XnálYse: Clawitzer


Olá, pessoal. Estão todos bem? As XnálYses estão voltando ao ritmo original e hoje tem mais uma edição do quadro comigo. Passamos por muitos Pokémon de Hoenn ou envolvidos com a região, ma agora é a vez de trabalharmos com todos de fora novamente. O escolhido de hoje foi um dos meus parceiros na região de Kalos durante a jornada X e também um dos favoritos na geração. Clique em "continue lendo" e vem comigo conhecer o Clawitzer!

Clawitzer

Tipo: Água

Base de stats:
HP - 71
Ataque (ATK) - 73
Defesa (DEF) - 88
Ataque especial (SP ATK) - 120
Defesa especial (SP DEF) - 89
Velocidade (SPD) - 59
Total: 500

Overview:
Clawitzer, o Pokémon Atirador, é a forma evoluída de Clauncher. Sua enorme garra é, muitas vezes, confundida com o corpo. Nela, Clawitzer forma bolas de água que atira contra os adversários. Os disparos desse Pokémon podem romper cascos de navios e tanques. Caso lance a água para trás, ele é capaz de se projetar a uma velocidade de 60 nós (cerca de 110 km/h). Curiosamente, mesmo com as descrições apontando para uma extrema agilidade, ele é, em batalha, bastante lento. Seu maior destaque, fica, sem dúvidas, para o ataque especial e habilidade única. Os poderosos tiros de Clawitzer ganham ainda mais força pensando no bônus de Mega Launcher para aura e vibrações. Comparativos com Mega Blastoise são inevitáveis. Ambos contam com construções semelhantes (stats distribuídos igualmente, mesma habilidade e um set adequado à ela). A grande vantagem do crustáceo é poder se aproveitar de itens, como Choice Specs e Life Orb, enquanto Blastoise se prende a sua mega stone.


Habilidade:
- Mega Launcher (normal): aumenta em 50% o poder de golpes de aura e vibração (pulse).

Mega Launcher pode ser considerada uma faca de dois gumes. De um lado, ela se alia perfeitamente aos 5 movimentos de aura e vibração aprendidos por Clawitzer. Do outro, limita seu uso integral a eles. Se for diretamente associada a golpes como Water Pulse, funciona excepcionalmente bem. Em sets mais variados, perde completamente seu uso e o Pokémon passa a atuar como se não contasse com nenhuma habilidade.

Prós:
- 120 de ataque especial + 50% de bônus em golpes = poder altamente destrutivo;
- As defesas de Clawitzer não são gigantescas, mas são adequadas;
- Sua habilidade se torna excepcional quando associada a alguns movimentos;
- Curiosa possibilidade de atuar também fisicamente;
- Ser um tipo água puro é muito estável;
- Parece o Zoidberg (principalmente na forma shiny) ♡

Contras:
- Muito lento;
- Dependência direta dos mesmos movimentos;
- Habilidade se torna inútil em sets mais amplos;
- Não possui habilidade oculta.


"Abra a sua boca e diga 'brbrbrbr brrrrr'"
- Water Pulse / Scald / Surf
- Aura Sphere
- Dark Pulse
- Ice Beam
Item: Choice Specs
Habilidade: Mega Launcher
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Modest
Abriremos os trabalhos da XnálYse de hoje com a estratégia mais reconhecida de Clawitzer e, também, a que eu uso no meu. O que mais se espera desse set é que possamos aproveitar ao máximo a habilidade Mega Launcher e a variedade de tipos nos movimentos do Pokémon. No primeiro slot, está seu STAB de água. Apesar de Water Pulse se beneficiar muito do aumento de poder, existem dúvidas a respeito de qual movimento se torna mais adequado a ele. O grande questionamento fica por conta do poder e efeito secundário dos movimentos. Enquanto algumas pessoas se interessam pela confusão de Water Pulse (poder 60 + 50% devido a Mega Launcher), outros partem para as queimaduras de Scald ou ainda a intensidade nas duplas de Surf. Particularmente, sugiro que optem pela primeira opção. Todos os golpes que se seguem no set garantem ampla cobertura de tipos a Clawitzer. Os pontos altos ficam por conta de Aura Sphere nunca falhar e Dark Pulse causar flinch (ainda que a velocidade seja baixa para um uso adequado do efeito). Alguém pode perguntar: "Mas, Will, por que usar Ice Beam e não Dragon Pulse?". Ice Beam oferece uma cobertura mais ampla de tipos, derrubando dragão e grama, enquanto Dragon Pulse somente lida com dragões.

"Hooray!"
- Swords Dance
- Crabhammer
- Rock Slide
- U-turn
Item: Life Orb
Habilidade: Mega Launcher
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Adamant
Lembram-se que eu disse que Clawitzer possui uma curiosa capacidade física? Pois bem, essa é uma das características comuns a todos os Pokémon crustáceos. Apesar do nosso amiguinho azul ser predominantemente especial, o combo de movimentos físicos dele pode ser destacado em campo e até mesmo usado enquanto quesito surpresa. Toda a história começa envolvendo o já bastante tradicional Swords Dance. É com ele que transformaremos a base 73 em algo realmente ameaçador. A cada vez que usar esse movimento, Clawitzer aumentará 2 estágios (100%) os pontos iniciais do ataque. A partir disso, o jogo envolve uma série de golpes físicos. O primeiro deles, Crabhammer, é tradicionalmente usado por Crawdaunt e Kingler. Além de poderoso e STAB aquático, Crabhammer é capaz de provocar dano crítico com facilidade. A seguir, Rock Slide marca a cobertura de tipos, sobretudo atingindo voadores, um dos tipos mais comuns competitivamente. O set é fechado com U-turn. Por mais que seja eficaz contra Pokémon de grama, sua maior função é retirar Clawitzer de campo privilegiando o dano.

"Trocar de corpos? Eu não vejo porque não. Eu também não vejo porque sim."
- Toxic
- Protect
- Water Pulse / Surf
- Heal Pulse
Item: Leftovers
Habilidade: Mega Launcher
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Calm
Alguns de vocês já me pediram sets de duplas em diversas ocasiões e sempre estão participando em competições estilo VGC. E para auxiliar a todos, a terceira estratégia de hoje é focada em batalhas de grupo, sejam duplas ou trios. As adequadas defesas de Clawitzer (lembrando mais uma vez que não são exatamente boas, mas cumprem uma função interessante de proteção) podem gerar uma forte resistência contra os mais diversos golpes se forem adequadamente trabalhadas. E como devem saber, sou um grande fã de Toxic + Protect + restauração (feita aqui através de Leftovers). Que tal, então, aplicarmos essa mesma mecânica sobre Clawitzer? Os EVs distribuídos entre os stats defensivos o protegem de danos mais intensos vindos de adversários enquanto mina o HP deles. A presença de Mega Launcher facilita a aplicação de Water Pulse, mas, tratando-se de duplas, Surf também é extremamente viável. Fechamos o set com o quinto movimento beneficiado pela habilidade: Heal Pulse. Em golpes (Water Pulse, Aura Sphere, Dragon Pulse e Dark Pulse), Mega Launcher expande em 50% o poder. Entretanto, Heal Pulse é um movimento de status e sua mecânica é, parcialmente, diferente. Em condições normais, ele seria responsável por restaurar 50% do HP de um aliado. Na presença da habilidade, o valor salta para 75%.

"Amigos, socorro! Um rato me enganou!"
- Entrainment
- Toxic
- Venoshock
- Water Pulse
Item: Leftovers
Habilidade: Mega Launcher
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 200 HP, 120 DEF, 120 SP DEF, 68 SP ATK
Nature: Calm
Sabe aquele momento em que você rompe completamente a estratégia de um adversário? Pois bem, a hora é agora. O último set escolhido para Clawitzer reúne seus movimentos mais capazes de atrapalhar um oponente, sobretudo aqueles diretamente dependentes de uma habilidade, como Gliscor. Como tudo isso será feito? No primeiro momento da batalha, é importante eliminar a habilidade do adversário. Para isso, usamos Entrainment. O movimento é responsável por transferir a de Clawitzer, Mega Launcher, para o adversário. Caso o Pokémon não possua nenhum movimento de aura ou vibração, irá perder seu valor completamente. Então, surge a combinação entre Toxic e Venoshock. De forma um pouco semelhante ao set anterior, o HP do oponente será minado pelo envenenamento forte e o mais importante é o poder dobrado de Venoshock sobre Pokémon que sofrem com essa condição de status. Encerramos com Water Pulse e sua eventual confusão. Um Pokémon confuso, envenenado e sem habilidade perde quase que completamente sua função dentro da batalha.



Outras opções e movimentos importantes:
- Aqua Jet: mesmo físico, um movimento de prioridade pode solucionar a batalha para Pokémon lentos como Clawitzer. Observem que ele é uma opção bastante funcional na presença de Swords Dance.
- Sludge Bomb e Sludge Wave: não apenas de gelo é formada a cobertura contra oponentes de grama. Golpes venenosos são fundamentais no atual cenário competitivo.
- Aqua Tail e Iron Tail: assim como Aqua Jet, podem se encaixar perfeitamente ao lado de Swords Dance.
- Dragon Pulse: apesar de eu ter dito que Ice Beam é mais funcional que Dragon Pulse, ele também se torna válido para Clawitzer.
- Flash Cannon: da mesma forma que golpes venenosos, os metálicos também atuam com eficácia em batalhas atuais.
- Double Team e Muddy Water: essa é uma estratégia comum na Battle Maison. Encaixá-la em competições VGC faz muita diferença.

Checks, counters e considerações finais:
- Presente na tier RarelyUsed, Clawitzer conta com excelentes parceiros. Alguns dos Pokémon que mais podem apoiá-lo num time são os tipos grama, como Abomasnow e Amoonguss. Paralelamente, Drapion também compõe bem os times. Disputas em tiers mais altas oferecem Venusaur, Dragalge ou Ferrothorn como excelentes companheiros.

- Um conhecido poema de Augusto dos Anjos (Versos Íntimos) já dizia que "A mão que afaga é a mesma que apedreja". Todos os aliados mencionados anteriormente são, também, grandes inimigos. A eles, juntam-se Pikachu e Rainchu, Lanturn ou ainda Meganium e Mega Charizard Y.

- Por mais que esteja em uma tier mediana baixa, Clawitzer possui bom potencial e consegue facilmente ser encaixado nos mais diversos times enquanto tank. Seu surpreendente ataque especial aliado a golpes extremamente variados substitui Pokémon já reconhecidos nas equipes.

Com esse texto repleto de frases do Dr. Zoidberg, encerramos a análise do Clawitzer por aqui. Logo voltarei com mais uma edição da XnálYse. Não deixem de comentar com acréscimos, correções e pedidos para o quadro. Muito obrigado por lerem e até mais! ^^


15 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. adoro ele um dos melhores pokemons de xy...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um clawitzer com Swords dance, Crabhammer, dragon pulse e aura sphere. É um moveset bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É excelente. Sets mistos sempre dão mais trabalho, mas melhores resultados.

      Excluir
  3. will faz uma xnalise da florges e da wormadan por farvor tchausinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo quero fazer análise da Wormadam. Obrigado pelas dicas!

      Excluir
  4. muito boa a xnalyse. adoro tanto o clawitzer quanto o dr. zoidberg XD isso sem falar que o clawitzer/clauncher são um dos pokemons que vc pode dizer que têm vontade de comer sem ficar parecendo um pokéfilo (diferentemente de combusken por ex.)

    apesar de gostar muito de pokemons que saiam derrubando tudo, sou o tipo que têm mais habilidade com pokemons "suporte", tanto que um amigo me pediu que eu fizesse um time full suporte para futuras batalhas em duplas com ele e gostaria que vc me desse algumas dicas, principalmente na parte de nature, evs e ivs. lá vai:

    Claydoll
    item: light clay
    hab.: levitate
    light screen
    reflect
    stealth rock
    earth power

    Whimsicott
    item: big root
    hab.: prankster
    leech seed
    toxic
    protect
    giga drain

    dusclops
    item: eviolite
    hab.: pressure
    Will-o-Wisp/confuse ray
    Embargo
    Torment
    Hex

    Sableye
    item: leftovers
    hab.: prankster
    Will-o-Wisp
    recover
    taunt
    foul play/knock off/night shade (tenho duvidas sobre qual é melhor)

    Audino
    item: shell bell
    hab.: healer
    heal pulse
    entrainment/simple beam
    thunder wave
    draining kiss

    slowbro
    item: slowbronite
    hab.: regenerator > shell armor
    calm mind
    scald
    yawn
    psychic

    gostaria de saber o que acha dessa combinação, mesmo que eles não sejam usados todos simultaneamente. apesar de nenhum dos pokes dessa lista serem exatamente velozes, não coloquei trick room em nenhum dos sets pois em uma batalha em dupla posso acabar prejudicando meu aliado, mas eu sei que é uma boa opção e não está descartado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Ah, dizer que quer comer o Combusken envolve muita coisa. É melhor até deixar de lado por enquanto essa pauta :P

      Poxa, com certeza você tem um time excepcional aí. Todos os Pokémon atuam bem demais em suas funções recuadas, gosto dos sets e, enfim, uma estrutura muito bem estabelecida. Se te ajudar um pouquinho, já fiz análises do Slowbro e do Claydol (estão lá na página da XnálYse).

      Eu apenas sinto um pouco de falta de algum Pokémon pra "fazer o serviço sujo". Talvez a presença de um só sweeper pode fazer a diferença dentro de campo.

      Basicamente, posso te dizer com certeza que todos vão passar por natures bold, calm, impish ou careful. Vamos aos pontos individuais:

      - Claydol, Whimsicott e Audino são bastante semelhantes (todos um pouco mais annoyers e especiais). Neles, todos os IVs são 31, com exceção do ataque. Gosto de uma divisão de EVs que apontei para o Clawitzer: 252 HP, 128 DEF e 128 SP DEF. Mas acho possível também investir ao extremo nas defesas, principalmente em Whimsicott e Claydol (252 DEF, 252 SP DEF, 4 SP ATK / HP). E natures variando entre bold para Claydol e Audino, calm em Whimsicott.
      - Dusclops é um Pokémon difícil de ser usado. Particularmente, não gosto tanto do Hex, acho que lhe falta SP ATK pra executar um golpe assim. Eu daria preferência a Night Shade. Usando Hex, pode fazer uma estrutura sem IV de ATK, separar os EVs como em Claydol e manter bold. Caso parta pra Night Shade, acho que não precisa de IV nem em SP ATK e nem em ATK.
      - Sableye é aquele Pokémon chato que atrapalha a vida de qualquer um. Eu dou prioridade a Knock Off. Dessa forma, o spread de EVs seria maior: 56 ATK, 200 DEF, 200 SP DEF, 52 HP e com nature careful.
      - Para Slowbro, não existem muitos mistérios. Parta diretamente para o SP ATK e DEF, dividindo tudo entre eles.

      Excluir
    2. Matheus Almeida07/04/2015, 20:39

      que bom que vc gostou (sim, eu sou o anom, só que eu tinha esqucido de botar o nome). nem tinha visto que já tinham feito analise do claydoll.

      na sua opinião, quem seriam bons sweepers?

      espero que não me ache estranho, mas o nome do meu cobalion em W2 é will. foi totalmente aleatório e eu nao conseguia me lembrar de onde saiu esse nome, quando fui ver a xnalyse hj...

      continuando no ritmo de B2W2, gostaria de sugerir o cinccino que eu inicialmente achava totalmente inútil com a habilidade skill link, mas ao testar com o item razor fang acabei achando bem interessante apesar de não fazer parte do meu time principal.

      Excluir
    3. Existem tantos e tantos, é bem difícil escolher. Tudo vai depender bastante do torneio que o time vai entrar, se ele se adapta a tiers, se podem ser usados alguns Pokémon ou não. Varia conforme a necessidade mesmo.

      HAHA Sério? Cobalion é um Pokémon que eu gostaria de conhecer melhor. É uma pena que esteja meio mal em competições. =/

      Cinccino é bem surpreendente. Ele me espantou quando decidi testar, supera muito as expectativas. Essa elevação do flinch se torna útil demais em batalha. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  5. anote o shedinja na lista, por favor.

    ResponderExcluir
  6. Oooooo gente em que esse poke apareceu?pq só eu tô vendo ash com a roupa que ele usou em Unova ali em cima?? E já faz um tempinho que eu não assisto pkmn

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال