Team Builder #14



YAY, meus queridos trainers! *-*

Na paz?
Finalmente, começou a Pokémon Blast League! Queria, primeiramente, parabenizar os 50 selecionados desta edição e dizer que estou MUITO ansioso para ser desafiado :3
Como vocês sabem, além de redator do site, sou Gym Leader e, nesta edição, estou responsável pelo tipo Aço. Na anterior, era tipo Noturno HEHEHE. Agradeço desde já a todos os envolvidos: a equipe da PBL e, claro, vocês <3

Hoje, trago um time um tanto quanto incomum sugerido por um leitor anônimo :/. Peço, por gentileza, que coloquem seus nomes para que eu possa conceder os devidos créditos, meus caros. Vocês têm participação direta no desenvolvimento deste quadro e, mais importante, de toda a PBN!
Queria convidá-los também a ler as potagens do Will e do Drago. Meninos, parabéns pelo excelente trabalho no XnálYse :)

AGORA BORA, MENINE! GOGO TEAM BUILDING!


Audino


Base Stats:
HP: 103
Attack: 60
Defense: 86
Sp. Attack: 60
Sp. Defense: 86
Speed: 50

Nature: Bold
IVs: todos.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Atk
Item: Leftovers
Moveset: Wish, Encore / Heal Bell, Knock Off, Protect
Habilidade: Regenerator

Comecemos pelo Cleric do time. O bom-samaritano, rs.
Audino é aquele cara que geral se sente mal em descer o braço... É... Não, AHAHAHA! Na verdade, esse cara pode ser muito mais do que aparenta ser.
Detentor de uma moveset vasta, Audino pode assumir várias funções, porém todas defensivas. Neste caso, Wish é a assinatura, pois seu trabalho aqui é manter seus companheiros vivos por mais tempo, principalmente Tyrantrum que é o único atacante Physical-based da equipe.
Tendo isso em vista, verifique se Encore ou Heal Bell se aplicam melhor ao caso. Note, inclusive, que existirão muitas situações nas quais seus Pokés precisarão ser curados de status - BURN em Tyrantrum e POISON em Mega Altaria são exemplos - senão tornarão-se inúteis. Mas também existe de possibilidade de se encontrar Sweepers nas equipes adversárias. Logo, Encore seria melhor. Cabe a você verificar o que vem enfrentando com maior frequência.
Protect garante seus self-Wishes e Knock Off é um adianto a mais: remover os itens dos oponentes é SEMPRE sensacional!



Mega Altaria


Base Stats:
HP: 75
Attack: 70 (110)
Defense: 90 (110)
Sp. Attack: 70 (110)
Sp. Defense: 105
Speed: 80

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Attack ou Speed.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Sp. Atk
Item: Altarianite
Moveset: Hyper Voice, Heat Wave, Roost, Cotton Guard
Habilidade: Cloud Nine (Pixilate)

Mega Altaria pode ser muito mais forte do que parece. Com excelentes bases defensivas, este Pokémon aguenta MUITOS hits e consegue causar danos expressivos.
Temos aqui Heat Wave que oferece maior coverage e Hyper Voice que, combinado com Pixilate, causa danos bem legais além de passar por Substitutes tranquilamente. Cotton Guard e Roost tornam-a um Wall Duplo.
Lembre-se de que sua habilidade na forma normal é Cloud Nine. Por isso, recomendo que fique espero nos Pokémon adversários. Caso seja  um time baseado em wather, é interessante mantê-la nesta forma para poder quebrar a estratégia.



Clawitzer


Base Stats:
HP: 71
Attack: 73
Defense: 88
Sp. Attack: 120
Sp. Defense: 89
Speed: 59

Nature: Modest
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 HP
Item: Choice Specs
Moveset: Water Pulse, Dark Pulse, Aura Sphere, Ice Beam
Habilidade: Mega Launcher

Clawitzer é seu Special Attacker mais eficiente. Com coverage excelente e danos expressivos devido a Mega Launcher, 120 pontos base em Special Attack - que resultam em 189 pontos máximos (Modest, IV 31, EV 252) - e Choice Specs, esse cara não só atinge 284~285 pontos mas também recebe 50% de força em cada move de sua moveset, exceto Ice Beam. É MUITO PODER!
Seu ponto fraco é o baixíssimo Speed. É tão baixo que nem mesmo utilizando Choice Scarf conseguiríamos um número expressivo neste item. Sendo assim, resta causar PARALIZE nos adversários com Furfrou para conseguir overspeed.



Furfrou


Base Stats:
HP: 75
Attack: 80
Defense: 60
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 90
Speed: 102

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Special Attack
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Atk
Item: Rocky Helmet
Moveset: Toxic, Thunder Wave, Rest, U-Turn
Habilidade: Fur Coat

Esse é um dos Pokémon mais intrigantes e raramente usados de todo o cenário competitivo coisa que, sinceramente, eu não entendo,
Furfrou possui Fur Coat: habilidade que reduz em 50% todo e qualquer dano físico de contato.
CARA!
Isso é lindo. Ainda mais somado a Rocky Helmet lol.
Sua base de Special Defense é bem decente, conseguindo atingir 156 pontos máximos no item (Careful, IV 31, EV 252). Seu Speed é super providencial. Furfrou é um Wall e, normalmente, eles são lentos. Devido a ter essa vantagem, ele sempre conseguirá agir primeiro em uma batalha interminável entre tanques.
Toxic quebra os Walls e Thunder Wave contribui com o restante do time para causar overspeed. Rest reseta o game e U-Turn o retira do campo em casos de Shadow Tag de Mega Gengar.



Magnezone


Base Stats:
HP: 70
Attack: 70
Defense: 115
Sp. Attack: 130
Sp. Defense: 90
Speed: 60

Nature: Timid
IVs: somente Defense e Speed ou Speed e Special Defense.
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 Def
Item: Choice Scarf
Moveset: Volt Switch, Flash Cannon, Hidden Power Fire, Thunderbolt
Habilidade: Magnet Pull

Esse é legal demais e simples de jogar. Por possuir Special Attack base alto, Magnezone não precisa de itens como Life Orb ou Choice Specs para causar bons danos e, devido a isso, equipá-lo com Choice Scarf se torna uma boa.
MAS AÍ SERIA A MESMA COISA QUE O CLAWITZER, KINHO! PORQUE SCARF É MELHOR EM UM DO QUE NO OUTRO?
Vamos lá.
É mais difícil de prever um Magnezone Scarfado do que um Clawitzer pelo simples motivo de que Mag tem defesas bem melhores e, como é natural, pode ser usado como Wall. Coisa que é totalmente descartável no segundo caso.

Em sua moveset, temos STABs e Hidden Power Fire, o que é ótimo. Na questão habilidade, Magnet Pull que, combinada com HP Fire, torna a vida de seus adversários de mirror type, bem difícil.



Tyrantrum


Base Stats:
HP: 82
Attack: 121
Defense: 119
Sp. Attack: 69
Sp. Defense: 59
Speed: 71

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 172 Atk / 252 Spd / 76 Def
Item: Weakness Policy
Moveset: Rock Polish, Head Smash, Earthquake, Iron Head / Ice Fang
Habilidade: Rock Head

Tyrantrum possui estratégia rápida e eficaz: abrir de Rock Polish pra ganhar dois níveis em Speed independente se bater primeiro ou não. Se agir por último, melhor ainda. Aguarde pela ativação de Weakness Policy nos casos de Super Effective para receber dolis níveis em Attack e Special Attack.
Agora é partir pra pancadaria.
Rock Head o protegerá dos recoils de Head Smash enquanto Iron Head fornece coverage contra Fadas e Earthquake acerta tudo que não voa ou levita HAHAHAHA!
Os 76 EVs em Defense servem somente para mantê-lo vivo tempo o suficiente para consumir seu held item e usar Rock Polish.



Considerações Finais.

Por possuir três membros com base de ataque Special, Tyrantrum se torna essencial no time. Quanto mais o caminho estiver aberto para sua entrada,  mais ele durará. Recomendo Leads como Furfrou e Audino em casos de adversários Stall ou Ferrothorn e Lead Tyranitar e Lead Tyrantrum em casos de leads mais fracos ou com ataque base Physical sem Choice Band.
Fique ligado na estratégia de seu oponente para poder anular weather conditions com Cloud Nine de Altaria. Transforme-a após usar Cotton Guard para ter melhores resultados defensivos e também ofensivos.
Clawitzer é dispensável, por isso recomendo usá-lo até desmaiar ou até entrar um Special Wall MUITO competente,




O que acharam?
Este time foi bem legal de analisar devido a quantidade de Pokémon pouco usados no meio competitivo. É muito gratificante poder surpreender.
Espero que tenham gostado da análise!
Comentem, mandem-me mais e mais times para analisar :)

UM ABRAÇO!
GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Só precisamos esperar até o dia 30 para conseguir um Tyrunt com HA para fazermos o Tyrantrum.

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  2. Cara faz uma build de monoghost team
    Um time que eu tenho: Froslass, Jellicent, Dusclops, Golurk, Gengar e Trevenant

    Rafael Silva

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  3. Kinho! Esse time fui eu que sugeri! Adorei a ideia de usar Rock Head no Tyrantrum, pena que é acessível só por HA... Decidi trocar o Magnezone por Doublade com Eviolite e atualmente ele está com Swords Dance, Shadow Sneak, Iron Head e Sacred Sword...

    Agradecido, Anônimo = Gustavo (apelido Guzteon) =D!

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    Respostas
    1. Hahaha olá Gus!

      Primeiramente, muito grato pela oportunidade de analisar seu time! Me diverti bastante.
      Sobre Tyrantrum: realmente será necessário aguatdar um pouquinho ainda se quiser utilizá-lo com HA. De qualquer forma, vale muito a pena.
      Cara, EXCELENTE alteração! Doublade mita muito com essa build! Haha parabéns!

      Continue conosco aqui na PBN!
      Abraço!

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  4. Olá, gostaria que, por favor, analisassem meu time em OR/AS! ^^

    Cofagrigus
    Tipo – Ghost
    Ev – 252HP/252Def/4Sp.Def
    Fraqueza – Dark, Ghost
    Habilidade – Mummy
    Nature – Bold/Relaxed
    Item – Leftovers
    Golpes – Calm Mind, Protect, Will-O-Wisp, Hex

    Tentacruel
    Tipo – Water/Poison
    Ev – 252HP/252Sp.Def/4Spd
    Fraqueza – Electric, Ground, Psychic
    Habilidade – Rain Dish (Hidden)
    Nature – Calm
    Item – Leftovers
    Golpes – Toxic Spikes, Rapid Spin (breeding Kabuto), Surf e Rain Dance

    Heracross *Mega*
    Tipo – Bug/Fighting
    Ev – 4HP/252Attack/252Speed
    Fraqueza – Flying, Fire, Psychic, Fairy
    Habilidade – Moxie/Skill Link
    Nature – Jolly
    Item – Heracronite
    Golpes – Close Combat, Pin Missile, Rock Blast e Aerial Ace

    Jolteon
    Tipo – Electric
    Ev – 4Def/252Sp.Atk/252Speed
    Fraqueza – Ground
    Habilidade – Volt Absorb
    Nature – Timid
    Item – Leftovers
    Golpes – Substitute, Agility, Baton Pass e Thunderbolt

    Audino
    Tipo – Normal
    Ev – 252HP/252Sp.Def/4Def
    Fraqueza – Fighting
    Habilidade – Healer
    Nature – Careful
    Item – Light Clay
    Golpes – Reflect, Light Screen, Heal Bell (breeding) e Wish (breeding)

    Malamar
    Tipo – Dark/Psychic
    Ev – 252HP/252Attack/4Sp.Def
    Fraqueza – Bug, Fairy
    Habilidade – Contrary
    Nature – Adamant/ Brave
    Item – Muscle Band
    Golpes – Trick Room, Superpower, Psycho Cut e Night Slash

    Obrigado!

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  5. Gostaria de ver um Team com Torterra, Infernape, Floatzel, Raichu, Staraptor e Gliscor. Em memória a melhor equipe que o Ash já usou...

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