XnálYse: Grumpig


Olá, pessoal! Tudo bom? Chegamos ao final da semana e, ocasionalmente, a mais uma XnálYse homenageando a região de Hoenn. Nas análises anteriores, o Drago e eu aproveitamos o tempo para que as matérias anteriores fossem atualizadas. Agora, é hora de voltarmos aos trabalhos normais. E como essa é a minha primeira XnálYse do ano, decidi trazer um Pokémon muito especial para mim.
- A análise dessa semana é sobre Grumpig e ele foi um pedido do Matheus Henrique e de um anônimo há algumas semanas.
- Não poderia, claro, deixar de desejar a vocês um excelente ano, cheio de felicidades e realizações, já que ainda não nos encontramos. Espero que possamos nos encontrar aqui na PBN por todo 2015.
- Meninxs, se existe algo provocado pelos grandes sites Pokémon que abordam conteúdo competitivo é o condicionamento a uma única ideia. Em outras palavras, opções como a Smogon fecham o pensamento e as possibilidades estratégicas. Minha proposta para a XnálYse é, desde quando entrei no quadro, quebrar esse estigma. Procuro correr por um caminho diferente. Citei esse exemplo durante a semana: vocês podem encontrar Talonflame com Brave Bird na Smogon, mas prefiro fazê-los pensarem na possibilidade de aplicarem Natural Gift. É mais importante pra mim que sejam pensadores e não bitolados.
- A PBN está fazendo uma cobertura dos jogos OR/AS. Gostaria que vocês também participassem dos trabalhos indicando os temas que mais têm dúvidas.
- No domingo, tem a volta do TOP 10! Fiquem ligados.

Grumpig


Tipo: Psíquico

Base de stats:
HP - 80
Ataque (ATK) - 45
Defesa (DEF) - 65
Ataque especial (SP ATK) - 90
Defesa especial (SP DEF) - 110
Velocidade (SPD) - 80
Total: 470

Overview:
Grumpig, o Pokémon Manipulador, é a forma evoluída de Spoink. Conhecido por sua dança estranha, esse Pokémon possui uma forte habilidade paranormal. Utilizando-se de suas pérolas na testa e barriga, ele é capaz de concentrar sua capacidade psíquica. Enquanto faz isso, Grumpig respira profundamente e em um forte ritmo. Quando seu poder está denso o bastante, podemos vê-lo praticando passos de dança bizarros. Dessa forma, ele ganha total controle sobre os oponentes. É comum que se apoie em sua cauda semelhante a uma mola em combate. Em campo, Grumpig conta com 3 habilidades muito medianas ou ruins. Sobrepondo-se a isso, seus stats conseguem ser bem equilibrados, eliminando quase toda a base de ataque físico (apenas 45) e compensando sobre ataque especial, defesa especial e velocidade. Seu maior ponto positivo se relaciona à possibilidade de aprender movimentos extremamente variados.


Habilidades:
- Thick Fat (normal): diminui o dano sofrido quando o Pokémon é atingido por golpes de fogo ou gelo.
- Own Tempo (normal): o Pokémon não fica confuso.
- Gluttony (oculta): o Pokémon come berries mais rapidamente.

Assim como disse anteriormente, as 3 habilidades de Grumpig não são boas. O destaque maior fica a cargo de Own Tempo. Não ficar confuso é uma capacidade interessante, sobretudo diante de Swagger, comum mas competições oficiais da Nintendo. Thick Fat pode ser a carta usada diante de alguns adversários muito específicos, aliando-se ã alta defesa especial. Por fim, Gluttony desponta como a mais difícil das três. Infelizmente, berries não são os itens mais usados nas estratégias que o envolvem.

Prós:
- Uma defesa especial de 110 pontos é realmente memorável;
- As bases de HP, ataque especial e velocidade são agradáveis e criam um equilíbrio de stats;
- Set extremamente amplo;
- Atua em diversas posições;
- É um dos Pokémon mais interessantes que já tive a chance de analisar e, sem dúvidas, um dos meus favoritos da região de Hoenn (sim, sou apaixonado por Grumpig *-*).

Contras:
- Sua defesa física de 65 pontos entristece;
- As habilidades deixam a desejar;
- Alguns de seus melhores golpes são físicos (como Fire Punch, Knock Off e Zen Headbutt), mas a base de ataque é de apenas 45.


Oolong
- Calm Mind
- Psyshock / Psychic
- Power Gem
- Shadow Ball / Energy Ball
Item: Life Orb
Habilidade: Own Tempo
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest / Timid
Com tamanho ataque especial e potencial para sweepar, ainda resistindo aos golpes especiais com firmeza, Grumpig é um potencial em campo. Nosso primeiro set da análise de hoje parte do movimento Calm Mind, ideal para Pokémon que se baseiam em atributos especiais. Ele aumenta as bases de SP ATK e SP DEF, maximizando as possibilidades durante a batalha. Por meio do boost, os golpes diversificados de Grumpig conseguem agora lidar com múltiplos adversários. O primeiro golpe escolhido é um STAB psíquico. As opções giram em torno de Psyshock (apesar de ser especial, seu dano atua de forma física; em outras palavras, é um movimento especial que atinge a defesa física do oponente) e Psychic (sua vantagem de poder e estabilidade são seus destaques). No terceiro slot, há Power Gem. Apesar de não possuir um efeito secundário, esse golpe do tipo rocha ajuda a ampliar a cobertura de Grumpig, atingindo insetos e voadores, com o segundo sendo um tipo relativamente comum. Por fim, Shadow Ball é preciso em campo, derrubando fantasmas mais duros. Mas Energy Ball também é possível em algumas circunstâncias.

Mordecai, o Porco Nobre
- Magic Coat / Heal Bell (Move Tutor)
- Light Screen
- Reflect
- Psyshock / Icy Wind (Move Tutor)
Item: Light Clay
Habilidade: Own Tempo
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 DEF, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Bold
Além de um grande poder ofensivo, Grumpig é dono de uma solidez defensiva e, mais importante, possui um learnset extremamente vasto em se tratando de movimentos de status. O segundo set da XnálYse de hoje é voltado para o auxílio do time como um todo, focando na função clerical ou até mesmo como anti lead. O primeiro movimento pode variar entre Magic Coat e Heal Bell, dependendo do foco que se deseja para o time. Magic Coat funciona como a habilidade Magic Bounce e reflete os movimentos de status para o adversário. Enquanto isso, Heal Bell é um similar de Aromatherapy, curando todo o time de problemas de status diversos. Então, temos a oportunidade de usar as duas telas defensivas do time: Light Screen e Reflect. Ambas se combinam ao item Light Clay para terem mais duração na batalha. Como último movimento, optamos pelo STAB Psyshock ou até mesmo por Icy Wind, ideal para duplas e trios. Icy Wind corta a velocidade dos Pokémon atingidos, trazendo um bônus para a equipe.

Super Rush Recklessly
- Trick
- Torment
- Thunder Wave
- Extrasensory
Item: Choice Specs
Habilidade: Own Tempo / Thick Fat
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 /31
EVs: 252 DEF, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Bold
Essa é, talvez, uma de minhas estratégias favoritas para qualquer Pokémon que aprenda Trick e Torment (um número relativamente pequeno). Sem sombra de dúvidas, a função do set é chatear o oponente quebrando seus planos na batalha. É bastante indicado para derrubar os Pokémon mais difíceis, já que rompe com seu item. Primeiramente, é preciso destacar que entregaremos um item ruim para o oponente, roubando o seu. Isso será feito com o movimento Trick. Choice Specs é uma boa opção devido à defesa especial alta de Grumpig. Já que ele limita o adversário a sempre usar um único golpe, que tal Torment? Dessa forma, de dois em dois turnos, o oponente terá a obrigação de atacar com Struggle. A estratégia pode ser completada através de Thunder Wave e Extrasensory formando um combo, com o primeiro paralisando e cortando 75% da velocidade do alvo e o segundo com a possibilidade de flinch.

Miss Piggy
- Teeter Dance
- Calm Mind
- Extrasensory
- Icy Wind (Move Tutor)
Item: Leftovers
Habilidade: Own Tempo
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 /31
EVs: 252 HP, 200 SP DEF, 56 SP ATK
Nature: Calm
O último set de Grumpig é uma opção ofensiva para as duplas e trios. Antes de falar dele, gostaria de destacar que todas as estratégias são passíveis de alterações e é ideal para que se encaixem melhor em seus times. E a quarta de hoje representa muito bem isso, podendo se mesclar às demais ou se modificar conforme a necessidade. Começamos com Calm Mind e seu boost especial. A partir dele, Grumpig se foca em uma ofensiva que atinge todos os adversários em campo. Com Extrasensory, existe a possibilidade de flinch (ideal para a velocidade alta). Da mesma forma, atua Icy Wind e sua redução de velocidade dos Pokémon atingidos. Como último movimento, a escolha fica a cargo de Teeter Dance. Essemovimento deve ser bem observado, uma vez que causa confusão nos aliados.



Checks, counters e considerações finais:
- Grumpig, bem como os Pokémon das últimas análises, pertence às pequenas tiers (NU). Seus principais aliados são as fadas, como Slurpuff e Wigglytuff. Pokémon com altas defesas físicas também são importantes parceiros em campo.

- Graças a uma defesa física frágil e larga dependência de movimentos de status, Grumpig se torna um alvo relativamente fácil para Pokémon como Liepard, Mightyena, Dusclops e Dusknoir.

- Grumpig se tornou um de meus bons Pokémon, seja nas aventuras de Hoenn, seja no cenário competitivo de ORAS. Como membro de pequenas tiers, costuma ser um elemento surpreendente até mesmo nas competições em OU. Ter uma opção diferente expande o quesito surpresa, tão importante ultimamente.

E é isso, pessoal! Chegamos ao fim de mais uma matéria. Lembrem-se de deixar comentários sugerindo novas análises, acréscimos e correções. Não se esqueçam de conferir os quadros da PBN. Até mais! ^^



31 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Parabéns por mais uma análise incrível, Will! Inúmeras vezes eu te disse o quanto vc é talentoso, inteligente e criativo e essa análise é a prova disso. É surpreendente ver como vc consegue se aprofundar na mecânica do jogo e entender como aquele pokémon pode ser útil e de quantas formas ele pode ser utilizado.

    Parabéns pela excelente matéria. Eu sempre sou e serei seu fã e me sinto orgulhoso de ler uma análise como essa.

    Olha... não esqueci os iniciais de Johto, não tá?! To esperando... hahaha

    Um beijo enorme! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pra mim não. Hoje é dia de parabenizar você. Mas de toda forma, muito obrigado, Thi! Beijão

      Excluir
  2. faz uma análise Zangoose

    www.youtube.com/watch?v=wzZiNMUtR4E

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, curti a variedade de opções. Trick + Torment + para-flinch é troll demais, vou testar!

    ResponderExcluir
  4. faz do forretress, por favor...

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkk Mordecai o porco nobre kkkk
    #jackiechan

    ResponderExcluir
  6. Faz do Frosslass por favor, ela é o meu pokemon favorito.

    ResponderExcluir
  7. shedinja, PLEASE!!!

    ResponderExcluir
  8. To ansioso pra volta do top 10 não perdia nenhuma matéria *-----*

    ResponderExcluir
  9. Oi,sou o Rodrigo e antes de tudo,queria parabenizá-lo por mais uma bela análise.Gostaria de uma analise do Flygon ou Milotic.

    Obs:Sempre que jogo batalha aleatoria no Showdown pego Grumpig,acho que ele me persegue rsrs o_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo! Tem bastante pedido sempre dr Flygon e Milotic, vamos fazê-los em breve. xD

      HAHA sério? No meu caso, é Beautifly. Você é sortudo de receber Grumpig. :P

      Excluir
  10. Will te dou esse desafio, fazer um do zoroark q possuo se quiser te mando um print haha
    Dica: ganha do primal kyogre / groudon ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que desafio difícil, hein!? Fiquei muito curioso pra saber como é esse set. Não faço ideia.

      Excluir
  11. Will, devo, mais uma vez, parabenizá-lo pelo trabalho que você realiza aqui no XnálYse. Simplesmente excepcional!
    Me sinto lisonjeado em tê-lo como parceiro de PBN e, consequentemente, do mesmo quesito que é a análise de Pokémon em geral.
    Continue nos surpreendendo. Não só a nós, mas aos leitores :)

    Forte abraço!
    #kinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer enorme ter você como parceiro aqui na PBN e é ótimo poder dividir com você essa área do site. Muito obrigado pelos elogios! Abração, Kinho! xD

      Excluir
  12. um do Buizel ( meu poke preferido heuheu) obs:parabens ta otima, adoro ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Adoro Buizel e Floatzel também. Logo faremos aqui. xD

      Excluir
  13. "Super Rush Recklessly"?? Yugioh, Will? Não sabia que você gostava 'o'
    Ótima análise, como sempre, não tive tempo ainda de fazer um Grumpig, mas é um dos que estão na minha lista *--*
    Concordo tbm com o que disse quanto a smogon... Não gosto dessas limitações impostas e tal e sempre dou prioridade à originalidade <3
    Agora minhas sugestões pras próximas análises.... Chimecho, Dustox e Delcatty *-----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, gosto muito de Yu-Gi-Oh! e costumo jogar sempre que posso *----*

      Muito obrigado pelo elogio! Quando fizer, me conta como ficou e se curtiu usar. A Smogon deixa tudo tão condicionado que o competitivo se torna óbvio. =/

      Já anotei todas as sugestões. xD

      Excluir
  14. Will você se supera cada vez mais! Suas análises são sempre as melhores!
    E sobre a Smogon, concordo com você. Embora façam um trabalho incrível tentando equilibrar o competitivo e apresentar estratégias pra diferentes espécies para ajudar os treinadores na confecção de seus times, já me decepcionaram muito. Todos os meus pokémon favoritos e membros do meu time principal estão em tiers baixas e/ou não possuem sugestão de set ou, quando tem, acho a sugestão totalmente sem graça e previsível. É como se tentassem me obrigar a ver pokémon apenas pelo ponto de vista deles...
    Pra finalizar, minha sugestão pras próximas análises são... bem, acho que nessa altura do campeonato você já deve saber (ou conseguir até adivinhar) quais pokémon eu pediria hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigado! Fico muito feliz com seus comentários, sempre tão bacanas. O pior de uma análise de Grumpig é vencer seu time com Scizor, Escavalier e amigos, HAHA.

      Antes de eu começar a fazer análises, realmente passava pelo mesmo que você. Não encontrar bases pros nossos favoritos é bem chato. É importante ampliarmos os horizontes sempre e darmos oportunidade pra uma estratégia que não seja aquela que todo mundo usa.

      Já prevejo pedidos de Flygon, Ninjask, Shedinja. Acertei? :P

      Excluir
    2. Com um Grumpig é difícil mesmo derrubar minha colmeia que chamo de time! haha
      E você acertou na mosca! Esses são os 3 pokémon de Hoenn que mais quero ver analisados nesse quadro e já estou até pesquisando e testando algumas estratégias de minha própria autoria (mais diferentes possíveis das mostradas pela Smogon) para comparar com as que você trouxer

      Excluir
    3. Power Gem neles todos. E o pior é que nem Power Gem resolve, porque sempre tem um metálico acompanhando. :P

      Ah, divide com a gente as estratégias depois. As vezes, é um pouco difícil analisar todos os Pokémon que queria no quadro (são muitos e tantos pedidos bons). Por isso, acabo demorando pra trazer esses que você vem pedindo há tempos. =/

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال