A Morte de Arceus | Onde fica seu Universo?


           Antes de começar, preciso que você entenda uma coisa. Quando Arceus criou o universo, ele também criou todos os Pokémon. De Kanto até Kalos. Mas todos esses Pokémon não foram descobertos do dia para a noite pelos cientistas e exploradores. Levou um tempo, claro. Primeiro vieram os primeiros os 151 Pokémon, depois os outros e assim sucessivamente. E a medida que eles iam descobrindo, eles precisavam registrar tudo, que é onde entra a Pokédex – dispositivo que serve para o armazenamento de todos esses Pokémon descobertos. Se você entendeu esse ponto, podemos continuar…

           Comecemos então pelo primeiro aparecimento de Arceus no anime. Ele apareceu no filme “Arceus e a Jóia da vida“. Ele ficou irritado por conta da traição do vilarejo de Michina e do seu líder Damos. Mas que traição é essa? Não sabe? Vou explicar…

           Damos uma vez testemunhou Arceus sacrificar a sua própria vida para salvar o mundo de uma chuva de meteoros. Arceus sofreu grandes avarias e acabou morrendo. Sim, ele morreu, mas logo retornou a vida, minutos depois. Com essa “morte” e “sacríficio” Arceus acabou perdendo a pose das suas plates. Ou seja, ele deixou de ser o “todo poderoso” e ficou totalmente imune aos humanos. Damos, então, encontrou as plates de Arceus e o ajudou a se reabilitar e ser digno de novo de possuí-las. Em troca, Arceus lhe entregou a jóia da vida. Contudo, Arceus fez com que Damos prometesse que devolveria a jóia da vida para o seu poder novamente, no momento do próximo eclipse solar. Mas isso não aconteceu. Damos foi controlado pelo poder da Hipnose do Brozong de Marcus e acabou traindo a confiança de Arceus.


           No filme, Arceus sai de uma espécie de buraco negro. Ele veio de algum lugar, certo? Arceus não ficaria vagando pelo mundo a fora (ouvindo a Melody cantar e a Dilma roubar) quando ele podia ter um lugar só seu, não é mesmo? As Origens do Arceus são um tanto óbvias. Ele foi inspirado em um “divindade criadora“, que pode ser o Deus que conhecemos no nosso mundo ou qualquer outro deus (que outras crenças acreditam). A “divindade criadora” nunca se envolveu demais com as suas criações, uma vez que na maioria das vezes eles são perfeitos e santos ou se acham assim (não sendo, geralmente).

           Arceus foi inspirado em dois deuses: Kunitokotachu e Amenominakanushi. Vamos conhecer um pouco esses dois deuses, então, e entendermos melhor onde, possivelmente, Arceus mora.


           Kunitokotachu vivo em “algo como um junco que surgiu a partir do solo“, e é a primeira das três primeiras divindades nascidos após o céu e a terra nasceram a partir do caos. Ele vive em uma morada que está entre o céu e terra. Já Amenominakanushi é, de acordo com o Kojiki, o primeiro kami, e a fonte do universo de acordo com o xintoísmo. Na mitologia ele é descrito como um “deus que veio para ficar sozinho“. Vamos unir as descrições de ambos os deuses e tirar uma conclusão quase óbvia. O primeiro diz que ele vive em um junco. Juncos podem ser canaviais também, que são lugares cheios de cana de açúcar que simboliza uma campina onde existem várias flores com cheiros aromáticos e tranquilidade. Outra diz que é uma morada entre o céu e a terra. E concluindo: um deus que veio para ficar sozinho. Ou seja, no nosso mundo sabemos que, tecnicamente, as almas boas vão para o céu, onde Deus está, mas no mundo Pokémon, quando as criaturinhas morrem, elas não vão morar com Arceus, pois ele é um deus que foi criado para ser só. Ele não se mistura com ninguém. Então onde ele vive é tranquilo e cheio de paz, mas só “cabe” uma pessoa.


           Agora: Se Arceus é o criador de todo o mundo Pokémon, por que ele só aparece na 4ª Geração (Sinnoh) ao invés da 1ª Geração (Kanto)?

           Se lembram que falei antes, lá no início, que todos os Pokémon foram sendo descobertos devagar? Então, Arceus sempre existiu, desde o início, mas ele ficou sossegado no seu mundo de paz e não precisava se expor aos humanos. Ele sabia muito bem do que eles eram capazes de fazer, claro. Por isso decidiu se resguardar. Mas como todo Pokémon, ele tem sentimentos e amava os seres que criou (os Pokémon), por isso em sua primeira aparição e o que provocou sua descoberta, ele os salvou de uma chuva de meteoros. Depois disso, os cientistas tiveram a capacidade de provar que Arceus existia, uma vez que ele só era citado como parte de várias e várias lendas espalhadas por Sinnoh!

É isso, espero que tenham gostado. Vamos continuar nossos estudos e descobrir duas coisas: 1) Se Arceus criou os Pokémon, quem criou os humanos? e 2) O que são esses mil braços de Arceus citados na Pokédex? Até a próxima :D

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sendo mais especifico, Arceus só criou os Pokémon Lendários, quem criou os Pokémon comuns foi o Mew, primeiro Pokémon criado por Arceus justamente para esse propósito... O que faz com que no fim os créditos caiam sobre Arceus mas enfim né ^^

    Agora sobre os humanos... eles podem não ter sido criados diretamente por Arceus (talvez), mas só são o que são hoje por causa dele (Mais "informações" no próximo post relacionado a isso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos mew existe

      Excluir
    2. ainda acho que jirachi derrubaria mew

      Excluir
  2. Só acho ruim que chamem o Arceus por "Arquius" na dublagem.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال