Pokémon e TV Kids! Uma Relação de Acertos e Erros

A RedeTV foi uma das maiores responsáveis por trazer Pokémon a muitos fãs novos do anime. Vamos relembrar?!

Introdução de um Acerto

Antes que vocês saiam me xingando, dizendo coisas do tipo "como você esqueceu do Eliana & Alegria?" ou "Como você pode esquecer da transmissão do Cartoon?". Gente, eu me referi aos fãs mais novos da franquia, esses que descobriram Pokémon em 2008. Aqueles que conhecem muito anteriormente não se ofendam, por favor. Eu sei da importância do programa da Eliana, como também do Cartoon Network, já que acompanho o anime lá desde 2003/04. Deixando isso de lado, vamos a matéria.

Foi em uma tarde perdida de Junho do ano de 2008 que a RedeTV começou, simplesmente do nada, a exibir a primeira temporada de Pokémon. Aquilo pegou muita gente de surpresa na época, Isso, pois um ano antes o bloco "TV Kids" tinha sido tirado do ar. A transmissão era logo após a exibição daquele programa da Igreja Universal do Reino de Deus. Começava ali por volta de 17h50, 18h00... Sem um horário certo.

O que a emissora não esperava era o sucesso disso. O anime começou a dar uma boa audiência muito rapidamente, o que acabou fazendo a RedeTV chegar a exibir dois episódios em sequencia das aventuras de Ash e seus amigos. Vendo que dava para tirar proveito do sucesso de Pokémon, o canal adquiriu duas novas atrações (Chaotic e Ryukendo) e colocou novamente no ar o bloco TV Kids.


Uma Nova Febrícula

Pokémon era exibido de segunda à sexta naquela faixa de horário que eu mencionei. E acabou se tornando o novo vício da garotada que ainda não conhecia a franquia. Logicamente, essa febrícula de 2008 não se equiparou a febre que foi em 1999 com a estréia do anime por aqui, entretanto foi uma coisa legal de se rever.  Na época eu estava no 5° Ano (4ª Série) e em minha sala poucas pessoas conheciam Pokémon, somente dois amigos meus que também tinham o Cartoon Network. A transmissão da RedeTV precisou de somente um mês para atiçar quase todo mundo da minha classe. Quando retornamos das férias de Julho, somente se falava de Pokémon.

Na verdade, Pokémon e Naruto. Vocês se lembram que naquela época passava Naruto nas tardes do SBT? Bons tempos não? Na hora do recreio era possível ver gente brincando de Treinador Pokémon e coisas variadas. Eu mesmo entrei nessa com meus amigos e rolava até briga para ser o Ash. O anime passou a ser coisa certa na "agenda" do pessoal, a galera se reunia para ficar debatendo sobre os episódios do dia anterior e tudo mais. Estava tudo indo muito bem, após as aventuras de Ash terem acabado em Kanto, o canal começou de imediato a exibir a segunda temporada que é referente as Ilhas Laranja. E rolaram certas coisas que prosseguiram aumentando a audiência e fixando o público. 

Onix de Cristal: O assunto da época.

A imagem acima trouxe uma das figuras mais comentadas da segunda temporada dos monstrinhos de bolso. O Onix de Cristal foi assunto na escola por mais de uma semana e isso manteve o interesse do pessoal lá em cima. Tinha até discussão entre a galera que achava que ele era lendário e a galera que sabia que ele não era. Muita gente ficou chateada quando o Ash perdeu para o Ritchie na Liga Índigo, mas a vitória do rapaz na Liga Laranja deixou o pessoal eufórico e ansioso por novas aventuras. 

E foi isso que a RedeTV nos proporcionou. Novas aventuras. Com o sucesso da temporada das Ilhas Laranja, chegou até o canal a terceira temporada, que iniciava a jornada de Ash, Misty e Brock por Johto. A transmissão se decorreu muito bem, no mesmo horário e com o público ligado. Mesmo depois de alguns meses de exibição, o assunto Pokémon não saia da boca do povo. Terminando a terceira temporada, foi ao ar a quarta temporada (Johto League Champions), que prosseguia com a jornada de nossos heróis por Johto.


A Primeira Gafe da Emissora

Como eu disse, estava tudo indo muito bem... Até a quarta temporada acabar. Para quem não conhecia a temporada Master Quest, que até então tinha sido exibida pela Globo e pelo Cartoon, estava curiosíssimo para ver a conclusão do Ash em Johto. Infelizmente, ela não veio. Isso, pois a emissora não conseguiu negociar as temporadas 5, 6 e 7 com a Rede Globo, que detinha os direitos de transmissão para TV aberta desses anos do anime. Conclusão? Para não reprisar, o canal pulou da quarta para a oitava temporada. Para o pessoal que estava vendo o anime pela primeira vez, que era a maioria do público, restou uma imensa confusão. Ninguém sabia quem era a May e o Max e o que o Ash estava fazendo ali com outras Insígnias. Bom, isso foi o necessário para o interesse do público cair bruscamente. 

Mas, a RedeTV não se rendeu e após exibir a oitava temporada (Advanced Battle) trouxe a nona temporada, que cobria a jornada de Ash e seus amigos pela Batalha da Fronteira. Com isso, nós já estávamos no ano de 2009. A conclusão da saga Advanced deu uma boa audiência, mas não tanta quanto as temporadas clássicas exibidas em 2008.

A expressão do Ash representa a da galera por causa desse pulo.

A Exibição da Saga DP 

A emissora não perdeu tempo e logo trouxe a décima temporada do anime, Pokémon Diamond & Pearl. A audiência voltou a subir novamente com a exibição das aventuras de Ash, Dawn e Brock por Sinnoh. Só que com a exibição diária, os 52 episódios da temporada esgotaram rapidamente e como naquele ano a temporada 11 ainda estava sendo exibida pelo Cartoon Network, não rolou nenhuma negociação. Fim da linha e início das inevitáveis reprises.


Crônicas, Master Quest, Temporada 11 e a Maior Gafe

Não demorou muito e a emissora decidiu presentear os fãs da franquia com a temporada especial (Pokémon Crônicas), além disso, finalmente conseguiu negociar com a Rede Globo uma parte da temporada 5 (Master Quest). Junto com essas novidades de Pokémon, outras surgiram como TWF e Dinossauro Rei. Mas, a maior gafe de todas estava por vir. Na hora do TV Kids, a emissora decidiu passar informeciais. Você se lembra deles? Era propaganda da Polishop, da Via Embratel e por ai vai. Somente a galera da Grande São Paulo estava livre das malditas propagandas.

A gafe foi repetida no seguinte (2010). A emissora adquiriu a temporada 11 do anime e junto com isso, Digimon 4. Contudo, adivinha quem estava lá? O pai do Chris? Não. As propagandas mesmo, que continuaram perturbando. Vale ressaltar que elas deixaram o bloco em paz quando estreou Super Onze em Junho de 2010.

Sua reação ao ver propagandas no lugar da TV Kids.

A Exibição de DP: Galactic Battles

Em 2012 a emissora passou a transmitir a temporada de número 12 aos Domingos, apenas para tapar os buracos da programação. Essa foi a última temporada de Pokémon exibida na TV aberta. Da temporada 13 em diante, somente quem possuía Cartoon conseguiu dar uma conferida ao menos.

E então galera! Essa foi a minha matéria especial sobre esse bloco que marcou muita gente. Sentiu uma nostalgia lendo essa matéria?! Espero que tenham gostado. Vou deixar uma pergunta no ar e vocês deixem ai nos comentários as respostas de vocês.

Pergunta: Como foi sua relação com Pokémon no TV Kids? Você tinha algum ritual para assistir o anime?

Um abraço a todos e até a próxima! \o

13 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. hj não tem mais eu acho :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha três anos nessa época que passavam Pokémon e Digimon 4 .eu chegava da escola de tarde pra assistir Pokémon na rede TV.eu chamava Pokémon de "desenho do Pikachu"

      Excluir
  2. Nossa tempos bons alguma emissora d TV aberta poderia exibir o anime d novo mais completo sem pular nenhuma temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas, as temporadas 6 e 7 continuam na gaveta da Globo .-.

      Excluir
  3. TV Kids e rede Globo as duas emissoras que me fizeram assistir Pokémon e me tornar o fã que sou hoje, admito que sinto falta da popularidade da época onde discutir sobre esse assusto era normal, mais com o tempo, não sei se foi a falta de popularidade ( Ou se fui um dos poucos que não cresceu) que tornou o anime coisa de criança e etc.
    Mas hj em dia muitos já possuem o CN e só perdem Pokémon se querem (ou estudam à tarde) logo o anime ainda não morreu na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Na TV Fechada o CN continua exibindo =)

      Excluir
  4. Conheci pokemon na rede TV a gora sou muito fã de pokemon

    ResponderExcluir
  5. Só errou a igreja. Era a da Igreja da Graça...
    "Estou seguindo, a Jesus Cristo..."
    kkk

    ResponderExcluir
  6. Conheci pokémon na época da Eliana na Record, depois de um tempo, migrei para a Globo quando passava na tv globinho, e depois foi a vez da rede tv trazer essa alegria para o povo, depois começou as propagandas e até mesmo, a programação da igreja universal voltou e cortou a tv kids na metade em alguns lugares do pais, só quem fugia disso era quem estava em são paulo, depois foi diminuindo aos poucos, mais hoje em dia acompanho tudo pela cartoon e na internet, apesar de todo esse reboliço que fizeram com pokémon na tv aberta, sou muito fã de pokemon, o ruim disso tudo não é nem a empresa e sim as filiais delas, pois até hoje tem canais que não passa a programação toda, pois sofre corte bem no meio da apresentação para entrar coisas das cidades locais, hoje em dia é a coisa mais dificil é assistir televisão de canal aberto, o melhor de todos é o canal fechado, pois não tem horario politico e não é cortado a programação.

    ResponderExcluir
  7. Nostalgia pura! lembro q começei a assisitr super onze em 2011 no tv kids, e depois começei a assistir pokemon, ilha dos desafios, digimon 4,etc. Nostalgiiia, acho q vou chorar...

    ResponderExcluir
  8. T-T SÓ eu que assistia uns pedasinho, por que na hora que passava Pokemon também passava a novela da minha madrasta na Globo ai quando ela não tava com raiva ele deixava assistir quando dava o comercial na novela. ( ate hoje eu tenho raiva dela estrago minha infância) Alem de tudo foi na RedeTV que eu assistir o meu primeiro filme Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew; ( meu presente de natal kkkkk) ´´Nesta sexta-feira, véspera de natal, a RedeTV! exibe uma edição especial de seu bloco infantil, o TV Kids. No programa, será exibido o filme Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew, oitavo longa metragem da franquia Pokémon.´´ ++ EU CHOREI TANTO.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال