Team Builder Apresenta: Hisoka!



Salve, salve, lindos e lindas!
Como estamos?

~~~~"NOSSA, KINHO! VOCÊ POR AQUI TÃO RÁPIDO?"
Siiiiiiiiiiim! Cá estou, AGAIN!

Os planos estão correndo bem então, obviamente, os textos surgem com mais facilidade.
Nesta edição do "Team Builder Apresenta", temos a presença de Hisoka, dono do canal no YouTube Arena de Batalha e do grupo Arena de Batalha Hisoka e Gunai!
Confesso que nele encontrei muitas coisas em comum comigo: ambos construímos família, temos esposa, temos um filho que joga Pokémon com a gente e, sempre que possível, mostramos o que havia de bom em nossa infância à eles.
Achei isso sensacional!

Pra quem acompanha o canal, deve saber que o cara manja dos paranauê. Pra quem ainda não ouviu falar, peço que deem essa oportunidade.
O canal tem vídeos novos todas as terças e e sábados às 11 horas e conta com batalhas patrocinadas e vídeos extras a qualquer dia ou hora! :D

Como diria o próprio: "SEM MAIS DELONGAS"!
Vamos ao Team Builder!




Kinho: Primeiramente: por que Hisoka? Como escolheu esse nome?
Hisoka: Bom, o Hisoka é inspirado em um personagem do anime Hunter x Hunter que assistia bastante com o Gunai, meu filho, quando ele era pequeno. Esse mesmo age como inimigo e tutor do personagem principal e meu nickname vem dele.

Kinho: E quem vem a ser o cara por trás do personagem? Acredito que essa seja uma pergunta que muitos já se fizeram. Bom, eu mesmo já me fiz, HAHAHA!
Hisoka: Completei agora 31 anos, e sou nascido e criado no Rio de Janeiro. Me mudei pra Brasília em 2004 com 19 anos só com o ensino médio completo. Após isso, fiz faculdade e pós-graduação em Segurança Pública.
Se Deus quiser, nos próximos dois, três anos, devo me aventurar no exterior em um mestrado.
Atuo como servidor público no Distrito Federal há 7 anos e aqui constituí família, tive o meu filho que, hoje, não mora comigo. Na medida do possível, fazemos de tudo juntos: jogamos, praticamos esportes, viajamos, passeamos. Faço questão de mostrar as coisas da minha infância pra ele.

Kinho: Você me falou um dia que o canal foi meio que idealizado pelo Gunai, que ele queria muito ter um. Como foi que você encarou essa ideia?
Hisoka: O Gunai mora com a mãe em apartamento e nunca teve muita gente pra brincar. Diferente da sua e da minha época. Acredito que nós fazemos parte da última geração que passava a maior parte do tempo na rua mesmo. Não enfrentávamos problemas, não tinha tanta violência, e hoje em dia é muito difícil de uma criança ser criada nos mesmos moldes que nós.
Por passar bastante tempo em casa, ele assiste bastante YouTube e, um dia, chegou pra mim pedindo pra ter um canal.




Chansey



Base Stats:
HP: 250
Attack: 5
Defense: 5
Sp. Attack: 35
Sp. Defense: 105
Speed: 50

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 4 HP / 252 Def / 252 Sp. Def
Item: Eviolite
Moveset: Soft-Boiled / Wish, Aromatherapy, Toxic, Seismic Toss
Habilidade: Natural Cure

Chata-mor do competitivo! Sem dúvidas.
Sério.
Quando usada corretamente, Chansey torna-se um dos Pokémon mais trabalhosos de serem nocauteados no cenário atual.
De qualquer maneira, utilizá-la é sempre muito gratificante. Comecemos pelo seu item: Eviolite.
O mesmo tem como habilidade conceder ao Pokémon que não está completamente evoluído bônus de 50% em Defense e Special Defense. Assim, Chansey atinge 258 pontos em Sp Defense (Nature Calm + EVs 252 + IV 31 + Eviolite)!
Bom, né?
E, claro, contamos com seu mega-monster HP: nada mais, nada menos que 357 pontos (EV 252 + IV 31)!
Nossa amiga ovo-sorridente pode ser utilizada de duas formas: irei chamá-las de Selfish e Cleric.
Selfish, ou egoísta, é a combinação de Aromatherapy + Soft-Boiled onde Chansey concentra somente em si mesma para batalhar face-to-face. No caso da opção Cleric, Aromatherapy + Wish, focamos mais nos companheiros de time do que nela mesma.




Kinho: Como chegou a decisão: "vai ser um canal de Pokémon"?
Hisoka: Então, no começo, não sabíamos do quê seria o canal, mas o Gunai já havia decidido que o tema seria "jogos".
Não tínhamos placas de captura para nenhum dos três consoles - PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS. Sem contar o notebook. Também não tínhamos muita ideia de como gravar. Experimentamos alguns jogos através de emuladores como Capitão Comando, Heartstone, Final Fight 3, Mario Kart 64 até chegar em Pokémon.

Kinho: Por que decidiu tomar as rédeas do Arena de Batalha?
Hisoka: Porque pensamos que seria ele (o canal) seria bem menor. Passamos a conhecer muitas pessoas e mais e mais adversários foram surgindo, pedindo batalhas, pedindo vídeos com maior recorrência. O foco inicial era gravar sempre com o Gunai por perto, mas isso não era muito possível pois não ficava o tempo todo com ele e a demanda já estava grande.
Hoje temos quase de 2500 inscritos, é um canal pequenos, mas tenho uma relação bem estreita com eles. A maioria são meus amigos no Facebook assim como membros do grupo.
Acabei assumindo as rédeas do canal para poder construir uma regularidade de posts e também pela questão da edição. Gunai é muito novinho e ainda não entende muito sobre. Confesso que eu também preciso de ajuda nesse ponto mas sempre tem um pessoal auxiliando (risos).

Kinho: De fato. A demanda dos expectadores é o que torna o trabalho cada vez maior.
Hisoka: Se ele morasse comigo e viesse para cá após a escola todos os dias, com certeza ele também já teria aprendido todas essas coisas como edição, upload, batalharia de forma mais frequente também.
Sou muito ciente de que não tenho tanto tempo para usar o canal. Tem o trabalho que me exige ficar praticamente o dia todo fora além de família, esposa, mãe e essas obrigações diárias. Mesmo assim, estou feliz com as proporções que o canal vem tomando. Temos pessoas que nos acompanham e são de fora: EUA, Europa e afins. Fico feliz porque, mesmo com esses empecilhos e o fato do canal ser amador, ser algo entre pai e filho.




Gliscor



Base Stats:
HP: 75
Attack: 95
Defense: 125
Sp. Attack: 45
Sp. Defense: 75
Speed: 95

Nature: Impish
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Spd
Item: Toxic Orb
Moveset: Substitute, Knock Off, Swords Dance, Earthquake
Habilidade: Poison Heal

Vamos lá.
Com uma premissa mais ofensiva, Swords Dance aparece como a "surpresa"e, por ser um dos Physical Walls mais competentes do cenário, é interessante deixá-lo segurando a bronca dos adversários Physical-based enquanto realiza o setup de Attack.
Earthquake é o STAB com base 100 de dano que sempre vai doer. Dói mais ainda com alguns SDs; Knock Off para poder acertar os voadores e, claro, retirar os held items e, por fim, Substitute e seu principal propósito que é proteger seu Pokémon e, claro, recuperar HP através da habilidade Poison Heal que, a essa altura, já foi ativada pela Toxic Orb.
Prefiro utilizá-lo dessa forma justamente por achar que Protect é manjado demais e MUITO previsível. Ter Substitute pode surpreender muita gente que, no calor do predict, vai trocar de Pokémon e, dessa forma, acabar lhe dando a oportunidade de se proteger atrás da bonequinha de pano gratuitamente, HAHAHA!
Não gosto desse cara justamente pela quantidade absurda de pessoas que o usam e, por mais manjado que esteja, insistem nisso.
Enfim.
Achei legal mencioná-lo dessa vez pois o moveset é bem legal. Não posso dizer que é inovador, mas é melhor que o tradicional.




Kinho: Entendo. Eu, por exemplo, não assisti muitos vídeos dos quais ele (Gunai) participa. Agora está explicado. Tenho certeza de que seus inscritos, agora sabendo disso, não vão pegar tanto no seu pé, HAHAHAHA!
Mas me diz aí: por que o interesse em Pokémon competitivo? De onde veio?
Hisoka: Meu primeiro contato com Pokémon foi em 97, 98. Meu primo Gabriel e eu, lá no Rio, conseguimos um disquete - muitos dos meninos mais novos aí nem saberão do que se trata (risos) -  que continha o emulador de Gameboy e Pokémon Yellow. Depois joguei Gold; muitos anos depois joguei, no computador, Fire Red e Emerald; mais "muitos anos depois" (risos) joguei Black e White no celular e XY porque dei um 3DS de presente pro Gunai. Adquirimos bem na época do aniversário dele o console. Inclusive, foi ele quem fez todo o modo história do jogo.
Quando surgiu a ideia de criar o Arena de Batalha foi quando realmente imergi no competitivo justamente pra "fazer frente" ao pessoal. Confesso que sou relativamente novo no competitivo.
Não sou nenhum pró-player. Posso dizer que sou mediano, não mais que isso.

Kinho: Agora no meio competitivo, você deve ver muitas pessoas que jogam bem. Como sabemos, jogar bem não te faz um bom jogador: trata-se de conduta, respeito e afins. Você já se deparou com alguma situação na qual faltou isso tudo do seu adversário? Já presenciou alguém faltar com estes valores?
Hisoka: Quando você começa a jogar, começa a ficar um pouquinho conhecido, você enfrenta todo tipo de pessoa: crianças, jogadores regulares e até aqueles que podem vir a ser profissionais. Existem alguns, principalmente aqui no Brasil, que são conhecidos por serem muito bons, mas dizem ter uma péssima conduta como pessoa. Eu mesmo conheço um dois que usam até fakes para poder serem aceitos em grupos de Pokémon porque se as pessoas souberem com quem estão batalhando, não aceitarão.
É como você falou: muitos deles têm muitas habilidades e conhecimentos, mas só isso não basta. Ser arrogante e afastar as pessoas de você não é bom, não se deve fazer isso.
Tem aqueles outros também que dão "quit" na batalha, os chamados "quitters", aqueles que, digamos, não sabem perder. Já até evitei de batalhar contra determinado jogador. Outra situação foi em um torneio onde eu ia vencendo por 6 a 0 e o colega deu quit. Inclusive, devido a isso, não participo mais de torneios. Hoje, prefiro ficar na organização.




Quagsire



Base Stats:
HP: 95
Attack: 85
Defense: 85
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 65
Speed: 35

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Stockpile, Scald, Recover, Toxic
Habilidade: Unaware

Quag possui somente uma fraqueza (Grama) e conta com atributos decentes, nada excepcional. Porém, assim como Clefable, ele possui a habilidade Unaware que o protege de todo e qualquer setup que o adversário fizer em frente dele. Ex: Dragonite com Dragon Dance. Ele pode dançar até semana que vem que não vai mudar nada: seus atributos de Attack e Speed permanecerão os mesmos.

É como se Quagsire não percebesse o que seu adversário está fazendo.

Scald é seu STAB, mesmo que não cause muito dano até porque as bases ofensivas deste Pokémon não são altas. Mesmo assim, o move continua com a possibilidade de causar BURN.
Toxic, Recover, Leftovers e Stockpile fecham o pacote Stall desse Pokémon que considero um dos melhores já inventados até então, rs.




Kinho: Temos um velho tabu: Smogon x VGC.
Qual o melhor formato, na sua opinião? Você é adepto daquele velho jargão: "Pokémon criado é pra ser usado"? Ou não, acha que tem que ter regras, restrições e afins?
Hisoka: Particularmente, considero VGC "terra-de-ninguém". Já tinha esse pensamento antes, mas após o Mundial 2015 passei a ter certeza. Muitas coisas são repetitivas demais, limitado demais. Um exemplo disso é a combinação entre Smeargle e Xerneas.
Acredito que muita gente fica sentida com a Smogon porque o Pokémon preferido subiu para Uber, mas pô, eles são pessoas que analisam o cenário; pessoas que estudam por isso, que vivem por isso. E, no final, esse "banimento" acaba sendo decidido por nós mesmos. Prefiro bem mais o formato "tiers" usado pelo site por conta da divesidade que elas oferecem.

Kinho: Ainda nesse assunto de repetição de Pokémon, sabemis que no OverUsed ela também acontece bastante. Pokémon como Latios, Landorus, Ferrothorn, Talonflame, Heatran, Chansey são MUITO usados. Você se incomoda com isso? Na sua visão, qual o principal motivo pra isso acontecer?
Hisoka: Não é questão de incômodo. Se você for analisar o competitivo de todos os jogos, sempre terá um número "x" de personagens utilizáveis que são sempre mais escolhidos por conta da habilidade, versatilidade e tudo o mais. Isso nõ acontece só em Pokémon.
Eu vario bastante por conta do canal. Já cheguei a fazer oito batalhas com o mesmo time e o pessoal pediu pra mudar. Se não me engano, só usava Chansey e Gliscor do grupo OverUsed.

Kinho: Já que estamos à toda nesse negócio de competitivo, existe algum Pokémon que não possa faltar em seus times?
Hisoka: Não, não. UM especificamente, não. Sou bastante apegado à esse time que te passei pro Team Builder, mas ele era muito bom lá em X/Y. Hoje em dia, ele é superado por vááários Pokémon.
Por batalhar bastante, acabo não podendo "me apegar" tanto assim, mas tenho muitos Megas que gosto de usar: Mega Metagross, Mega Lopunny, Mega Scizor. São Pokémon bastante legais de se usar em OverUsed.
Mas aí vem a parte de montar um time.
Você precisa de um Healer; de um Sweeper Físico; um Sweeper Especial; um que ataque com Prioridades; Defensor Físico, Defensor Especial; Status Inducer. Mas aí já estaríamos falando de composição de times.




Goodra



Base Stats:
HP: 90
Attack: 100
Defense: 70
Sp. Attack: 110
Sp. Defense: 150
Speed: 80

Nature: Quiet
IVs: todos, exceto Speed.
EVs: 252 HP / 16 Atk / 204 Sp. Atk / 36 Sp. Def
Item: Assault Vest
Moveset: Draco Meteor, Fire Blast, Sludge Bomb, Power Whip
Habilidade: Sap Sipper

Goodra é mais um Special Wall.
Devido a possuir excelentes 150 pontos base em Special Defense, este dragão não precisa de investimentos EV expressivos.
Na minha opinião, ele será muito mais eficiente se nos focarmos em effortar Special Attack e HP e tivermos Assault Vest como item.
PERFEITO!
Assim, Goodra pode utilizar de seu vasto moveset ofensivo de forma ainda mais eficaz: Draco Meteor contra os próprios Dragões e entra como STAB; Fire Blast para tipo Gelo e Sludge Bomb para tipo Fada.
Power Whip aparece como Physical-move a ser beneficiado pelo aumento de um nível em Attack que Sap Sipper concede além de imunidade total aos moves tipo Planta.
Sua Nature Quiet (- Speed, + Special Attack) é perfeita para seu moveset e item.




Kinho: Não pude deixar que você tem dois defensores de cada especialidade no time: Chansey e Goodra; Quagsire e Gliscor.
Por que?
Hisoka: A Chansey é uma Healer, né. Ela está mais pra curar seus parceiros, resistir, recuperar-se e afins.
A Goodra tem a função de coverage. É uma bela Atacante Especial e pode aprender movimentos de diversos tipos.
Agora, sobre os Defensivos Físicos: Gliscor é legal pra "dropar" o item do adversário - Knock Off -, se proteger através de Substitute pra ir queimando o tempo, enquanto o Quagsire usa Stockpile e sobe Defesa, sobe Especial Defesa, coloca status negativos no adversário e, além disso, é Unaware. Não se importa com as alterações de status do oponente.
Acho times defensivos mais eficientes em campeonatos, ainda mais se as batalhas forem melhores de três.

Kinho: Concordo.
Você já pensou em participar de torneios nacionais, se profissionalizar?
Hisoka: Não tenho pretensão em me profissionalizar (risos). Tenho uma vida estável.
O jogo é forfun mesmo. Pro canal. Pro Gunai.




Mega Medicham



Base Stats:
HP: 60
Attack: 60 (100)
Defense: 75 (85)
Sp. Attack: 60 (80)
Sp. Defense: 75 (85)
Speed: 80 (100)

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Medichamite
Moveset: Zen Headbutt, Drain Punch, Fake Out, Ice Punch
Habilidade: Pure Power (Pure Power)

Mega Medicham quebra os paradigmas do time.
"AH, KINHO, MAS O TIME NÃO É DEFENSIVO? :("

Sim, amiguinhx! Mas isso não significa que não possamos ter uma dose de ignorância, certo?
CERTO!
E que dose, viu?
Esse cara causa fortes estragos em todo e qualquer Pokémon que cruza seu caminho. Até mesmo os melhores defensores físicos tremem na base para o Pure Power dessa Mega Shinka. O cara alcança mais de 300 pontos máximos em Attack! (EV 252, IV 31, Pure Power)

O PATRÃO FICOU MALUCO!

Mega Medicham tem acesso a um dos mais vastos movesets dentre os Pokémon do tipo Lutador, mas nenhum movimento é mais crucial que Fake Out.
Aí você me pergunta porque e a resposta é simples: ele conta com base de 80 em Speed e, ao alcançar a Megaevolução, ganha 20 pontos base.
Como o jogo conta com aquele "um turno" para aplicar o Speed, Fake Out cuida desse, digamos, "delay" pois tem a prioridade máxima - além de Protect - na escala de movimentos. Dessa forma, você pode se transformar sem medo :)
Particularmente, acho prudente optar por dois STABs, ainda mais quando um deles (Drain Punch) recupera HP igual a 50% do dano causado. O último seria mais para coverage: Ice Punch, normalmente.
Dependendo da sua necessidade, você também pode optar por Bullet Punch ou Poison Jab.



Kinho: Entendi. Muitas vezes, é mais por hobbie, né?
Eu, por exemplo, jogo muito esse jogo. Se um dia virasse profissional, seria lucro HAHAHAHA! Sou escritor também, mas Pokémon é muito forte na minha vida.
Tem algo mais na franquia que te atraia, fora o competitivo?
Hisoka: Gosto da campanha, da forma que os gráficos evoluíram. Afinal, vivi desde a Primeira Geração.

Kinho: Você tem algum Pokémon preferido? Seja ele competitivo ou não.
Hisoka: Ah, eu gosto do Mega Medicham. Ele foi o primeiro que eu fiz.
Peguei um Medicham 4IVs numa troca e fui breedando com um Ditto que eu tinha até sair um Meditite 5IVs.




Sableye



Base Stats:
HP: 50
Attack: 75
Defense: 75
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 65
Speed: 50

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Spd
Item: Lum Berry
Moveset: Will-O-Wisp, Knock Off, Recover, Taunt
Habilidade: Prankster

Esse pode muito bem ser um Lead fixo, HAHAHAHA!
Com um cara desse, predicts se tornam coisas simples de fazer.
Por inúmeras vezes, enfrentei trainers que abriam de hazzard, tomavam Taunt, troca pra Talonflame/Latios/Sylveon esperando que eu usasse Will-o-Wisp e acabavam por receber um belo Knock Off na face, perdendo metade do HP, quando não, 75% em critical hit.
Outra possibilidade, é seu adversário contar com Espeon no time esperando devolver Taunt no Magic Bounce quando você escolhe Knock Off já prevendo aquele change. Tadinho, já perdeu mais da metade do HP e a luta mal começou...
Não tem segredo. Sableye acaba com estratégias hazzard, acaba com Physical Sweepers, Pokémon Bandados, Scarfados que usem de moves Physical-based e por aí vai.
Não se deixe enganar pelos status base de NENHUM monstrinho. Lembre-se de que muitos eles têm potencial para surpreender qualquer trainer, por mais experiente que seja. Nosso Fantasma/Noturno miniatura aqui é um exemplo.
Recover o retira de apuros enquanto Lum Berry cura qualquer gracinha vinda de um Prankster mais rápido que o seu ou Toxic Spikes que estavam em campo quando seu Taunter estava na PokéBall descansando.




Considerações Finais.

A possibilidade de Leads é imensa, por mais que eu pense que, analisando superficialmente, Sableye e Medicham serão os mais utilizados nessa posição. O início ofensivo ou cauteloso, ocupa, cada um, 50% das possibilidades inimigas de início de uma partida.
Sério.
Você pode observar: ou o inimigo vem que vem rasgando ou começa no hazzard. Não tem meio termo. Logo, fica a seu critério verificar o Lead que mais cabe para o momento.
Ferramentas para resistir aos ataques, temos muitas: DUAS em cada especialidade. Todas competentes até demais e capazes de segurar o jogo e resistir aos danos que seus parceiros não são capazes de aguentar.
Achei interessante empregar em Goodra o movimento Sludge Bomb, pois três são os membros do time com fraqueza para o tipo Fada: Medicham, Goodra e Sableye. Sendo assim, o uso dessa coverage faz-se necessário.
Recomendo explorar bastante as trocas. É natural que um time defensivo use dessa tática com muita frequência até porque os membros do time foram feitos especificamente para suprir às fraquezas dos outros. Sendo assim, não se importe se a batalha, aparentemente, tornar-se "chata".
O objetivo é vencer.



Kinho: Sabemos que viver de jogos no Brasil é muito difícil. As coisas que rolam aqui nesse gênero, são as pais pops: League of Legends, Counter Strike, FIFA... Essas coisas. Pokémon competitivo nunca foi tão popular e é um bebê se comparado à organização desses outros jogos. Suas Ligas são autônomas, sem fins lucrativos. Fica bem complicado dessa forma.
Hisoka: Verdade. E pra viver disso é realmente difícil. Para os mais jovens, não pode largar os estudos, por exemplo.
Se eu puder deixar um conselho, seria que o jogo é lazer. Primeiro, firme e mantenha seus compromissos: estudo, trabalho e, depois, pensar no restante.
Viver disso profissionalmente é igual a ser jogador de futebol: muitos gostariam e praticam para isso, mas só 1% realmente pode ter uma boa vida através disso. Mesmo entre os profissionais, poucos se tornam milionários.

Kinho: Cara, muito obrigado pelo seu tempo! Gosto pra caramba do seu canal e admiro você por tê-lo feito junto ao seu filho. Tenho o meu moleque também e sei como é, HAHAHAHA! Ele já ama Pokémon e só tem três anos de idade.
Hisoka: Muito obrigado! Foi um prazer falar com você!




E aí, pessoal?! O que acharam?
Gostaram de saber mais sobre o Hisoka? HAHAHA!
Então continuem acompanhando o Team Builder, pois traremos mais e mais treinadores para compartilharem suas experiências pessoais e competitivas conosco *-*

Vocês têm a possibilidade de participar também! Basta comentar um time que, quem sabe, ele entra no quadro, HAHA!
Espero que tenham gostado de mais um TB.
Fiquem sempre conosco e GOTTA CATCH 'EM ALL!




Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sensa, um dos melhores TB na minha opinião, Hisoka paisão, é isso aí mano, ganha respeito comigo, incentivo de estudo e trabalho, parabéns Kinhos belo post para variar, Parabéns YURI tio te ama cabeção!!! (Filho da bixa do Kinho)


    ResponderExcluir
  2. Por favor me ajuda!
    Sou PÉSSIMA no competitivo,e preciso que avalie meu time!
    Sceptile:meu xodó :3 e já levou um charizard uma vez(na sorte)
    Mawile:essa aí foi na nessecidade.Já viu Mawile vs Mawile?Foi aí que virou meu tipo metal favorito.
    Gardevoir:linda destruidora de Chesnaugt!
    Altaria:amooooo!
    Absol:não sobrevivo sem um
    Audino:xodó 2.0 :3

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال