Esclarecendo: Smogon, banimentos e tiers - Aegislash e Swagger



Oi, meninxs! Como estão? Lembram-se quando eu disse nas últimas XnálYses que começaria algo novo com o propósito de debater mais com vocês? Então, é hoje que damos início a essa nova proposta. E o que é isso? Aproveitando essa nova pauta (nova por minha conta, já que ela está em discussão desde sempre), vim conversar com vocês a respeito de algo que muita gente não entende ou não conhece: Smogon. Todas as semanas (ou quase isso), gostaria de esclarecer junto a vocês temas de Pokémon que envolvem o cenário competitivo. E nada melhor que falarmos da tal Smogon, famosa esses dias pelo banimento do Aegislash e, anteriormente, do movimento Swagger, para começarmos a pensar em assuntos que precisam ser esclarecidos.
A proposta aqui é colocar uma luz na cabeça de todos vocês. Muito se discute sobre ser certo ou errado determinar as competições Pokémon, mas ninguém para e fala sobre prós e contras, ou até mesmo sobre o que é isso tudo. Falar agora de Aegislash pode parecer Expresso Slowpoke, já que o assunto foi abordado há dias em alguns lugares, mas é necessário comentarmos sempre.

A Smogon


Em todos os cantos e grupos de Pokémon que vamos, aparecem muitos comentários a respeito da tal Smogon e sua dinâmica de construção de regras. O problema é que esse site é mal visto por grande parte dos fãs de Pokémon. E por quê? Simples! A Smogon University regulamenta torneios e competições Pokémon.

O site é desenvolvido por fãs e para  fãs, com fóruns de discussões competitivas e regulamentação dos jogos. Um dos pontos mais importantes a ressaltar é que ele não está vinculado à Pokémon Company e nem influencia torneios oficiais. Mas sua tradição e eficiência fez com que se tornasse bastante respeitado no cenário dos jogos.

Afinal, o que a Smogon faz? Ela estuda o cenário das competições metagame (disputas online) e estipula regras que venham a equilibrar os jogos. Essas regras não são, obrigatoriamente, seguidas por todos. Porém, grande parte dos torneios se utiliza delas (inclusive, algumas das regras da Liga da PBN são extraídas de lá) para tornar tudo mais simples e de senso comum.

Por ser um site extremamente respeitado e influente em Pokémon, é fácil dizer que a Smogon consegue determinar tudo dentro das batalhas. Através do site, são disponibilizadas regras que organizem melhor os torneios e estratégias mais comuns para todos os Pokémon.

Se eu quiser participar de uma batalha, preciso obedecer à Smogon? Não necessariamente. De modo geral, ela atua em grande parte das disputas, mas não em todas. Caso sejam construídos torneios com regras abertas ou próprias, é válido de tudo.

Tiers


Em linhas gerais, tiers são listas que classificam os Pokémon. As tiers consistem em uma divisão de todos os Pokémon existentes de acordo com as seguintes características: uso em batalha, poder (aqui, estão relacionados stats, habilidades, learnset) e estratégias construídas com eles. Um Pokémon que possua uma alta base de stats, boa habilidade e movimentos interessantes tende a ser muito usado em batalha. Dessa forma, ganha um posto mais alto entre os jogadores.

As tiers podem ser divididas da seguinte maneira:
- Uber: aqui, estão os Pokémon mais poderosos do jogo. Por terem uma grande quantidade de força e uma capacidade acima do comum, essas espécies são tratadas como as mais difíceis de se vencer dentro das batalhas. Com sua alta função, existem poucos counters (Pokémon que podem combatê-las) e isso faz com que estejam no topo das estratégias.
Exemplos de Ubers: Blaziken, Reshiram, Lugia, Groudon, Arceus, Kyurem (White).

- Overused (OU): a tier OverUsed relaciona os Pokémon mais usados dentro dos jogos. Eles não são extremamente poderosos quanto os Ubers, mas mesmo assim os treinadores optam bastante por eles. Essa tier é a principal usada em competições. Quase todos os torneios e batalhas acontecem no formato OU.
Exemplos de OU: Greninja, Rotom (Wash), Mawile, Gliscor, Talonflame.

- Borderline (BL): em Borderline, classificamos aqueles Pokémon que são poderosos demais para UnderUsed (tier inferior), mas não são suficientemente usados ou fortes para OU.
Exemplos de BL: Crawdaunt, Diggersby, Weavile.

- UnderUsed (UU): UnderUsed funciona de forma parecida à OU. Nela, estão os Pokémon com uso reduzido, mas que ainda possuem jogabilidade em alguns casos.
Exemplos de UU: Chesnaught, Absol, Donphan.

- Borderline 2 (BL2): BL2 é idêntica à BL. Os Pokémon dessa tier são fortes demais para RarelyUsed, porém  não tão bons ou usados para entrarem em UU.
Exemplos de BL2: Sableye, Kyurem, Azelf.

- RarelyUsed (RU): como seu nome diz, os Pokémon em RU são raramente usados. Normalmente, existem opções semelhantes e melhores do que eles em tiers superiores.
Exemplos de RU: Bronzong, Heliolisk, Sharpedo, Gallade.

- Borderline 3 (BL3): como as Borderlines anteriores, a terceira também é uma tier flutuante. Os Pokémon dela são muito fortes para NeverUsed e não tão bons ou usados para Rarely Used.
Exemplo de BL3: Sigilyph

- NeverUsed (NU): essa é a última das tiers centrais. Ela concentra os Pokémon tratados como inferiores em competições. Aqui, estão aqueles que possuem estratégias fracas ou jogabilidade extremamente limitadas.
Exemplos de NU: Jynx, Pachirisu, Rotom (Normal), Butterfree.

- Litte Cup (LC): apesar de não ser tão comum de aparecer em competições, essa tier é bastante divertida. Nela, estão os Pokémon nas primeiras formas evolutivas. Uma observação: Pokémon que não evoluem (como Shuckle) não podem ser considerados LC, mesmo estando na primeira forma evolutiva.
Exemplos de LC: todos os bebês, Meowth, Flabébé, Gulpin.

- Not Fully Evolved (NFE): essa é a tier que menos possui competições. Todos os Pokémon presentes aqui estão nas formas secundárias, ou seja, são as evoluções dos Pokémon Little Cup e que ainda podem evoluir mais uma vez. Vários desses Pokémon são comuns de encontrarmos em tiers maiores, como Chansey, Dusclops e Porygon2.
Exemplos de NFE: Pikachu, Bayleef, Dragonair, Doublade.

Banimentos

(Imagem disponível em "O Vício")
Com o banimento de Aegislash, mais uma vez a discussão a respeito do que pode e não pode em Pokémon foi reaberta. De um lado, competidores que batalham e entendem as dinâmicas de counters e estratégias. Do outro, fãs que seguem o conceito: jogar com os Pokémon que mais gostam, já que todos são igualmente fortes.

Algo deve ser destacado e que sempre surge como um argumento: quando a Game Freak desenvolve todos os Pokémon, espera que sejam usados em batalhas. Afinal, se foi criado, é pra ser usado. Entretanto, existem abismos profundos entre muitos Pokémon. Qualquer pessoa pode perceber, por exemplo, a superioridade de Blaziken sobre Dunsparce. E para evitar que esses abismos se tornem cada vez maiores, são criadas as tiers.

Dentro das tiers, regras e regras surgem. Com as regras, vêm os banimentos. E o que é banimento? Nada mais que impedir o uso de um Pokémon, movimento ou estratégia dentro de uma tier. Quando mencionamos que Mega Gengar é banido, não quer dizer que seu uso é extremamente proibido e que deve ser extinto dos jogos. Pelo contrário... Quer dizer que ele deve ser usado em sua tier (Uber). Mas durante um jogo OU, por exemplo, ele não deve participar, já que é assustadoramente mais poderoso que Mega Gardevoir.

Banir algo não implica em fazer com que desapareça dos jogos. Banir é organizar de modo que esse algo apareça nos momentos em que pode lutar de igual para igual com outros.

O caso Aegislash e o caso Swagger

Vocês devem se lembrar que Aegislash é um dos Pokémon que mais apareceu no quadro Top 10! enquanto falávamos de stats. Ele é dono de grandes bases defensivas e ofensivas, além da particularidade proveniente da habilidade Stance Change. Por meio dela, pode alterar entre duas formas (Blade e Shield). Cada uma dessas formas permite que se posicione em batalha de uma maneira diferente, podendo atacar ou se defender muito bem. E é aí que surge o banimento dele de dentro de OU (ser banido de OU quer dizer que ele não pode mais ser usado nessa tier ou em inferiores, estando limitado a uma batalha entre Ubers). O excesso de versatilidade contribui para que seu número de counters, ou seja, de Pokémon que podem derrotá-lo, esteja limitado. Por conta disso, Aegislash já não faz mais parte do grupo dos OU.

A questão que envolve Swagger é mais difícil de entender do que a versatilidade excessiva de Aegislash. Segundo o que consta, esse movimento não é mais permitido em determinadas batalhas porque passa o jogo para um critério de sorte. Como isso funciona? Vocês devem saber que Swagger aumenta o ataque do oponente em 2 estágios (dobra - efeito similar a Swords Dance), mas faz com que fique confuso. Quando um Pokémon se machuca pela confusão, recebe um dano físico, ou seja, ele se bate com um golpe físico. Por ter seu ataque aumentado pelo efeito de Swagger, o dano que provoca em si mesmo pode ser maior. E o que isso tudo tem a ver com jogar com a sorte? A confusão é uma condição de status que tratamos como volátil (que muda constantemente). Devido a essa volatilidade, o Pokémon confuso pode se machucar até sair de batalha ou causar um grande problema caso se cure da confusão. E é isso que tratamos como sorte. É comparado à roleta-russa: uma hora, você pode estar num ponto extremamente tranquilo; noutro, é preocupante e pode ser nocauteado. A tendência da confusão é que seja cada vez menos aceita, como o congelamento. Porém, nenhum outro movimento aumenta um stat perigoso (nota: Flatter é o oposto de Swagger, aumentando o ataque especial. Seu uso não é alarmante, já que é raro de ser aprendido, além de a confusão provocar dano físico e não especial).

Pessoal, espero que essas questões de Smogon tenham ficado claras para vocês. Eu, particularmente, desejava o banimento de Aegislash de OU desde que foi usado inicialmente nos jogos. Mas posso usá-lo quando o assunto envolve torneios abertos. Sobre essas pautas, quero deixá-las esporádicas. À medida que forem surgindo dúvidas e questionamentos a respeito de competições, venho esclarecendo pra vocês. Até logo!

23 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito interessante a pauta. Essas regras são usadas nas batalhas competitivas dos jogos de 3ds? E poderia fazer uma pauta sobre egg group?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são usadas, principalmente, em torneios feitos pela própria Smogon. Alguns outros campeonatos criados por fãs também se usam delas. Os oficiais da Nintendo possuem regras próprias e abertas. Uma boa sugestão!

      Excluir
  2. Muito bem explicado, Aegislash é um pokémon realmente muito impressionante sua combinação de tipos e stats permitem a ele uma variedade imensa de sets, Aegislash pode ser físico, especial, full atack, full especial, mixed sweeper, ele tem sets de pivot, stall, wall, subtoxic, tank, wide guard, autotomize, já vi ele até com Hidden power Ice, e ele ainda tem Weakness Policy para incrementar. Ele é muito forte, ele tem seus counters, no geral a galera do atual OU consegue lidar com Aegislash sem muita dificuldade, porém o problema reside aí, Aegislash elitizou OU sem falar que é por causa dele que os Psychic-types estão sendo pouco usados (coitada da Mega Gardevoir).
    Realmente ele desequilibrou o metagame e o centralizou (hj em dia é quase um regra ter um counter de Aegislash no time), mas não sei se Aegislash vai se sair muito bem em Ubers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem dito por você em todo o comentário. Obrigado!

      Excluir
    2. Eu acredito que ele pode zoar perto de um terço do ubers pois grande parte dos pokemon de la são psiquicos e dragões

      Excluir
    3. Acho que o grande problema dele será Darkrai, mesmo podendo usar Sacred Sword. E como o Darkrai faz parte de muitos times Ubers.

      Excluir
  3. Eu sei que é para o jogo ficar mais equilibrado mais eu não vou seguir as regras da Smogon, eu escolho os Pokémon que vou usa pelo meu gosto ai eu escolho por exemplo o Aegislash que até fiz um time com ele e agora se eu for usa esse time numa competição poderei não poder usa ele ? Isso acaba ficando ainda mais injusto eu gosta de um Pokémon e não poder usar-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que fica uma das contradições mesmo: gostar e não poder. Caso você esteja batalhando com amigos ou em competições abertas e oficiais, poderá usar tranquilamente. Mas se optar por entrar em um torneio Smogon ou de outros sites, a situação se complica. Por isso, é bom manter dois ou três times que interajam bem. Dessa forma, pode participar das mais variadas batalhas.

      Excluir
    2. Sim to fazendo alguns outros times aqui.

      Excluir
  4. Muito bacana!

    Pra ficar completa e perfeita, só poderia listar todos os Pokemon banidos pela Smogon (e um rápido esclarecimento do porquê de isso ter acontecido).

    Adoro a PBN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! E muito legal a sugestão de falar dos demais. Vou tentar focar neles em outros esclarecimentos e tentar justificar o porquê do metagame atual funcionar assim. Continue de olho na PBN!

      Excluir
  5. da hora mesmo o texto. explicou muita coisa pra mim

    ResponderExcluir
  6. Eu estou cagando pra Smogon, continuo usando meu Aegislash nas Rating Battles e não é por que nas competições feitas por fãs eles seguem as regras da Smogon que eu sou obrigado a seguir, continuo com meu Aegislash mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a competição limita a Pokémon OU (regras Smogon) e você deseja participar, precisa reconsiderar seu time. Caso não, sinta-se a vontade pra usar Aegislash.

      Excluir
  7. é uma pena aegis ter sido banido, ele realmente é uma mão na roda nos torneios, mas acho que ele se vira bem em Uber pois, ele em conjunto com (mega) Scizor são ótimos counters para Xerneas, além disso aegis bate forte em Psychics como Mewtwo, Deoxys e Lugia, além de resistir a Dragon
    quem poderia lhe dar com ele é Groudon com Fire Blast, Reshiram, Yvetal com Dark Pulse, Darkai e etc...
    resumindo, Aegislash ja se dava super bem em Uber mesmo não pertencendo a essa Tier, então ele vai ser um pesadelo lá com certeza.
    e bom trabalho Will! seu texto está impecável.
    você poderia falar sobre o banimento de Mega Lucario, achei um pouco injusto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele centraliza o metagame em OU, mas vai penar muito em Uber. Nessa tier, ele vai precisar lidar com Reshiram, Ho-Oh, Groudon, Darkrai, Blaziken, entre outros. Mas espero que se saia bem. Se não, cairá em breve.

      Obrigado pelo elogio! Semana que vem, explico sobre as mega formas banidas.

      Excluir
    2. Alem de entrar em um todo ou nada contra giratina eu acho :)

      Excluir
    3. Batalhas entre Giratina e Aegislash serão sempre épicas.

      Excluir
  8. faça outro explicando o banimento do MEGA Lucario prfvr

    ResponderExcluir
  9. O texto é um pouco tendencioso. Nas discussões sobre o Smogon, o problema não é entre "competidores que batalham e entendem as dinâmicas de counters e estratégias" e "fãs que seguem o conceito: jogar com os Pokémon que mais gostam", é sobre aceitar banimentos que podem ou não ser justos e sobre usar as regras deles em qualquer batalha, e não apenas nos torneios que eles fazem ou torneios que usam suas regras.
    Pokémon seria muito melhor em um formato que rodasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto pode sim parecer tendencioso e, no sentido que você fala, é sim. A pauta aqui é entrar no meio do fogo cruzado que sempre começa toda vez que a Smogon aparece. Os treinadores, conhecendo ou não a dinâmica do site e suas regras, colocam na roda os velhos artifícios de competir pela igualdade ou apenas usarem o que gostam.

      Em um texto onde o assunto abordado seja somente o lado técnico, não mais o sentimento de apatia pelos Pokémon, aí sim.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال