Turismo Pokémon: Região de Unova


E ai pessoal? Demorou um pouco, mas aqui está o primeiro Turismo de Unova refeito, no qual falarei um pouco da incrível Região de Unova e sua inovações. Se preparem, pois hoje o turismo será bem grande!

Se esse é o primeiro Turismo Pokémon que você está lendo, não deixe de conferir os outros turismos no menu "Atrações" na página principal.



Região de Unova

A Região de Unova (em japonês: Isshu Region) é o cenário de Pokémon Black & White e mais tarde de Pokémon Black 2 & White 2. O diretor e compositor, Junichi Masuda sugeriu que o fundo geográfico e social para Unova fosse inspirado na área metropolitana da cidade de Nova York, porém Unova se inspira em marcos do estado inteiro de Nova York, apresentando uma mistura de áreas rurais e áreas urbanas, contendo campos, fábricas e complexos industriais.

Região de Unova em Black & White.

 Região de Unova em Black 2 & White 2.

Castelia City é geograficamente a maior cidade da região de Unova e contém muitos elementos estruturais inéditos para outras regiões. A cidade é um distrito central de negócios, com enormes arranha-céus e edifícios comerciais no centro e lojas menores aos arredores. O porto de Castelia City é aonde os navios fornecem transporte e mercadorias para outras regiões do Mundo Pokémon. Essa é a cidade que mais recebe inspiração em Nova York, mais precisamente na Ilha de Manhattan.

 Arte Oficial de Castelia City.

Foto área da parte baixa da Ilha de Manhattan.

Os lendários mascotes de Black & White são os dragões Reshiram e Zekrom, ambos estão ligados com a criação de Unova pelos Heróis Gêmeos há mais de 2.500 anos atrás. De acordo com a lenda, os Heróis Gêmeos, reinavam com um só dragão protetor sobre a futura Unova, porém eles possuíam pontos de vista diferentes de como governa-la, sendo assim, o dragão se separou em dois: Reshiram para o irmão mais velho representando a Verdade e Zekrom para o irmão mais novo representando os Ideais. Após anos de guerra, e de quase destruírem Unova. Os irmãos vendo que nenhum lado ganharia, acabou com a guerra e foram viver cada um em lugar. Em algum período entre esses anos, um dos dragões foi deixado no topo da Dragonspiral Tower e o outro voltou a ser uma pedra e se perdeu nas areias do Relic Castle.

Os Heróis Gêmeos representados nos filmes: Pokémon White - Victini e Zekrom & Pokémon Black - Victini e Reshiram.

Quanto ao mascote de Black 2 & White 2? Muito anos depois das guerras em Unova, um meteoro caiu nas redondezas de Lacunosa Town. De acordo com os habitantes locais, toda noite, um monstro terrível que veio junto ao meteoro, invadia a aldeia e devorava pessoas e Pokémon, o que os obrigou a construir um enorme muro na vila. Anos mais tarde, foi descoberto que o monstro era na verdade Kyurem, um terceiro dragão, remanescente do dragão original. Enquanto Reshiram e Zekrom representam o Yin e Yang, Kyurem representa o Wuji, que significa a ausência dos dois outros. Quando Kyurem recebe a energia de Reshiram ou Zekrom, ele atinge uma forma completa, se tornando Black Kyurem ou White Kyurem.

Imagem do Trio Tao e as formas alternativas de Kyurem.

Pontes de Unova:

Unova está distribuída em três faixas de terra divididas por dois grandes rios, por causa disso existem uma série de pontes e um túnel subaquático para permitir o livre acesso em toda a região. Cada um desses locais tem suas próprias características e são atrações turísticas muito populares. São eles: Skyarrow Bridge, Driftveil Drawbridge, Tubeline Bridge, Village Bridge, Marvelous Bridge e o Marine Tube.





Demografia:

Incluindo todas as vilas, cidades e áreas, a Região de Unova tem no total 949 habitantes, tornando-a mais populosa que as regiões de Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e Kalos. Para se ter uma ideia, Castelia City, Nimbasa City e Lumiose City são as três cidades mais populosas do Mundo Pokémon atualmente, e duas delas pertencem a Região de Unova.


Professor(a) da Região:

Na Região de Unova, mais precisamente em Nuvema Town, encontramos a Professora Aurea Juniper, ela é especialista no estudo sobre a origens dos Pokémon e é a primeira professora mulher a ser responsável por uma região nos games, pois no anime já existe a Professora Ivy. Ainda em Unova, também temos o Professor Cedric Juniper, pai de Aurea Juniper. No passado ele costumava ser um pesquisador Pokémon e de acordo com Bianca, ele é especialista em distribuição dos Pokémon pelo mundo e biologia.

Professores Aurea e Cedric Juniper.

Pokémon Iniciais:

Entregues pela Professora Juniper, os Pokémon iniciais da Região de Unova são: A cobra de planta Snivy, o porquinho de fogo Tepig e a lontra marinha Oshawott. Todos mantém seu tipo inicial quando atingem sua forma final, exceto Tepig, que ao evoluir para um Pignite se torna Fire / Fighting. Qual você escolheria?

Snivy, Tepig e Oshawott no anime.

Liga Pokémon:

Como todos sabem, a Liga Pokémon é o grupo oficial que organiza as competições dos Treinadores Pokémon. Para participar nas competições regionais (no caso a Liga de Unova), é preciso adquirir 8 insígnias de ginásios, provando que você derrotou cada um dos Líderes de Ginásio espalhado pela região. Os Treinadores qualificados poderão enfrentar a Elite Four e o atual campeão da região. Os vencedores terão a honra de terem seus nomes registrados no Hall da Fama eternamente.

Líderes de Ginásios:


Striaton Gym


Cilan, Chili e Cress são irmãos e líderes de ginásios de Striaton City. Diferente do habitual, cada um é especialista em um tipo, Cilan é especialista no tipo Grass, Chili é no tipo Fire e Cress é no tipo Water. O jogador enfrentará apenas aquele que leva vantagem sobre seu inicial escolhido.
O ganhador receberá a: Trio Badge. Versões: Black e White.


Nacrene Gym


A líder de ginásio de Nacrene City é a Lenora. Especializada no tipo Normal, além de líder de ginásio, Lenora também é diretora do Museu de Nacrene. Para batalhar com ela, é preciso encontra-la em uma sala secreta, escondida em algum lugar em baixo do museu.
Quem derrota-la receberá a: Basic Badge. Versões: Black e White.


Castelia Gym


O líder de ginásio de Castelia City é o BurghEle é um famoso artista que começou a sua carreira em Nacrene City, por isso é amigo de Lenora. Sua especialidade é o tipo Bug.
Quem derrota-lo receberá a: Insect Badge. Versões: BlackWhite, Black 2 e White 2.


Nimbasa Gym


A líder de ginásio de Nimbasa City é a Elesa. Fora de batalhas, ela é uma supermodelo e grande amiga de Skyla. Durante dois anos Elesa mudou se visual completamente. Ela é especialista no tipo Electric.
Quem derrota-la receberá a: Bolt Badge. Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.


Driftveil Gym


O líder de ginásio de Driftveil City é o Clay. É ele que comanda todas as escavações e minerações em Unova. Usando suas habilidades de um experiente minerador, ele é especialista no tipo Ground.
Quem derrota-lo receberá a: Quake Badge. Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.


Mistralton Gym


A líder de ginásio de Mistralton City é a Skyla. Ela é uma piloto de avião que tem uma paixão enorme por voar. Seu avô é dito ser um piloto lendário em Unova. Ela é especialista no tipo Flying.
Quem derrota-la receberá a: Jet Badge. Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.


Icirrus Gym


O líder de ginásio de Icirrus City é o Brycen. No passado, Brycen era uma estrela de cinema, mas se aposentou. Sem novos objetivos, ele aceitou o conselho de Alder e se tornou um Gym Leader. Ele viajou sozinho para uma caverna gelada e treinou em silêncio para ganhar o máximo de conhecimento possível, aonde se tornou especialista no tipo Ice.
Quem derrota-lo receberá a: Freeze Badge. Versões: Black e White.


Opelucid Gym


 O líder de ginásio de Opelucid City em Black é o prefeito Drayden, enquanto a líder em White é jovem Iris. Os dois possuem uma grande ligação um com o outro. Em Black 2 & White 2, Iris assume o cargo de Alder e Drayden assume o ginásio em ambas versões. Ambos são especialistas no tipo Dragon.
Quem derrota-lo receberá a: Dragon Badge. Versões: Black (Drayden), White (Iris), Black 2White 2 (Drayden).


Aspertia Gym


O líder de ginásio de Aspertia City é o Cheren. Substituindo Lenora que se aposentou, Cheren se tornou um Gym Leader novato. Seu ginásio também é uma escola, aonde ele ensina aos mais jovens sobre batalhas Pokémon. Ele é especialista no tipo Normal.
Quem derrota-lo receberá a: Basic Badge. Versões: Black 2White 2.


Virbank Gym


A líder de ginásio de Virbank City é a Roxie. Ela também é uma guitarrista e membro de uma banda. Seu ginásio também é um clube, aonde ela e outros roqueiros dão show. Ela é especialista no tipo Poison.
Quem derrota-la receberá a: Toxic Badge. Versões: Black 2 e White 2.


Humilau Gym


O líder de ginásio de Humilau City é o Marlon. Ele é um Gym Leader de bom coração, que sempre aconselha as pessoas. Marlon é um homem muito relaxado e despreocupado, podendo até esquecer de algumas coisas de vez em quando. Ele é especialista no tipo Water.
Quem derrota-lo receberá a: Wave Badge. Versões: Black 2 e White 2.


Elite Four:



Shauntal é uma escritora de livros que passa horas escrevendo contos sobre Pokémon. As vezes ela visita sua amiga Cynthia em Undella Town. Shauntal é especialista no tipo Ghost.
Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.



Marshal é aprendiz de Alder e mestre em lutas. De acordo com uma entrevista com Yusuke Ohmura, a inspiração para Marshal veio de Street Fighter e um tigre. Ele é especialista no tipo Fighting.
Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.



Grimsley é de uma família que caiu faliu, devido ao hábito em jogos de azar. Mesmo sendo da Elite Four, Grimsley ainda possuí interesse nesse tipo de jogos, algo que "herdou" de sua família. Ele é especialista no tipo Dark.
Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.



Muitos não devem saber, mas Caitlin fazia dupla com Darach, no Battle Castle da Battle Frontier de Johto e Sinnoh. Ela era responsável por determinar quantos Castle Points o jogador devia receber, dependendo do resultado da batalha. Ela é especialista no tipo Psychic.
Versões: BlackWhiteBlack 2 e White 2.


Campeões:



O campeão de Unova em Black & White é o andarilho Alder. Um homem sábio que viaja por Unova para conhecer novas pessoas e novos lugares. Após ser derrotado por N, Alder deixa o cargo e volta para sua cidade natal Floccesy Town. Ele não é especialista de um tipo específico, porém trés de seus Pokémon compartilha o tipo Bug.
Versões: Black e White.



Depois de treinar exaustivamente com Drayden, Iris enfrentou e venceu Alder depois que ele renunciou seu cargo de campeão, ganhando o título para si mesma. Como um presente por sua vitória, Drayden lhe deu roupas novas para substituir as que ele tinha dado a ela quando ele a trouxe para Unova. Iris agora não usa apenas Pokémon do tipo Dragon, usa outros tipos variados, inclusive um tipo Ice.


Diferenças Estéticas:

Desde Pokémon Red & Blue sempre existiram diferenças entre as duas versões lançadas. No começo eram apenas Pokémon exclusivos ou leve mudanças no enredo, porém em Black & White esse recurso é levado a outro nível. Além de grandes diferenças no enredo e nos Pokémon exclusivos, existem áreas com poucas mudanças, como as estufas e hortas em Mistralton City e existe áreas totalmente diferentes como Black City e White Forest, com direito até a temas musicais diferentes. Em Black 2 & White 2, essa fórmula foi mantida, como podemos ver na Reversal Mountain. Confira alguns exemplos à baixo:

Black / Black 2 | White / White 2





Diferenças entre as versões da 5ª Geração. Qual vocês preferem?

Estações do Ano:

O clima de Unova só depende das estações do ano, diferente das regiões anteriores aonde as mudanças climáticas era em lugares determinados. As estações mudam de mês em mês, e se repetem três vezes cada uma dentro de um ano. Cada estação traz consigo diferentes padrões climáticos, destrava diferentes eventos e muda a forma de Deerling e Sawsbuck. Além de mudanças estéticas, a trilha sonora também sofre alterações, podendo ficar animadas no Verão ou serenas no Inverno.

As quatros formas alternativas de Sawsbuck.

- A Primavera em Unova ocorre em Janeiro, Maio e Setembro. Durante essa época, a vegetação verde fica com um tom bem vivo e as flores se tornam mais belas. Chuvas podem ocorrer as vezes.


- O Verão em Unova ocorre em FevereiroJunho e Outubro. Durante essa época, a vegetação verde fica com um tom mais claro e as flores se preparam para o Outono. A praia de Undella Town recebe vários turistas do mundo inteiro.


- O Outono em Unova ocorre em MarçoJulho e Novembro. Durante essa época, a vegetação seca fica com um tom marrom e algumas folhas caiem pelas rotas. Algumas áreas são cobertas de folhas secas, dando acesso a novos lugares.


- O Inverno em Unova ocorre em AbrilAgosto e Dezembro. Durante essa época, a vegetação verde fica com um tom mais claro e a neve pode cobrir partes das rotas. Algumas áreas são cobertas de neve, dando acesso a novos lugares.



Equipe Vilã:

Assim como as outras regiões da franquia principal, Unova também é lar de uma equipe vilã. Porém a Equipe Plasma é diferente de qualquer outra equipe maligna do Mundo Pokémon, eles são uma ceita inspirada em cavaleiros medievais com o objetivo de "libertar" todos os Pokémon de seus treinadores, seja por convencimento ou a força.


Dentro da Equipe Plasma, existem membros especiais conhecidos como os Sete Sábios (Seven Sages), que são um grupo de sete pessoas muito inteligentes do mundo inteiro. Os integrantes são Gorm, Bronius, Rood, Zinzolin, Giallo, Ryoku e Ghetsis, que é o líder interno do grupo. A cima de Ghetsis está apenas o Rei da Equipe Plasma, que é seu filho adotivo Natural Harmonia Gropius, conhecido apenas como N.


Dois anos após a derrota da equipe, os membros restantes retornam com um novo visual moderno, uma nova liderança e um plano mais ousado que nunca para governar Unova. Existe também um pequeno grupo formado por Rood e as irmãs adotivas de N: Anthea e Concordia. Juntos, eles tentam reparar os danos causados pela Equipe Plasma.


Em Black 2 & White 2, nos temos uma participação maior do Shadow Triad (Tríade das Sombras), um grupo de três servos fiéis da Equipe Plasma. Porém, eles são leais somente a Ghetsis, pois ele os salvou no passado. E por último, temos Colress, um cientista misterioso que trabalha junto a Equipe Plasma para descobrir uma forma de aumentar o potencial dos Pokémon.



Curiosidades:

- Unova é a primeira região da série principal a se basear em um lugar do mundo real fora do Japão. Por um tempo ela foi a única, até o lançamento de Pokémon X & Y, aonde conhecemos a Região de Kalos, baseada em locais da França.

- Unova é a única região sem uma loja de bicicletas, um Ginásio do tipo Rock e é a única região há não ter as famílias evolutivas de Pikachu, Abra, Machop, Tentacool, Geodude, Goldeen, Magikarp em sua Pokédex regional. 

- Unova é a região com o maior número de Líderes de Ginásio regionais, são 14 no total, porém você só poderá enfrentar oficialmente 8 desses líderes.

- O solo de Unova, assim como o de Kanto e Johto, não é bom para se cultivar Berries. Por isso jogador só conseguirá encontrar Berries plantando e colhendo no Dream World ou ganhando-as de algum NPC no game.

- "Plasma" é um estado da matéria em que os elétrons negativos e núcleos positivos (que geralmente formam átomos) se separam. Isso combina com a ideologia da Equipe Plasma, que afirmam que as pessoas e Pokémon devem permanecer separados.

- Em Black & White, o visual da Equipe Plasma se assemelha a de cavaleiros medievais, que geralmente são vistos como seres honrados, enquanto em Black 2 & White 2, o visual da equipe se assemelha com piratas modernos, que são vistos como criminosos e ladrões.

Ufa! O turismo de hoje foi um pouco grande, mas espero que tenham gostado. Se tiver algum erro ou acharem que faltou alguma coisa importante, não deixem de comentar. Até o próximo Turismo Pokémon!

18 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Ótimo turismo, vou viajar pra lá nas próximas férias! ^^

    ResponderExcluir
  2. Ótimo turismo Unova é minha Região preferida pena que o anime aproveito tão mau ela .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão mal é pouco, foi péssima Unova no anime!

      Excluir
  3. Muito bom! Vendo o turismo entendi muito mais sobre a região e seus personagens.

    ResponderExcluir
  4. OLHA SO QUE DIFERENÇA PRA ESSE COMPARANDO COM OS DO TIAGO :D
    NAO PODIA ESTAR MELHOR ADOREIII
    -ADELAIDE

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha entendido a historia de Reshiram e Zekrom, mas vc me fez entender, mto obigada
    -natalia

    ResponderExcluir
  6. OTIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!SEU TRABALHO DEVE TER LEVADO HORAS

    ResponderExcluir
  7. Lucas Lee ou Mr Green, você é o cara pra fazer esses Turismos! :D

    ResponderExcluir
  8. FINALMENTEEEEEEEEEEEEEEE FICOU MTO GRANDE MAS VC DEIXOU TAO INTERESSANTE QUE LI RAPIDAO

    ResponderExcluir
  9. BOM DIMAIS MAS PORQUE QUE SO UNOVA TEM ESTAÇÕES DO ANO PQ KALOS NAO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que usar esse mecânica com os gráficos do XY ficariam muito pesado para o jogo, então eles resolveram não utilizar essa função.

      Excluir
  10. INCRIVEEEEEEEEEEL

    ResponderExcluir
  11. FINALMENTE MANO MAS A ESPERA VALEU A PENA SUPER EXPLICADOOO DEZZ

    ResponderExcluir
  12. Excelentes observações, adorei como sempre!

    ResponderExcluir
  13. QUERO QUERO NIMBASAAAA MAS TAMBEM QUERO TURIMOS TAO BOMS QUANTO ESSE,

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Parabéns! Simplesmente adorei!
    Mas agora quero pedir alguma coisa para toda a equipe: o Tiago saiu da PBN? é que não vejo mais ele postando coisas aqui! Mas quero dizer que aquele projeto que ele estava fazendo no OT Pokémon, ele n vai terminar? Queria mto uma guild e eventos lá, mas não falaram + nada sobre isso... o que aconteceu com o projeto? Por favor respondam!

    ResponderExcluir
  15. Joguei todos os jogos Pokémon lançados desde o meu primeiro, o Silver, mas pulei a geração do Black/White porque nunca me interessou! Mas lendo esse turismo do Mr. Green até animei conhecer Unova! Principalmente sobre essa parte dos climas e tals! ótima análise, parabéns de verdade! :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال