Trajetória dos Mangás




Os mangás de Pokémon são responsáveis por parte do grande sucesso que Pokémon é hoje. Os mangás tem suas histórias contadas em separado da história do anime, apesar de alguns serem baseados nele. Também conta histórias baseadas nos jogos principais e spin-off da franquia.






Primeira Geração

Primeiro mangá de Pokémon



O primeiro mangá de Pokémon foi lançado pouco depois do lançamento dos jogos Red & Green e se chama Pokémon - Pocket Monsters. Ele conta a história de Red, viajando por Kanto. Em pouco tempo o mangá se tornou bastante popular no Japão, mais popular que todos os outros mangás de Pokémon já lançados. Contando a mesma história dos jogos originais, mas recheado do humor, o mangá continuou sendo publicado por muitos anos. Um fato curioso é que nele os Pokémon falam e podem evoluir e regredir quando bem entendem.








Mangá favorito de pessoal
do Ocidente
Arco Yellow
Seguindo o sucesso de Pokémon - Pocket Monsters, foi lançado outro mangá baseado nos jogos originais. Se trata de Pokémon Adventures, conhecido no Japão como Pokémon Special. Pokémon Adventures foi o primeiro mangá de Pokémon a ser lançado fora do Japão e se tornou o mangá mais famoso de Pokémon ao redor do mundo. Seu sucesso garantiu que Pokémon - Pocket Monster, e outros mangás pudessem ser lançados no Ocidente. Pokémon Adventures também conta a história de um treinador chamado Red,mas é muito diferente de Pocket Monsters, sendo mais sério em alguns momentos. Com o lançamento de Pokémon Yellow, o mangá encerrou a história de Red e começou um novo arco com outro protagonista, Yellow.




Esse Satoshi não é o Ash
do anime





Outro mangá dos jogos originais foi Pokémon Zensho, que contava a história de Satoshi em sua viajem por Kanto. O mangá possui apenas um volume de dez capítulos.













Um mangá baseado no anime
Mangá do primeiro filme


Aproveitando o sucesso do anime, foi lançado o mangá The Electric Tales os Pikachu, que adaptava a história de Ash. O mangá contou com a jornada do herói por Kanto e pela Ilhas Laranja. Apesar de baseado na animação, o mangá era um pouco diferente. Além disso, os filmes de Pokémon passaram a ser lançados também em mangá desde o primeiro filme até hoje com a história 100% fiel a das telonas.




Também houveram mangás baseados no jogo de cartas Pokémon Estampas Ilustradas, ou Trading Card Game. Como Pokémon Card GB The Comix e How I Became a Pokémon Card. Outros mangás menores são Magical Pokémon Journey, e Pokémon Gotta Catch'Em All.


Mangás menores de Pokémon



Segunda Geração




Fase Johto de Pokémon
Pocket Monsters
Fase Johto de Pokémon
Adventures








Com o lançamento de Pokémon Gold, Silver e (posteriormente) Crystal, os mangás Pokémon Pocket Monstes e Pokémon Adventures começaram novos arcos baseados nos novos jogos.









Mangá encerrado com poucos
capítulos




Também foi lançado Pokémon Gold & Silver, The Golden Boys, também contando a história dos novos jogos. Por alguma razão, o mangá foi cancelado depois do desafio ao ginásio de Cianwood com 3 volumes e 23 capítulos.










O mangá The Electric Tales of Pikachu foi substituído por Ash & Pikachu, um novo mangá que adaptava as aventura do anime de Johto até a Batalha da Fronteira. Outro mangá sobre o TCG foi Aim to Be a Card Master!!, que apresentava as novas mecânicas que surgiram com os novos cards. Além disso o novo jogo spin-off, Pokémon Colosseum originou dois mangás que contavam a história do jogo: Pokémon Colosseum Snatcher Leo e sua continuação Pokémon Colosseum Snatchers.

Os novos mangás na ordem citada na matéria


Terceira Geração



A nova fase em Pocket Monsters







Mais uma vez, os mangás Pokémon - Pocket Monsters e Pokémon Adventures ganham novos arcos baseados nos novos jogos Pokémon Ruby e Sapphire (e FireRed, LeafGreen e Emerald no caso de Adventures). 

As novas fases em Adventure

O mangá Pokémon Battle Frontier, adaptava a história da Batalha da Fronteira de Pokémon Emerald. Pokémon Chamo-Chamo ☆ Pretty foi lançado como continuação Magical Pokémon Journey. Pokémon Mystery Dungeon - Giji's Rescue Team trazia a história de Pokémon Mystery Dungeon para o mangá. Nele o protagonista é um Torchic e seu parceiro é um Mudkip.

Os mangás menores da terceira geração



Essa é a única foto que consegui
dos mangás de Pokémon Ranger



Também surgiram os mangás Set Out!! Pokémon RangerPokémon Ranger -The 1st MissionW Mission Story: Pokémon Ranger - the Comic e Pokémon Ranger The Road to a "Capture" Master, que adaptam a história de Pokémon Ranger.









Quarta Geração



São lançados novos arcos de Pocket Monster e de Adventures.






Pokémon Diamond and Pearl Adventure era um novo mangá baseados em Pokémon Diamond & Pearl, que contava a história de Hareta em sua viagem por Sinnoh em busca do lendário Dialga. Diferente dos outros mangás que adaptam os jogos principais, esse é longo e chegou até os Estados Unidos.






Também foram lançados o pequenos mangás Pokémon HG/SS Jō''s Big Adventure e o One-Shot  Pokémon HeartGold & SoulSilver Go! Go! Pokéathlon. Ambos adaptavam parte de Pokémon HeartGold e SoulSilver.



Também chegam os mangás Pokémon Card Game Battle Comic (apresentado os cards LEGEND do TCG), Pokémon Battrio: Aim to be Battrio Master! (adaptação do jogo de arcade Pokémon Battrio)Darkrai Mission Story: Pokémon Ranger Vatonage - the Comic (adaptação de Pokémon Ranger - Shadows of Almia) e Pocket Monsters Diamond & Pearl (adaptação da 10ª temporada do anime). Um novo mangá chamado Phatom Thief Pokémon 7 contava a história de um herói ladrão e seu Lucario.







Quinta Geração







Pocket Monsters e Adventures ganham seus arcos de Unova.











Uma espécie de detonado de Pokémon Black & White é lançado em forma de mangá: Be The Best! Pokémon B+W. Também é lançado o mangá Pocket Monster BW: The Heroes of Fire and Thunder, que conta a história da batalha entre o protagonista dos jogos e N.







Uma espécie de continuação de Phantom Thief Pokémon 7 é lançada com o título Phanton Thief Pokémon V, e traz um novo protagonista com um Zorua.

Um novo One-Shot é lançado contando rapidamente a história dos jogos de Unova. Pocket Monsters BW: Meeting With The Legends. Outro mangá menor é Pocket Monsters BW: Good Partners, sem muita informação a respeito.

O novo spin-off, Pokémon Conquest, também ganha uma adaptação em mangá com Pokémon + Nobunaga's Ambition ~ Ranse's Color Picture Scroll.






Com o lançamento de Black2 & White2, Pokémon Adventures ganha mais um arcoPocket Monsters B2 W2 ~ A New Legend  também conta a história dos novos jogos.






Outros mangás menores são Pokémon Try Adventure ( a história de um trio de amigos viajando juntos) e Pokémon Battle Stories (o qual não se tem muita informação a respeito). Também é lançado um novo mangá sobre as novas mecânicas do TCG, Exciting Victory! Pokémon Card Game!!.





Um nova história com um conceito diferente veio com Pokémon ReBurst. Nele algumas pessoas podiam usar uma pedra especial que continha um Pokémon para se fundir com nesse Pokémon numa forma híbrida e adquirir seus poderes. O protagonista, Ryouga, podia se fundir com Zekrom.







Sexta Geração

Novos arcos de Pocket Monsters e Adventures.


Um novo mangá de TCG: Let's Play the Pokémon Card Game XY!.





Um mangá com foco na Mega Evolução chamado Pokémon - The Legend of the Dragon King. Nele o protagonista tem um Mega Charizard X.












Pokémon Omega Ruby Crimson Passion and Pokémon Alpha Sapphire Indigo Wisdom, conta a história dos gêmeos Omega e Alpha, que partem para capturar Groudon e Kyogre.




Outros



Tirinhas de Pokémon antes...
... e depois


Além dos mangás normais, Pokémon também tem histórias no estilo tirinhas. As tirinhas de Pokémon são lançadas em dois formatos: 2Koma (tirinhas de dois quadros) e 4Koma (tirinhas de quatro quadros). Mais tarde, as tirinhas foram reunidas e lançadas em formato de livros.









Passatempo + Mangá+Pokémon


Uma espécie de caderno de passatempos em formato de mangá foi lançado focando no Pikachu. Pokémon Quiz Puzzle Land Pikachu is a Famous Detective.










Curiosidades

Pokémon Pocket Monsters e Pokémon Adventures são os únicos mangás de Pokémon que continuam em publicação até hoje.

Os jogos Pokémon Black2, White2, OmegaRuby e AlphaSapphire são os únicos que não foram adaptados para o mangá Pocket Monsters.

Mesmo com o arco Black2 e White2 do mangá Adventures tendo chegado ao fim, os volumes correspondentes nunca foram lançados, com exceção do volume 52, que inicia o novo arco.


EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال