Team Builder #16



Olá, caros trainers!

Como estão?

Vocês viram? Teremos o Primeiro Battle of the Masters Championship! Campeonato no qual os melhores treinadores da Pokémon Blast News digladiando-se pelo posto de Master of the Masters *-* *soam as cornetas*
Estou honrado em fazer parte deste célebre grupo que conta com feras do competitivo como Will, Hick, DragoMat, dentre outros.
Torçam por mim, hein?! HAHAHA! Aí vocês ganham o lindo, maravilhoso e estiloso Snorlax igualzinho ao que eu vou usar no torneio :D o/

Well, sem mais delongas, vamos ao Team Builder?
Today, tivemos a honra de receber um dos administradores do grupo de fãs Pokémon "Giveaway Zueiro" no Facebook, Silas Reis.



Aerodactyl



Base Stats:
HP: 80
Attack: 105
Defense: 65
Sp. Attack: 60
Sp. Defense: 75
Speed: 130

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Focus Sash
Moveset: Stealth Rock, Taunt, Stone Edge, Ice Fang
Habilidade: Unnerve

Aerodactyl faz jus ao estilo de ataque de Silas: rápido, forte, causa bons danos e é eficiente.
O fato de contar com Unnerve é inesperado. Qualquer oponente esperaria Rock Head ou até mesmo Mega Aerodactyl, coisa que não ocorre aqui.
Com um moveset pouco comum, Silas faz deste Pokémon uma espécie de atacante-suporte, ou midrange. Stealth Rock suja o campo do oponente e Taunt, junto à Unnerve, quebra estratégias. Devido a seus 200 pontos máximos em Speed (Nature Jolly, IV 31, EV 252), este monstrinho pode ser praticamente considerado um Prankster, HAHAHA!
Stone Edge é seu STAB e, além de já ser muito poderoso, possui taxa de crítico mais alta o que pode significar OHKO (one-hit knock out) em muitos adversários, incluindo Walls.
Ice Fang completa o moveset e aparece mais como coverage contra tipo Terra, tipo esse ao qual Stone Edge não causa muito dano e, inclusive, pode causar flinch ou FROZEN.
Silas usa Focus Sash como held item devido a fragilidade de Aerodactyl. Ele é forte, mas não agenta muitos golpes... Nesse mundo, quem é perfeito?!


DICA: Sableye não é um bom oponente. Normalmente, seus sets contam com Taunt e Will-o-Wisp, moves que anulam o Pokémon Fossil. Se seu oponente abrir de Sableye, troque imediatamente.


Kinho: Sabemos que você é administrador de um grupo voltado aos fãs de Pokémon. Mas Silas, como é lidar com pessoas de todas as idades e, mesmo que falem sobre o mesmo assunto, pensam de formas tão diferentes?
Silas: Bom, todos nós somos fãs. Nos entendemos, discutimos estratégias e tudo mais. Cada um com a sua opinião.
O ideal é que numa discussão de builds, por exemplo, absorva aquilo que puder do diálogo. Por muitas vezes tive idéias que, ao discuti-las, aparecia uma mais vantajosa nessa variedade de opiniões que surgem.

Kinho: Defina-o com até três palavras.
Silas: Ótimo Lead.



Infernape



Base Stats:
HP: 76
Attack: 104
Defense: 71
Sp. Attack: 104
Sp. Defense: 71
Speed: 108

Nature: Naive
IVs: todos.
EVs: 252 Atk / 4 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Close Combat, Mach Punch, Overheat, U-turn
Habilidade: Iron Fist

Mais uma vez a característica "Speed Pokémon" prevalecendo em membros do time de Silas. Infernape conta com TRÊS STAB MOVES, sendo um deles Special-based: Overheat.
A nature escolhida não atrapalha o uso deste move, pois se trata de Naive (- Sp. Defense, + Speed), diferente dos Infernapes Jolly ou Adamant que estamos acostumados a ver.
Life Orb aumenta o poder - que já é grande devido a Iron Fist, exceto quando o assunto é Overheat - de seus ataques em 30%. Dessa forma, os STABs Close Combat, Mach Punch e Overheat se tornam ainda mais destrutivos. Até mesmo U-turn fica mais interessante, pois, além de coverage contra tipos Psíquicos, serve como "válvula de escape" para aquele predict que seu oponente pode vir a lhe dar, concedendo-lhe novamente o controle do switch-in.
O símio-de-fogo é bem decente quando se trata de velocidade, porém está longe de ser o mais rápido dentre os Pokémon presentes no competitivo. Greninja e Heliolisk poderiam vir a ser problema, mas, para isso, existe Mach Punch :D

DICA: Talonflame deve ser COMPLETAMENTE evitado. Ele nem precisaria do Gale Wings para superar Infernape.

Kinho: Agora uma que é mais uma curiosidade minha mesmo (hehehehehe). Sei que, atualmente, sua foto de perfil no Facebook são pelúcias de um Jolteon e um Vaporeon. Me diga Silas, tô curiosaço haha: por quê os administradores do grupo Giveaway Zueiro usam fotos de animes, animais, pelúcias ou desenhos?
Silas: Meu parceiro desde Pokémon Red tem sido o Jolteon e, devido a isso, eu o uso como símbolo. Até mesmo no Facebook, mas recentemente foi aniversário do meu namoro com a Ana e ela me fez uma surpresa. Nela, rolou uma giveaway de Jolteon shiny.
Em meio ao post, a galera começou a perguntar, brincando, qual eeveelution ela era. Escolhi que ela fosse o Vaporeon. Desde então, uso ambos na foto de perfil da rede social.
Referente aos outros admnistradores, nós gostamos de manter um símbolo para nós mesmos. Fica até mais fácil de fazer referências, brincadeiras e tal. Houve, inclusive, uma época na qual todos do grupo colocaram um Power Ranger como avatar. Algumas pessoas usaram fotos de "cães-ranger"! (risos)
Pena que não tinha foto de nenhum Jolteon ranger! (risos)

Kinho: Como você define o cenário competitivo de hoje?
Silas: X/Y e OR/AS trouxeram as Megaevoluções e, com elas, uma maior quantidade de opções. Conforme foram acontecendo alterações e restrições no metagame, os Sweepers ficaram mais restritos. Vide Greninja. A mudança dele para Uber, por exemplo, foi uma perda enorme devido a ele ser excelente como Sweeper Mixed.
Ao meu ver, entendo que atualmente o cenário se resume a times Stall. E aqueles que não são completamente Stalls, tem a sua parcela da estratégia. Algo ruim, na minha opinião.

Kinho: E como ele começou para você? Como entrou nesse "mundo"?
Silas: Eu comecei até que atrasado, diria. Jogo Pokémon desde a primeira geração, mas só fui conhecer o competitivo na quarta geração com o Heart Gold.
Batalhei com um amigo - que me deu uma surra - e ele me disse que jamais o venceria se não aprendesse sobre EVs e IVs. Ele até tentou me explicar, mas minha cabeça quase explodiu. Não entendi nada.
A partir daí passei a treinar, breedar... a pegar o jeito. Aí na Pokémon Black já batalhava com amigos seguindo o competitivo e, em 2013, passei a participar de torneios.
Desde então, meu gameplay só tem evoluído.

Kinho: Defina-a com até três palavras.
Silas: Finalizador.



Cloyster

Base Stats:
HP: 50
Attack: 95
Defense: 180
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 45
Speed: 70

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 172 Def / 84 Spd
Item: Razor Fang
Moveset: Icicle Spear, Rock Blast, Ice Shard, Shell Smash
Habilidade: Skill Link

Eis o Bulky Physical Sweeper do time.
Por mais que não tenha Speed inicial relevante, Cloyster conta com Shell Smash, move que aumenta em dois níveis os atributos Attack, Special Attack e Speed do usuário, porém reduz em um nível os atributos Special Defense e Defense. Assim, Silas mantém o padrão ofensivo que está acostumado.
Diferente de muitos destes que vemos no cenário, podemos observar que Silas não se preocupa com o revés que o move citado causa, pois seu held item não é White Herb - responsável pela normalização instantânea de atributos reduzidos - mas sim Razor Fang. Para ele, ter 10% a mais de chance de causar flinch é BEM MELHOR!
Com a habilidade Skill Link, Icicle Spear e Rock Blast sempre acertarão seu oponente cinco vezes, quebrando facilmente Sturdy, Focus Sash, Focus Band, Substitute e Multiscale. O primeiro citado é STAB do tipo Gelo e o segundo serve como coverage para Talonflame, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e vários outros do tipo Fogo uma vez que, sem ser necessário Shell Smash. é KO certo devido ao move ser do tipo Pedra e causar bastante estrago.
Ice Shard é seu priority move, salvador da pátria contra Garchomp Scarf, Dragon Dance Haxorus, Mega Sceptile, entre outros que Cloyster não consegue outspeed mesmo com Shell Smash.


Kinho: E a Smogon? O que acha dela? Todos devíamos segui-la? Por quê?
Silas: Sempre segui a Smogon, mas nem sempre à risca. Altero algumas coisas, mas referente a "ponto de partida", acredito que todos deviam segui-la. Eles também oferecem dicas para builds que devem sim ser levadas em consideração uma vez que todas foram de fato testadas.
Na questão regras, eu que participo de muitos campeonatos vejo como a existência delas deixou as coisas mais equilibradas. Eles se dedicam mesmo a fazer um jogo balanceado e divertido para todos. Um exemplo disso foi quando as Hidden Abilities dos iniciais de Johto foram liberadas. Fui até o fórum da Smogon e vi que, em somente onze horas, haviam sido feitos mil cento e treze testes que atestavam o funcionamento delas em cada tier.

Kinho: Se fosse para você escolher um modo de jogo que se tornasse universal, qual seria esse modo?
Silas: Gosto bastante de todas as categorias, mas se eu pudesse escolher uma para ser popular e até mesmo ter alguns torneios seria a Metronome Multibattle.

Kinho: Como funciona esse modo de batalha? Explica pra galere, hehehe!
Silas:  Cada Pokémon pode somente ter um move: Metronome. Esse move permite que o usuário use, aleatoriamente, qualquer move existente. Seja Splash ou Judgment. A batalha se torna ainda mais interessante quando jogada em duplas, pois até mesmo os alvos são aleatórios.
A habilidade do jogador não conta muito a não ser na hora de escolher os held itens e etc. Rende muitas risadas e, no final, ganhar ou perder acaba não importando.

Kinho: Defina-a com até três palavras.
Silas: "Stunador".



Donphan

Base Stats:
HP: 90
Attack: 120
Defense: 120
Sp. Attack: 60
Sp. Defense: 60
Speed: 50

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 228 Atk / 28 Def
Item: Leftovers
Moveset: Stealth Rock, Earthquake, Knock Off, Ice Shard
Habilidade: Sturdy

Mais um bom Lead na equipe de Silas.
Donphan, além de ser bastante competente nos atributos Attack e Defense, possui uma interessante variedade de moves. Stealth Rock e Knock Off fazem dele um Lead tão competente como Aerodactyl e, dependendo do time adversário, até melhor.
Mesmo que o oponente seja Special-based, Sturdy o manterá em pé para acertar, no mínimo, dois ataques: Knock Off, retirando o held item (exceto Mega Stones) e Ice Shard, devido a prioridade. Só isso já seria suficiente para derrotar oponentes como Garchomp, Talonflame, Sceptile, Dragonite, Flygon, Altaria, entre outros.
QUER MAIS?
Earthquake causa bastante estrago e, para um Physical Wall, ter só três fraquezas já é é ótimo, agora ter três fraquezas e uma imunidade é excelente!


Kinho: Sabemos que Jolteon é seu Pokémon preferido. Você o usa no competitivo? Por quê?
Silas: Sim, procuro sempre usá-lo. Estudo diferentes builds para ele, embora o mesmo seja limitado.
Por mais que ele não seja um dos monstrinhos mais usados no competitivo, seu atributo Speed tem base de 130 pontos e ele possui Special Attack consideravelmente bom. Isso faz dele um Sweeper decente.

Kinho: Defina-o com até três palavras.
Silas: Extremamente versátil.



Goodra

Base Stats:
HP: 90
Attack: 100
Defense: 70
Sp. Attack: 110
Sp. Defense: 150
Speed: 80

Nature: Quiet
IVs: todos, exceto Speed.
EVs: 252 HP / 16 Atk / 204 Sp. Atk / 36 Sp. Def
Item: Assault Vest
Moveset: Draco Meteor, Fire Blast, Sludge Bomb, Power Whip
Habilidade: Sap Sipper

Goodra é seu Special Wall. Devido a possuir excelentes 150 pontos base em Special Defense, este dragão não precisa de investimentos EV tão expressivos. Na opinião de Silas, ele será muito mais eficiente se nos focarmos em effortar Special Attack e HP e tivermos Assault Vest como held item. PERFEITO! Assim, Goodra pode utilizar de seu vasto moveset ofensivo de forma ainda mais eficaz:
Draco Meteor contra os próprios Dragões e STAB; Fire Blast para tipo Gelo e Sludge Bomb para tipo Fada. Power Whip aparece como Physical-move a ser beneficiado pelo aumento de um nível em Attack que Sap Sipper concede além de imunidade total aos moves tipo Planta.
Sua Nature Quiet (- Speed, + Special Attack) é perfeita para seu moveset e held item.


Kinho: Para você qual é a estrutura de um time ideal? Precisa ter Stalls? Taunters? Walls?
Silas: Geralmente, gosto dos meus times simples e balanceados:
- Um Speed Physical Sweeper;
- Um Speed Special Sweeper;
- Um Bulky Physical Sweeper;
- Um Bulky Special Sweeper;
- Um Wall/Healer/Annoyer;
- Um hazzard.
O que mais me ocupa a mente mesmo é cobrir fraquezas.

Kinho: Defina-o com até três palavras.
Silas: "Tanka" tudo.



Porygon-Z

Base Stats:
HP: 85
Attack: 80
Defense: 70
Sp. Attack: 135
Sp. Defense: 75
Speed: 90

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 16 HP / 240 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Razor Fang
Moveset: Tri Attack, Psyshock, Ice Beam, Thunderbolt
Habilidade: Adaptability

Se Infernape era a agressão física, eis a agressão especial (badumtis, HAHA).
Porygon-Z causa tanto dano que é até difícil de calcular, Pensa só: Razor Fang para aumentar a taxa de flinch em 10%; Tri Attack STAB multiplicado por 1,5 do Adaptability e 190~200 pontos em Special Attack. É MUITO DANO!
E, ainda tem mais. Quando seu oponente achar que está a salvo colocando um Special Wall... BUM! PSYSHOCK! HAHAHA!
Este Pokémon ainda conta com excelente coverage, sendo Ice Beam e Thunderbolt seus moves restantes enquanto Psyshock cuida de sua única fraqueza: o tipo Lutador :D
Effort Values principais em Speed, atingindo 156 pontos máximos (Lv. 50, EV 252, IV 31, Nature Timid) são mais que justos.


Kinho: Se você visse este time do lado de lá, como um adversário seu, quais seriam as primeiras coisas que passariam na sua cabeça?
Silas: Que ele começaria colocando hazzards no campo. logo, preciso começar com um Annoyer/Taunter e controlar o jogo.
Uso bastante a estratégia Volturn ( que significa ter Pokémon usando Volt Switch e U-turn no mesmo time).

Kinho: Defina-o com até três palavras.
Silas: Inesperado.


Kinho: Silas, hoje falamos sobre o time que você nos trouxe, mas gostaria que pensasse como um adversário de seu próprio time. Quais seriam os seis Pokémon que você levaria contra este time? Defina os motivos pelos quais você levaria esses Pokémon.
Silas: Levaria Pokémon mixed para lutar contra esse time. Mega Diancie por exemplo.
Magic Bounce também traria bastante problemas para ele já que a estratégia principal é encher o campo de hazzards.
Levaria também builds defensivas como as de Scrafty Bulk Up. Pokémon com poucas fraquezas - como Rotom-Wash e Heatran -  também são uma boa pedida. Se necessário, também levaria Pokémon que pudessem estender a batalha ao máximo, levar para o Struggle, como Clefable, Sylveon e etc.
O ideal seria parar o Volturn. Então, mandar um Landorus no switch-in, seria sensacional e colocaria o time em desvantagem.




Então pessoal, o que acharam do time do Silas?
COMENTEM!
Daqui a alguns dias teremos mais trainers assim como vocês por aqui! Fiquem ligados!

Ah, e não se esqueçam do torneio XplosYon Cup! ESTÁ PARA COMEÇAR!

Boa semana a todos e GOTTA CATCH ´EM ALL!!!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Prefiro o Porygon-Z, modest com Choice Scarf e a habilidade Download.
    Quando jogado contra o Oponente certo ele já entra em campo com 1.5x Sp. Ata e 1.5x Spe. Uma máquina de combate.

    ResponderExcluir
  2. Um keldeo levaria esse time inteiro

    ResponderExcluir
  3. Tem como formar um time com Blastoise,Manectric,Arcanine,Roserade,Flygon e Gengar ñ manjo do competitivo e queria saber se dar pra formar um time assim

    ResponderExcluir
  4. Faz um Team Builder com a equipe do Ash em Sinnoh, porém totalmente evoluída: Raichu, Torterra, Infernape, Floatzel, Gliscor e Staraptor

    ResponderExcluir
  5. Esse tea tem 6 UU
    sendo que seu moveset é horrível
    talvez o melhor seja o do Infernape...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال