Team Builder #20




Salve, salve, queridões e queridonas! o/
Kinho aqui mais uma vez para trazer à vocês mais um Team Builder! A proposta hoje é referente ao novo torneio da Pokémon Blast News ao qual estou como administrador: o XplosYon Cup: MultiGen!
Se você ainda não se inscreveu e tem interesse em participar, CORRA, pois as inscrições serão somente até esta sexta-feira, dia 10/07.

Baseado nas inscrições realizadas até então, o time a seguir é composto, digamos, pelos "mais populares" dentre os mais de 350 Pokémon listados.

BORA LÁ?



Mega Venusaur



Base Stats:
HP: 80
Attack: 82
Defense: 83 (123)
Sp. Attack: 100 (122)
Sp. Defense: 100 (120)
Speed: 80

Nature: Modest
IVs: Somente em HP, Defense e Special Defense.
EVs: 252 HP / 252 Sp.Atk / 4 Sp. Def
Item: Venusaurite
Moveset: Synthesis, Giga Drain, Hidden Power Fogo, Sludge Bomb
Habilidade: Chlorophyll (Thick Fat)

Não é a toa que a grande maioria dos participantes usará Venusaur como seu Mega. Na minha opinião, ele possui uma das melhores Megaevoluções de todo o game.
Ao meu ver, nosso amigo já recebe bônus demais em suas defesas e, devido a isso, não acredito que seja necessário um investimento a mais nesses atributos. Por isso, considero melhor a distribuição em HP e Special Attack, pois seus dois moves STAB são bem legais de usar: Giga Drain recupera seu HP em uma quantidade de pontos equivalentes à metade do dano causado e Sludge Bomb possui 30% de chance de infligir POISON.
A seguir, temos Hidden Power Fogo que é MUITO útil contra Pokémon tipo Aço onde o moves Grama não causam muito dano ou até mesmo os moves Poison, aos quais esses adversários são imunes. Muitas vezes, você vai pegar os adversários de surpresa. Um belo exemplo disso, foi numa batalha que tive recentemente: meu oponente estava de Mega Mawille e teve seu Pokémon derrotado por não contar com um move super efetivo presente no meu moveset, HAHA
Por último, Synthesis. Este age diretamente em conjunto com Giga Drain e manterá seu Mega Venusaur vivo por bastante tempo. :)




Feraligatr



Base Stats:
HP: 85
Attack: 105
Defense: 100
Sp. Attack: 79
Sp. Defense: 83
Speed: 78

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Waterfall, Ice Punch, Dragon Dance, Earthquake
Habilidade: Sheer Force

Desde que foi liberada a Hidden Ability de Feraligatr, me faço a mesma pergunta: por que raios ninguém usa esse Pokémon?
Sério, no início, até o víamos bastante. Galera gostava de explorar essa habilidade que era tão cobiçada pelos jogadores. Porém, de um tempo pra cá, não o tenho visto mais tão presente nos times de campeonatos regulares.
Sendo ainda mais sincero com vocês, somente três jogadores do XplosYon Cup: MultiGen inscreveram este jacaré azul...

ENTÃO POR QUE VOCÊ COLOCOU O DITO CUJO NA ANÁLISE, RAPÁ?!

Ué, simplesmente por ele ser MUITO bom e, tranquilamente, conseguiria um lugar em minha equipe se eu estivesse participando de um torneio com um tema desses.
Sheer Force+Life Orb já é uma combinação conhecida. Todos sabemos que é MUITO eficaz devido ao fato de excluir os efeitos secundários dos movimentos e aumentar seu poder. Ainda por conta dessa habilidade, o item Life Orb não causa perda de HP ao usuário. Isso, claro, se ele usar movimentos com efeitos secundários. Caso utilize Earthquake, por exemplo, perderá os 10% de vida e o ataque não receberá o bônus do Sheer Force.
Lhes digo: mesmo não recebendo o dano extra, recomendo que Earthquake faça parte de seu moveset por lhe conceder coverage contra Pokémon do tipo Elétrico. E, com a ajuda de Dragon Dance, você nem vai sentir a falta do Sheer Force, HAHAHAHA!

Se seu oponente deixar, é sweep na certa.




Sableye



Base Stats:
HP: 50
Attack: 75
Defense: 75
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 65
Speed: 50

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 4 Atk / 252 Sp. Def
Item: Lum Berry
Moveset: Will-O-Wisp, Knock Off, Recover, Taunt
Habilidade: Prankster

Já havia desse cara aqui antes e repito: não se deixe enganar pelos baixos stats. Sableye pode ser um dos Annoyers mais Annoyers de todo o cenário competitivo, rs. Não é a toa que a Smogon o considera um Pokémon OverUsed.
Aqui, utilizo de EV 252 em Special Defense porque contamos com Will-O-Wisp que causa BURN instantâneo e reduz o Attack dos adversários em 50%. Knock Off para remover os itens que podem lhe causar problemas; Taunt para frear as estratégias iniciais dos adversários, aquelas como Stealth Rock, Sticky Web ou até mesmo a veeeeeeelha tática do Baton Pass que já estamos cansados de ver. Por último, Recover que o manterá vivo por bastante tempo.
Lum Berry é extremamente necessária para poder retirar o primeiro status que um possível Prankster mais rápido que o seu possa vir a infligir. Não use Mental Herb. É desnecessário.

DICA: JAMAIS faça frente a Pokémon tipo Fada. Mesmo com investimentos em Special Defense, Sableye cai com um único hit.




Togekiss



Base Stats:
HP: 85
Attack: 50
Defense: 95
Sp. Attack: 120
Sp. Defense: 115
Speed: 80

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 64 Def  / 194 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Air Slash, Nasty Plot, Thunder Wave, Roost
Habilidade: Serene Grace

Por ter pontuação decente em Special Defense, eu prefiro usá-lo como Special Wall, a princípio. Dessa forma, ele consegue segurar bastante os ataques e ganhar tempo pata setar Nasty Plot.
Thunder Wave vem como alternativa de outspeed, pois Togekiss não conta com investimento em Speed.
Daí pra frente, é só fazer o de sempre: Air Slash com grandes chances de causar flinch por conta da habilidade Serene Grace que dobra a possibilidade do efeito adicional do move ofensivo utilizado ser causada.
Roost dá a nossa Fada a característica de Stall que ele tanto merece, HAHA!

Muitos trainers podem preferir utilizar Aura Sphere ou até mesmo Dazzling Gleam no lugar do Roost. Em muitos casos, não fazem tanta questão do Roost.
Bom, cabe a você ver o que cabe melhor em sua estratégia.




Ferrothorn



Base Stats:
HP: 74
Attack: 94
Defense: 131
Sp. Attack: 54
Sp. Defense: 116
Speed: 20

Nature: Relaxed
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 194 Def / 64 Sp. Def
Item: Big Root / Rocky Helmet
Moveset: Leech Seed, Curse / Stealth Rock, Gyro Ball, Thunder Wave
Habilidade: Iron Barbs

Propositalmente, o oposto de Togekiss para que tenhamos Pokémon competentes em ambas as defesas.  Ferrothorn vem a ser um membro bastante importante na equipe por contar com poucas fraquezas e altos atributos defensivos.
Particularmente, gosto de usá-lo com Curse mas, considerando o cenário atual cheio de SmogonBirds (vulgo Talonflame), esse hazzard será bastante interessante de se ter.
Leech Seed é bem mais legal de usar com Big Root como held item, pois este mesmo aumenta a quantidade de HP "sugada" de seu adversário. Você pode optar por usar Rocky Helmet+Iron Barbs para causar mais e mais problemas aos atacantes físicos.
Aqui vêm informações interessantes: se você mantiver Curse no set de Ferrothorn, use Gyro Ball. Porque será como se ele recebesse dois níveis de Attack ao invés de um porque o movimento se baseia na diferença de Speed do usuário e do alvo. Quanto mais lento o usuário for, mais dano causa.
Tendo isso em mente, Curse aumenta um nível de Attack e Defense, enquanto diminui um de Speed. Só fazer as contas, :)
Caso mantenha Stealth Rock, recomendo usar Power Whip.




Talonflame



Base Stats:
HP: 78
Attack: 81
Defense: 71
Sp. Attack: 74
Sp. Defense: 69
Speed: 126

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Brave Bird, Flare Blitz, U-Turn, Swords Dance /  Roost
Habilidade: Gale Wings

SmogonBird, - como gosto de chamá-lo - é o Pokémon mais usado em todo o cenário competitivo atual.
Falou priorid... BRAVE BIRD!
Falou altos danos fí... BRAVE BIRD!
Falou move ... BRAVE BIRD!
Pois é. Se você quiser, esse cara faz de tudo um pouco. Até mesmo Bulky ele pode ser, cabendo só a você analisar as possibilidades e os moves que o mesmo aprende. Bom, mas isso não é assunto para este time, HAHAHA!

Aqui, ele tem a função básica: ATACAR. Particularmente, penso nele como um Pokémon descartável e, pensando nisso, prefiro Swords Dance a Roost.
De resto, é aquilo que já sabemos. Brave Bird tem base de poder 120, prioritário devido a Gale Wings e ganha bônus de 30% devido ao Life Orb. Seu efeito colateral é receber recoil. Flare Blitz também se enquadra no mesmo padrão, porém não ganha prioridade.
U-Turn o remove de situações complicadas ou até mesmo pode ser usado como predict para lhe devolver a vantagem no combate.




Considerações finais.

Como pudemos observar, o time está bastante balanceado. Possuímos Special Wall, Physical Wall, Annoyer, dois All-out Attackers e um Bulky Special Attacker.
Quando pensamos em MultiGen, é muito comum que os treinadores façam times focados em determinada função, por exemplo: usar três ou quatro Physical Sweepers.
O que quero dizer é que não é nada incomum vermos treinadores usarem seus Pokémon preferidos de cada geração e não conciliar suas funções causando assim uma certa "repetição de funções". Como participantes de torneio, competidores ou até mesmo jogadores causais, precisamos observar que, além de jogarmos com aqueles Pokémon que mais nos sentimos a vontade, é extremamente importante balancear suas ações in-battle. De nada adianta ter quatro Pokémon ofensivos sendo que seu oponente possui estratégias competentes capazes de anular esse tipo de jogo.
Veja bem, diversificar tipo também pode ser a chave para se ter um bom desempenho.
Observe a equipe da análise de hoje. Venusaur e Ferrothorn, Togekiss e Talonflame possuem uma semelhança em seus tipos, mas suas aplicações em jogo são totalmente diferentes. Agora, se você pensa em usar Dragonite e Noivern no mesmo time, sugiro que reveja seus conceitos.



EAE, gostaram?!
Espero que sim!

Galera, mais uma vez: as inscrições para o torneio terminam em 10/07, depois de amanhã. Corra se você quer participar.
Quem não quer ter Zelda Majora's Mask ou Donkey Kong Country Returns na coleção? Eu queria, HAHAHAHA!

Essa semana teremos mais novidades aqui na PBN. Aguardem, pois revelarei já já *-*
Fiquem conosco! Muito obrigado pela companhia ilustre de todos vocês! <3


GOTTA CATCH 'EM ALL!!!



Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال