Team Builder Apresenta: Icaro Mozart!



Olá, olá, personas!
Suavidade? Sim ou sim?

HAHAHA!

Bueno, hoje trago de volta o "Team Builder Apresenta" e, para esta edição, irei compartilhar com vocês um papo bem daora que tive com Icaro Mozart! :)

Ele é desenhista, excelente treinador Pokémon, designer e criador da Pixilate Elite Four no Facebook. Devo mencionar, inclusive, que ele foi quem criou os banners de todos os Gym Leaders, Elite e Champion da Pokémon Blast League que eu administro.

Desde já, MUITO OBRIGADO, seu lindo! <3

Pra quem não conhece, esta variação do TB traz uma entrevista com um treinador e, claro, eu analiso um time à escolha do convidado.
Desta vez, teremos um time bem legal que, particularmente, gostei bastante de analisar, e em paralelo, mostrarei pra vocês como foi esse chat com o Icaro.

Bora?


Kinho: Primeiramente, boa tarde, migo! Como passou de final de ano?
Icaro: Boa tarde, eu passei as festas com a minha família na praia. Eu gosto sempre de passar o fim de ano junto com eles. E você?

Kinho: Legal. Passei bem também, obrigado :D
Me conta mais sobre a sua história. De onde você é?
Icaro: Eu sou do interior da Bahia, de uma cidade pequena chamada Catu, é pertinho de Salvador.

Kinho: Você morou em São Paulo, certo?
Icaro: Então, eu estou morando lá. Vim (Bahia, no caso) passar o final do ano com minha família.



Mega Gardevoir



Base Stats:
HP: 68
Attack: 65 (85)
Defense: 65
Sp. Attack: 125 (165)
Sp. Defense: 115 (135)
Speed: 80 (100)

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Gardevoirite
Moveset: Calm Mind, Psyshock, Substitute, Hyper Voice
Habilidade: Trace (Pixilate)

Gardevoir, assim como no início de XY, é bastante utilizada devido a estúpida base em Special Attack e a decente base em Speed. O competitivo chegou até a reduzir sua utilização por conta de Pokémon ofensivos fisicamente que causavam muito estrago como o Bullet Punch de Scizor Choice Band; Staraptor e, claro, Talonflame, mas isso mudou. A fada retornou às graças do público e ainda é uma das Megaevoluções mais utilizadas no cenário ao lado de Mega Venusaur e Mega Slowbro.

Essa forma que hoje trago, é uma forma bem eficaz de utilizar da tão amada princesa gótica.

Substitute + Trace.

Quando Gardevoir entrar em batalha, devido a sua habilidade, você copiará aquela que pertence ao seu adversário. O ideal é colocá-la diante de adversários que não causam muito dano ou até mesmo possuem habilidades que agem contra eles mesmos. Um exemplo? Manectric.
A esmagadora maioria da galera que usa esse Pokémon, terá como habilidade a Lightning Rod. Minha dica é, assim que entrar em campo, coloque sua Garde. Dessa forma, ela copiará a imunidade aos moves Elétricos e, ainda por cima, receberá um nível em Special Attack vindo daquele tão comum Volt Switch. Mesmo que ele não utilize desse recurso de primeira, você pode optar por manter Garde sem a Mega e usar Substitute, setando então Calm Mind. Com Mega Gardevoir escondida atrás dessa defesa, você poderá fazer o que quiser.



Kinho: Ah, que legal. Quando veio para SP? Me refiro ao ano que se mudou e tal.
Icaro: Foi em março de 2015 (risos).

Kinho: Ah! Recente ainda (risos).
Conheceu as pessoas quando já estava aqui ou já as conhecia antes?
Icaro: Conheci sim, eu faço muitos amigos na internet, tinha muita gente de São Paulo que eu não tinha conhecido, embora eu já tivesse ido a SP outras vezes.

Kinho: E quais foram as suas impressões iniciais da Terra da Garoa?
Icaro: Eu adoro São Paulo, coisa de gente que nasceu e foi criado no interior, eu acho. Adoro prédios, sair a noite, ver as pessoas. Amo cidade grande, e São Paulo é muito grande, diferente de Salvador, que era a referência de cidade grande que eu tinha. Parece outro país.



Milotic



Base Stats:
HP: 95
Attack: 60
Defense: 79
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 125
Speed: 81

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 4 Sp. Atk / 252 Sp. Def
Item: Flame Orb
Moveset: Scald, Recover, Toxic, Mirror Coat
Habilidade: Marvel Scale

Milotic é um Pokémon bastante versátil e, se usado corretamente, pode causar muita dor de cabeça aos adversários.
Particularmente, esta é a forma que mais gosto de utilizá-lo: abusar do Toxic nos adversários mais parrudos ou Stall; Scald no intuito de BURNar os atacantes físicos e Mirror Coat pra derrubar os adversários Special-based que usam de buffs e tal, como por exemplo Crobat Nasty Plot e afins.
Tem gente que se aventura no Hypnosis, mas não recomendo. Chances baixíssimas de compensar todo o risco que se corre ao utilizar do move.
O intuito com esta build é torná-lo um Double Wall devido ao recurso Flame Orb + Marvel Scale e STALLar os adversários com a ajuda de Recover que é o nosso "restaurador de padrões", por assim dizer.

Dica: caso não queira utilizá-lo como Stall, troque Toxic por Ice Beam e invista 192 EVs em Special Defense e 64 EVs em Special Attack, utilizando da nature Modest ao invés de Calm.


Kinho: Acredito que seus amigos tenham ficado muito felizes com a sua vinda (risos)!Você veio para estudar, trabalhar e tal, né? O que você estuda?
Icaro: Sim, eu tenho um grupo grande de amigos aí. A gente pôde, finalmente, sair todo mundo junto. Foi bem legal.
Eu sou formado em letras/inglês, mas gosto de desenhar, então eu fui procurar emprego pra então poder estudar Design. Eu fiz o ENEM e to esperando a nota pra ver onde vou poder estudar.

Kinho: Ah, que sensacional! Espero que arrebente!
Agora vamos a parte técnica do negócio: quando começou a se interessar por essa parte mais competitiva de Pokémon? O que despertou seu interesse?
Icaro: Jogo Pokemon desde a primeira geração, porém, na minha cidade, eu só tinha um amigo que tinha Game Boy então as batalhas só eram com ele mesmo. Comecei a me empenhar no competitivo no XY, apesar de já ter começado com treinamento de EVs na Emerald.

Kinho: Você, além de designer parceiro, já foi Champion na Pokémon Blast League e, hoje, administra a Pixilate Elite Four. Pode falar um pouco mais sobre o Grupo?
Icaro: A ideia de criar a Pixilate surgiu pela impossibilidade de criar um torneio presencial com meus amigos.
Tenho um grupo (de amigos) de todos os lugares do Brasil e, por isso, criamos o grupo pra organizar esses torneios.
O foco da Pixilate era ficar só com torneios online para treinadores que não usassem as regras do Smogon, mas acabamos aderindo à elas para um dos quatro torneios temáticos que fazemos. Que são:

1- Smogon Rules: no qual valem as regras OverUsed do site;
2- Beauty Battle: no qual usamos só pokemon elegantes;
3- Masters Battle: na qual a gente usa só pokemon Uber;
4- E a Strip Battle: foi mais uma zoação, era uma brincadeira, mas muita gente acabou entrando no grupo por causa dela (risos).

Kinho: HAHAHAHAHAHAHA!
Que sensacional, cara!



Sylveon



Base Stats:
HP: 95
Attack: 65
Defense: 65
Sp. Attack: 110
Sp. Defense: 130
Speed: 60

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Calm Mind, Baton Pass, Hyper Voice, Substitute
Habilidade: Pixilate

Sylveon é, particularmente, minha eeveelution favorita. Ele pode ser tanto um Special Sweeper quanto um Special Wall/Cleric-Das-Artimanhas-Das-Profundezas, porém, dessa vez, utilizaremos dele como Support.
Ok, é até normal tê-lo no time com essas características, mas, diferente do convencional, ele será um Baton Passer!
SIM!
Calm Mind + Baton Pass + Substitute, my friend!
Utilizando da nature Bold e EVs 252 em Defense, Sylveon atinge 128 pontos máximos no atributo. Certo, não é nada sensacional, mas com Subs no set, terás tempo de aumentar uns níveis de Special Defense e Special Attack através do uso de Calm Mind.
Daí pra frente, é administrar e, se a barra pesar, Baton Pass pra um companheiro continuar com o serviço. Simples, não?
É, pode não ser tanto assim. Você precisa estar atento para com adversários muito poderosos Physical-based, como Scizor e afins.

DICA: Qualquer Pokémon que tenha Attack muito alto que o acerte movimentos tipo Venenoso ou Aço, serão um problema e tanto.


Kinho: Qual a sua opinião quanto ao formato do torneio mundial, o VGC?
Me refiro quanto a regras, bloqueio de repetição de itens, o fato de ser Double Battle... O que acha de tudo isso?
Icaro: Eu li em um livro de arte uma vez que sem limites definidos não há jogo. Eu acho que as regras são necessárias pra balancear o jogo, porém, em oposição a isso, a Pixilate foi feita pra um público que não gostava das regras do Smogon. Acho que limitar nesse sentido é errado. A gente não pode deixar de usar esse ou aquele Pokémon porque um grupo de pessoas decidiu assim, se está no jogo é pra ser usado.

Kinho: Posso concluir então que você prefere VGC à Smogon?
Icaro: Se tiver que escolher entre elas, sim, acho mais justo uma vez que elas são as regras oficiais. Mas ainda assim não entendo o sentido de fazer um Pokemon e banir ele dos campeonatos.

Kinho: Hoje é muito comum vermos cada vez mais "youtubers" aparecendo, inclusive no mundo Pokémon. Já pensou em fazer algo desse tipo?
Icaro: Então, eu tenho pensado em lançar um canal com videos meus desenhando, mas meu objetivo não é ser um youtuber, só divulgar meus desenho e tal.

Kinho: Você acompanha o anime ou, assim como eu, só se interessa pela parte competitiva?
Icaro: Eu gosto muito do mangá. Eu acompanhei o anime ate a terceira temporada. Depois fiquei com preguiça do Ash.



Aegislash



Base Stats (Modo Escudo):
HP: 60
Attack: 50
Defense: 150
Sp. Attack: 50
Sp. Defense: 150
Speed: 60

Base Stats (Modo Espada):
HP: 60
Attack: 150
Defense: 50
Sp. Attack: 150
Sp. Defense: 50
Speed: 60

Nature: Quiet
IVs: todos, exceto Speed.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Def
Item: Weakness Policy
Moveset: King's Shield, Flash Cannon, Shadow Ball, Sacred Sword / Shadow Sneak
Habilidade: Stance Change

Por mais que este Pokémon tenha sido incluso na lista de banidos da Smogon, nada o impede de ser usado em batalhas random ou torneios que não usam de tal lista em suas regras (a antiga Pokémon Blast League e Nintendo VGC são bons exemplos).
A estratégia é a seguinte: induzir seu oponente a lhe causar Super Effective para ativar Weakness Policy. Recursos para isso, Aegislash tem e muito.
No Modo Escudo, suas bases de Defense e Special Defense são altas, mas escolhi investir mais em Defense devido ao truque do Calm Mind + Baton Pass que Sylveon nos proporciona.

Flash Cannon e Shadow Ball são movimentos obrigatórios, pois causam danos imensos! O último movimento fica mais pelo seu capricho: tanto Sacred Sword quanto Shadow Sneak terão sua serventia.
Particularmente, prefiro o move tipo Lutador devido ao coverage. O segundo citado fica mais por conta da prioridade, por mais que eu não goste de ter dois moves ofensivos do mesmo tipo na set.

King's Shield tem de ser usado com sabedoria. Não compensa dar ao seu oponente a chance de aumentar algum atributo defensivo nem mesmo abrir possibilidades para um eventual move que lhe cause BURN. Pensando nisso, avalie bem a estratégia de seu oponente e não o deixe prever a utilização o escudo. Afinal, isso pode desequilibrar a partida e tirar o controle das suas mãos.



Kinho: Existe alguma coisa em Pokémon, seja na série animada ou em seus outros temas, que você mudaria? O que faria de diferente?
Icaro: Se eu pudesse, o anime seria baseado no mangá. E eu acho que todos Pokemon deveriam ter evolução.

Kinho: Acredita que isso, em algum momento, vai ocorrer? E as Megas? Acha que vai ter pra todo mundo?
Icaro: Eu acho que sim, Pokémon como Lapras, Farfetch'd, entre outros que são esquecidos por não terem evolução vão acabar voltando.
Acho que vai acontecer (quanto as megas). Me parece que a Nintendo não quer elevar o número de Pokémon, visto o que ocorreu na última Gerações. Foram poucos pra uma Geração.
A solução é fazer Megas.

Kinho: Provavelmente, já no próximo jogo inédito da franquia, teremos mais megas. Quais você gostaria que viessem?
Icaro: Eu queria Megas do Ninetales, Milotic, Dragonite, Meganium, Rapidash, Persian e Espeon.



Malamar



Base Stats:
HP: 86
Attack: 92
Defense: 88
Sp. Attack: 68
Sp. Defense: 75
Speed: 73

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs:  120 HP / 64 Atk / 204 Sp. Def / 120 Spd
Item: Choice Scarf
Moveset: Switcheroo, Superpower, Psycho Cut, Knock Off
Habilidade: Contrary

Da Geração 6, após Diggersby, Malamar é o Pokémon que eu mais gosto de usar, sem sombra de dúvida!
E esse set, por mais popularizado que tenha ficado recentemente, é sensacional!

Já aprendemos que Contrary é uma habilidade sensacional. Serperior está aí pra comprovar minhas palavras.
Mas deixemos a cobra verde de lado e pensemos no Lula-Molusco aqui.

Choice Scarf está aí para garantir que você agirá primeiro que o adversário, dessa forma, já use Switcheroo para conceder o tal item ao adversário. O motivo? Prendê-lo em algum movimento, HAHA! A verdade é que se torna bem mais interessante quando o oponente inicia a partida com hazzards e tal. Fica MUITO interessante!
Agora, grude o dedo no Superpower e não largue mais!
Devido a sua habilidade, este movimento aumentará em um nível o Attack e a Defense de Malamar sempre que for utilizado. Psycho Cut e Knock Off são os STABs que podem ser ainda melhor aproveitados devido ao poder aumentado.
Lembre-se sempre de não fazer frente a movimentos tipo Inseto (afinal, você não vai querer levar 4x de dano).



Infernape



Base Stats:
HP: 76
Attack: 104
Defense: 71
Sp. Attack: 104
Sp. Defense: 71
Speed: 108

Nature: Naive
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Fire Punch, Mach Punch, U-Turn, Overheat
Habilidade: Iron Fist

Infernape conta com TRÊS STAB MOVES, sendo um deles Special-based: Overheat.
A nature escolhida não atrapalha o uso deste move, pois se trata de Naive (- Sp. Defense, + Speed), diferente dos Infernapes Jolly ou Adamant que estamos acostumados a ver.
Life Orb aumenta o poder - que já é grande devido a Iron Fist, exceto quando o assunto é Overheat - de seus ataques em 30%. Dessa forma, os STABs Close Combat, Mach Punch e Overheat se tornam ainda mais destrutivos. Até mesmo U-turn fica mais interessante, pois, além de coverage contra tipos Psíquicos, serve como "válvula de escape" para aquele predict que seu oponente pode vir a lhe dar, concedendo-lhe novamente o controle do switch-in.
O símio-de-fogo é bem decente quando se trata de velocidade, porém está longe de ser o mais rápido dentre os Pokémon presentes no competitivo. Greninja e Heliolisk poderiam vir a ser problema, mas, para isso, existe Mach Punch :D

DICA: Talonflame deve ser COMPLETAMENTE evitado. Ele nem precisaria do Gale Wings para superar Infernape.



Kinho: Existe alguma geração de Pokémon que voce considera a melhor? Isso falando dos monstros que foram lançados.
Tem alguma que você considera a pior de todas?
Icaro: Olha, eu gosto muito da Primeira e da Terceira. A que me dá mais nostalgia é a Segunda porque foi aquela alegria de saber que existiam Pokémon novos.
Mas eu tenho um carinho muito grande pela Terceira, tem muito Pokémon legal: Milotic, Minun, Pusle, Latios e Latias, Roselia, Torchic, Mudkip.
A Quinta considero a pior. A geração do Pokémon-lixo. Apesar de gostar da região em si, e da história do N, acho os Pokémon meio estranhos.

Kinho: (risos)
Que Pokémon é esse? O tal lixo?
Icaro: Trubbish, ué.

Kinho: AAAAAAAAAAAAAAAA HAHAHAHAHAHA!
Lixo literalmente!
Icaro: Sim, HAHAHAHA!
Mas a evolução dele que é podre. Ele consegue ser ok.



Considerações Finais.

A primeira vista, o time tem como maioria usuários Special-based e, você pode muito bem pensar que isso é uma desvantagem.
Muito enganado.
Da mesma forma que os Pokémon atacam bastante com esse atributo, os mesmos se protegem muito bem dele também, deixando a Defense para Pokémon que, aparentemente, não são tão competentes como Physical Walls de ofício (Garchomp, Ferrothorn, etc), mas têm grandes vantagens em outros atributos que os tornam muito mais eficientes em situações diversas e não só focando em um tipo de proteção ou ataque.
Recomendo utilizar sempre que possível o recurso de Baton Pass de Sylveon. Para isso, mantenha-o sempre em pé, poupe-o. Esse é vantajoso se compartilhado com QUALQUER POKÉMON de seu time, pode reparar. Todos se beneficiam.




E aí, pessoal? O que acharam do papo que tivemos com Icaro?

Ah, aproveitem e deem uma olhada lá na página profissional de ilustrações dele *-*

Devemos repetir mais vezes?
HAHAHA!
Na próxima edição do "Team Builder Apresenta" estaremos juntos com Hisoka, fundador do canal no YouTube "Arena de Batalha com Hisoka e Gunai". Falaremos sobre batalhas, torneios, trabalhos e projetos!

Fiquem ligados aí no próximo Team Builder e GOTTA CATCH 'EM ALL!


Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال