Tutorial - Introdução ao Breed parte 1


Introdução ao Breed Parte 1 (Falando de IV, EV e Nature) (aqui)

Salve, treinadoras e treinadores! Minha primeira matéria aqui vai ser um guia divido em partes sobre Breedar Pokémon em Pokémon X/Y e ORAS. Antes de entrar no cruzamento dos monstrinhos, vou tentar explicar da melhor forma possível como funciona IVs, EVs e Nature, nesse post, e o que é Ability e HA (Hidden Ability), Egg Group e Egg Moves no próximo. Vamos nessa.





IVs x EVs, a matemática de Pokémon... ¬¬'

Desde de que foram lançados, os jogos de Pokémon tem evoluído muito, e não é só na parte gráfica. A necessidade da criação de times competitivos exigiu dos criadores do game inúmeras inovações na "forma" dos Pokémon de modo a tornar cada um deles o mais "único" possível. Dentre essas inovações temos essas duas siglas que são uma confusão na vida de todo iniciante (não só iniciante ¬¬).

IV é a sigla de Individual Value (traduzindo ao pé da letra: valor individual) e é atrelado a um dos seis stats do seu Pokémon. É esse valor que define se seu monstrinho alcançará valores máximos, ou mínimos em cada um desses stats quando treinados.
Está confuso né? Então vamos tentar um exemplo prático:

Primeiro: Vamos lembrar quais são os stats dos Pokémon:
HP - (Pontos de vida)
Attack - (Danos para ataques físicos)
Defense - (Defesa para ataques físicos)
Sp. Attack - (Danos para ataques especiais)
Sp. Defense - (Defesa para ataques especiais)
Speed - (Velocidade).

Segundo: Tomando como exemplo o Umbreon:
O Umbreon com uma Nature Neutra (falarei disso à frente) no level 100, poderá alcançar os seguintes stats:
HP - Mínimo-300 / Máximo-394
Attack - Mínimo-135 / Máximo-229
Defense - Mínimo-225 / Máximo-319
Sp. Attack - Mínimo-125 / Máximo-219
Sp. Defense - Mínimo-265 / Máximo-359
Speed - Mínimo-135 / Máximo-229

É aí que entra o IVs. O IV de todos os stats de todos os Pokémon varia entre o valor 0, mínimo, e o valor 31, máximo. Se nosso Umbreon, como exemplo, tiver HP com IV perfeito (ou seja, 31), ele poderá contar com um HP de 394 no level 100. Contudo, se ele tiver Speed com IV de 0, muito provavelmente seu stats de Speed será 135 no level 100.

É possível alcançar os 6 stats máximos? Não. Não é apenas o IV que influencia na evolução do stats do seu Pokémon (lembrando que ainda estamos falando de um exemplo com Nature neutra). Nesse momento entra os EVs, effort value (traduzindo ao pé da letra: valor de empenho), que é definido pelos Pokémon que são derrotados pelo Pokémon treinado (o nosso Umbreon, por exemplo).
Cada Pokémon no jogo (selvagem ou de treinador NPC) dá, no mínimo, 1 EV. Vou citar alguns exemplos:
Quando nosso Umbreon derrotar um Rattata, ele ganhará 1 EV no stats Speed. Já se ele derrotar um Caterpie, ele ganhará 1 EV em HP. TODOS os Pokémon dão, pelo menos, 1 ponto de EV quando derrotados.
É possível ganhar pontos EV em todos os seis stats, com as seguintes regras:
- limite máximo de 508 EVs por Pokémon treinado.
- máximo de 252 EVs por stats.


Voltando ao nosso exemplo, suponhamos que eu queira que meu Umbreon, com 5 IVs perfeitos e 1 zerado (Speed), tenha os stats máximos HP e Attack (com 252 EVs, cada) e, utilizando os 4 EVs restantes (para chegar aos 508 total) em Defense. Teremos o seguinte:
Umbreon de Nature neutra no Level 100
HP - 394 (máximo devido ao IV 31 e 252 EV)
Attack - 229 (máximo devido ao IV 31 e 252 EV)
Defense - 310* (valor alto devido ao IV 31, porém abaixo do máximo devido ao pouco EV)
Sp. Attack - 205* (valor alto devido ao IV 31, porém abaixo do máximo devido ao 0 EV)
Sp. Defense - 345* (valor alto devido ao IV 31, porém abaixo do máximo devido ao 0 EV)
Speed - 135 (valor mínimo devido ao IV 0 e ao 0 EV)

*esses valores são aproximados, não realizei as contas ao pé da letra. Eles servem para mostrar que sem aplicação total do EV, o stats não alcança o valor máximo que mencionei lá em cima.

Para conseguir os 252 EVs de HP e de Attack, meu Umbreon terá que derrotar 252 Caterpie (ou outro Pokémon que dê 1 de EV de HP) e 252 Ekans (ou outro Pokémon que dê 1 EV de Attack).
Obviamente que existem algumas dicas para facilitar bastante nossa vida, afinal derrotar 252 Pokémon assim seria o cúmulo da chatice. ¬¬' Mas falarei delas mais pra frente quando entrar na parte final de breed, que é upar os Poké.

IV e EV é a parte mais complicada para entender de todo esse processo. Engloba, realmente, algumas contas matemáticas, extrema atenção e paciência. Mas não desistam!

Nature...

Nature é mais um dos diferenciais adicionados ao game e que também serve para modificar os stats, com exceção de HP. Ela possibilita o aumento de um stats, compensando na diminuição de outro. São ao todo 25 Nature.

Segue uma tabelinha para demonstrar:
Lonely    (+Attack/-Defense)
Brave    (+Attack/-Speed)
Adamant  (+Attack/-Sp. Attack)
Naughty    (+Attack/-Sp. Defense)
Bold     (+Defense/-Attack)
Relaxed    (+Defense/-Speed)
Impish    (+Defense/-Sp. Attack)
Lax      (+Defense/-Sp. Defense)
Timid    (+Speed/-Attack)
Hasty    (+Speed/-Defense)
Jolly           (+Speed/-Sp. Attack)
Naive    (+Speed/-Sp. Defense)
Modest    (+Sp. Attack/-Attack)
Mild    (+Sp. Attack/-Defense)
Quiet    (+Sp. Attack/-Speed)
Rash    (+Sp. Attack/-Sp. Defense)
Calm    (+Sp. Defense/-Attack)
Gentle    (+Sp. Defense/-Defense)
Sassy    (+Sp. Defense/-Speed)
Careful    (+Sp. Defense/-Sp. Attack)
As Nature Hardy, Docile, Serious, Bashfull e Quirky são NEUTRAS, ou seja, não aumentam nem diminuem nenhum stats.

Levando para prática, utilizando nosso Umbreon, seria mais ou menos assim:

Umbreon de Nature Sassy (+Sp. Defense/-Speed) poderia alcançar o máximo de Sp. Def 394 (levando em consideração IV e EV), enquanto o valor máximo de Speed cairia drasticamente. Percebam que esse valor máximo de Sp. Defense é maior do que o máximo que coloquei lá em cima com o exemplo do Umbreon de Nature neutra. O caminho é por aí.

Eu voltarei a falar sobre Nature de forma mais específica quando entrar na parte de breed.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica sobre IV, EV e Nature podem jogar nos comentários, ou falar comigo no Facebook porque, se estiver ao meu alcance, responderei com o maior prazer. Pegar essa primeira parte, a lógica de como funciona, é essencial. No próximo post, daqui a três dias, falarei sobre Ability e HA (Hidden Ability), Egg Group e Egg Moves. Espero ter ajudado e até a próxima! ^_^

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Você foi bem esclarecedor, apesar de eu ainda achar um pouco complicado, mas deu pra entender... Usar um pokémon como exemplo facilitou as coisas. Só uma dúvida: Você sabe me dizer quais foram os momentos no anime em que esses elementos são enfatizados? Se eu não me engano teve um episódio em que o Cilian fala sobre isso com seu Dwedon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jonathan! É complicado sim, mas com o tempo e prática, você vai pegando. Quanto ao anime, eu realmente não sei te responder. :\

      Excluir
  2. Excelente postagem, Vini!
    Parabéns!

    Att,
    Kinho - Redator PBN

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa matéria para iniciantes, só cuidado com as cores, VC colocou defense em amarelo com fundo branco e não da pra ler :(

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال