Da série [Construindo]: um apoiador “N”otável


Saudações, treinadores, treinadoras e amantes de Pokémon TCG! Bem-vindos a série [Construindo], nessa que é a segunda matéria da série e que como já mencionado encontra-se num ponto intermediário de estratégias. 

Caso tenha alguma dúvida em algum termo dessa publicação você pode acessar o “Glossário” e dar um famoso “Ctrl+F” para localizar os termos em dúvida.

Com o aviso dado vamos ao que iNteressa: N. O que é o N? De onde veio? Do que se alimenta? Como se reproduz?



N é uma carta supporter/apoiador que foi originalmente lançada na coleção Black & White: Noble Victories, ocupando a numeração 91 das 101 cartas de toda a coleção. Desde essa coleção, a carta N também foi “reprintada” na coleção Dark Explorers, e fornecida como prêmio de liga (carta promocional). 

N manteve-se, por um período curto, fora do formato padrão assim que as coleções Black & White caíram para o formato expandido. Todavia, recentemente, ela foi novamente “reprintada” na coleção Fates Collide, não disponível (até o momento em 07/06/2015) no Brasil.


N é um dos Supporters/Apoiadores mais versáteis de todo o jogo. Essa carta possui diversas utilidades conforme o decorrer da partida, permitindo desde jogadas seguras e muito bem efetivas no início da partida, até jogadas que proporcionam viradas épicas em muitas partidas “complicadas”. Não posso negar que, particularmente, acho o melhor apoiador do formato padrão para todos os decks, e isso não é só resultado da minha afinidade com o personagem no anime e mangá, mas também pelo seu efeito:

Each player shuffles his or her hand into his or her deck. Then, each player draws a card for each of his or her remaining Prize cards.

Ou

Cada jogador embaralha sua mão em seu próprio baralho. Cada jogador entãocompra um card para cada um de seus cards de Prêmio restantes.

Podemos perceber que N é uma carta que afeta tanto quem joga, quanto o oponente e ai está o potencial de se utilizar essa carta com sabedoria e no momento certo. Há diversas situações em que ela pode ser útil, as quais em sua maioria eu mesmo já vivenciei, pois tenho o costume de jogar com 3 a 4 cópias em meus decks. 

**Início do jogo: Vamos encarar, sofrer mulligan é algo triste e decepcionante. Não comprar nenhum Pokémon básico, pode render ao seu oponente uma carta para cada vez que isso acontece. Mas isso, na maioria das vezes pode ser contornado com um “N” logo de cara. Dar Mulligan três ou quatro vezes, perceber que seu adversário não colocou nenhum novo Pokémon no banco, e dar um N no primeiro turno de jogo, praticamente “reseta” a mão do seu oponente, além da sua própria, é claro. 

**Final do jogo (perdendo ou empatado): Poucas coisas são mais divertidas de que quando o seu oponente possui uma mão “cheia” e resta apenas mais uma Prize para ele ganhar o jogo, você realizar todas as suas jogadas possíveis e finalizar jogando um N. Deixando o oponente com uma única carta na mão e rezando por algo útil na sua compra.

**Decks que usam outras estratégias para ganhar o jogo: Há diversos decks que buscam a vitória de formas, digamos, “alternativas” além de comprar todas as Prize Cards. Decks que possuem a intenção de  “millar”, isto é, descartar todas as cartas do deck do oponente. Decks que “esperam” o jogo acabar, evitando que os Pokémon do deck sejam nocauteados, e tantos outros do mesmo estilo usufruem o potencial máximo do N, enquanto os oponentes no geral, não. (Já que o objetivo do deck não é nocautear Pokémon, aquele que o utiliza no geral sempre compra as 6 cartas)

É claro que, por vezes, é possível que o N seja o único suporte na mão quando você possui duas ou três Prizes restantes. Mas ao meu ver, ainda assim, é vantajoso utilizar dessa carta, que como disse, na minha opinião é o melhor supporter/apoiador do formato. 

Bom, por hoje é só Treinadores e Treinadoras. Voltamos num próximo momento.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال