Perfil: Zinnia + Delta Episode

Hello Everyone!

Todo mundo hypado por Kirby and the Rainbow Curse? Bem, confesso que estou... Mas o assunto não é esse! Hoje falarei de Zinnia, os eventos do Delta Episode, uma das melhores quests da série Pokémon, e a civilização dos Draconids.
Essa é uma matéria de desambiguações, especulações e teorias baseadas no que se pode saber através da história em ORAS. Você não verá, leitor, muitos sites que tratem diretamente sobre os assuntos aqui mencionados. Sem mais introduções,

Let's a-go!


Ouça, bem alto de preferência:


Zinnia

Vamos começar com o perfil da garota. Zinnia é uma das últimas descendentes dos Draconids, uma antiga civilização do mundo Pokémon cuja missão era proteger o mundo de catástrofes naturais, como colisão com meteoros e o conflito entre Kyogre e Groundon em suas Primal Reversion Forms. Natural de Hoenn, cabelos negros de tamanho médio e sempre acompanhada de Aster, uma Whismur, ela se envolve na trama da Equipe Magma/Aqua com o objetivo de reviver Groundon/Kyogre, ativar suas formas Primal e, assim, poder invocar Rayquaza, para, além de pacificar os ânimos dos Pokémon Origem, poder destruir o meteoro que aproximava-se da Terra.

Particularmente, eu não suportava essa mulher, sua petulância e empáfia são singulares. Mas, em dado momento da aventura, aprendi a amá-la! Além disso, simpatizei demais com ela e sua personalidade. Vale adicionar que Zinnia me lembra muito N, o herói de ideais de Unova, o qual adorei conhecer.

Outro ponto muito importante: a música que você deveria estar escutando até esse momento pelo menos, leitor (espero que tenha sido bonzinho...). É transcendental. Extrassensorial. Sou aficionado pelas músicas dos jogos que jogo e o tema de encontro de Zinnia me deixa sem palavras. Em toda sua extensão, arranjos sublimes, te remetem às suas melhores lembranças. Capta toda a responsabilidade de uma civilização arcaica e de sua última descendente em tempos modernos.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Did you know, trainer?


Key Stone
 
Treinadores que mega evoluem seus Pokémon utilizam, primordialmente, uma Key Stone, uma Mega Stone e um vínculo forte com seu Pokémon. A Key Stone é uma pedra (Oh!) redonda inserida em vários objetos, como anéis, pulseiras, colares e tornozeleiras, que libera energia e ativa o processo da Mega Evolução.

Primal Reversion X Mega Evolution
Analogamente, se a Mega evolução exige um vínculo entre treinador e Pokémon, a Primal Reversion tem como energia de ativação a força da natureza, sendo exclusiva, até onde os pesquisadores dizem, a Kyogre e Groudon, desde que estejam sob controle da Blue ou Red Orbs respectivamente.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Já que o plano da Equipe Aqua/Magma é frustrado por May/Brendan, Zinnia, objetivando a proteção do mundo Pokémon, busca outra maneira de ter o auxílio de Rayquaza, que é juntar um grande número de Key Stones e levar ao topo do Sky Pillar.

Assim que o treinador recebe os dois tickets de Norman para visitar o Centro Espacial de Mossdeep (confirmando que Caroline, mãe do protagonista, verá a chuva de meteoros sozinha e pela televisão) e sai de casa, depara-se com uma figura de vestes exóticas e uma Whismur. É Zinnia, que acabara de roubar a Key Stone de May/Brendan.

A segunda Key Stone roubada é a de Wally, o qual, quando encontrado pelo protagonista era perturbado por Courtney/Matt, que também estava atrás da Key Stone. Agora, entre nós, leitor, Matt faz muito mais o tipo irritante que a graciosa Courtney. Eles usarão:




  Camerupt (Lv 53)
  (Se você joga Omega Ruby)

  Sharpedo (Lv 53)

    (Se você joga Alpha Sapphire)



Em seguida o protagonista recebe uma chamada de Steven através de uma aplicação pré-instalada na PokéNav Plus, e é intimado a comparecer à sede da Devon Corporation, em Rustboro. Chegando lá, ficamos sabendo da primeira parte dos eventos que envolvem o misterioso meteoro que tem a Terra em sua rota de colisão, que é a seguinte:

Muitos anos atrás, em um continente distante (Kalos) uma guerra se desenrolava e o Pokémon predileto do rei da região (Floette) fora morto no conflito. Esse monarca construiu, então uma máquina, a Ultimate Weapon, com o intuito de reviver o Pokémon, o que de fato ocorreu. Porém, essa criação também foi utilizada para colocar um ponto final no conflito, eliminando ambas as partes. O problema disso tudo é que a máquina era alimentada pela energia vital dos Pokémon.
A parte mais controversa disso tudo é que Mr. Stone diz que seu avô utiliza energia semelhante a essa, a Infinity Energy, para alimentar todos os sistemas da Devon Corp., o que revolucionou essa indústria. É essa energia que ele pretende utilizar para abrir um portal que transfira o cometa para outra rota e o impeça de colidir com a terra. Nessa parte, não fica muito claro se a Infinity Energy utiliza-se da energia dos Pokémon. Porém, mais tarde quando Zinnia, no Centro Espacial de Mossdeep, diz ser um absurdo esse plano, já que sacrificaria muitos Pokémon, Steven, exaltado, afirma que essa é a única solução.
Oras, se a Infinity Energy já era empregada antes de se conhecer a tragédia do meteoro e é muito parecida com a Ultimate Weapon e diante das evidências, é razoável pensar que ela sacrifica Pokémon, não? Talvez sim, mas acredito que não. Veja bem, a Infinity Energy criada com o propósito de aproveitar uma fonte de energia imensurável para melhorar a vida de Pokémon e pessoas não poderia sacrificar outras vidas. Acredito que, ela tenha potencial semelhante a Ultimate Weapon, mas para a tarefa de criar um portal no espaço (buraco negro), a energia requisitada deveria ser em tal escala imensa, que, nesse  caso, deveria-se arcar com esses custos, afinal, era o melhor que tinham para salvar o planeta.


Seguindo a cronologia, Mr. Stone pede tanto a May/Brendam quando a Steven que coletem partes de Meteorito na Granite Cave para dar seguimento ao plano. Assim que chegamos a Granite Cave, na sala onde as paredes eram decoradas conforme a lenda de Hoenn, encontramos Zinnia, que irá batalhar nessa ocasião.





Ela, treinadora de Dragões, usará:

            
Tyrantrum (Lv 55)           Altaria (Lv 55)                  Salamence (Lv 57) 


Assim que for vencida, ela lhe dará o Meteorito de que precisavas, o qual deverá ser levado a Mossdeep, onde, no Centro Espacial, você encontrará Professor Cozmo, de Fallarbor, que lhe explicará o plano anteriormente descrito.
Uma parte deve ser assinalada nesse momento. O meteoro em rota de colisão com o planeta parece ter alterado sua trajetória sem explicação plausível, parecendo estar vivo. Obviamente, sabíamos que era Deoxys. Porém, o que não se sabe é, que tipo de interesse teria Deoxys na Terra?!?
Primeiramente, evidenciando que tudo na trama de Pokémon é muito bem amarrado, na descrição de Deoxys na Pokédex de Ruby, 12 anos atrás, já constava o seguinte texto:
The DNA of a space virus underwent a sudden mutation upon exposure to a laser beam and resulted in Deoxys. The crystalline organ on this Pokémon's chest appears to be its brain.
 
O raio laser, acima mencionado, pode ser, claramente, o raio da Ultimate Weapon, acionada há quase 3,000 anos. Se sim, Deoxys pudera estar em busca de respostas acerca de sua criação. Mais tarde, no Sky Pillar, ficamos sabendo que a queda de um meteoro na Terra acontece a cada 1,000 anos, e numa dessas ocasiões, fora formada Sootopolis. Em todas essas situações, Rayquaza era invocado para salvar o planeta, o que ocorreu, inclusive, no sétimo filme do anime Pokémon: Destiny Deoxys, mas não por ação dos Draconids, nessa ocasião.

Para que o plano de criar um portal no espaço que pudesse impedir a catastrófica colisão do meteoro com a Terra fosse executado, seria necessário outro fragmento do Meteorito encontrado em Granite Cave, que poderia ser encontrado em Meteor Falls. Assim que ficam sabendo disso, Steven e May/Brendan vão ao local, onde encontram a avó de Zinnia. Ela contará o primeiro relato de Mega Evolução presenciado no mundo. Um dos líderes dos Draconids, em sua época, fez um desejo a Rayquaza, para cessar os desastres naturais que assolavam Hoenn, o que, sob influência de um meteoro (aqui como uma Key Stone), fez o Sky High Pokémon alterar sua forma. Quem teria esse poder, nos tempos atuais, seria Zinnia, the last lorekeeper.

Os eventos seguintes convergem, novamente, para o Centro Espacial de Mossdeep, agora ocupado pela Equipe Aqua/Magma, sendo que Matt/Courtney segurava o Link Cable, uma das peças chave para efetivação do plano. Lá, você batalhará com uma horda de capangas da Equipe Aqua/Magma e com Matt/Courtney, que agora usa uma Mega Stone.



  Camerupt (Lv 55)

 (Se você joga Omega Ruby)
                                                        Cameruptite


  Sharpedo (Lv 53)

 (Se você joga Alpha Sapphire)
                                                      Sharpedonite


Assim que você o/a derrota, aparece ela, a gloriosa Zinnia, para frustrar por completo o plano corrente. Assinala que criar um portal para teletransportar o meteoro, ocasionaria a possível destruição de outra região Hoenn paralela. Assim, ela destrói o ativador do dimensional shifter, que lançaria os foguetes ao espaço e, por fim, rouba a Key Stone de Matt/Courtney.

A última parte do plano de Zinnia, invocar Rayquaza no topo do Sky Pillar, exigia somente mais uma Key Stone, a de Archie/Maxie, que é conseguida no esconderijo da equipe. Nesse momento, o treinador recebe ou a Sharpedonite ou a Cameruptite, de Archie/Maxie. Para adentrar o Sky Pillar, você deverá falar com Wallace em Sootopolis, mas agora não como Gym Leader nem como Pokémon Trainer e sim como Sootopolitan. Ele lhe falará sobre a grande árvore no centro da cidade, germinada a partir de uma semente dada por AZ, o antigo rei que criara a Ultimate Weapon, ou simplesmente o gigante misterioso de XY. Wallace deixará o local e irá ao Sky Pillar, onde testará as habilidades de May/Brendan.
Ele usará:
    
      Wailord (Lv 55)           Tentacruel (Lv 55)         Ludicolo (Lv55)
          
Whiscash (Lv 55)       Gyarados (Lv 55)         Milotic (Lv 57)


Vença-o e poderá prosseguir. Dentro do Sky Pillar, estará Zinnia, que a cada piso da construção irá lhe contar uma parte da lenda que você já conhece, leitor, isto é, as catástrofes ocasionadas pelo conflito entre Kyogre e Groudon, a queda de meteoritos com padrão de recorrência de 1,000 anos, a formação de Sootopolis e a transformação de Rayquaza. É nessa parte que ficamos sabendo que o Sky Pillar fora construído pelos Draconids com o intuito de se aproximarem do Pokémon salvador e para preservar a pedra que, junto com o desejo humano, mudara sua forma. Nessa, ocasião, ficam as palavras do grandioso AZ:
It is the Delta, born of the great disturbances in this world. By the bonds born of mankind's wish and the power of the stones, it will calm the troubles that plague the world.
No topo do Sky Pillar, May/Brendan, Zinnia e Aster assistem à chuva de meteoros. Ficamos sabendo que Aster era o nome de alguém de apreço da Lorekeeper e que faz falta a ela. A noite cai e, quando amanhece, Zinnia invocara Rayquaza, que não respondia à Key Stone de Zinnia, mas sim ao meteorito encontrado em Meteor Falls. Rayquaza havia escolhido May/Brendan para a última tarefa. Ele engole a pedra e adquire poder para Mega Evoluir. Assim, terás a chance de captura-lo. Ele se encontra no nível 70; portanto, capture-o rápido se sua equipe não estiver em tão alto nível, se não, ele escolherá Zinnia como treinadora e sua aventura será reiniciada do momento em que a E4 foi derrotada, mesmo que tenha salvado antes, leitor...
Okay, sabemos que nem tudo acima é verdade, mas aposto que você acreditou por alguns instantes... Assim que Rayquaza é capturado, você o terá em seu party e batalhará com Zinnia.  
                                                   
Ela usará:
                    
Goodra (Lv 60)             Noivern (Lv 60)               Tyrantrum (Lv 60)
       
Altaria (Lv 60)                             Mega Salamence (Lv 62)


Certamente, você a derrotará e, em seguida, vara uma viagem ao espaço na Aqua Suit e nas costas de Rayquaza, em sua forma alterada, para que o meteoro seja destruído.


Assim que o meteoro é estilhaçado, verás o Pokémon DNA, Deoxys, em sua forma normal e no incrível nível 80. Não faça besteiras como eu fiz, leitor, faça esse Pokémon desmaiar, acabe com ele, pois, somente assim, você poderá checar os Individual Values (IVs) dele com muita calma, já que você, possivelmente já penara bastante para ter um Rayquaza decente. Assim que você salvar a Terra, e o Delta Episode se encerrar, vá ao Centro Espacial de Mossdeep, fale com Cozmo e ele lhe dirá que coletou parte do DNA de Deoxys, o qual agora pode ser capturado no alto do Sky Pillar.
Assim, as Key Stones retornam a quem as pertenciam e Zinnia parte numa nova jornada, agora mais particular, somente sua e de menos responsabilidade, mas de igual importância, já que estaria a procura de seus detalhes mais íntimos, desconhecidos inclusive, por ela. Talvez a vejamos numa outra história ou aventura... Porém, ela deixou, para você, leitor, a salamencite, nas mãos de sua avó, em Meteor Falls.


Então, chegamos ao fim dessa matéria. Espero que tenha gostado, querido leitor, e que ame Zinnia tanto quanto eu agora. Não deixe de comentar suas impressões sobre os enigmas da Infinity Energy, AZ, Mr. Stone e outros assuntos mais!
The actions that you're taking now... Are they based on the ideals you cling to? Or are they based on actual truths? And if they are... How much of the truth do you think you know?




Yes, ma'am! Moving out! Such a spoiled girl you are, Aster... So what'll be our next stop, hmm, sweetie?

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Vishi, nunca me importei com esse lance de IVs, tanto que consegui capturar o Deoxys Lvl. 80 facilmente.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Zinnia e seu jeito! Ela me fascinou tanto, apesar de no começo eu odiá-la, mas depois vi que era uma boa pessoa. Gostaria de vê-lá em outros jogos, nem que seja para encher linguiça mesmo. E tem mais, só eu que acho que ela está relacionada com o AZ de X/Y???
    Ótima matéria PBN, vocês são demais!

    ResponderExcluir
  3. É possível ver a Zinnia após o Delta Episode ? Se desse seria muito maneiro.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال