Rayquaza, Kyogre e Groudon já apareceram na Bíblia?


Vamos conhecer as origens dos três lendários mais temidos de Hoenn
Conhecimento nunca é demais, certo?



               Rayquaza, o mestre primal inconquistável do céu. Segundo suas origens de criação, este dragão foi baseado nas lendas hebraicas de Ziz, um grande e antigo monstro. Ele também está associado a Behemont e Leviatã, seres responsáveis pela inspiração ao criar Kyogre e Groudon. Por incrível que pareça, esses três monstros foram citados na Bíblia. Segundo o livro sagrado, os três são monstros que foram subjugados por Deus no inicio da criação. Behemoth e Leviatã são citados no livro de Jó.

               Uma criatura chamada pelos hebreus de Ziz (Rayquaza) também faz parte da chamada "mitologia hebraica", juntamente com o Leviatã (Kyogre) e com o Behemoth (Groudon). Aparecendo em muitos artesanatos hebraicos, esse bicho era uma "ave" tão grande que cobria o sol com a envergadura de suas asas. Curiosamente, existiu uma espécie de condor que atingia até 8 metros de envergadura alar, sendo a maior ave do mundo e presente em diversas lendas de vários povos, sendo conhecido cientificamente como Teratornis. Esse provavelmente era o Ziz. Embora não se tenha um relato direto na Bíblia sobre o Ziz, ele é mencionado em "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." (2 Crônicas 20:16)

No sentido horário da esquerda: Behemoth (na terra), Ziz (no céu) e Leviathan (sob o mar).
Sobre Groudon e Kyogre:

               Esta criatura tem um corpo couraçado e é típica dos desertos. Segundo a tradição judaica ortodoxa, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedirá para matar o Leviatã (Kyogre), uma criatura marinha tida por alguns como parecida com uma baleia. As duas criaturas morrerão no combate, mas o Behemoth (Groudon) será glorificado por cumprir a sua missão. Na tradição judaica ortodoxa, Beemote é o monstro da terra por excelência, em oposição a Leviatã, o monstro do mar, e Ziz, o monstro do ar. Diz uma lenda judaica que Beemote e Leviatã se enfrentarão no final dos tempos, matando-se um ao outro; então, sua carne será servida em banquete aos humanos que sobreviverem. Leviatã, na Bíblia, um dos nomes do dragão primeiro subjugados pelo Senhor no início da criação: "Você esmagou cabeças Leviatã, deu-lhe como alimento para os animais selvagens" (Salmo 74:14; ver também Isaías 27:1; Jó 3:08; Amós 9:3).

               Os escritores bíblicos também se referem ao dragão como Raabe (Jó 09:13, Salmos 89:10) ou simplesmente como o Abismo (Habacuque 3:10). No Novo Testamento, o dragão de muitas cabeças de Apocalipse (capítulo 12) tem uma série de características com o Leviatã, em particular, essa semelhança funciona como uma personificação das forças hostis a Deus. Na tradição cristã, Leviathan (Kyogre) veio a ser identificado com o "grande peixe", em que Jonas passou três dias e três noites (Jonas 2:1) e, posteriormente, com o inferno. Isso quer dizer que Kyogre engoliu Jonas, ele foi a baleia citada. Interessante, né? 

 


               É curioso perceber que Rayquaza significa o abismo, ou até mesmo o grande monstro citado no livro de Apocalipse, que seria responsável pela destruição da humanidade: o grande dragão de 7 cabeças. O mais interessante, é que quando Rayquaza mega evolui, as argolas do seu corpo, se contadas, somam 7. Pego-me pensando, será que na mitologia descrita nos livros espalhados pela região de Sinnoh (o mesmo livro onde narra a criação do mundo Pokémon e o primeiro aparecimento de Arceus), cita Rayquaza, Groudon e Kyogre como os lendários responsáveis pelo fim do mundo Pokémon? Segundo as origens de Yveltal, ele é descrito na pokédex como o "fim dos tempos", o "término da linha", em outras palavras, responsável pelo apocalipse do mundo Pokémon. Com isso, sabemos que nas lendas citadas nos jogos é descrito um "fim dos tempos". Teria Rayquaza alguma coisa a ver com isso ou estou delirando?   


Yveltal

               A partir do capítulo 38 do livro de Jó, Deus questiona o patriarca acerca de vários fatos da Criação, muitas vezes sobre coisas que Jó jamais conseguiria responder. Em Jó 40:15-19, temos um exemplo disso: Deus fala para Jó sobre o Behemoth (ou Beemote), um animal possante e diferente de tudo o que hoje é visto na natureza. Quer dizer, diferente de tudo o que é visto hoje.

Observe a "descrição" completa conforme se encontra em Jó 40:15-19:

               "Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada. Em verdade os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano. Os lotos cobrem-no com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam. Eis que se um rio trasborda, ele não treme; sente-se seguro ainda que o Jordão se levante até a sua boca. Poderá alguém apanhá-lo quando ele estiver de vigia, ou com laços lhe furar o nariz?"


A briga do século
               A aparência de Rayquaza foi inspirado também no deus Quetzalcoatl. É uma divindade mesoamericana, cujo nome vem da linguagem de Nahuatl e significa "serpente emplumada". O culto de uma serpente emplumada foi documentado em Teotihuacan, no primeiro século antes de Cristo ou o primeiro século dC. Esse período está dentro do período clássico precoce (400 aC - 600 AD) da cronologia da Mesoamérica. A veneração da figura parece ter se espalhado por toda a Mesoamérica pelos anos de (600-900 AD).

               Desta forma, podemos ver que os três lendários de Hoenn aparecem em diferentes períodos de tempo dentro da Bíblia. Interessante, né?

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Outro dia eu estava pesquisando sobre mitologia grega e percebi como ela é semelhante a mitologia pokemon. Até na parte em q lugia vira guardião dos mares após kyogre adormecer, é bem parecido com poseidon assumir o trono do mar após a queda dos titãs. Entre muitas outras coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso ai não existe, lugia não é guardião dos mares. Não existe mitologia pokemon cara.

      Excluir
  2. Ou seja: as religiões nasceram da mitologia e do misticismo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال