Análise Crítica: A Jornada de Ash em Kalos!


Boa tarde treinadores queridos! Como estão? Sei que faz tempo que não dou as caras por aqui, e por isso hoje vou compensar esse tempo. Aviso que está matéria não é recomendada para quem ainda não chegou nos últimos capítulos do anime. Também lembro que vocês estão convidados a construir a matéria junto comigo nos comentários. Então vamos nessa!



O Início!


Aqui eu não vou ser tão duro, realmente o inicio de Kalos foi recebido bem por todos. Ash encotrou log Clemont e Bonnie, e logo depois Serena. O grupo parecia legal e que funcionava bem.

Antes disso, tivemos sua batalha com Viola, onde Ash perdeu a primeira vez e teve que treinar com seus Pokémon para tentar de novo e vencer. Foi muito bom, e vimos o Ash estratégico que todos gostam e um pouco mais maduro.

Além deste ponta pé com uma boa batalha, tínhamos o mistério de Serena, que estava começando sua primeira jornada Pokémon, o que trazia um pouco de curiosidade. O que ela ia ser, rival de Ash? Iria seguira a mesma linha de Dawn e May? Isso causou mais interesse e todos ficaram ansiosos pelos iria vir. Até aqui tudo estava bem. Agora vamos analisar tudo com mais profundidade.

Try Pokémon!




Para mim aqui está uma das primeiras falhas do Anime. Para início de conversa, Serena passa um longo tempo sem fazer absolutamente nada, a não ser pentear o seu Fennekin. Isso a torna uma personagem chata, desinteressante e inútil ao ponto de vista de muitos fãs. Serena não só era inútil como nem batalhar contra a equipe Rocket conseguia. Mas então finalmente ela decide o que quer fazer e qual será seu sonho, e ai finalmente descobrimos a verdade que em Kaos ficaremos sem torneios, sendo substituídos pelo Try Pokémon.

Em minha opinião particular, achei que o Try Pokémon seria legal e também pensei que a medida que as competição fosse avançado teríamos novos desafios como batalhas de estilos diferentes, como duplas e triplas, já que o Anime estava parecendo mais fiéis aos jogos. Mas infelizmente nada disso ocorreu!

O Try Pokémon se mostrou um concurso simples e muito fútil, sendo apenas com o objetivo de ser uma Rainha de Kalos. E para completar, Serena não ganhou na final, deixando quem torcia por ela decepcionado. O concurso parecia mais uma distração e matação de tempo entre um ginásio e outro, do que algo realmente concreto e importante na história. Sinceramente, acho que Serena poderia ter se saído bem melhor como treinadora.


As Batalhas Pokémon!



Ao longo do anime começamos a perceber mais golpes de Status sendo utilizados nas batalhas, mostrando um Anime mais fiel ao jogo do que estamos acostumados. Com isso todos ficaram esperando batalhas dinâmicas, fortes, incríveis e uma possível futura vitória de Ash na liga.

Eis então que descobrimos que não seria bem assim. Algumas das batalhas de ginásio são memoráveis e incríveis, sem falar que Ash usou muita estratégia para poder vencer. Estas batalhas sim levaram fãs a vibrarem com seu protagonista novamente. Mas ao mesmo tempo, tínhamos batalhas terríveis, que duravam poucos minutos. Ou combates entre dois Pokémon que acabava em 3 golpes. Então isto nos leva novamente ao mesmo problemas, temos uma grande criação de expectativas que é quebrada por batalhas ruins e curtas,  o que foi fazendo o Anime perder mais e mais fãs que o acompanhavam.

Trabalho em Equipe, ou melhor, Trabalhando Greninja!


Por favor, agora por um momento lembrem de Ash em Sinnoh, onde ele teve num total 7 Pokémon e trabalhou muito bem todos eles em forma de Equipe, mesmo não evoluindo todos até o seu último estágio.

Muito bem agora que lembraram, vamos olhar para a equipe de Kalos, temos seis Pokémon bem treinados, fortes, no entanto que não sabem trabalhar em equipe. Talonflame é um exemplo de um ótimo Pokémon voador, no entanto ele acabou evoluindo por acaso em dois momentos específicos e por necessidade. Goodra segue a mesma linha, assim como Noibat. Pikachu como todos sabemos é forte e mostrou novamente seu potência em Kalos, Hawlucha foi forte desde o início e assim como Talonflame foi importante nas vitórias de Ash. Mas Froakie? Frogadier? Greninja? Ah sim, ele sim teve treinamento com Ash para se tornar o mais forte.

O Pokémon ganhou uma forma exclusiva que iguala o poder da mega evolução. Isto realmente foi muito legal, porém o Anime tomou um rumo nunca visto, o foco em um único Pokémon, que inclusive tirou exclusividade do Pikachu, isso mesmo, houve momentos que nem para derrotar a equipe Rocket ele foi usado, sendo substituído por Greninja.

O que vemos como resultado disso? Ash perde a primeira batalha no último ginásio de Kalos, por que ele não estava focando em sua equipe, mas sim no Greninja. Após a derrota, eu particularmente, esperava-se que ele de alguma forma treinasse com todos e forma-se um novo tipo de união com seus Pokémon para ficar mais forte e vencer, no entanto ele apenas melhora seu elo com Greninja, volta para o ginásio e vence.

Desta forma as batalhas e a viagem foram se tornando chatas, pois o foco era em Greninja somente, e apenas ele era utilizado nas batalhas de Ash com demais treinadores. Ou seja, ele tinha uma equipe de cinco e usava apenas um, deixando os demais como apagados ou quase inexistentes. Ou seja, de repente Pokémon que sempre foi uma questão de grupo passou a ser uma questão individual, tornando o Anime ainda mais chato e saindo de sua essência.

A Liga de Kalos e o Sonho Não Realizado!


Chegamos a Liga, onde muitos fãs esperavam por um final grandioso e de preferência com a vitória de Ash, mal os fãs sabiam o desastre que os esperava. No começo vemos Alan forte e que aparentemente usaria apenas seu Charizard. Do outro lado Ash que aparentemente usaria apenas Greninja.

Muito bem, a liga continua e temos batalhas de Ash curtas, assim como de Alan, no entanto temos Shota contra tierno, que realmente decepciona, sendo uma batalha simples e sem grandes emoções. O que acaba salvando são as duas batalhas finais de Ash.

Agora mais uma vez, quero que voltem a Sinnoh, lembrem das batalhas da liga e principalmente da batalha de Ash contra Paul, agora comparem com Shota vs Ash e Alan vs Ash. Foram batalhas boas e legais, sim melhoraram muito a liga no final, no entanto ainda fracas. Esperamos sempre uma melhora do Anime, no entanto dessa vez parece que foi regredido e não melhorado.

Para completar, o final foi terrível. Já que se focou tanto em Greninja, todos esperavam que ele fosse incrível na final e trouxesse a vitória tão aguardada de Ash, mas não, ele perdeu e mais uma vez Ash ficou aplaudindo seu adversário campeão, só que dessa vez ele foi o segundo melhor.

Muitos esperavam que Alan na verdade fosse uma espécie de tutor e desse de presente a primeira Mega Stone de Ash, no entanto foi ele quem derrotou nosso estimado herói. E não vimos Ash usar Charizard como sua mega evolução nem nada do que se estava esperando.

Por isso, finalizo esta crítica com uma conclusão, não devemos criar mais expectativas sobre o Anime, pois parece que eles não pretendem tirar Ash, e mesmo que ele saia e deixe de ser protagonista, não será por que ele venceu, mas sim por que decidiu fazer outra coisa, sendo que ele ainda tem 11 anos, né. Comentem, deixem sua opinião e até mais! o/

12 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Eu via trabalho de equipe em Kalos, mais doq em Sinnoh. A impressão que eu tinha é que todos os Pokemon de Kalos gostavam um do outro como amigo. Fletchling e Froakie criaram uma amizade/rivalidade nos primeiros episódios, os voadores ajudavam Noibat. Eles se preocupavam um com o outro, tinha amizade entre eles. Pra mim essa é região com relações mais fortes entre os Pokemon do Ash. Talvez eu entenda diferente trabalho em equipe, mas na minha opinião, havia união em Kalos. Sinnoh focou em Infernape a partir de um ponto, e eu não percebia união entre os Pokemon como em Kalos, ou focavam no Gliscor, ou Infernape, ou outros, separados. O trabalho em equipe era mais com Pokemon da Dawn ou Brock.

    É oq eu acho. Sinnoh foi foda, mas foi mais brutal, só treinar pra alcançar o Paul. Kalos teve mais amizade, foi mais emotiva, mas ao mesmo tempo tiveram ótima classificação na Liga(foco foi no Greninja, mas em Sinnoh não foi diferente, teve foco no Infernape).

    Minha regiões preferidas do anime foram Kalos e Sinnoh, embora eu não saiba qual colocar em primeiro lugar kkkkkkk. Gosto muito das duas. Vejo erros em cada uma, mas a emoção supera tudo isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Noibat e Hawlucha também tinham amizade um com o outro. Tanto que Noibat evoluiu para Noivern para salvar o Hawlucha do Zapdos. E quando Noivern perdeu para o Weavile do Alain, o Hawlucha imediatamente saiu sozinho da Pokebola demonstrando preocupação com ele. Mas é aquilo que você falou, talvez quando o autor falava em trabalho em equipe ele pode estar se referindo a outra coisa

      Excluir
  2. As batalhas regrediram de Sinnoh para Unova, mas progrediram muito em Kalos. A Liga Kalos foi muito resumida, nem dá pra comparar direito com a Liga Sinnoh. O final de Ash X Alain nem foi tão feio assim, pq eles desde o começo mostraram que Greninja não poderia superar Charizard, tanto que Greninja nem fazia cócegas no Charizard naquelas batalhas anteriores. Foi decepcionante ver o Ash perdendo, mas só dele ficar em 2 lugar, derrotando 5 Pokemon do Alain (que ninguém conseguiu) já está ótimo e da pra perceber que o time do Ash estava sim bem treinado, embora os episódios só focassem no Greninja. Eu gostei

    ResponderExcluir
  3. Meu Arceus do céu! Revisem esse texto por causa dos erros.
    Tirando esse empecilho, ficou legal a matéria.

    ResponderExcluir
  4. no final você fala que o ash tem 11 anos. mas de acordo umas informações oficiais de livros sobre o anime(no primeiro episódio da série o ash tinha 10 anos, 10 meses e 10 dias, e o treinador tem que retirar seu pokemon inicial no dia 1 de abril depois do seu décimo aniversário)o ash deveria ter no mínimo 17 anos e quase pra fazer 18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso seria o mais lógico, mas mesmo depois de todas essas temporadas ele quase não envelheceu... Fiquei surpreso por ele ter 11 anos, achei q ainda tinha 10

      Excluir
  5. Ele ficou em segundo e,para mim isso já é bastante estranho...se for pra pensar na história, imagina que de tantos trinadores que passaram a vida treinando pokemons perderam para uma criança e que de todos que chegaram na liga,os mais fortes eram os mais novos,estranhos não?... Eu gostei bastante da final,foi um bom resultado, não foi patético como em sinoh que do nada apareceu um cara só com lendários (dentro de uma pokébola comum)...mas desde sempre o anime foi focado para o público infantil, e por mais que o público mais velho queira algo de melhor qualidade, isso não vai acontecer...

    ResponderExcluir
  6. Discordo da maioria dos pontos citados, só concordo com a Serena. Ash evoluiu todos os Pokémon para as formas finais, a Liga foi muito legal sim, só criticam pelo fato do Ash perder de novo. E você não citou o arco HISTÓRICO da Team Flare, esse valeu mais que muito filme lançado pela franquia. Também não citou a novidade incrível das mega-evoluções e o quanto isso influenciou positivamente no anime também. Matéria nota 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. Kalos teve muita inovação e merece mais pontos por isso.

      Excluir
  7. Também fiquei decepcionado por Ash não ter tido um Mega. Ainda dá tempo de adiar Sun e Moone criar uma temporada só com Megas dele: Charizard, Heracross, Septile, Glalie...

    ResponderExcluir
  8. ele deveria ter 18 anos já que beijou serena na boca.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال