Área de Fã #7: Professor Pokémon




Olá poké-fãs^^, o Área de Fã está de volta trazendo para vocês uma história super legal, principalmente para quem está naquela vibe de férias / vestibulares. Confiram a reportagem completa! 




PROFESSOR POKÉMON

Usando a criatividade, Rodrigo Cali ensina de maneira divertida alunos no Rio de Janeiro

Quem nunca sonhou em ter um professor que usasse o que gostamos para ensinar? Essa foi à ideia do professor Rodrigo Cali (29), formado em Letras pala UFRJ. Usando temáticas como Pokémon entre outras séries e jogos, o educador acabou ganhando repercussão nacional com suas provas divertidas e cativantes. 

O docente trabalha no Rio de Janeiro, dando aulas especializadas para alunos com dificuldades de socialização (como é o caso de adolescentes vítimas de bullyng) e de aprendizagem (como dislexia). A inspiração veio do brilhante exemplo de educadores como Paulo Freire e de seus professores universitários, que transformaram aulas que seriam chatas em divertidas.

– Na faculdade eu me apaixonei por Latim porque tive uma professora espetacular que, em vez da apostila engessada do currículo, utilizava frases e exemplos de Chaves pra ensinar, e até hoje eu sei citar Chaves em Latim por isso ­– contou.

Seu objetivo é elaborar atividades divertidas, que orbitem o mundo do aluno. Entre as avaliações que Cali elaborou, temas como: Dragon Ball, Chaves, Homem-Aranha e X-men foram escolhidos por ele para tratar dos mais diversos assuntos, como segunda guerra mundial e vegetação por exemplo. Mas, quando o assunto é evolução, a temática escolhida não poderia ser outra do que os monstrinhos de bolso. Fazendo ponte entre alunos de todas as idades.

Rodrigo Cali ao lado do seu Pikachu (reprodução)
A reação dos estudantes foi super efetiva, até quem nunca jogou Pokémon adorou a ideia, o que motivou para a continuação do trabalho. Hoje os alunos já estão acostumados com as avaliações criativas e Rodrigo se esforça para manter atualizado com o mundo do aluno, para não deixar as referências passarem.
–Usei muitos exemplos do jogo, principalmente, em aula pra explicar conceitos. Percebi que tinha material suficiente pra fazer uma prova completa temática, e fiz isso na avaliação final – explicou.
A repercussão do trabalho começou quando resolveu postar no Facebook uma avaliação sobre Dragon Ball, com a intenção de chamar a atenção para a resposta brilhante do aluno, porém quem ganhou o destaque foi o mestre, que resolveu divulgar um pouco mais do seu trabalho nas redes sociais.
Seu sucesso contribuiu para o interesse de mais estudantes a ingressarem na instituição em que trabalha e levou também na tradução de sua prova para o inglês, por um usuário do Reddit, na qual pessoas das mais diversas partes do mundo puderam comentar e se animar para resolver as questões. O que o incentivou a continuar com o projeto.



Avaliação de Biologia criada por Rodrigo
(clique para ampliar)
Novas ideias e objetivos

Hoje Rodrigo se dedica a um projeto interdisciplinar baseado em Harry Potter. A ideia é seguir inventando projetos divertidos e que ensinem. A expectativa para o futuro é que outros estudantes, principalmente da rede pública de ensino, possam ter acesso a maneiras menos tradicionais, abrindo espaço para atividades diferentes do padrão atual de ensino:
– Tenho sorte de trabalhar num lugar que incentiva esse trabalho diferenciado, coisa que muito professor que faria provas bem mais legais que as minhas não pode dizer, infelizmente, por causa do sistema de ensino conservador do qual somos vítimas. Eu tenho visto cada vez mais professores com essa minha vibe pipocarem por aí. E sei que a frequência está aumentando porque sempre que aparece uma prova dessas, me marcam no Facebook perguntando se é minha. – disse.

Fã da franquia Pokémon, atualmente joga Pokémon Leaf Green, que não havia  jogado antes, e está reassistindo os episódios com sua noiva pelo Netflix. Além disso, também coleciona versões shiny de Pokés em máquina de cápsula.


Para ver a versão completa da avaliação sobre Pokémon criado pelo professor, basta clicar aqui.

É isso galera. Gostaram da história? A sua pode aparecer aqui também, se aconteceu algo com você ou alguém que conheça, em que Pokémon interferiu na vida real, mande sua história pra gente! Ela poderá aparecer aqui, basta mandar um e-mai para: pokemon-blast-news@outlook.com com assunto: Área de fã ou faça um comentário resumindo a sua história, que iremos entrar em contato.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do Área de Fã dessa semana!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال