XnálYse: Hawlucha

Olá, meninxs! Como estão? Essa semana, consegui trazer uma XnálYse a tempo e que me deu bastante trabalho para ser feita (cerca de 3 semanas). Mas é sobre um Pokémon que fez parte do meu time durante a jornada por Kalos. Bom, antes de começarmos, vamos fazer uma introdução longa e com alguns comentários:
- Estão ansiosos pela Liga? Meu time já está pronto para receber os desafiantes. Meus Pokémon estão ansiosos e inquietos, querem batalhar logo. Preparem-se e logo conhecerão meus fantasmas!
- A XnálYse de hoje é sobre Hawlucha. Como sempre digo, e é importante reforçar, esses sets são sugestões e devem ser bem encaixados dentro dos times. Pode ser que escolham um deles, mas que não funcione com a estrutura da equipe. Então, devem sempre pensar que uma estratégia de batalha é composta de seis Pokémon. Eles devem se comunicar e atuar juntos.
- Nos comentários, deixem sugestões de como usar o Hawlucha de outras formas. Também não se esqueçam de deixar pedidos.
- A XnálYse de hoje é atendendo ao pedido do Luis Henrick.
- Deem o play AQUI. Essa é a trilha sonora da análise de hoje.
- Aproveitem!
- ROAR!

Hawlucha


Tipos: Lutador / Voador

Base de stats:
HP – 78
Ataque – 92
Defesa – 75
Ataque especial – 74
Defesa especial – 63
Velocidade – 118
Total: 500

Overview:
Hawlucha, o Pokémon Luta, é o primeiro representante do tipo lutador a ser, também, voador. Ele é um Pokémon bem pequeno, mas que consegue se destacar em meio a outros muito maiores. Possui uma grande força em luta  e ataca tanto do chão quanto voando. Hawlucha é capaz de usar o movimento Flying Press, que permite que ele ataque usando suas manobras aéreas. Em batalha, Hawlucha é um excelente sweeper. Suas principais aptidões são voltadas para a velocidade e ataque, ou seja, ele consegue causar grande dano físico rapidamente. Entretanto, não possui base defensiva alta; seu HP e suas defesas são baixas, tornando um alvo fácil. Isso implica que ele deve atacar com o máximo de poder possível e não esperar sofrer dano do adversário.



Habilidades: 
- Unburden (normal): aumenta a velocidade se o item equipado for consumido ou perdido.
- Limber (normal): o Pokémon não pode ser paralisado.
- Mold Breaker (oculta): os movimentos podem ser usados no adversário independente de sua habilidade.

Prós:
- Rápido;
- Consegue combinar Unburden e Acrobatics;
- Flying Press, seu movimento de assinatura, apresenta dois  tipos e ajuda na 
cobertura;
- ¡Mucha Lucha!

Contras:
- Defesas muito baixas;
- Moveset ofensivo limitado;
- Suas defesas baixas impedem um bom desempenho para movimentos de status.

Rikochet
- Swords Dance / Hone Claws / Bulk Up
- Flying Press / High Jump Kick
- Acrobatics
- U-turn
Item: Focus Sash
Habilidade: Unburden
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant / Jolly
Começamos hoje com um set simples para Hawlucha e que use todos os seus pontos mais positivos. É importante lembrar que ele é um Pokémon com um baixo potencial defensivo, ou seja, facilmente será nocauteado em apenas um golpe (OHKO). Então, destaco o item Focus Sash. Ele impede que Hawlucha seja derrotado em apenas um golpe se seu HP estiver cheio. Assim que Focus Sash for consumido, a habilidade Unburden será ativada e a velocidade irá aumentar. Os movimentos se iniciam com um movimento para aumentar o ataque. A primeira opção é Swords Dance, que aumenta em 2 estágios o stat; Hone Claws poderá ser usado com High Jump Kick, já que aumenta o ataque e a precisão; por último, Bulk Up impulsiona tanto ataque quanto defesa. O segundo slot é preenchido por um STAB lutador de Hawlucha. Podemos usar seu movimento de assinatura Flying Press (deve ser observada a dinâmica de efetividade dele). Outra opção é High Jump Kick, mas seu efeito colateral é terrível, já que provoca um grande dano ao usuário se falhar. Como Hone Claws aumenta a precisão dos movimentos, High Jump Kick se torna mais acessível. Além de Unburden  se comunicar bem com o uso de Focus Sash, Acrobatics dobrará seu poder caso Hawlucha não esteja segurando nenhum item. Por último, U-turn é um movimento que sempre sugiro, já que ele é o típico “bater e correr”, ou seja, sair de campo causando algum dano ao adversário.

Xirley Xarque
- Encore
- Substitute
- Power-Up Punch
- Baton Pass
Item: Leftovers
Habilidade: Mold Breaker
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Jolly
Apesar de Hawlucha não ser o que esperamos de um Pokémon defensivo, seu learnset conta com excelentes opções de movimento para ser um baton passer em batalha. E como funciona isso? Todo o set gira em torno do óbvio Baton Pass unido a movimentos que aumentem seus stats ou provoquem alterações em campo e que sejam passados para aliados. Começamos aproveitando a alta velocidade de Hawlucha para colocar o adversário sob o estado mental de Encore. Com Encore, Hawlucha fará o oponente realizar sempre o mesmo movimento durante alguns turnos. Esses turnos permitem que algumas funções em batalha sejam desempenhadas e torna o adversário previsível, ou seja, garante um passo a frente sabendo o que ele fará no próximo turno. O segundo slot do set é preenchido por Substitute. Esse movimento colocará uma barreira falsa em campo a custo de 25% do HP d e Hawlucha (importante ressaltar o uso de Leftovers para recuperar o HP reduzido) e que o protege. O terceiro movimento é Power-Up Punch. Esse movimento não possui uma grande força, mas seu efeito secundário faz com que o stat de ataque aumente em 1 estágio cada vez que for usado. Isso quer dizer que, cada vez que o golpe for realizado, o ataque aumentará e ele se tornará mais forte. Os aumentos de ataque provocados por Power-Up Punch e o efeito de Substitute podem ser passados a um aliado por meio de Baton Pass.

Pula a catraca que a festa tá liberada
- Sky Attack
- Acrobatics
- Flying Press / High Jump Kick
- U-turn / Rock Slide
Item: Power Herb
Habilidade: Unburden
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
Esse é, possivelmente, o set mais comum de se encontrar em Hawlucha no modo competitivo. A eficácia dele é óbvia e garante um alto poder, aproveitando-se das bases de ataque e velocidade, além do potencial da habilidade Unburden. O STAB voador mais poderoso que Hawlucha aprende é Sky Attack. Entretanto, esse golpe precisa de dois turnos para funcionar (efeito semelhante a Solar Beam). A única maneira encontrada para que ele aconteça rapidamente é usar o item Power Herb. A Power Herb fará o movimento carregar mais rapidamente e não será mais necessário um turno de espera. Atentem-se ao fato de que o efeito dela só funcionará uma vez e logo depois o item desaparece. Ao desaparecer, a habilidade Unburden é ativada e a velocidade de Hawlucha é dobrada. Sem item, também é possível usar o golpe Acrobatics, que tem seu poder dobrado agora. O terceiro golpe é uma escolha entre os  principais STABs lutadores dele: Flying Press e High Jump Kick. Os efeitos de cada um foram explicados no primeiro set e as funcionalidades são bem diferentes. Por fim, é possível escolher entre U-turn e Rock Slide. U-turn tem sua função válida para sair de campo e provocar danos. Enquanto isso, Rock Slide poderá causar flinch ao adversário. Esse efeito é bastante interessante, já que Hawlucha atacará antes que qualquer outro Pokémon depois de ativar Unburden.

Whenever, wherever
- Facade / Acrobatics
- Fling
- Roost
- Rock Slide
Item: Toxic Orb / King’s Rock
Habilidade: Unburden
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 200 SPD, 56 HP
Nature: Adamant
O último set de hoje se aproveita das funções de dois diferentes itens (Toxic Orb e King’s Rock), que se somam a diferentes movimentos. Primeiramente, Toxic Orb deixará Hawlucha sob um estado de envenenamento. Apesar de ter um efeito colateral e causar perda de HP constante, permitirá que Hawlucha efetue o golpe Facade com poder aumentado. Caso o treinador não queira perder seu Pokémon para o envenenamento, é possível usar o item King’s Rock, que pode provar flinch ao adversário durante um golpe. Os dois itens podem ser atirados no  oponente  com Fling e causarão danos e efeitos colaterais (Toxic Orb provocará envenenamento ao oponente e King’s Rock recuo - flinch, assim como Fake Out). Com Hawlucha envenenado, Facade tem efeito maior. Se o item for King’s Rock e atirado com Fling, é possível usar Acrobatics com seu poder dobrado. O terceiro slot do set conta com Roost para recuperar o HP, principalmente se o dano provocado pelo envenenamento da Toxic Orb ameaçar a duração em batalha. O último movimento é Rock Slide, para, talvez, causar recuo (flinch) no oponente.


Checks, counters e considerações finais:
- Um dos principais movimentos usados em Hawlucha é o U-turn. Caso optem por ele, vão necessitar trocar por um Pokémon aliado e que entre em campo resistindo bastante, principalmente às desvantagens de Hawlucha. Algumas opções são Bastiodon, Hippowdon, Metagross. Esses mesmos Pokémon podem se comunicar bem com ele, exceto por serem lentos e não ser permitido uso de Trick Room com Hawlucha no time.
- Hawlucha possui defesas extremamente baixas. Se sua velocidade não for dobrada por Unburden, ele terá grandes problemas diante de adversários comuns e mais rápidos que ele, como Greninja munido de Ice Beam ou Jolteon. De forma geral, tanks e sweepers mais rápidos conseguem lidar muito bem com ele e sua duração em batalha é curta.

- Apesar da baixa resistência, Hawlucha é um excelente Pokémon e é usado, normalmente, para fechar um time. Após todos os seus aliados causarem problemas ao oponente, Hawlucha possui função ligada a derrotar os adversários restantes, graças a sua alta velocidade e ataque médio / alto.

É isso, pessoal! O que acharam da XnálYse de hoje? Vocês costumam usar o Hawlucha? Quase não o vejo em competições, mas é um Pokémon muito interessante. Deixem comentários com novas opções de sets. Além disso, não esqueçam de fazer como o Luis e peçam Pokémon para as próximas análises. Reparem que ainda não fizemos nenhum inseto ou venenoso, que tal sugerirem um? Enfim... Até já! o/

14 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Super análise, parabéns! Estou no "mundo Pokémon" à 3 anos mas faz pouco tempo que entrei no modo competitivo,rs. Não me importo muito com batalhas ou para ser melhor ou pior do que alguém, jogo Pokémon porque amo Pokémons, mas quando se batalha é lógico que fazer o melhor possível é importante.

    Parabéns pela análize e valeu muito pelas dicas. Na minha jornada escolhi Talonflame (ou ele que me achou,rs) e sempre tive dúvidas sobre utilizar U-turn, mas quando me lembro que Talonflame uma vez deixou um Mewtwo no "vermelho" depois de um U-turn + Choice Band mesmo sem IVS perfeitas dá vontade de relembrar os velhos tempos,kkk! Valeuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  2. Pode então fazer uma xnalyse do Scolipede .

    ResponderExcluir
  3. pode fazer do greninja adoro usar ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos Greninja. Só acessar o menu "Atrações" - "Pokémon XnálYse"

      Excluir
  4. legal,pode fazer do heliosk ou do pangoro

    ResponderExcluir
  5. faz do goodra o novo semi lendario de kalos

    ResponderExcluir
  6. Faz a XnalYse do Dragalge ^^ u.u

    ResponderExcluir
  7. Que tal uma XnalYse do Wormadam (todas as formas) e do Tropius??? :-)

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de xnalyse de pangoro s2 amor

    ResponderExcluir
  9. q tal fazer outra análise dupla? dessa vez de escavalier e accelgor

    ResponderExcluir
  10. q tal outra análise dupla? dessa vez de escavalier e accelgor

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال