XnálYse: Chansey



Olá, meninxs! Como estão? Hoje é dia de fazermos mais uma XnálYse. Decidi trazer um quadro diferente hoje e que, pela primeira vez, não será focado em um Pokémon em sua forma evolutiva final. Essa é uma análise que eu queria fazer há bastante tempo e ainda não tive a oportunidade. Que tal conhecermos quem é o Pokémon e batermos um papo?
- A XnálYse de hoje é sobre Chansey.
- Trazer um Pokémon não evoluído pra batalha pode ser complicado. O caso de Chansey é bem específico e curioso. Segundo as regras e classificações da Smogon, ela está presente na tier OverUsed (OU), enquanto Blissey é inferior, estando em UnderUsed (UU). E, pasmem, também é possível usar Happiny em batalha com relativa eficiência.
- Sempre confiram os comentários que fizerem nas análises, tenho respondido todo mundo por lá. Então, caso queiram deixar dúvidas, podem ter certeza que atenderei todos. Aproveitem também para deixar sugestões e acréscimos para o quadro.
- A XnálYse será mais curta que o normal por dois motivos: Chansey é um Pokémon com certa limitação em campo; também, estou tendo pouco tempo essa semana. A universidade tem apertado bastante e não consigo desenvolver tudo que quero. Preciso de dias com 30 horas, Arceus! Alguém avisa o Dialga, por favor.
- A trilha de hoje é de um vídeo que viciei recentemente:


Chansey

Tipo: Normal

Base de stats:
HP - 250
Ataque (ATK) - 5
Defesa (DEF) - 5
Ataque especial (SP ATK) - 35
Defesa especial (SP DEF) - 105
Velocidade (SPD) - 50
Total: 450

Overview:
Chansey, o Pokémon Ovo, é a forma evoluída de Happiny. Esse Pokémon é famoso por sua compaixão com os outros, além da maneira como sempre demonstra felicidade e prontidão para ajudar aqueles que estão fracos. Chansey é conhecida por ser um Pokémon que sempre carrega um ovo consigo. Diariamente, ela bota ovos que são muito desejados por todos. Dizem que esses ovos possuem uma alta carga de nutrientes. Os ovos são raramente encontrados, já que Chansey são Pokémon raros. Além de muito nutritivos, costumam ser recheados de felicidade. Normalmente, uma Chansey é muito lenta e não se apressa para nada. Mas quando deseja fugir, é capaz de correr muito rápido. Para ela, o mais importante é proteger o ovo que carrega na bolsa. Ela só deixa esse ovo ir embora quando quer compartilhar com alguém machucado ou doente. Em batalha, Chansey é um dos Pokémon mais difíceis de se vencer. Como possui uma altíssima base de HP e uma defesa especial muito boa (aumentada através de Eviolite), é a melhor cleric wall dos jogos.Se por um lado ela é indestrutível pela defesa especial, por outro conta com todas as demais bases em números miseráveis. Chansey fornece um excelente suporte para qualquer time e contribui de forma significativa em duplas e trios.


Habilidades:
- Natural Cure (normal): todas as condições de status são curadas quando o Pokémon volta para a Pokébola.
- Serene Grace (normal): dobra as chances de um golpe ter seu efeito adicional ativado.
- Healer (oculta): pode curar aliados de problemas de status em batalhas duplas e triplas.

Chansey possui três excelentes habilidades e que são, competitivamente, muito úteis para outros Pokémon. Infelizmente, o uso delas não é 100% funcional para ela. A análise começa com Serene Grace: apesar de contar com um vasto learnset de golpes com efeitos adicionais, Chansey não possui potencial em batalha para atacar. Isso quer dizer que, como não usa os movimentos, não existe necessidade de ter algo que aumente as chances de ativarem efeitos. Em paralelo, Natural Cure e Healer podem ser, facilmente, substituídas pelo movimento Aromatherapy, tão comum em seus sets. Aromatherapy cura todo o time, não apenas trata um Pokémon específico, como feito pelas habilidades. Por serem suas melhores opções, Natural Cure deve vir em batalhas simples e Healer em duplas e triplas.

Prós:
- Segunda maior base de HP do mundo Pokémon, ficando atrás somente de Blissey;
- Sua defesa especial, se combinada com Eviolite, torna-se indestrutível;
- Acesso a movimentos clericais, como Aromatherapy, Soft-Boiled e Heal Pulse;
- Enquanto tipo normal, garante uma estabilidade em batalha muito grande, já que possui uma única fraqueza (lutador) e uma imunidade (fantasma);
- Conta com um vasto learnset que possui os mais variados movimentos;
- Olhem essa carinha boba. É muito fofa <3

Contras:
- Sofre com seus stats extremamente baixos, especialmente a defesa;
- Por mais que tenha um learset extenso, não consegue aplicação para todos os movimentos;
- Em alguns casos, é um Pokémon muito previsível;
- Por ter uma dependência direta de Eviolite, descarta o uso de outros itens importantes.


Ovo Fabergé
- Toxic / Thunder Wave
- Aromatherapy / Heal Bell
- Soft-Boiled
- Seismic Toss
Item: Eviolite
Habilidade: Natural Cure / Healer
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP DEF, 4 DEF
Nature: Calm
Imagino que esse seja o set mais comum e mais interessante para Chansey em competições variadas (torneios abertos, Smogon ou VGC). A ideia aqui é muito simples: chatear muito o adversário enquanto oferece suporte clerical ao time. Um dos melhores pontos de Chansey é sua capacidade de entrar em campo para suportar golpes especiais e obrigar o adversário a chamar seu Pokémon de volta. O set começa com um problema de status que deve se adequar ao resto do time. De um lado, Toxic e seu efeito de badly poison que possibilita a Chansey derrotar os oponentes sem necessariamente golpeá-lo. Do outro, Thunder Wave causa paralisia, que, além de poder impedir o Pokémon atingido de se mover, corta sua velocidade em 75%. Assim, qualquer sweeper pode assumir seu lugar em campo e lutar com mais facilidade. Para fazer o suporte clerical, escolhemos aqui Aromatherapy ou Heal Bell, ambos com o mesmo efeito. Por meio desses movimentos, todo o time será curado de suas eventuais status conditions. No terceiro slot, temos um dos movimentos mais chatos de Chansey para quem a enfrenta. Quando estiver em seu limite, Soft-Boiled irá curar 50% de seu HP máximo. Por fim, sabemos que Chansey não possui uma base ofensiva forte (5 de ataque e 35 de ataque especial). A única solução para isso é apostar em Seismic Toss. Esse golpe sempre causa dano igual ao nível do Pokémon que usá-lo, ou seja, sempre causará 50 pontos de dano ao HP do oponente em batalhas online.

Enfermeira Joy
- Helping Hand
- Aromatherapy / Heal Bell
- Heal Pulse
- Seismic Toss
Item: Eviolite
Habilidade: Healer
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP DEF, 4 DEF
Nature: Calm
Todos devem se lembrar que Chansey é o principal Pokémon usado pelas enfermeiras Joy de Kanto até Sinnoh (poucas exceções são vistas no anime). Isso se deve ao fato da capacidade de curar aliados em batalha. E é pensando nisso que trago um set essencialmente focado em batalhas duplas e triplas, construído em torno de movimentos de auxílio dos companheiros. Seu primeiro slot é preenchido por Helping Hand. Através desse movimento, Chansey auxilia um Pokémon aumentando sua base de poder em 50%. Podemos dizer que ela fornece uma ajuda para possíveis sweepers ou tanks produzirem golpes ainda mais poderosos em batalha. Assim como no set anterior, também temos a presença de Aromatherapy ou Heal Bell. Seu uso não se restringe apenas à Chansey ou a Pokémon adjacentes em campo. O grande benefício é poder curar todo o time de seus problemas de status estáveis, como envenenamentos e queimaduras, dentre outros. Através de um desses dois movimentos, quem for curado está livre em batalha para entrar em campo e atuar normalmente. Seu terceiro movimento fica a cargo de Heal Pulse, responsável por restaurar 50% do HP de outros Pokémon. Heal Pulse merece uma atenção especial, já que recupera também adversários. Ao fim do set, escolhemos Seismic Toss com o mesmo valor do set anterior.

Pegue-me se puder!
- Minimize*
- Toxic
- Seismic Toss
- Healing Wish
Item: Eviolite
Habilidade: Natural Cure / Healer
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP DEF, 4 DEF
Nature: Calm

* Minimize não é permitido em batalhas que utilizam as regras Smogon.

Antes de falarmos dessa estratégia, gostaria de ressaltar a observação que fiz acima. Em batalhas que utilizam o formato da Smogon e muitas que criam regras próprias tendem a banir o movimento Minimize, bem como Double Team. A razão é simples: quanto mais o oponente aumentar as evasivas, mais a batalha cai no critério de sorte e praticamente não dá pra fazer nada. A solução para lidar com as evasivas de um adversário é ter um Pokémon que disperse esse aumento através de Roar e Whirlwind, por exemplo. Caso optem por lutar em um torneio oficial da Nintendo, quase tudo é permitido, então o investimento em Minimize é muito válido. Seu segundo movimento é Toxic, que, combinado com Seismic Toss, são as melhores opções para que Chansey derrube o HP adversário. Observem que essa é a primeira vez que não trago um movimento como Aromatherapy para curar de status conditions ou até mesmo privo o set de Soft-Boiled. Por conta disso, ela se torna mais vulnerável em batalha, já que não conta mais com as tradicionais restaurações de HP. Entretanto, temos uma nova opção que compensa a carência que o time passa a ter de uma cleric wall: Healing Wish. Através desse movimento, Chansey se sacrifica em batalha para restaurar o HP de um Pokémon que entre em seguida. Isso é ideal para ser usado em um turno que ela esteja em seu limite e não possa mais atuar em combate.

Cálculo de danos:
- A principal questão que envolve Chansey é sua extrema resistência em batalha a golpes especiais e a constante restauração de status conditions. Basicamente, ela será derrotada somente por sua defesa física. Decidi trazer alguns exemplos de como essa resistência atua. Chansey sempre aparece aqui com a mesma distribuição de stats que a apresentada nos sets:
~ Greninja (Modest / Protean / 252 EVs em SP ATK / Choice Specs) ~ sua Hydro Pump causa danos entre 24,8% e 29,4%.
~ Aegislash (Modest / 252 EVs em SP ATK) ~ seu Flash Cannon causa danos entre 15,7% e 18,7%;
~ Mega Lucario (Modest / Adaptability / 252 EVs em SP ATK) ~ sua Aura Sphere causa danos entre 40,3% e 47,7%.

Aplicação em batalha:
- Para essa semana, trouxe Chansey em duas diferentes batalhas. Na primeira, escolhi um time double que vocês já conhecem e traduzi para single (onde ela mais aparece). Na segunda, alguns Pokémon mais aleatórios foram mais importantes (mas com pequena participação de Chansey). Cliquem no gif para acessar o vídeo:


Outros movimentos importantes:
- Sing, Dream Eater, Light Screen, Charm, Sweet Kiss, Gravity, Calm Mind.

Checks, counters e considerações finais:
- Atualmente, Chansey, ao lado de Pokémon como Blissey e Florges, está no topo das melhores cleric walls. Basicamente, todos os times acabam se encaixando bem com ela. Não é difícil surgir a necessidade de ter um Pokémon que limpe a party de quaisquer problemas e, ao mesmo tempo, consiga minar bem o adversário.

- Apesar de possuir uma grata combinação de HP e defesa especial, Chansey desponta como uma das piores defesas físicas existentes. Por esse motivo, é fácil derrubá-la com ataques de bons sweepers. Algumas das melhores e mais comuns opções para isso são Medicham, Conkeldurr, Lucario (físico).

E ficamos por aqui hoje, meninxs. Espero que todos tenham gostado da XnálYse desse Pokémon galinha. Claro, como sempre, deixem muitos comentários com muitos acréscimos de sets (especialmente pelo fato da análise ter sido composta de apenas 3), muitas formas de usá-la em batalha e muitas sugestões para as próximas semanas. Obrigado por lerem e até mais! ^^

35 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Poderiam postar no final de toda analise links para as outras analises que já foram feitas, isso ajudaria muito quem acessa o site pelo celular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa. A partir da próxima análise, deixarei o link na postagem.

      Excluir
  2. Will você pode fazer uma análise sobre os
    Iniciais de johto?
    Ps: gosto muito de suas matérias continue sempre assim , principalmente
    Por você responder os comentarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Drago e eu estamos nos organizando pra completarmos as análises de todos os iniciais. Logo eles aparecem aqui. Muito obrigado! xD

      Excluir
  3. Parabéns pela análise! Estou começando dos jogos de Pokémon (ganhei um 3DS a menos de um mês) e estou tentando breedar uma blissey para o competitivo! Ainda não consegui uma perfeita, mas já achei consegui uma Shiny no meio! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ela é muito legal em batalha. Apesar da Chansey ter mais destaque, Blissey também faz muita gente perder cabelo pra derrotar. :P

      Excluir
  4. Porfavor analisa o slowking

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe quando Pokémon Adventures vai estar disponível para venda? Procurei mas ainda não achei nenhuma informação a respeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mangá já está a venda há um tempo, no final de julho começou a pré venda e os exemplares já começaram a ser entregues, a venda normal já tem quase uma semana
      procure no dite liga hq

      Excluir
    2. Até agora, não encontrei em nenhuma loja física aqui. Mas já vi que está a venda na Panini Comics.

      Excluir
  6. tenho um blissey na equipe e ja uso nas competições e vale a pena ter um chansey

    ResponderExcluir
  7. Ótima análise Will!! Realmente Chansey é oum dos pokemons mais chatos que existem!!
    com ivs e natures na defesa ela aguenta até um Close Combat do Terrakion D:
    você poderia falar que ela peca com Knock Off porque tira o Eviolite, deixando-a muito frágil.
    E por favor faz uma análise do Drifliblim, meu pokemon favorito *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ela é bem complicada, né? Quando vejo uma, já começo a pensar na dificuldade que acabarei tendo pra vencer. Oh, ótima sugestão! (fantasmas *-*)

      Excluir
  8. Cada vez mais seu fã! suas análises são demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigado! Fico muito feliz que esteja gostando. Acredita que tenho um Top 10! quase pronto, mas não consigo postar? Estou tendo pouco tempo pra reorganizar o quadro. :/

      Excluir
  9. Amo músicas do estilo Rap e Pop, e Fancy é o tipo de Rap contagiante, uma das músicas que mais escuto no Celular.Quem aí curte Fancy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoooooooooooooooooooooooooooooooooooro migah

      Excluir
    2. Iggy anda me cativando. xD

      Excluir
  10. Sem preconceito racial, também sou negra então posso falar, essa preta arrasou ri litros do vídeo dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um menino. :P Mas essa paródia ficou muitooo boa.

      Excluir
  11. Mais uma ótima análise! Gostei da sua ideia de falar de um pokemon nao totalmente evoluído e espero que faça isso mais vezes. Pra isso sugiro o Doublade, pois sempre gostei mais dele do que do Aegislash e como sua forma final foi banida acho que valeria a pena fazer essa análise.
    Também gostaria de te agradecer pelas sugestões de sets wall para o Torterra que você me deu na última análise. Estou adaptando a estratégia do meu time e minha forma de jogar pra encaixar bem essa nova função e até agora tem mostrado bons resultados.
    Aproveito ainda a oportunidade para perguntar se tem alguma sugestão de como usar o Golduck, ele é meu pokemon favorito mas não tenho ideia de como explorá-lo no competitivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Esses Pokémon são bastante recorrentes e muito utilizados, é importante falar deles. A exemplo, o Doublade que você falou, além de Porygon2, Dusclops, Rhydon, Combusken. É uma excelente sugestão!

      Olha, fico feliz que tenha conseguido encaixar bem o Torterra como uma wall. O caso do Golduck é bem complicado. Ele tem uma base de stats mediana. Basicamente, ele pode sweepar em batalha (com ataque especial, que é o principal, e até mesmo com o físico). A habilidade Swift Swim funciona bem pra isso. Caso você queira enfrentar alguém que use muito o clima a favor, Cloud Nine limpa o campo bem. Alguns sets que eu acho legais e mais simples de aplicar nele:
      - Rain Dance / Hone Claws / Aqua Tail / Zen Headbutt
      - Rain Dance / Calm Mind / Scald ou Surf / Psyshock ou Ice Beam

      Excluir
    2. Foi justamente por perceber que ele era complicado e mediano que decidi pedir sua ajuda. Já tento usá-lo como sweeper e até que não foi tão ruim assim. Agradeço suas sugestões e acho que podem se encaixar em meu time se eu usar meu Ninjask (que anda um tempo no banco de reservas) pra ampliar sua velocidade e tornar meu amado Golduck um verdadeiro sweeper!

      Excluir
    3. Esse seria uma excelente auxílio. Caso queira duplas, traz o Politoed do lado e vai ser bom em cima do Swift Swim. O Golduck tem capacidade e um learnset bem variado. Só precisa mesmo de um estímulo.

      Excluir
  12. Will, outra análise perfeita! E olha que não curto a Chansey... morro de raiva desse ovo de páscoa rosa! Demora pra cair e quando vc acha que vai conseguir finalmente derrubar, a monstrinha recupera o HP! -.-
    Mas vc arrasa sempre e não tem como não curtir pelo menos um dos sets das suas análises! Nem vou dizer o quanto você é sempre maravilhoso nas análises, pq eu sou seu fã número 1 e já disse isso tantas vezes que chega fica chato repetir toda semana!

    Já que todo mundo tá se consultando, vou pedir consulta gratuita também: queria uma ajuda pra fechar um moveset para meu Leavanny - ele tem Overcoat e natureza Timid (eu sei que Chlorophyl é melhor, mas eu me apaixonei!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é sempre tão bom ter sua participação aqui comigo. Claro, sempre agradecendo seus comentários cada vez mais legais comigo. Ficando até tímido já, porque não acho que eu seja tão bom quanto você vem dizendo. Um amor você! Muito obrigado!

      Ah, não aceito trabalhar de graça U_U. Brincadeira... Leavanny é um dos Pokémon que eu mais tenho carinho, é impressionante a forma como gosto dele. Em primeiro lugar, porque é designer de moda como eu :P. Em segundo, a dinâmica em batalha é a melhor dentre todos os insetos "básicos" das regiões. Esse Overcoat é um pouco duro de ser usado em batalha, mas alguns sets focados nisso e ataque especial:
      - Sweeper: Calm Mind / Energy Ball ou Leaf Storm / Air Slash / Bug Buzz - Life Orb
      - Sweeper alternativo: Camouflage / Calm Mind / Nature Power / Bug Buzz - Life Orb
      - Apoio: Helping Hand / Entrainment / Safeguard / Energy Ball

      Tem como usá-lo também na função de baton passer ou optar por sweepar em ataque físico (o que iria requerer a troca da nature).

      Excluir
  13. Acredite, Will... quem é um amor é vc: sempre disposto, solícito, atencioso, responde TODOS! Vc merece todos os elogios sim, aceite-os porque faço de coração! <3

    Muito obrigado, mesmo, pelas opções... vou testar o Sweeper alternativo com Nature Power! Todo mundo vive dizendo que a habilidade Overcoat é a pior para ele e que a nature Timid só fez terminar o trabalho de acabar com o meu exemplar! Vou tentar uma segunda opção com Swarm ou Chlorophyll e ver se curto mais do que Overcoat... mais uma vez te agradeço, Will! Vc arrasa e nunca desaponta quem segue a PBN! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bobo você. Ainda acho que exagera sempre, não sou tudo isso. Só que fico cada vez mais animado com seus comentários, constantemente mais amáveis. <3

      A Overcoat é ruim pra Leavanny por dois motivos. Essa habilidade previne do efeito de pós, esporos e climas de dano. O primeiro motivo é que Pokémon de grama já são naturalmente imunes a pó e esporos. O segundo é pelo fato de Leavanny não conseguir usar Hail e Sandstorm ou se aproveitar desses climas. Mas você vai surpreender muita gente usando Camouflage e transformando em um Pokémon normal. Ainda mais útil isso pra reduzir o alto número de desvantagens.

      Quero ver você muito mais aqui, hein!? Ram u.u . Obrigado! <3

      Excluir
  14. O combo Camouflage + Nature Power (que se torna Tri Attack em link battle e ganha STAB do Camouflage) foi uma excelente dica, uma possibilidade incrível e que não tinha percebido antes! *-* Você é realmente sensacional! E pode deixar que enquanto você estiver por aqui, eu vou acompanhar sempre... e posso ter certeza que só poderei fazer elogios - sem exageros, todos sinceros, pq vc é perfeito! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai surpreender muita gente com esse set. Toda vez que vejo Leavanny, é o mesmo set físico (Swords Dance, Leaf Blade, X-Scissor e outro golpe aleatório). Vou ser obrigado a repetir: você é muito bobo. Se você sempre aparecer mesmo, não sairei de forma alguma daqui. :3 PS: cê fica cada vez mais incrível assim! <3

      Excluir
  15. Achei muito boa a análise :3 faz uma do Emolga e do Pachirisu *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Esses roedores são muito legais. Sugestões anotadas!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال