Team Builder #15




Olá, caros trainers!

AQUI ESTAMOS MAIS UM DIA!

E é muito bom retornar ao Team Builder depois de semanas e mais semanas de trabalho e afazeres, sejam eles profissionais, acadêmicos ou domésticos, HEHE!
Vocês não têm noção do quanto!
E, como vocês são sempre muito atenciosos comigo, resolvi recompensá-los e tornar ainda mais estreita a nossa relação *-*
A partir de AGORA, todas as postagens do quadro contarão com entrevistas realizadas junto aos donos dos times analisados. Depois de pensar bastante, acredito muito justo que todos os leitores conheçam os responsáveis de tornar meu trabalho tão prazeroso: vocês mesmos!
A criatividade de vocês é impressionante e, devido a isso, encontrei esta maneira de recompensá-los.
Agradeço ao espaço concedido pelos grupos de fãs Pokémon no Facebook "Giveaway Zueiro" e "Treinadora Giovana" pela oportunidade de divulgar nosso trabalho e, com certeza, a Pokémon Blast News.

Hoje, teremos o time do trainer Paulo Ricardo que causa muita dor de cabeça no cenário competitivo!



Mega Beedrill


Base Stats:
HP: 65
Attack: 90 (150)
Defense: 40 (15)
Sp. Attack: 45
Sp. Defense: 80
Speed: 75 (145)

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 252 Spd / 4 Def
Item: Beedrillite
Moveset: U-Turn, Protect, Poison Jab, Knock Off
Habilidade: Swarm (Adaptability)

Aqui temos o Physical-attacker do time.
Paulo faz uso de Protect como primeiro move devido ao bônus de Speed não ser aplicado no momento ao qual o Pokémon megaevolui. Dessa forma, ele consegue manter sua Beedrill protegida e megaevoluir sem medo.
U-Turn e Posion Jab se tornam fortíssimos devido ao STAB somado ao Adaptability, causando muito OHKO com facilidade.
Com 216 pontos máximos em Speed (Lv. 50, Nature Jolly, IV 31, EV 252), essa abelha consegue ser mais rápido que quase todos os Pokémon do cenário, excluindo Mega Alakazam, Mega Aerodactyl e Ninjask.


Kinho: E esse negócio de competitivo? Como começou para você?
Paulo: Começou ano passado. Desde que foram anunciadas X e Y, eu buscava comprar meu 3DS e jogá-las. Comecei o jogo mesmo só em dezembro do ano passado devido a contratempos. A partir daí, fui descobrindo os "costumes", grupos de fãs Pokémon no Facebook, giveaways, li matérias sobre o papel de cada Pokémon no cenário e assim foi indo (risos).

Kinho: Defina-a com até três palavras.
Paulo: Canhão de Vidro.



Manaphy


Base Stats:
HP: 100
Attack: 100
Defense: 100
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 100
Speed: 100

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 96 HP / 252 Sp. Atk / 160 Spd
Item: Leftovers
Moveset: Surf, Ice Beam, Energy Ball, Tail Glow
Habilidade: Hydration

Por ser perfeitamente equilibrado em todos os seus status base - assim como Mew -, Manaphy torna-se um Pokémon multiuso, podendo ser Wall ou Attacker. Paulo faz uso da função Special-attacker com maestria ao contar Tail Glow - golpe aprendido somente por Manaphy e Volbeat -, que possui a função de aumentar em TRÊS NÍVEIS seu Special Attack tornando praticamente impossível permanecer de pé diante dele.
O restante dos moves são ofensivos: Surf, Ice Beam e Energy Ball cobrem boa parte dos tipos mais usados no cenário atual.


Kinho: Hoje, você tem algum Pokémon preferido? Se sim, ele ainda é o mesmo que na época na qual você não jogava competitivo?
Paulo: Sim, Zoroark. Ele permanece o mesmo desde sempre por mais que eu não o use no competitivo. Talvez quando eu for explorar montar times em tiers mais baixas, eu o considere uma opção.

Kinho: Por falar em tiers, o que você acha da Smogon? Qual sua opinião sobre eles?
Paulo: Diferente da opinião que muitos têm, concordo com as "regras" da Smogon. Acredito que banindo Pokémon que a galera gosta de usar da tier OU, eles visam equilibrar o jogo. Você não ia querer ver que do lado de lá tem um Arceus ou um Darkrai te esperando!

Kinho: Defina-a com até três palavras.
Paulo: Coverage.



Togekiss


Base Stats:
HP: 85
Attack: 50
Defense: 95
Sp. Attack: 120
Sp. Defense: 115
Speed: 80

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 240 Sp. Def / 16 Spd
Item: Leftovers
Moveset: Baton Pass, Nasty Plot, Roost, Air Slash
Habilidade: Serene Grace

Os dois pontos incomuns neste Pokémon dos demais que vemos no competitivo atualmente são: Baton Pass e Nasty Plot, sendo o segundo menos incomum que o primeiro.
Estamos acostumados a ver Togekiss com Thunder Wave e Dazzling Gleam nas Single Battles online, não é mesmo? Confesso que essa combinação abre muitos horizontes e pega muitos trainers de surpresa.
Baton Pass pode tornar um Togekiss moribundo é um excelente suporte. Considere o seguinte cenário: você está lá, lutando pra sobreviver com sua fadinha aos ataques ininterruptos de seu oponente. Você se segura com Roost e, quando está safe, usa Nasty Plot. Mantendo dessa forma, seu oponente calcula mais ou menos quando pode te derrubar de acordo com o dano que vem causando (salvos casos de Critical Hit) e, para surpresa dele, você não usa Roost, mas sim Baton Pass! LOL
Imagina a cara de felicidade do seu adversário quando entrar seu Latios com quatro níveis a mais de Special Attack... HAHAHAHA hilário, no mínimo.


Kinho: Como todo jogador assíduo de Pokémon Videogame competitivo, você sabe que não existem regras universais para o jogo. O VGC, por exemplo, é válido somente para aquele momento no qual o mesmo esta ocorrendo; a Smogon é um fansite e não detém direitos suficientes para, digamos, "tornar absolutas" suas regras. Você acha que deve haver uma lista de regras oficiais do jogo de Pokémon assim como acontece no Trading Card Game? Uma regra que, independente de onde se está, é seguida a risca mesmo em partidas for fun?
Paulo: Acredito que se existisse somente um modo de jogo - seja Smogon OU ou um misto de Smogon OU e VGC -, este mesmo deveria ser inserido NO JOGO. Dessa forma, não interferiria naqueles players que jogam somente por diversão, sem sequer pensar em competir ou algo do gênero.

Kinho: Defina-a com até três palavras.
Paulo: Nasty Plot.



Landorus-Therian


Base Stats:
HP: 89
Attack: 145
Defense: 90
Sp. Attack: 105
Sp. Defense: 80
Speed: 91

Nature: Impish
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 240 Def / 8 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Stealth Rock, Earthquake, U-Turn, Stone Edge
Habilidade: Intimidate

Paulo utiliza Landorus na forma Therian, o Physical Wall mais conhecido do competitivo. E eis os motivos por ele ser muito usado:
Bom typing: ser do tipo Terra/Voador concede a ele somente duas fraquezas, duas imunidades e três resistências.
Intimidate: além de estar setado para Physical Wall, Landorus diminui em um nível o Attack de seu adversário, tornando mais fácil ainda de segurar ameaças físicas.

Este Pokémon é tão bom que se você fizer uma escolha ruim de início, como por exemplo, colocá-lo contra algum Pokémon que você suspeite ter golpes tipo Gelo, você pode sair pela tangente usando de U-Turn. Stealth Rock mina o campo de seu adersário enquanto Earthquake age como STAB.
Stone Edge fornece coverage contra tipos Gelo, Voador (que não recebem muito dano de U-Turn e são imunes ao Quake).

DICA: muito cuidado com golpes do tipo Gelo. Mesmo que Physical-based, devem ser tratados com cautela.


Kinho: Competitivamente falando, você acha que todo mundo deveria seguir a Smogon?
Paulo: Sim, justamente por eles equilibrarem o jogo de forma justa.

Kinho: Defina-o com até três palavras.
Paulo: Stealth Rock.



Porygon2


Base Stats:
HP: 85
Attack: 80
Defense: 90
Sp. Attack: 105
Sp. Defense: 95
Speed: 60

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 Sp. Def
Item: Eviolite
Moveset: Thunderbolt, Ice Beam, Toxic, Recover
Habilidade: Trace

Porygon2 aparece como Special Wall, porém com "ascendência" para Dual Wall devido ao Eviolite, item responsável por conceder mais 50% em cada uma de suas defesas. Com isso em mãos, basta agir como um Wall: recupere seu HP sempre que necessário; cause o status POISON no adversário para acelerar o processo de nocaute; ataque sempre que possível com o move que for mais cabível com o tipo do Pokémon adversário; Trace é um a mais. Ser capaz de copiar a habilidade do adversário pode tornar sua vitória iminente.

DICA: não mantenha Porygon2 em frente de qualquer Pokémon que possua Knock Off. Perder Eviolite é o mesmo que perder a estratégia.


Kinho: Defina-o com até três palavras.
Paulo: Stall.



Latios


Base Stats:
HP: 80
Attack: 90
Defense: 80
Sp. Attack: 130
Sp. Defense: 110
Speed: 110

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 Sp. Atk / 4 Sp. Def / 252 Spd
Item: Choice Scarf
Moveset: Draco Meteor, Psyshock, Defog, Trick
Habilidade: Levitate

Eis o Pokémon que, particularmente, eu mais gosto desse time escolhido pelo Paulo. Latios com este moveset se torna imprevisível justamente por explorar ao máximo sua capacidade de Speed e contar com Trick onde você manda um Choice Scarf pro seu oponente em troca do item que ele estiver segurando. Isso é algo que quebra muitas estratégias.
Além de tudo, Latios conta com dois moves STAB em perfeita sincronia: Draco Metor ataca o Special Defense e Psyshock ataca o Defense comum, ampliando ainda mais a sua capacidade de infligir dano numa diversidade ainda maior de oponentes.
Combinado com o Nasty Plot+Baton Pass de Togekiss, este dragão se torna um adversário ainda mais complicado do que é normalmente.
Defog utilizado junto a Trick termina de estragar qualquer estratégia que seu oponente venha a cogitar fazer, HAHAHA!


Kinho: Se você visse este time do lado de lá, como um adversário seu, quais seriam as primeiras coisas que passariam na sua cabeça?
Paulo: Sentiria-me preocupado com Manaphy porque ele pode vir a se tornar um imenso problema com somente UM Tail Glow.
Sinceramente, não esperaria um Baton Pass em um Togekiss e me preocuparia mais ainda com Mega Beedrill devido a seu Speed e Attack serem muito altos.
Certamente, teria muitos problemas.

Kinho: Defina-o com até três palavras.
Paulo: Defogger.

Kinho: Paulo, hoje falamos sobre o time que você nos trouxe. Olhando para ele, quais seriam os Pokémon ideais para enfrentá-lo?
Paulo: Gallade com Ice Punch seria excelente contra Landorus, Togekiss e Latios.
Rotom-W e Tyranitar podem ser usados como counter para a Mega Beedrill. Acredito que ambos se estiverem setados corretamente não perderão facilmente para ela.
Serperior está sendo bastante utilizado ultimamente, devido o Contrary. Acredito que ele seria o adversário ideal para a Manaphy.





Então pessoal, o que acharam do time do Paulo?
O que acharam deste novo formato do Team Builder? Gostaram? Não gostaram?
COMENTEM!
A opinião de vocês é muito importante!
Nas próximas semanas, trarei outros treinadores que conheci ao longo dessas semanas e apresentarei cada um deles a vocês :D

Boa semana a todos e GOTTA CATH ´EM ALL!!!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Só queria deixar registrado o quanto Manaphy me chateia. Sempre que enfrento um, me dou mal. :'(

    ResponderExcluir
  2. Cara lendários são muito chatos no competitivo...
    Cade a estrategia de doubles? Só tem sempre single :(
    Uma dica para o beedrill, muitos não seguem mas há um aumento no número de pokemons nos times q possuem golpes prioritários apenas tomem cuidado com o mega beedrill assim huehue

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال