PBN 2016: O poder da (r)evolução

Novo design. Nova estrutura. Mesmo blast de conteúdo. 




A vontade de mudar o design da PBN para algo mais simples (chegando perto do minimalismo) não é de agora. Conversas e mais conversas sobre esse assunto se desenrolavam desde novembro do ano passado. Até que chegou o dia que pensei "Não, agora tá bom. Vamos por a mão na massa!".

Após pesquisas de referencia, comecei a desenvolver o template, sempre com o foco de simplificar. Mas o que eu poderia simplificar? Esse era o mistério. De dúvidas assim que surgiram a ideia de por apenas um dos menus laterais, e reposicionamento de alguns itens. E é sobre esse novo reposicionamento que pretendo falar nesse post. E da Latias, claro :D

Então vamos ao que a nova PBN tem a lhes oferecer:

Latias, novo mascote e novo logo.



É sempre difícil para uma marca mudar de logo, mas resolvemos levar a PBN de volta às origens em 2016. Fiz vários testes e pesquisas antes de chegarmos a essa Latias que vocês veem "soarando" por aí no nosso site.

Acima vocês podem ver nossas duas versões de logo que usaremos de agora em diante; uma com uma Latias de corpo todo, mas simplificada; e outra com apenas sua cabeça mostrando mais detalhes.

O motivo da escolha dela como mascote é simples: BLAST.

Latias nos lembra velocidade por se aparentar com um jato, e uma de nossas ideias para a nova PBN começou de um foguete ;), segundo, a Latias possui dois tipos interessantes para nós: Dragão, que transmite força e resistência; e Psíquico, que transmite inteligência e percepção.

Menu Lateral



Agora nós temos apenas um menu lateral, como foi dito acima. Ele possui vários links contendo informações sobre a franquia, sinopses de filmes, títulos dos jogos de cada geração (basta escolher uma geração), informações sobre o criador da franquia, e muito mais.

Menu Superior



Após algumas análises, percebemos que o menu superior possuía conteúdo "secundário" em relação ao menu lateral, e que vários links do antigo menu superior eram pouco levados em consideração. Então resolvemos reformulá-lo completamente. Levando alguns itens de maior prioridade para ele, dando acesso rápido a esses links. Abaixo vocês conferem o que foi adicionado ao menu superior de forma mais detalhada.

Página de Projetos


Antigamente localizado no menu lateral e conhecido como "Atrações", nosso índice de conteúdo exclusivo ganhou uma nova cara; agora ficou bem mais fácil achar todo esse material, e descobrir o que você deseja ler (e reler, e ler de novo).

Alguns dos índices desses projetos ainda estão em construção, mas nossos Gurdurr estão trabalhando duro para finalizá-los o quanto antes. Aguardem um pouco mais :)


Outra coisa importante sobre eles, alguns desses projetos estão desativados no momento. Os índices deles ficarão ativos (exceto o projeto DeXY), mas após a construção, não receberão atualizações de conteúdo por enquanto.

Página de Multimídia



Particularmente, sempre me perdia na busca de novos episódios do anime no site, sei que pode ser um caso muito particular, mas existia :(

Agora, o novo menu de multimídia encontra-se também no menu superior do site. Lá você encontrará todos os downloads e conteúdo online que disponibilizamos, e que todos vocês já conhecem.

Fakedex



Em parceria com a Ansul Region temos esse conteúdo muito especial (que já sou fã!). A página da Fakedex já era no menu superior, então vocês não verão muita mudança por fora. Mas ao abrir a página...

Não tem como negar que essa foi uma das páginas mais difíceis de ser desenvolvida, e tudo isso para apresentá-los cada Fakémon da Ansul de um modo especial e prático. Antes mesmo de ler o post falando sobre cada um deles, vocês já têm acesso a dados importantes, como nome, habilidade, tipo e número na Dex de Ansul.



O design dessa nossa Fakedex teve como base o design da Pokédex do site oficial, para tornar esse projeto ainda mais próximo da realidade da franquia, mas é claro que mantendo sempre as características da nova PBN.

Página de Contato



Apesar de haver locais de comentário por quase toda PBN, alguns sempre precisam de mais (eu sempre :p ). Pensando nisso, abrimos a página de Contato. Ela ficará no menu superior, com fácil acesso para qualquer dúvida, crítica construtiva, sugestão ou elogio.

Quando se sentir perdido, dá uma passadinha lá que tentaremos te ajudar a todo custo :D

Página da Equipe



Outra coisa que não existia na antiga PBN. Essa página da equipe é uma forma de agradecer e estimular nossos membros.

Agradecer tudo bem, mas como assim estimular?

Como alguns de vocês podem ter percebido, lá há uma espécie de contador de experiência (XP), de hoje em diante, cada membro da está sempre recebendo  XP baseado em diversos fatores. E a cada preenchimento de barra de XP eles passaram de níveis, e com o passar do tempo, passaram de Trainer Class mostrando o quanto são experientes.

Você pode acompanhar todo esse processo e escolher o seu membro favorito. Será que teremos um Mestre Pokémon na equipe? ;o

Página Sobre

Pouca gente sabe quais os verdadeiros motivos do início da PBN, pensando nisso, nosso fundador resolveu escrever uma carta. Esse material pode ser acessado via menu superior, e conta momentos marcantes do caminha da Pokémon Blast News.


Considerações Finais

Todos da equipe estão super animados com essa nova fase da PBN, que não se resume apenas ao site. Em breve teremos diversas surpresas em tudo que a Pokémon Blast News faz. Então fiquem atentos ao site e às redes sociais.

Antes de encerrar o post gostaria de agradecer a todos os elogios que já andei vendo, e agradecer também pelas críticas construtivas que recebi.

Qualquer erro ou dificuldade que vocês encontrarem no novo site, por favor reportem. Seja no site via comentários, ou em nossa página no Facebook.

Até mais e gotta discover em' all ;)

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Meus parabéns, seu trabalho está ótimo! Apesar do rosa-Latias ser dominante, achei um detalhe fofo as cores do menu superior mudarem para cada seção. O site como um todo ficou mais direto e organizado, mas a Fakédex... cara, a Fakédex A-R-R-A-S-O-U! Tá melhor do que a de muitos jogos quanto ao visual, e realmente se aproxima da oficial. Só tenho duas críticas a fazer, o resto é dúvida de gente perdida:

    -- O menu das Crônicas de Bolso ficou meio bugado, as colunas não emparelham os tipos, que são o tema de cada semana. Acho que o índice antigo era melhor.

    -- A barra lateral "Gerações" está muito vaga. Pode ser de Pokémon, dos jogos, do TCG... Esse termo acaba mascarando o contéudo, que são informações sobre os jogos, tanto a um nível geral, como resumo ou introdução, como a um mais detalhado, sobre as peculiaridades de cada.

    -- Apesar de estar tudo bem organizadinho, sinto falta da barra de busca, para procurar um contéudo mais específico que você lembra de ter visto em alguma postagem.

    -- Cadê o Turismo Pokémon? Não está nem nos projetos nem na lateral.. A seção do anime também não. Estão sendo "upadas" ainda?

    -- O DeXY vai substituir o XnálYse?

    Achei justa e transparente sua manifestação sobre os conteúdos que serão "desativados", os que estão em cinza provavelmente (NÃO TODOS! Por favor!). É bom que a cor avisa que o contéudo não será atualizado, mas também não os retira em respeito ao autor e também aos leitores dele. E mais uma vez, parabéns pelo trabalho, não só o visual mas também o organizacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, primeiramente obrigado, suas sugestões são super válidas para mim, com certeza vou avaliá-las e encontrar a melhor forma para todos nós, fãs e leitores :D

      Respondendo algumas dúvidas:

      Busca: sim, ela voltará! É que rolou tanta coisa nesses últimos dias aqui na PBN que enfim kkk, mas ela vai estar de volta o quanto antes, e com fácil acesso :)

      DeXY: hum... quanto a isso não posso falar muito no momento, mas posso dizer que sim, vai ter moveset, mas não não vai substituir o XnálYse, os dois projetos apesar de envolverem moveset em algum momento, seguirão caminhos totalmente diferentes. Por enquanto é isso :x

      Obrigado pelas sugestões e pelo comentário! Até qualquer hora o/

      Excluir
  2. O designe do site tá ótimo, minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. legal o site ficou mas os comentários não gostei ta organização os cometários do que tem anonimo, conta do Google e outros ficou embaixo do facebook

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال