutos, sendo necessário o jogador ganhar duas em três partidas para sair vitorioso numa rodada. Ao final de cada rodada, os vencedores deveriam ir até o balcão para que os organizadores registrem os resultados no sistema, permitindo o andamento do torneio.


Primeira rodada


O sorteio da primeira rodada me rendeu como oponente Gladison Santana, com seu deck Umbreon GX, que deu bastante trabalho na primeira partida com Dark Call GX, desenergizando meu Tauros GX e ainda atacando o banco com Shadow Bullet. Mas quando consegui repor as energias consegui vencer. A segunda partida foi bem mais tensa, num duelo entre Alolan Grimer e meu Dragonair envenenado e empacado. A chegada da Ultra Ball e o Tauros foi o que concedeu minha vitória.


Segunda rodada


 A segunda rodada foi contra André Bordoni, veterano no TCG. Minha mão inicial foi muito ruim e minha tentativa de usar Ilima piorou tudo. Depois de perder tudo na mão por conta do Team Skull Grunt, peguei uma Nest Ball e o Tauros. Mas os esforços conjuntos do Skarmory e Bewear do André levaram o touro furioso a nocaute, garantindo a vitória adversária.

Nas segunda partida consegui pegar o Tauros de primeira junto com DCE, e o oponente concedeu a partida. Isso nunca tinha acontecido comigo antes. No desempate, a Nest Ball trouxe o Tauros e também a vitória.


Terceira rodada


A terceira rodada foi um duelo contra Lucas Braga. O combo Nest Ball + Tauros deu um donk no oponente, mas a segunda partida foi bem mais complicada.  Até o Tauros se energizar, o Bruxish do Lucas foi energizando os demais Pokémons dele, incluindo Umbreon GX. Junto com Spinda, ele derrubou o Tauros e também minha Tsareena, garantindo sua vitória. Consegui ganhar na terceira partida com um draw rápido do Tauros.


Quarta rodada


A quarta rodada foi um embate épico com Vinícius Bofim. Na primeira partida, peguei novamente o Tauros com a Nest Ball, mas o oponente já preparava no banco Lapras GX e Primarina GX. O Lapras conseguiu nocautear rápido o Tauros com a ajuda do Professor Kukui, então concedi. Sem recursos de compra, não havia como derrotar os dois aquáticos. Na segunda partida, apesar de ter pego o Tauros com Ultra Ball, o Lapras o nocauteou bem como tudo o que estava no banco.

Tauros não combina com água


Quinta rodada


A quinta rodada teve uma situação inédita tanto para mim quanto para Carlos Lopes, logo na primeira partida. Contra Pyukumuku, usei Lillipup com Work Up + Bite + Professor Kukui, gerando um nocaute duplo! Enrolei com os demais Pokémons no banco, escapando do Roof Fling do Pinsir até o Tauros se energizar e o oponente conceder.

Tauros que acabou sendo apelidado no torneio como Tauros GG* por todas essas ocorrências.

Mas a revanche de Lopes ficou por conta de seu poderoso Skarmory, que nocauteou todos os meus básicos enquanto o Tauros tava lá nos prêmios. Na terceira rodada o meu GX veio na mão inicial e a vitória foi concedida.


Sexta rodada 


Meu último oponente foi Jonathan Araújo, contra um deck bem variado. Se a primeira rodada foi bem rápida com Nest Ball + Tauros, a segunda foi bem mais complicada. Alolan Digglet garantiu recursos a Jonathan com seu Spelunk antes de ser derrotado com o combo Lillipup + Professor Kukui. Mas aí veio o chatíssimo Spinda confundido e nocauteando meus Pokémons até ser parado com muito custo pelo Skarmory. Peguei também o Tauros com uma Nest Ball, e desviei do Pyukumuku adversário com Repel. A final da partida ficou entre Tauros e Torkoal, com o último paralisando o Tauros consecutivamente com Body Slam. O GX quase foi a nocaute mas o último Body Slam falhou na moeda, o que permitiu que eu vencesse.

Esse torneio foi muito interessante, bem acirrado, a grande variedade de Treinadores, somadas a mecânica de ataques sem custo de energia, tornou a competição bem mais dinâmica. Um Treinador na hora certa fez a diferença entre a derrota e a vitória.

No fim, acabei entrando para o TOP 04. Um resultado inédito num selado.
  
Sem você, eu não teria chegado tão longe
Depois do torneio, a premiação foi entregue (com boosters a partir do TOP 4) e as trocas foram liberadas. Entre as rodadas , registrei também as partidas dos outros jogadores. Mas ainda tenho muito a melhor no quesito fotografia.




A Liga Pokémon sempre ocorre, independentemente de torneio!
Vai usar mesmo esse Psyduck contra meu Corsola?
 Terminou cedo a rodada? Bora conferir as outras partidas!

Para quem não esperava muita coisa, saí com 12 boosters (metade do selado e metade da premiação) e 2 Pokémon GX. Nunca se sabe o que irá acontecer num selado, não é mesmo?


Nos vemos nos nossos próximos destinos! GG!

* GG significa Good Game, algo como bom jogo. Também é usada como cumprimento ou despedida nas partidas, enfatizando o espírito esportivo.




Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال