XnálYse: Serperior, Emboar e Samurott



Olá, moçxs! Estamos bem hoje? Lembram que dia é hoje? Eu também não. Mentira, lembro sim. Hoje é sexta e dia de XnálYse comigo, um pouco atrasado no quadro. Há algum tempo, algumas pessoas vêm pedindo análises compactas (com mais de um Pokémon), especialmente focando nos iniciais que ainda não abordamos aqui. E para atender a esse pedido, decidi fazer uma análise que una os iniciais de Unova. Antes de tudo, vamos conversar um pouco.
- Os iniciais de Unova possuem uma popularidade competitiva reduzida. Apesar de serem muito interessantes, o uso deles é relativamente incomum em comparação aos de outras regiões. 
- Sempre que trago sets para vocês, procuro por opções que se encaixem melhor nos jogos XY. Mas com a XnálYse de hoje, uma coisa me veio à mente: muitos movimentos bons que podiam ser aprendidos em BW através dos tutores não estão mais disponíveis na sexta geração. Dessa forma, alguns dos movimentos que entram na análise de Serperior são obtidos apenas por transferência de B2W2.
- Deixem sugestões para as próximas semanas.
- Infelizmente, não teremos trilha para hoje.
- Aproveitem e roaaar!

Serperior



Tipo: Grama

Base de stats:
HP - 75
Ataque - 75
Defesa - 95
Ataque especial - 75
Defesa especial - 95
Velocidade - 113
Total: 528

Overview:
Serperior, o Pokémon Real, é o mais usado dentre os iniciais de Unova. Seu grande prestígio do público se deve a uma postura imponente e, aparentemente, muito forte. Segundo descrições da Pokédex, Serperior é capaz de parar seus oponentes com um único olhar. É nos olhos e em sua postura que estão registradas suas principais marcas. Afirma-se que Serperior absorve a luz solar para manter sua grande energia e poder envolver seus oponentes. Em batalha, esse Pokémon justifica sua fama de esnobe, já que conta com uma enorme quantidade de movimentos que ofuscam o adversário de diversas maneiras. Seu maior destaque é, indiscutivelmente, a velocidade. Mas Serperior também conta com bases defensivas sólidas. De forma geral, seus ataques não são altos, porém recebem impulsos e tornam Serperior um Pokémon perigoso.


Habilidades:
- Overgrow (normal): aumenta em 50% o poder de golpes do tipo grama se o HP estiver igual ou menor que 1/3.
- Contrary (oculta): todas as alterações de stats terão seus efeitos invertidos.

Prós:
- Possui uma alta base de velocidade e grande poder defensivo;
- Acesso a Leech Seed, além de movimentos importantes, como Pursuit, Giga Drain, Knock Off;
- Os movimentos Coil e Calm Mind permitem a existência de um ataque físico ou especial;
- Dados os aumentos em ataques, Serperior se torna um dos Pokémon mais difíceis de se derrotar;
- É esnobe.

Contras:
- Sem a presença de Coil ou Calm Mind, suas bases ofensivas não provocam ameaça;
- A única forma de se obter seus melhores movimentos é através da transferência da quinta para a sexta geração;
- Possui uma excelente habilidade oculta. Entretanto, nenhum de seus movimentos de alteração de stats consegue ser bem associado à ela.

Quando você não pode respirar, você não pode gritar
- Leech Seed
- Glare / Toxic
- Mean Look / Substitute
- Giga Drain
Item: Big Root
Habilidade: Overgrow
IVs: 31/ X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 100 DEF, 100 SP DEF, 56 SP ATK
Nature: Bold / Calm
Começamos hoje com um set relativamente comum para as propriedades de Serperior. Ele se inicia com o uso de um efetivo Leech Seed (especialmente aliado ao item Big Root). Com Leech Seed, o oponente fica preso em um movimento que suga constantemente sua energia e restaura a de Serperior. Através de Big Root, a absorção da energia aumenta e se torna mais eficaz que Leftovers. Como segundo movimento, pode ser feita uma escolha entre Toxic e Glare. Ambos provocam problemas de status que atuam de maneira oposta. Por meio de Toxic, o adversário sofrerá com um dano gradual e que acarretará em sua derrota. Já Glare causa um efeito de paralisia no Pokémon atingido. O terceiro slot também é uma via com duas possibilidades: Mean Look ou Substitute. Mean Look impede que o oponente fuja de combate, o que se associa aos danos de Toxic e Leech Seed (o Pokémon não pode ser retirado de batalha para se livrar de Leech Seed e reduzir o dano de Toxic). Mas a ideia Leech Seed + Substitute também funciona positivamente junto às defesasde Serperior. Por fim, contamos com um dos mais importantes golpes dos Pokémon do tipo grama, Giga Drain.  Além de ser STAB, restaura o HP de Serperior.

Cobra de Vidro
- Reflect
- Light Screen
- Knock Off
- Leaf Blade
Item: Light Clay
Habilidade: Overgrow
IVs: 31/ 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 100 DEF, 100 SP DEF, 56 ATK
Nature: Impish / Careful
Anteriormente, afirmei que Serperior é dono de defesas altas (95 em cada uma delas). Isso implica que ele é um Pokémon capaz de resistir muito bem a uma série de diferentes golpes. Dessa forma, Serperior irá garantir, também, pleno uso dos principais movimentos do segundo set: as telas Light Screen e Reflect. Esses são movimentos funcionam sobre todo o time, criando barreiras que aumentam, respectivamente, as bases de defesa especial e defesa. Um dos movimentos obtidos apenas na quinta geração e que pode ser transferido para XY é Knock Off. Com esse golpe, Serperior consegue derrubar o item do oponente. Para muitos, esse é um golpe inútil, devido a seu poder baixo. Entretanto, ele é um dos melhores artifícios para quebrar estratégias que dependem de itens diretamente. Por possuir bases iguais de ataque (75), Serperior pode funcionar de modo físico ou especial. E aqui entra um de seus STABs mais importantes e poderosos: Leaf Blade. O golpe torna mais fácil provocar um dano crítico.

Cortina de Ferro
- Calm Mind
- Leech Seed
- Leaf Storm
- Dragon Pulse
Item: Leftovers
Habilidade: Overgrow
IVs: 31/ X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 200 HP, 52 SPD
Nature: Modest / Timid
Um Pokémon dotado de altas defesas forma uma cortina de ferro literal em campo. Damos início aqui com um dos melhores movimentos de Serperior e que o transforma em um magnífico sweeper especial: Calm Mind. Esse movimento possui um grande diferencial quando comparado a outros que alterem stats de sweepers. Com Calm Mind, Serperior receberá um aumento de um estágio (50%) em suas bases de ataque especial e defesa especial. Através desse aumento, ele conseguirá realizar golpes muito mais poderosos e danosos que o normal. Seguimos no set com o conhecido Leech Seed e que funciona da mesma forma que no primeiro set, exceto pela união com outro movimento. O terceiro slot é preenchido por Leaf Storm, um movimento relativamente mal visto, já que diminui o ataque especial após o uso. Entretanto, o uso de Calm Mind faz a cobertura da redução do prejuízo. Por fim, Dragon Pulse, um golpe estável e que lida com tipos difíceis, como dragão.

Direito divino dos reis
- Coil
- Leaf Blade
- Dragon Tail
- Aqua Tail / Iron Tail
Item: Leftovers
Habilidade: Overgrow
IVs: 31/ 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 200 HP, 52 SPD
Nature: Adamant / Jolly
E encerramos o uso de Serperior com uma opção paralela e que corre por um caminho básico oposto do set anterior. Ao contrário do terceiro set, esse presenteia a realeza de Serperior com sua propriedade física. Primeiramente, Coil funciona para aumentar três dos stats: ataque, defesa e precisão. Dessa forma, existe a garantia de um Serperior inabalável fisicamente e com um ataque alto, cobrindo sua base ofensiva mediana. O segundo movimento é seu principal STAB físico, Leaf Blade. Seu poder aumentado por Coil aliado à possibilidade de um golpe crítico acarreta em um grande dano ao adversário. Como terceiro movimento, Dragon Tail surge como uma opção para retirar de campo adversários, especialmente aqueles que recebem um grande boost de stats (função de phazer). Seu último movimento pode ser uma escolha entre dois golpes transferidos de BW: Aqua Tail ou Iron Tail. Ambos fornecem cobertura contra tipos que possuem, tendenciosamente, resistência a golpes de grama.

Outros movimentos importantes: Pursuit, Seed Bomb, Gastro Acid.

Checks, counters e considerações finais:
- Serperior é, sem dúvidas, o inicial de Unova mais versátil e com as funções de batalha mais interessantes. Por possuir altas bases defensivas, faz parcerias interessantes com os mais diversos Pokémon. Em caso de batalhas duplas, sua habilidade Contrary aparece como um trunfo, já que pode usar movimentos de aliados para alterar os stats de Serperior. Alguns dos melhores parceiros para ele são sweepers de cobertura (Greninja, Manectric), mas também atua bem ao lado de clerics (Blissey, Miltank).

- Pokémon munidos da habilidade Magic Bounce (Xatu, Espeon, Mega Absol e, futuramente, Mega Sableye) conseguem quebrar muitos movimentos básicos de Serperior. Movimentos de status, como Toxic e WoW, podem ser usados para romper a defesa.

- Como disse, Serperior é muito perigoso e versátil. Seu learnset nutre uma série de diferentes movepools e que atuam nas mais diversas batalhas, jogando em posições sempre distintas e de destaque. É importante ressaltar que Serperior não conta com tamanha variedade na sexta geração e isso limita seu uso para quem não obtiver movimentos vindos de tutores.

Emboar




Tipos: Fogo / Lutador

Base de stats:
HP - 110
Ataque - 123
Defesa - 65
Ataque especial - 100
Defesa especial - 65
Velocidade - 65
Total: 528

Overview:
Emboar, o Pokémon Mega Porco de Fogo, é uma das mais curiosas surpresas dentro do cenário competitivo Pokémon. Ele possui uma grande quantidade de músculos e que garantem a ele socos super poderosos. O fogo que queima em Emboar reforça o poder de seus punhos. Ele costuma queimar sua barba de fogo intensamente como símbolo de força, esforço e treino. Apesar de ser um Pokémon grande e desajeitado, Emboar é dono de um grande potencial em luta. E é justamente de seu tamanho que vem seu maior poder. Ele pode ser tratado como surpreendente graças a seu potencial em batalha. À primeira vista, muito se questiona sobre a estética de Emboar e, principalmente, sua combinação repetida de tipos. Mas ele atua com maestria e, por mais que possua os mesmos tipos dos populares Blaziken e Infernape, Emboar age de maneira peculiar. Não bastasse um ótimo ataque, ele é dono da maior base de HP dentre os iniciais, garantindo uma postura de tank.


Habilidades:
- Blaze (normal): aumenta em 50% o poder de golpes do tipo fogo se o HP estiver menor ou igual a 1/3.
- Reckless (oculta): aumenta o poder de golpes que causam recoil em 20%.

Prós:
- Possui as maiores bases de HP e ataque dentre todos os iniciais;
- Sua habilidade oculta funciona em parceria com movimentos poderosos de seu learnset;
- Acesso a combinações importantes de movimentos, como Curse e Gyro Ball;
- Pode realizar um ataque misto graças às altas bases de ataque e ataque especial;
- Consegue cobrir sua baixa velocidade com Sucker Punch (prioridade);
- Rende um churrasco enorme;
- Um de meus Pokémon favoritos na quinta geração.

Contras:
- Suas baixas defesas impedem a boa base de HP de funcionar mais eficazmente;
- Por ser a terceira combinação de iniciais do tipo fogo com lutador, existem counters comuns e previsíveis;
- A baixa popularidade mantém Emboar num limbo Pokémon;
- Pouco versátil, já que atua sempre como tank (especialmente físico).

Mc Lanche Feliz
- Flare Blitz
- Wild Charge
- Head Smash
- Hammer Arm
Item: Leftovers / Sitrus Berry / Choice Band
Habilidade: Reckless
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 HP, 4 DEF
Nature: Adamant
E damos início à análise de Emboar com a mais básica de suas funções: uma grande quantidade de movimentos que causam efeitos colaterais de recoil, mas que se aproveitam da habilidade Reckless. Reckless irá garantir que os golpes de recoil sejam muito mais poderosos que o convencional. O uso do item deve se adequar a isso ou procurar por um poder ainda mais alto. Leftovers e Sitrus Berry servem para restaurar o HP perdido, mas Choice Band expande a base de ataque de Emboar. O primeiro golpe é seu STAB Flare Blitz. Com os aumentos adquiridos por STAB e Reckless, o poder desse movimento ultrapassa 200. Ele ainda permite que o oponente sofra com queimaduras. Na sequência, temos os movimentos de cobertura Wild Charge e Head Smash, ambos se aproveitando de Reckless também. O mais importante deles é o fato de lidarem com os tipos contra os quais Emboar tem problemas. Por fim, o golpe Hammer Arm, também STAB. Apesar de reduzir a velocidade assim que é usado, esse é um stat já muito baixo.

Porco Aranha
- Curse
- Gyro Ball
- Sucker Punch
- Flamethrower
Item: Leftovers / Sitrus Berry / Lum Berry
Habilidade: Blaze
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / X
EVs: 252 HP, 200 ATK, 56 SP ATK
Nature: Brave
Como dito no set anterior, a base de velocidade de Emboar é marcada por ser uma das mais baixas entre todos os iniciais. Mas por que não se aproveitar disso? O foco aqui é o movimento Curse. Com ele, Emboar terá um aumento em seu ataque e defesa, porém diminui a velocidade. Dessa forma, ele se torna um Pokémon muito resistente e ofensivo, só que muito lento. Por conta disso, ele conta agora com movimentos dependentes da baixa velocidade. O primeiro é Gyro Ball, que aumenta seu poder conforme a baixa velocidade de Emboar. Para compensar essa redução, Emboar pode usar Sucker Punch. Esse é um movimento de prioridade, mas um fato deve ser observado: ele só funciona quando o oponente usa um golpe no mesmo turno e não movimentos de status. Por fim, fica uma opçäo alternativa para o alto ataque especial de Emboar: Flamethrower. Apesar de o ataque ser mais alto, a base de ataque especial também ultrapassa 100 pontos.

Ice Cream Truck
- Power-Up Punch
- Heat Crash
- Heavy Slam
- Roar / Will-o-Wisp
Item: Leftovers / Sitrus Berry / Lum Berry
Habilidade: Blaze
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 ATK, 4 DEF
Nature: Adamant
Um dos maiores questionamentos a respeito de Emboar e que faz com que esteja numa posição pouquíssimo usada é sua aparência pesada. Mas o que não se sabe é que seu alto peso influi diretamente em sua função em batalha. Emboar conta com movimentos que dependem de seu peso e esse é o foco desse set. Damos início com Power-Up Punch, que parece à primeira vista um movimento extremamente fraco. Seu diferencial está em seu efeito secundário: a cada vez que é usado, a base de ataque de Emboar aumenta em um estágio (50%). Isso garante que seus demais golpes se tornem cada vez mais poderosos. Em seguida, há os movimentos baseados em peso (weight), Heat Crash e Heavy Slam. O primeiro é do tipo fogo e o segundo, metal, garantindo STAB e cobertura, respectivamente. Por fim, Emboar é um Pokémon pouco popular em seus movimentos de status, mas possui dois interessantes aqui: Roar ou WoW. Roar é importante para retirar de campo Pokémon difíceis de se vencer. Entretanto, WoW provoca queimaduras no adversário e corta seu ataque pela metade.

Den Xiaoping
- Will-o-Wisp
- Substitute
- Flare Blitz
- Hammer Arm
Item: Leftovers
Habilidade: Reckless
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 ATK, 4 DEF
Nature: Adamant
E encerramos Emboar reaproveitando seu conceito de Pokémon com uma grande quantidade de HP e ataque, bem como dono de uma habilidade capaz de aumentar ainda mais seu potencial ofensivo. Graças a uma altíssima base de HP, Emboar é um Pokémon muito resistente e o perfeito usuário do movimento Substitute. Esse movimento mantém o Pokémon protegido por um tempo e permite que ele ataque de maneira eficaz. Um dos aliados de Substitute é WoW, que causa danos de queimadura. O conceito é simples: enquanto Emboar é preservado por uma proteção, o adversário sofrerá por queimadura. Seus dois últimos movimentos são seus STABs Flare Blitz e Hammer Arm. Ambos possuem um potencial ofensivo muito grande e atuam de forma semelhante ao primeiro set.

Outros movimentos importantes: Scald, Flame Charge, Blast Burn, Assurance.

Checks, counters e considerações finais:
- Devido a uma baixa velocidade, Emboar pode funcionar ainda melhor em um time baseado em Trick Room. Alguns de seus grandes parceiros são Gourgeist, Serperior e Sableye. De forma geral, eles podem oferecer cobertura contra diferentes counters.

- Para se vencer um Pokémon com um HP tão alto, é essencial o uso de movimentos de status, como Toxic. Quaisquer sweepers ou tanks mais dinâmicos que Emboar poderão tirá-lo de batalha, como Milotic, Hippowdon e Beheeyem.

- Por mais que Emboar seja dono de bases de HP e ataques tão altas, suas defesas e velocidade quebram um potencial pivot. O importante é lembrarmos que ele é extremamente ofensivo e consegue nocautear os mais diversos oponentes facilmente com seu learnset variado.

Samurott


Tipo: Água

Base de stats:
HP - 95
Ataque - 100
Defesa - 85
Ataque especial - 108
Defesa especial - 70
Velocidade - 70
Total: 528

Overview:
Samurott, o Pokémon Formidável, é a última das formas finais dos iniciais de Unova. Sua aparência faz com que se destaque como um Pokémon poderoso e imponente. Samurott conserva uma grande habilidade de usar espadas. As conchas em seu corpo podem ser usadas para atacar os oponentes, assumindo a posição de lanças. Dizem que Samurott consegue derrubar um adversário com apenas um golpe de suas lâminas. Sua postura é realçada por sua capacidade de se impor frente aos que o cercam. O grito de Samurott é capaz de fazer com que todos ao redor dele o respeitem. Em batalha, esse Pokémon faz jus à fama de "formidável". Ele consegue lidar muito bem com os mais diversos oponentes. As bases de ataque de Samurott são realmente muito altas. Isso permite que ataque com os movimentos mais diversos. Ele também conta com uma resistência física grande, atributo de suas boas bases de defesa e HP. Mas vive um problema quando se trata de defesa especial e velocidade.

Habilidades:
- Torrent (normal): aumenta em 50% o poder de golpes do tipo água quando o HP está igual ou menor que 1/3.
- Shell Armor (oculta): protege o Pokémon de sofrer golpes críticos.

Prós:
- Suas bases de ataque permitem uma ofensiva mista;
- Dificilmente é derrotado por golpes físicos, já que conta com alta defesa e HP;
- Por ser um tipo água puro, Samurott possui uma boa dinâmica de resistências e fraquezas;
- Apesar da baixa velocidade, tem acesso ao golpe Aqua Jet;
- Alguns de seus movimentos são as chaves para coberturas e para não apenas contar cim a previsibilidade, como Encore, Megahorn e Air Slash;
- É barbudo como eu.

Contras:
- Suas desvantagens (grama e elétrico) são, predominantemente, especiais. E é na defesa especial onde Samurott mais encontra problemas;
- Sem o uso de Aqua Jet ou Choice Scarf, Samurott se limita a manter uma ofensiva lenta;
- Apesar de contar com movimentos que quebram a previsibilidade, o learnset de Samurott mantém uma base que permite pouca variação de estratégia;
- Seus melhores movimentos são físicos, contudo possui uma base de ataque especial mais alta que de ataque.

Faça amor, não faça a barba
- Swords Dance
- Aqua Jet / Razor Shell
- Megahorn
- Dragon Tail / Night Slash
Item: Life Orb
Habilidade: Torrent
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Adamant
A proposta para Samurott tem seu início em um set que permite pensarmos em uma estratégia aplicada sobre sua baixa velocidade e, principalmente, alto ataque aliado a um set físico forte. O primeiro movimento é o importante Swords Dance. Com ele, Samurott pode aumentar seu ataque em dois estágios (100%). Dessa forma, ele é capaz de tornar seus ataques, mesmo que simples, bem mais potentes e ameaçadores para os adversários. Como STAB aquático, pode ser feita uma escolha entre Aqua Jet e Razor Shell. Aqua Jet cobre a velocidade de Samurott, já que esse é um golpe de prioridade; enquanto isso, Razor Shell possui um poder sólido e pode diminuir a defesa de quem for atingido. Megahorn, o terceiro movimento, é um golpe ao qual se deve ter atenção. Seu poder é alto e oferece cobertura, no entanto a precisão é reduzida. Por fim, mais uma escolha que ocasiona diferentes propostas. Através de Dragon Tail, Samurott retira o oponente de campo. Já Night Slash possui uma estabilidade maior.

Stanley Kubrick
- Toxic
- Scald / Surf
- Air Slash
- Ice Beam / Blizzard
Item: Life Orb
Habilidade: Torrent
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Modest
Agora, podemos ver um set semelhante ao anterior, mas que consiste em movimentos especiais e sem um que aumente o principal stat de Samurott abordado. Começamos com Toxic. Esse movimento cria uma condição de badly poison (envenenamento que dobra o dano gradualmente) no oponente. Como segundo movimento, deve ser feita uma escolha entre dois golpes que garantem STAB de água: Scald ou Surf. O primeiro, apesar do efeito secundário de queimadura, é uma opção estável, especialmente para batalhas duplas e triplas onde não existe intenção de atingir os aliados. Surf possui um poder mais elevado, mas atinge os companheiros em formatos de batalha duplas e triplas. O terceiro golpe é Air Slash, que possui cobertura elevada. Caso atinja o adversário primeiro, pode fazer com que recue (flinch). No último slot, a opção é feita entre golpes de gelo e que atuam da mesma maneira: Ice Beam e Blizzard. A única observação é quanto à precisão de Blizzard.

Blitzkrieg
- Waterfall
- Air Slash
- Megahorn
- Night Slash
Item: Choice Scarf
Habilidade: Shell Armor
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 200 SPD, 128 ATK, 128 SP ATK, 52 HP
Nature: Adamant, Modest, Hasty, Naive
Um dos grandes diferenciais dos iniciais de Unova é a maneira como os três conseguem realizar ataques mistos. E com Samurott, conseguimos aliar a função ofensiva mista a um efeito sequencial de flinch. Para isso, é necessário associar o item Choice Scarf a Samurott. Sua velocidade aumentada consegue competir com Pokémon comuns competitivamente. Para o efeito de flinch, existem os movimentos Waterfall e Air Slash, com destaques aqui para STAB e cobertura. Seus terceiro e quarto movimentos completam o set, sendo golpes funcionais para lidar com os mais diversos tipos Pokémon. A observação principal aqui é pensarmos o efeito do item. Apesar de Choice Scarf aumentar a velocidade, Samurott fica preso a um único movimento. Caso queira usar outro, é preciso chamá-lo de volta para a pokébola e enviá-lo para o campo novamente.

Coringa
- Encore
- Trump Card
- Waterfall
- Toxic
Item: Leftovers
Habilidade: Torrent
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Careful
Samurott conta com um set relativamente reduzido, mas existem dois movimentos curiosos e que devem ser abordados. Começamos o set com Encore. Esse movimento faz com que o adversário fique preso em uma única performance durante alguns turnos. Para quebrar o efeito, é preciso retirar o Pokémon de campo, fato que garante a Samurott um turno avulso. No segundo slot, existe a Trump Card. O golpe conta com apenas 5 PPs, só que aumenta seu poder conforme for usado. Assim que resta um único PP, seu poder atinge 200 pontos. Os dois últimos movimentos atuam de maneira similar aos sets anteriores. Waterfall pode causar recuo no adversário, enquanto Toxic acarreta um problema de status gradual.


Checks, counters e considerações finais:
- Samurott possui, assim como Emboar, uma velocidade baixa. Por conta disso, atua melhor em um time baseado em Trick Room. Alguns de seus principais parceiros são Bronzong, Poliwrath, Mandibuzz.

- Para obter vitória sobre Samurott, o caminho é quase óbvio: aproveitar-se de sua baixa defesa especial. Pokémon como Manectric, Ampharos e Serperior vencem Samurott rapidamente.

- Suas bases de stats são distribuídas de maneira quase uniforme, mas isso não impede que se saia bem em uma batalha. Os movimentos Air Slash, Aqua Jet e Megahorn cobrem muito bem Samurott. Eles rompem muitas estratégias e são adequados às distribuições de stats.

Bom, pessoal, por hoje é só. O texto de hoje foi muito longo e pode ter ficado cansativo quanto mais se aproximava do fim. Porém, é a melhor maneira de atender aos diversos pedidos feitos por vocês e é ótimo fazer análises com Pokémon semelhantes. E que tal deixarem pedidos para as próximas semanas? O Drago e eu atenderemos de acordo com o tempo. Na semana que vem tem mais. Até lá!



13 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. mas se usar um serperior com substitute com perda de vida a vida dele vai se recuperar

    ResponderExcluir
  2. MC lanche feliz a maior carne de porco do Mundo
    Atenção muita chance de se queimar e.e
    Emboar: Por algum motivo o inicial de todas as gerações de pokemon que eu mais odeio '-' talvez pq eu ñ gosto de carne porco tostado e.e
    Samurott:O inicial de agua que eu mais gosto perdendo apenas pra Feraligatr pois ñ curto muito samurais e.e
    Serperior:Adoro so que gosto mais ainda do Sceptille ainda mais pq tem mega do tipo dragão e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, me queimar não. Sou bonzinho e, inclusive, não como porco.

      Excluir
  3. faz do dragalge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos Dragalge. Só conferir nas análises na guia "Atrações".

      Excluir
  4. Dos iniciais de Hoeen ou de Sinnoh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Sinnoh, já foi feito o Torterra. Mas em breve os demais aparecem por aqui.

      Excluir
  5. Faz uma Xnalyse do Banette .

    ResponderExcluir
  6. Acho interessante a ideia do quadro de montar análises dos Pokémon e tals, mas algumas das sugestões não podem ser levadas a prática devido a inacessibilidade a habilidade oculta de determinados Pokémon, como é o caso dos iniciais de Unova. Nenhuma das habilidades, até então, podem ser adquiridas, logo, o set de Reckless e de Shell Armor não são práticos, embora funcionem bem com a habilidade normal deles. Além disso, se o objetivo é fazer um moveset não-prático, usando habilidades ocultas não disponíveis, acharia digno ser citado o moveset Contrary + Leaf Storm do Serperior.

    Essa problemática da habilidade também ocorreu na análise do Dragalge, que se baseou inteiramente na habilidade oculta dele, que infelizmente, não está disponível, retomando a falta de prática dos sets, mesmo que os ataques também funcionem com as outras habilidades.

    Para melhorar o quadro, seria digno um estudo melhor dos Pokémon a serem abordados, para não haja a ilusão e a frustração de um moveset realmente perfeito que não pode ser feito por falta da habilidade. Falo isso por que muitos colegas se iludem no GTS quando tem a oferta de Snivy com Contrary, Skrelp com Adaptability, além de outros.

    ResponderExcluir
  7. Sim, você tem toda razão e eu conheço o fato das habilidades não serem acessíveis. O caso é que sei também de muita gente que tem os iniciais com essas habilidades e usam. O fato mais importante é sobre a possibilidade de estarem disponíveis futuramente e todos poderem usar.

    Quanto ao set com Contrary e Leaf Storm, você também tem razão e é um acréscimo à matéria. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. serperior aprende dragon pulse em que nivel

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال