O que esperar dos iniciais de Alola? - Competitivo de Sun & Moon


Há pouquíssimo tempo, fomos apresentados às evoluções finais dos iniciais de Alola em um super trailer para Sun & Moon.

Agora que a poeira baixou um pouco e já nos acostumamos com eles, é possível traçar uma linha com expectativas de suas funções no competitivo da sétima geração. Baseado em impressões e discussões através de fóruns, grupos, canais, trago para vocês um pouco do que acredito ser interessante para o bem ou para o mal sobre eles. Vamos lá?

Pokémon Iniciais


Tradicionalmente, todos os iniciais são criados para serem bons Pokémon (coisa que nem sempre funciona) e acessíveis. Suas bases de stats costumam variar entre 525 e 535 pontos, um valor realmente significativo, sobretudo em um Pokémon básico, e que os transforma em boas peças de batalha.

Seguindo o ritmo de jogos anteriores, é possível imaginar que Decidueye conte com uma base de stats de 525 pontos, 534 para Incineroar e 530 em Primarina, valores comuns à maior parte dos iniciais. Obviamente, os números podem ser diferentes, mas foram esses os usados em 4 das 6 gerações anteriores.

Suas habilidades seguem o mesmo caminho. Apesar de todos possuírem Overgrow, Blaze e Torrent como principal, as ocultas tendem a uma utilização realmente boa, com opções como Protean, Solar Power e Unburden. Ainda é muito difícil deduzir suas habilidades ocultas, podendo ser algo completamente novo, como em Kalos, ou algumas já conhecidas.

Decidueye


Acredito que a tipagem de Decidueye pegou todos ou quase todos de surpresa. Esta não é a primeira vez que temos um Pokémon que combine grama e fantasma. Nas duas situações anteriores, a composição foi agradável, resultando em Gourgeist, que teve seu uso reduzido com o tempo, e Trevenant, ainda bem utilizado em algumas circunstâncias.

A mudança de voador para fantasma melhora bastante a balança de tipos do Pokémon, retirando uma desvantagem quádrupla (gelo) e oferecendo mais resistências e imunidades (normal e lutador).


Normalmente, Pokémon fantasmas se caracterizam como paredes em campo cheias de truques. As elevadas defesas se combinam a um learnset recheado de movimentos de status, como Will-o-Wisp, Confuse Ray e Destiny Bond.

Possivelmente, Decidueye quebrará essa percepção de fantasmas como lutadores recuados e lentos. Desde Rowlet, suas descrições evidenciam agilidade e força nos golpes de flecha. Caso siga por esse caminho sweeper, Decidueye traz um frescor para o tipo, uma vez que os atacantes diretos rápidos são poucos, como Gengar e Mismagius.


Spirit Shackle, golpe de assinatura fantasma, compensa a ausência de grandes movimentos físicos do tipo. Seu efeito secundário impede o adversário de fugir, uma espécie de Shadow Tag, habilidade banida de OU há alguns meses. Esse efeito é ideal para um Pokémon baseado em ofensiva. Isolar um adversário em campo sem o suporte do time é uma das chaves para uma vitória direta e mais tranquila.



O hype em volta de Decidueye e a percepção inicial que temos dele nos coloca diante de um novo Greninja. É quase certo que veremos este Pokémon em muitos times como revenge killer ou como alguém que escolhe quem derrotar com Spirit Shackle.

Incineroar


Com um tipo noturno difícil de engolir, Incineroar pode ser o inicial menos apreciado da geração na terceira forma e vem sofrendo um rage intenso de parte da comunidade Pokémon. Boa parte disso é devido à insistência da Game Freak em iniciais do tipo fogo bípedes de aparência tão agressiva.

Muito se discutiu sobre a possibilidade de Torracat, segunda forma de Litten, tornar-se um lutador na fase final. E isso aconteceu parcialmente. Apesar de Incineroar ser um Pokémon noturno, suas referências e descrições retratam a força e atitudes de um wrestler (lutador de luta livre).


Como a franquia frequentemente nos presenteia com Pokémon no estilo de Incineroar (grandes, musculosos, pesados e agressivos), é possível traçar um padrão.

Normalmente, estes Pokémon são tanks em campo e cheios de vigor. Suas composições puxam para a alta base de força física (ataque) e, em diversos casos, HP. Entretanto, suas bases de velocidade tendem a ser mais baixas.

O corpo esguio de Litten provou ser mais ágil que Popplio e menos que Rowlet em demonstrações dos jogos. Mas eu acredito que isso vá se perdendo aos poucos com o processo da evolução. Dificilmente, veremos Incineroar com grande agilidade.


Seu movimento de assinatura é Darkest Lariat, do tipo noturno e caracterizado por ignorar alterações de stats dos adversários. Em outras palavras, não importa quantas vezes o oponente possa ter usado Curse ou Cosmic Power, Incineroar será capaz de contornar os boosts.

Darkest Lariat somente ressalta seu valor como stall breaker e será um bom inimigo para Pokémon e treinadores que amam acumular stats.



É importante destacar também que 4 dos 6 iniciais de fogo (Charizard, Blaziken, Infernape e Emboar) funcionam como mixeds em campo, ou seja, atuam tanto com golpes físicos quanto especiais. Será que veremos mais um Pokémon inicial assim?

Primarina


Por fim, temos a sereia Primarina, um Pokémon que conquistou uma boa quantidade de fãs para Popplio, inicialmente o menos querido do trio de Alola. A combinação dos tipos água e fada é uma das mais interessantes na franquia. Ambos são amplamente utilizados no competitivo e contam com uma grande variedade de funções, movimentos e aplicações.

Sua descrição no site oficial nos leva crer que seus movimentos serão baseados, majoritariamente, em sons e beleza. Mas é importante lembrar que uma das marcas das fadas é a função clerical, ou seja, de cura ou suporte para o time.


Através de trailers e transmissões de Sun & Moon, pudemos perceber que Popplio pode ser o mais lento dos 3, mas com um bom equilíbrio defensivo e alto ataque especial.

A distribuição de stats mais defensiva e especial também é bastante típica do tipo fada, que costuma tender para a defesa especial como principal característica. Do outro lado, o tipo água varia muito e é difícil prever o que ele representa em Primarina.


A assinatura de Primarina é Sparkling Aria, um golpe especial que cura o alvo de queimaduras. Árias são canções compostas para solistas, normalmente dentro de uma ópera (por sinal, Primarina é o Pokémon Solista). Isso indica que o movimento poderá ser classificado como de som dentro dos jogos, tal qual Hyper Voice e Boomburst, algo extremamente útil, já que contornam Substitute, por exemplo.

Muito se discutiu sobre a utilidade de um movimento de dano que cure os Pokémon atingidos. Neste momento, podemos imaginar duas utilizações interessantes:

- Sparkling Aria pode entrar em composições do VGC, dando suporte para aliados que estejam queimando. Mas para isso, seria melhor que fossem resistentes a golpes de água;

- Pokémon com Guts costumam levar consigo Flame Orb. Primarina será a pedra no sapato deles.



O fato de curar adversários com sua assinatura reforça a ideia de Primarina como mais um cleric na franquia, tirando proveito da combinação de tipos.

Então, pessoal, o que acharam dos três iniciais? Já escolheram quais serão seus parceiros em Alola? Digam nos comentários quais suas expectativas para o papel deles no competitivo.

22 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Se for pra curar Status do próprio time, é melhor Heal Bell ou Aromatherapy. Esse golpe da Primarina tem cara de ser igual o Wake-up Slap que dobra o dano se estiver dormindo (ou queimando no caso de Sparkling Aria). Não parece ser muito útil, mas eu tenho minhas confianças na linha evolutiva de Popplio. Outra coisa que vale notar é o uso extremo de Scald em pokémon do tipo Água, então é interessante notar esse pequeno combo com ela (o que continua não sendo bom, pq vc vai ocupar Slot de outro golpe, são dois do mesmo tipo e provavelmente o Sparkling Aria não seria tão bom quanto um Hydro Pump ou semelhante, fora que o oponente perde o corte no ATK e o dano que receberia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você. Apesar de existir aplicação pro Sparkling Aria, ele ainda não convence muito pra ser usado :/

      Excluir
    2. Acho que ele vai ser muito usado para acabar com toxic orbs por exemplo(gliscor com toxic orb geralmente enche o saco), e acabar com usuarios de Facade pode ser algo muito bom

      Excluir
    3. Na verdade, não, Henrique. A descrição do Sparkling Aria no site só fala de queimaduras sendo curadas. Os envenenamentos não são afetados.

      Excluir
  2. Ainda estou com o pé atrás no caso do Decidueye, game freak costuma cagar com os iniciais de grama, e fantasma físico não costumam ser muito bons, Trevenant é a exceção mas ainda assim não é vastamente usado. Inceneror é uma questão de velocidade e habilidade se um desses for bom acredito que ele pode ser muito usado, lutadores estão recuados por conta das fadas o que dá espaço para ele crescer e knock off com stab é sempre bem vindo. Primarina se for defensiva será uma milotic 2.0 mais ofensiva, stab de água e fada bate forte e ainda tem a possibilidade de burn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas únicas observações sobre isso são:
      - Fantasmas físicos somente são ruins porque não existe um STAB eficaz pros mais ofensivos. Spirit Shackle vem cobrir esse buraco no tipo. Então, acredito que Decidueye vai ganhar uns pontos de uso aí.
      - Como o noturno teve um nerf na balança de tipos, pode ser que Knock Off dê uma recuada.

      No mais, é esperar pra ver xD

      Excluir
    2. Eu também espero estar errado, é bom ver o competitivo me surpreender e provar que é orgânico. Mas na atual composição dele e levando em consideração o seu histórico, sou bastante cético sobre Incineroar.

      E sabemos que design e competitivo não caminham juntos. Muitos dos meus favoritos não aparecem no topo das tiers ou com alta usage no VGC. Aí resta ter paciência.

      Excluir
  3. Só sei que agora é o fim dos priority moves no competitivo, Bruxish, Tsareena e Agora Tapu Lele, aliás Tapu Lele em uma equipe trick room causará um estrago imenso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talonflame vai sofrer nessa geração se depender da Game Freak.

      Excluir
    2. Talonflame, os Pranksters (Kléfki </3), o próprio Comfey que nem viu a luz do sol ainda... Vai ser interessante ver os novos pokémon ganhando um grande destaque. Outra coisa é que agora esses golpes "field" vão estar em alta com a linha Tapu. Imagino algo como Tapu Bulu e Florges, Tapu Koko e Alola Raichu. Algo legal nos Tapu é que não tem um do tipo Fogo que se encaixaria perfeitamente pelo tipo dos outros 3 e que a habilidade da Tapu Fini invoca o campo de fada e não um de água, isso já pra não ter um segundo Rain Dance e Sunny Day.

      Excluir
    3. Esses terrenos floparam totalmente na sexta geração porque não tinham um uso confortável e interessante. O mais positivo deles é que podem dar um choque nos tipos grama e elétrico (Bulu e Koko) pra vermos se esses tipos voltam a ser expressivos. Lele e Fini podem ser os mais usados, são os terrenos que mais me empolgam e que mais vejo tendo sucesso.

      Excluir
    4. Sim, os terrenos eram tão usados quanto splash xD. Espero que isso nos dê mais opções nas estratégias. E os Tapu são guardiões das Ilhas de Alola, são 4 Tapus para 4 Ilhas, CharizardBR. Eu sinto que no VGC vai ser comum de encontrar um deles no time, igual na era Groudon/Kyogre, pq além de dar um buff para algum tipo que você pode usar em seu favor, vc pode trocar seu pokémon por um Tapu no time com Volt Switch/U-turn/Eject Button e remover o campo do oponente com a habilidade do seu Tapu. Tipo uma briguinha de Drizzle, Drought, Sand Stream e Snow Warning.

      Excluir
  4. muita frescura n gostarem no icineroar por ser bípede,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do Incineroar não é ser bípede, isso até poderia ser bom. O problema é ter caído no óbvio. Ele é mais um bípede com a mesma aparência que já vimos nos iniciais anteriores.

      Excluir
  5. Pra min os inicias em sua última forma, ficaram D+. Arrisco dizer q icineroar ficou o melhor!!! Só n vê, quem tá cego pela frescura do bípede...

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, Will!
    Muito bom tê-lo de volta ao site.

    <3

    ResponderExcluir
  7. Caso as Sky Battles retornem com as mesmas regras de antes, ele não entra. As megas só participavam por entrarem em combate como tipos voadores e, no meio da batalha, mudarem a tipagem. Mesmo Rowlet e Dartrix não poderiam entrar por serem voadores ligados ao chão. Sprites como Gengar, Hawlucha ou Pidgey ficam no chão e não voando / levitando. Isso impediria a participação deles nas disputas conforme as regras da sexta geração.

    ResponderExcluir
  8. Os seus comentários anteriores não foram aprovados pois você fez discriminação de gênero. Você não disse apenas que não gostou da Primarina e da Delphox. Então meça suas palavras no próximo comentário assim como você mediu neste.

    ResponderExcluir
  9. Geralmente, quando a Smogon bane uma pedra de um mono, ela acaba banindo de todos. Um Charizard X é ultra poderoso em um monotype fogo. Por ser dragão, ele ganha muita resistência a qualquer estratégia básica de um Pokémon de fogo. E pela regra de banimento da Smogon, se você tira de um mono fire, acaba tirando do flying automaticamente também.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال