A Longa Trajetória de Pokémon no Brasil: Pokémon - O Filme (Parte 3)


Bom dia, galera!
Como ontem todos estávamos no hype da E3, estou postando hoje a terceira parte da matéria sobre o Pokémon - O Filme. Espero que curtam! Para ler as partes anteriores para ir em Vale Charicífico em Atrações. Este texto foi originalmente publicado em 23 de fevereiro de 2013.
Anônimo #1, falei do especial na próxima parte =DD
Mateus, nada de promoções por enquanto pq tô bastante atarefado, mas qdo surgir algo... vcs saberão, é claro.

A Longa Trajetória deno Brasil

Pokémon – O Filme


(Parte 3)

SINOPSES E COMENTÁRIOS
As Férias de Pikachu: Ash, Misty e Brock decidem dar uma pausa em meio às suas viagens e liberam todos os seus Pokémon para um descanso num lugar tranquilo. Lá, Pikachu, Squirtle e Bulbasaur se encarregam de cuidar do pequeno Togepi, mas quando são provocados por um grupo de Pokémon formado por Raichu, Cubone, Marill e Snubbull, eles começam uma acirrada disputa para ver qual é o melhor dentre eles. E nessa briga, sobra até para Charizard.

Mewtwo Contra-Ataca: A partir do DNA encontrado do lendário Pokémon Mew, Mewtwo é criado por um grupo de cientistas a serviço da Equipe Rocket para ser o mais poderoso Pokémon da Terra! Giovanni, o líder da Equipe Rocket, mostra interesse em ajudá-lo, mas apenas explora seus poderes para seus propósitos individuais. Ao perceber que era apenas uma arma, Mewtwo questiona sua própria existência e sua relação com os seres humanos. Ele então se rebela e decide desafiar poderosos Treinadores Pokémon e seus Pokémon para um duelo final para provar que ele e os Superclones de Pokémon que ele mesmo criou são mais poderosos que aqueles criados pela natureza. E Ash, Misty, Brock e seus Pokémon acabam se envolvendo no conflito.


A história de Mewtwo foi a mais ampla de todas histórias dos longas-metragens de Pokémon em 10 anos, sendo abordada em diversas mídias. Ela tem início nos CDs drama da série, lançados exclusivamente no Japão, que mostram a origem de todo o processo de sua criação desde a descoberta de Mew pela Equipe Rocket – através da mãe de Jessie, Miyamoto, quando a organização criminosa ainda era liderada pela mãe de Giovanni, Madame Boss! – e se estende até a “trilogia de Mewtwo”, que começa com o curta especial “A História da Origem de Mewtwo”, continua no longa-metragem “Mewtwo Contra-Ataca” e se encerra no especial para tevê “A Volta de Mewtwo”. Porém, as raízes da história de Mewtwo estão na verdade presentes nos jogos na qual a série se baseia, Pokémon Red Version & Pokémon Green Version: Na Ilha de Cinnabar (Cinnabar Island), haviam diversos diários espalhados pela Mansão Pokémon (Pokémon Mansion) contando sobre a descoberta de Mew em algum lugar da América do Sul e a criação de Mewtwo e sua eventual rebelião, que levou à destruição do laboratório. Essa história também foi explorada em muitas outras mídias, como o mangá Pokémon Adventures.
Apesar de o filme ser muito amado pelos fãs de Pokémon espalhados pelo mundo, ele foi duramente recebido pela crítica. Um dos maiores defeitos apontados pelos críticos é que o filme tem diálogos explicativos demais – quando se trata de cinema, você deve saber utilizar os recursos visuais para contar sua história. Enquanto o filme ousa tratar temáticas bem adultas – clonagem, crise existencial – e tem um tom sombrio e sério, bem diferente do anime – algo que se tornará característico dos filmes da série –, a ideia acaba não sendo muito bem trabalhada quando se considera que o público-alvo da série são as crianças. Enquanto a crise existencial de Mewtwo é interessante por fazer dele um Pokémon bastante complexo, ela acaba resultando em monólogos que deixam a película bastante arrastada.
A história também tem algumas incoerências se você considerar o universo da franquia. Por exemplo: Mewtwo diz ter convocado os Treinadores mais poderosos da Terra para o duelo, mas ele na verdade chamou Treinadores jovens e desconhecidos; cadê os membros da Elite dos 4, Líderes de Ginásio ou outras autoridades reconhecidas no mundo Pokémon? Não seria mais fácil chamar essas pessoas reconhecidas ao invés de sair catando meninos e meninas aleatoriamente? E como ele lutava por Giovanni no Ginásio, dá para presumir que ele estava ciente sim dessas organizações. Além disso, se sua decepção foi com Giovanni, por que não trazê-lo à luta também? Por que não se vingar dele, mas descontar em pessoas que não tiveram nada a ver com sua criação? Por que fugir dele e deixá-lo ileso para depois ameaçar destruir o mundo todo? E se armadura era para controlar Mewtwo, como Giovanni afirma, por que ele escapa dela tão fácil? E por que Mew, que foi um Pokémon tão difícil de a Equipe Rocket encontrar por tanto tempo, aparece justo no laboratório de Mewtwo? Ele podia sentir sua presença de alguma forma ou foi mera coincidência?
Além disso, devido ao fato de haver detalhes da história de Mewtwo incluídos apenas nos CD dramas e no curta lançado somente em DVD, o filme acaba não sendo completo por si só, atrapalhando de certa forma pessoas que não tem acesso a esse material extra, que ficam impossibilitadas de entender algumas nuances da história. E enquanto o filme ainda tem algumas lutas até boas (Venusaur VS Venusaur, Charizard VS Charizard...), a batalha tão prometida pelas propagandas do filme acaba sendo frustrante. Que graça tem ver “os dois Pokémon mais poderosos da Terra” se batendo dentro de bolhas? A emoção fica mesmo na mãos de Pikachu no final! A cena em que ele apanha, sem revidar, de seu clone, deixando este hesitante é de cortar o coração, assim como a cena em que Pikachu tenta reviver Ash, nos lembrando porque o Pokémon é o grande astro afinal! Defeitos à parte, muitos fãs ainda hoje o consideram o melhor filme de Pokémon. Sobre o curta-metragem protagonizado por Pikachu e cia, ele é divertido e serve como um bom contraste para o clima mais dramático do longa-metragem. Entretanto, sabe-se lá o porquê, os produtores japoneses criaram umas cenas aleatórias com alguns Pokémon e as colocaram entre algumas cenas de “As Férias de Pikachu”. Tais sequências são totalmente desnecessárias e fazem o curta perder o ritmo.

A HISTÓRIA DA ORIGEM DE MEWTWO
Pouco depois do lançamento cinematográfico de “Mewtwo Contra-Ataca” e “As Férias de Pikachu” no Japão, foi lançado também um CD drama da série intitulado “Mewtwo no Tanjo (O Nascimento de Mewtwo), contando os eventos a partir do momento em que os cientistas da Equipe Rocket encontraram o material genético de Mew até a criação de Mewtwo no laboratório em New Island. Esta história ganhou uma versão animada que foi incluída na versão japonesa do DVD do filme precedendo o longa-metragem, como uma espécie de prólogo. Tal sequência ajudava a entender muito mais o desenvolvimento de Mewtwo como personagem, entretanto a Warner Bros não pôde inclui-la na versão ocidental do DVD da série por completo porque ela foi considerada pesada demais para um DVD censura Livre. Assim, a 4Kids precisou adaptá-lo para que tal cena pudesse ser adicionada sem problemas.
Como resultado do processo de adaptação, o especial que originalmente tinha doze minutos, acabou ficando com apenas dois minutos(!!!) - focando-se somente em como o material genético de Mew foi encontrado. Por aqui, a cena foi considerada um curta-metragem especial e lançada como bônus do DVD – intitulado “A História da Origem de Mewtwo” (The Story of Mewtwo's Origin) – em vez de ter sido incluído como parte integrante do longa-metragem como na versão japonesa. Curiosamente, embora a embalagem do VHS de Pokémon – O Filme anuncie a disponibilidade de tal extra, ele não está presente na fita. Os outros 10 minutos cortados ficaram na geladeira da Warner por um longo tempo, até que a empresa decidiu inclui-lo como extra para o DVD de “Mewtwo Returns” sob o título de “The Uncut Story of Mewtwo’s Origin” (A História da Origem de Mewtwo Sem Cortes). 
Em “A História da Origem de Mewtwo”, um grupo de pesquisadores investiga algumas ruínas numa floresta da América do Sul e encontram um pelo do raríssimo Mew. A partir dele, o pesquisador Dr. Fuji decide iniciar um processo para criar uma versão melhorada do lendário Mew em laboratório, a mando de Giovanni. Entretanto, a real motivação do pesquisador é, na verdade, aproveitar-se de tal tecnologia para criar um clone de sua falecida filha Amber, cuja perda ele não superara. Durante o desenvolvimento de suas criações, o subconsciente do ainda jovem Mewtwo se encontra com o de Ambertwo e a de outros três Pokémon em tentativa de clonagem, Charmandertwo, Squirtletwo e Bulbasaurtwo. Os cinco interagem, se tornando amigos, especialmente Ambertwo e Mewtwo. Mas devido às limitações que a ciência encontra de ser incapaz de replicar uma alma, os clones dos iniciais acabam morrendo e, eventualmente, Ambertwo também, sendo esta não somente uma trágica perda para o Dr. Fuji, mas também para Mewtwo, que miraculosamente sobrevive à experiência.
A cena então seguia imediatamente no filme “Mewtwo Contra-Ataca”. É por isso que Mewtwo abre o longa-metragem dizendo “Onde eu estou? Não é a mesma coisa. Tudo antes era... só um sonho?”, se referindo às suas experiências com Ambertwo. É por isso também que Dr. Fuji diz “Espero não perder este”, lembrando que ele já havia perdido Ambertwo e os iniciais clonados. Além disso, toda essa sequência era fundamental para nos ajudar a entender o quão ruim foi a chegada de Mewtwo ao nosso mundo: em meio à dor da perda, do ressentimento e do choque de encontrar um mundo tão diferente daquele com que sonhara, em que as pessoas lhe encaram como um objeto e não como um amigo. Apesar de a versão sem cortes do curta-metragem ter sido lançada junto do DVD de “Mewtwo Returns” nos EUA, a versão completa desse curta-metragem nunca chegou de forma oficial por aqui porque a Warner só lançou Pokémon – O Retorno de Mewtwo em VHS no país, sem nenhum extra. A Warner também não se deu ao trabalho de dublar a cena – nem em sua versão de dois minutos lançada com o DVD de Pokémon – O Filme. Ainda assim, é possível encontrar e assistir a essa sequência animada na Internet tanto em sua versão japonesa como na americana.

DIFERENÇAS ENTRE AS VERSÕES AMERICANA E JAPONESA
As Férias de Pikachu
  • O divertido vídeo com os créditos finais de “As Férias de Pikachu” foi cortado pela 4Kids para evitar que os pais pensassem que o filme havia terminado. Ainda assim, alguns pais se levantaram para ir embora quando o curta terminou em diversos cinemas; 
  • A placa japonesa da colônia de férias onde Pikachu e seus amigos ficam em “As Férias de Pikachu” foi pintada pela 4Kids com o logo norte-americano da série; 
  • Esse curta-metragem marcou a primeira vez na história de Pokémon no ocidente que todas as músicas de fundo foram totalmente alteradas pela 4Kids; 
  • No final da sequência de abertura embalada pelo som de “Vacation”, a 4Kids adicionou som de cliques de uma câmera fotográfica quando fotos dos Pokémon aparecem na tela. Originalmente, esses sons não existiam porque as fotos apareciam ao ritmo da música japonesa “Summer Vacation Fan Club”;
  • Na versão americana, enquanto a Pokédex diz que Pokémon gostam de desafiar uns aos outros em competições de velocidade durante a sequência em que Squirtle e Marill fazem a disputa de natação, a narradora feminina os encoraja a se alongarem antes de se exercitarem; 
  • Depois que Charizard é libertado, Dexter diz que os Pokémon por natureza são criaturas amigáveis que preferem a cooperação à confrontação, enquanto no Japão, a narradora dá os parabéns aos Pokémon por seu trabalho e diz que enquanto a força de um Pokémon sozinho é pequena, eles são mais fortes quando trabalham em equipe. Aliás, dizer que os Pokémon preferem à cooperação à confrontação é o mesmo que dizer que os Pokémon não gostam de lutar uns contra os outros em batalhas Pokémon, o que vai totalmente contra os princípios da série;              

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Cara ótima matéria, mas eu sou suspeito para fala pois o meu poke preferido e o mewtwo, pena que nem no anime nem no manga ele aparece como deveria apesar do manga se sair melhor do que o anime, bem somente no especial origens se aproxima da essência dos jogos (menos o mega charizard x) ;)

    ResponderExcluir
  2. muito boa, obrigado por ter me "ouvido", aguardo ansiosamente a parte do especial, você falou até do "prólogo" , você faz matérias completas, parabéns, e obrigado por mostrar isso tudo a nós fãs.

    ResponderExcluir
  3. Tem alguma razao pros filmes que antes eram uma crise global (1 e 2) passarem a ser uma simples perturbaçao local (genesect)? Concordo q os graficos e efeitos melhoraram muito,mas a história...como puderam fazer aquilo com o filme do arceus por exemplo? Será q as crianças de hj sao tao mais sensiveis q as de 14 anos atrás (maioria de nós)?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال