XnálYse: Wobbuffet

Olá, meninxs! Como estamos? Não sei se sentiram minha falta, mas passei um tempo afastado da PBN enquanto preparava algumas coisas e cuidava de questões pessoais. Durante esse tempo fora, o Drago tem feito um ótimo trabalho na XnálYse e agradeço a ele por ter garantido análises de ótima qualidade. Mas queria aproveitar e dizer a vocês que dediquei um tempo a criar um novo projeto para o site e que amplia mais a noção competitiva, além de regulamentar de forma correta todos os torneios que acontecem aqui. Com a ajuda do Hick, novo editor da PBN, estou montando a fase inicial e logo trarei de maneira completa a vocês. Agora, que tal informações que sempre coloco aqui?
- A XnálYse de hoje é sobre o duende Wobbuffet, Pokémon que muitos nem imaginam usar;
- Deixem nos comentários novas informações sobre esse Pokémon, além de poderem sugerir opções para as próximas semanas;
- Não se espantem com o banner da matéria. Não uso o da XnálYse;
- Dá o play AQUI e vem comigo;
- Roar!

Wobbuffet


Tipo: Psíquico

Base de stats:
HP - 190
Ataque - 33
Defesa - 58
Ataque especial - 33
Defesa especial - 58
Velocidade - 33
Total: 405

Overview:
Wobbuffet, o Pokémon Paciente, é um dos Pokémon mais conhecidos dos fãs da franquia. Sua presença no anime sob os cuidados de Jessie lhe rendeu popularidade e fama de bobo e inútil. Entretanto, é no metagame onde Wobbuffet atinge um bom posto de uso, transitando entre as tiers BL e UU. Segundo suas descrições na Pokédex, ele é um Pokémon bastante dócil e calmo. Wobbuffet costuma viver em cavernas, já que detesta a presença da luz e de impactos contra seu corpo. Quando é ameaçado, costuma inflar como um balão e adquirir um grande tamanho. Dessa forma, evita possíveis inimigos e ganha alta resistência em combate. Dizem que sua cauda é seu corpo verdadeiro, enquanto a parte azul funciona como um saco de pancadas. Prova disso é que Wobbuffet protege sua cauda acima de tudo e sempre a esconde. Em batalha, possui apenas 7 possíveis movimentos. Isso faz com que seja parcialmente previsível, mas difícil de ser vencido. Wobbuffet conta com o terceiro maior HP do mundo Pokémon, ou seja, uma das maiores resistências existentes.


Habilidades:
- Shadow Tag (normal): impede o adversário de fugir ou ser trocado em batalha.
- Telepathy (oculta): protege o Pokémon de golpes vindos de aliados.

Prós:
- Uma das maiores bases de HP do mundo Pokémon, o que garante alta duração em batalha;
- Seus movimentos ofensivos possuem prioridade reduzida e se adéquam à baixa velocidade;
- Sempre que recebe um golpe, pode revidar com um poder duas vezes maior;
- Possui movimentos-chave, como Destiny Bond e Encore;
- Dificilmente é tirado de batalha através de golpes diretos;
- A habilidade Shadow Tag garante confrontos diretos e impede o adversário de fugir, enquanto Telepathy fornece suporte para combates duplos e triplos;
- A Jessie usa;
- Eu também.

Contras:
- Previsibilidade em batalha, devido ao set reduzido;
- Na presença de movimentos de status, não consegue desempenhar um bom papel;
- Baixas defesas;
- Como suporte em duplas e trios, Wobbuffet pode não conseguir fazer nada ofensivo.

The Ballad of Mona Lisa
- Encore
- Counter
- Mirror Coat
- Destiny Bond
Item: Leftovers / Sitrus Berry / Lum Berry
Habilidade: Shadow Tag
IVs: 31 / X / 31 / X / 31 / X
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Relaxed / Impish
Esse é um dos sets mais simples existentes no mundo Pokémon. Mas ele é capaz de aproveitar todas as melhores habilidades de Wobbuffet em batalha. Começamos hoje com Encore. Graças a esse movimento, o adversário fica limitado a usar apenas um movimento. Em condições normais, o oponente poderia trocar seu Pokémon para que o efeito da repetição de Encore fosse eliminado. Porém, a habilidade Shadow Tag de Wobbuffet surge como uma boa opção aqui, já que impede que o adversário fuja ou seja trocado em combate. Nos segundo e terceiro slots, existe a dupla de golpes Counter e Mirror Coat. Apesar desses movimentos serem muito parecidos, seu uso é muito diferente. Com eles, é possível causar atacar o adversário utilizando o dano sofrido. Em outras palavras, quando Wobbuffet sofre dano de um golpe direto, será capaz de causar o dobro ao oponente. Uma observação muito importante é sobre a diferença entre ambos. Counter atua sobre movimentos físicos, enquanto Mirror Coat em especiais. Para usá-los de forma adequada, é necessário "prever" o golpe adversário e estar preparado para diferenciar entre um físico e um especial. Por fim, quando Wobbuffet já estiver desgastado em batalha, é possível usar Destiny Bond e derrotar também o oponente.

Calma, amigo, tô aqui
- Safeguard
- Charm
- Destiny Bond
- Mirror Coat / Counter
Item: Leftovers / Sitrus Berry
Habilidade: Shadow Tag / Telepathy
IVs: 31 / X / 31 / X / 31 / X
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Relaxed / Impish
Dessa vez, podemos pensar nesse como um set a ser usado nas batalhas em duplas e trios, ou ainda para combates onde Wobbuffet consiga ser usado inicialmente em combate (uma espécie de lead do time). A análise começa com o movimento Safeguard; ele protege todo o time de ser afetado por problemas de status, como queimaduras e envenenamentos, durante cinco turnos. Uma das maneiras mais comuns de se tentar vencer Wobbuffet é através do movimento Toxic. Através do uso de Safeguard, ele estará protegido durante um tempo de sofrer o envenenamento. O segundo movimento é Charm, usado para diminuir o ataque do adversário em dois estágios (redução de 40%). Uma mudança nos stats só pode ser revertida quando o Pokémon é retirado de batalha, mas a habilidade Shadow Tag impede que o oponente com ataque reduzido fuja do combate. Como terceiro movimento, existe Destiny Bond e que funciona da mesma maneira que no set anterior: assim que Wobbuffet estiver com seu HP muito baixo e prestes a ser derrotado, é possível usar Destiny Bond para derrubar o oponente junto. Por fim, é optativo o uso entre seus movimentos ofensivos. O uso deles vem de acordo com a necessidade de batalha. Algo importante a ressaltar é sobre as habilidades: Shadow Tag funciona em parceria com Charm, mas Telepathy contribui muito quando o parceiro de Wobbuffet usar movimentos como Surf, Earthquake, Discharge.

He's a pinball wizard
- Safeguard
- Destiny Bond
- Counter
- Mirror Coat
Item: Leftovers / Sitrus Berry
Habilidade: Shadow Tag
IVs: 31 / X / 31 / X / 31 / X
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Relaxed / Impish
O último set de hoje é mais uma opção para batalhas no formato single, mas que auxilie o resto do time com a prevenção de alguns movimentos. De maneira geral, o set une os dois primeiros. Como Wobbuffet não conta com uma grande variedade de movimentos, é necessário aproveitar os que ele possui de forma que consiga lidar bem com suas habilidades e benefícios. O primeiro slot é preenchido com o movimento Safeguard, que previne que todo o time seja atingido por problemas de status. No segundo, existe o conhecido Destiny Bond, um dos principais movimentos de Wobbuffet. Ele permitirá derrotar o adversário que tirar Wobbuffet de combate. Por fim, os dois golpes aparecem aqui: Counter e Mirror Coat. Uma das coisas a se mencionar aqui é sobre o uso de itens, IVs máximos e nature (similares em todos os sets). Leftovers e Sitrus Berry garantem restauração do HP, seja pequena e aos poucos, seja única e grande. Quanto aos IVs, muito se questiona em relação ao ataque, ataque especial e velocidade não serem importantes. Grande parte dos movimentos de Wobbuffet se limita a status. Seus únicos ofensivos são Counter e Mirror Coat, mas que não causam dano baseado em um poder. Eles dependem do dano sofrido para causar algo no oponente. De forma geral, caso Wobbuffet receba um dano de 100 ponto em seu HP, provocará 200 ao adversário, independente de sua base de ataque ou da defesa do oponente. E ambos possuem prioridade reduzida (atacam depois), o que descarta o uso de alta velocidade. Dessa forma, as natures também devem buscar aumentar defesa em detrimento de ataque. Particularmente, julgo mais válido aumentar defesa que defesa especial, já que as desvantagens de Wobbuffet são, predominantemente, físicas.


Checks, counters e considerações finais:
- Wobbuffet é famoso por prender o oponente em campo com sua habilidade Shadow Tag. Isso permite que ele não tente fugir. Caso opte por tirar Wobbuffet da batalha, ótimos aliados para ele são aqueles que consigam reduzir stats do adversário ou segurar golpes de maneira eficaz. Em batalhas duplas e triplas, Pokémon como Hippowdon e Ampharos, famosos por seus movimentos Earthquake e Discharge, são ótimos parceiros com a habilidade Telepathy.

- Pokémon que consigam realizar movimentos como Leech Seed e Toxic são peças importantes para derrotar Wobbuffet. Um dos mais famosos é Venusaur, mas Mandibuzz também é uma boa opção. Movimentos como U-turn e Volt Switch também rompem a habilidade Shadow Tag. Pokémon stall breakers, tal qual Sableye, conseguem quebrar os sets de Wobbuffet de maneira muito eficaz. Determinadas combinações de tipos, principalmente onde aparecem noturnos, são eficazes para lidar com esse Pokémon também.

- Apesar de possuir prioridade reduzida e também estar sempre dependendo de um ataque adversário, Wobbuffet é um dos Pokémon mais interessantes existentes. Seus movimentos, responsáveis por causar o dobro do dano ao oponente, são peças que provocam muita dor de cabeça aos adversários em batalha. Por mais que possua previsibilidade, Wobbuffet ainda é um Pokémon capaz de garantir excelentes performances.

E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado da análise do Wobbuffet e que continuem acompanhando a PBN. Na semana que vem, voltarei trazendo mais uma. Não se esqueçam de deixar sugestões nos comentários. Aproveitem também para acrescentar informações a respeito do Wobbuffet. Então, é isso. Até mais! ^^

23 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Faz uma análise do Frosslas, o movepool dele é interessante! ;)

    ResponderExcluir
  2. façam uma xnalyse do ampharos tambem para acompanhar essa do wobbuffet para fazer um bom time competitivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ampharos é um Pokémon que sempre quis analisar. Anotado!

      Excluir
  3. Respostas
    1. meninas ué --'

      Excluir
    2. Seria meninos e meninas, não? O "x" seria ambos os sexos: masculino e feminino.

      Excluir
    3. "Meninxs" é uma opção para tratar meninos e meninas sem distinção.

      Excluir
  4. "He's a pinball wizard"

    O autor é Gleek? Diz?! ME DIZ!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito bacana. <3
    Se possível, faça uma do Poliwrath

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso é que comecei a analisar Poliwrath essa semana. Boa sugestão!

      Excluir
  6. Faz uma xnalyse do hydreigon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos Hydreigon. Só ir nas nossas "Atrações". xD

      Excluir
  7. PBN sei que não tem haver com o assunto, porém gostaria que vocês compartilhassem isso com o pessoal:Acabei de ver no PGL e já estamos com 99,248,708 trocas no GTS, falta pouco para liberarem o Vivillon Fancy Pattern. :3
    -Garchomp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado queria mesmo saber e n sei oque é pgl e nao sei como q entra obrigado garxomp

      Excluir
    2. po garchomp brigada vc leu meu cabeça porque eu tava tentado sabe diso agora mesmo adoro voce brigada por mim avisa do vivylon

      Excluir
  8. Will, faça mais análises como essas, com pokemons menos usados pelos jogadores, não por serem fracos, mas por não sabermos como usá-los, por favor. Eu não sabia usar o Wobbuffet certinho, certinho, mas aprendi com essa análise. Faça mais análises nesse estilo. Pfv kkk.

    Ah, bem que a Jessie podia "abusar" mais do seu Wobbuffet, treinando-o mais para que pudesse aprender um Safeguard e até um Destiny Bond kkk. Assim o Wobbuffet seria mais usável no anime, tornando-se mais popular ainda entre os fãs. E o Wobbuffet melhorou de Sinnoh para Kalos..gostei de ver a sua força nos primeiros episódios..
    ER tá ficando foda. Inkay e Wobbuffet e Pumpkaboo e Meowth *-* kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que Wobbuffet hoje faz parte da tier BL, que é a que reúne Pokémon com muito poder, mas pouco uso. Mas vou procurar mais alguns pra compartilhar com vocês. Obrigado!

      Excluir
  9. adoro o Wobbuffet <3

    ResponderExcluir
  10. Façam um análise da Galvantula e da Aurorus por favor XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurorus já foi feito. Só conferir na guia "Atrações". Mas Galvantula possui uma função mega legal. Sugestão anotada!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال