Review: Pokémon XY 023

Boa noite, galera!
Trago hoje mais uma review de Pokémon XY
Agradeço pelos comentários e a participação de vc, especialmente ao Anônimo #1 por atentar ao fato de que a pronúncia de Clemont é "clément", então a dublagem brasileira apenas está seguindo o modelo americano.
Não esqueçam que vocês sempre podem ler mais conteúdo por Sir Charizard no Vale Charicífico em Atrações na barra de cima do blog. Tenham um ótimo fim de semana ^^
#XY023/#826A Conexão da Aurora! Amaura e Aurorus!!


Caro, leitor, a essa altura você provavelmente já sabe disso, mas perdoe este pseudo-blogueiro por atestar o óbvio: o mundo Pokémon é bizarro. E não me refiro à genética forte que só parece afetar as mulheres Joy e Jenny ao redor do mundo – e aos Don George de Unova –, que não define só sua aparência física, e também seus futuros. Veja bem, este é um universo em que pessoas e Pokémon vivem juntos há milênios, mas parece que só agora os cientistas decidiram estudar essas criaturas – deviam estar muito ocupados antes pensando em como prender esses monstros, que podem chegar a 14,5 m (WAILOOOOORD), dentro de objetos que não devem possuir mais que 10 cm. O "renomado" pesquisador Prof. Carvalho já é um idoso e, mesmo com supostos anos de pesquisa, gritava aos sete ventos (cantava também, na versão japonesa =P) que existiam 150 Pokémon – nem vamos comentar o fato de que quando criança ele havia ao menos passeado por Johto. Em todos esses anos, o anime nunca conseguiu fornecer uma explicação coerente para o surgimento de novos Pokémon – e dificilmente conseguirá. Os jogos conseguem até certo ponto – os próprios Pokémon Iniciais de Johto e Togepi são chamados de novas descobertas em Gold & Silver, mas e os outros quase 100 bichos da região? Às vezes é simplesmente impossível conciliar interesses comerciais com lógica narrativa.

Entretanto, se tem uma coisa que parece fazer sentido no anime é a história dos Pokémon fósseis. Veja bem, a primeira vez que eles apareceram foi em “O Ataque dos Pokémon Pré-Históricos”, em que Ash e cia acharam Pokémon que deviam estar extintos muito vivos dentro de uma caverna onde estiveram adormecidos por séculos. Logo, eles fizeram a descoberta pública quando Ash foi pego por Aerodactyl e levado aos céus. Entretanto, o caso foi declarada pela Policial Jenny – claaaaaro, quem mais? – como só um grande sonho coletivo causado pela canção do hoje muito esquecido Jigglypuff, mas ela não enganou o garoto de Pallet e seus amigos. As coisas não pararam por aí, já que pouco depois o fotógrafo Pokémon Todd Snap ficou famoso por ter tirado uma foto da aparição raríssima do tal Aerodactyl – na sua cara, Jenny! Mais tarde, tivemos alguns outros casos curiosos: durante a filmagem de um documentário numa ilha do Arquipélago Laranja, os fósseis adormecidos de um bando de Kabuto despertaram sob o luar vermelho (A Revolta dos Fósseis!) e depois a descoberta da existência de Omanyte e Omastar ainda vivos num poço subterrâneo das Ruínas do Alph em Johto (Parque dos Pokéssauros). Provavelmente nenhum dos casos foi amplamente divulgado.

Presentes nos jogos desde a I Geração, foi somente em Advanced Generation que surgiu a primeira máquina capaz de ressuscitar fósseis no anime! No especial “Ressuscitando o Aerodactyl!”, Gary, agora um Pesquisador, apresentou a seu avô a máquina que ressuscita Pokémon extintos através do DNA encontrado em seus fósseis. Pouco depois, Ash e cia conhecem o Professor Proctor, que também descobriu como trazer Pokémon extintos de volta à vida usando o código genético encontrado em seus fósseis, porém focando naqueles encontrados na região de Hoenn, mas decide manter isso em segredo temendo que as pessoas possam perturbar a paz desses Pokémon trazidos de volta a esse mundo (Onde Está Armaldo?). Entretanto, quando Ash chega à região de Sinnoh, as informações já parecem ter se espalhados com laboratórios nas Cidades de Oreburgh (Selvagens nas Ruas!) e Canalave (Casos de Família!) dedicados à pesquisa e ressurreição de Pokémon extintos, e a tecnologia voou até a região de Unova, onde novas descobertas também foram feitas, ainda que o episódio “Archeops no Mundo Moderno!” arruíne todas elas =P

Então é apenas uma progressão dentro do anime quando nossos heróis, ainda na Cidade de Ambrette, reencontram Alexa depois de uma sessão de treinamento (muito boa, mas muito curta) e descobrem que há mais no local do que praia. A jornalista viajou até a cidadezinha para averiguar de perto a descoberta de dois novos Pokémon: Amaura e Aurorus, ambos recentemente restaurados de fósseis no Laboratório do Fóssil (Fossil Lab) da cidade. Se eu não dava nada pelo episódio por sua prévia – parecia ser só um episodiozinho clichê chatinho –, mas Akemi Omode (a mesma de “Deixe Tudo com a Serena!? A Selvagem Corrida Rhyhorn!) é bem-sucedida ao conseguir fazer com que nos importemos com os monstros de bolso. Ao ver Amaura se comportando como um daqueles irresistíveis cachorrinhos filhotes que nos conquistam de primeira – mas em tamanho de dinossauro bebê =P –, minha vontade imediata era de me unir a Ash e aos demais e brincar na neve com o Pokémon também.

Uma coisa que chamou muito a minha atenção é como Omode se preocupa em tornar tanto Amaura quanto Aurorus Pokémon muito especiais e cria, logo nos primeiros momentos, diálogos que são fundamentais para a construção do clímax na segunda metade do episódio, mas de forma bastante natural. Por muitas vezes, para facilitar a lógica da captura e manutenção de certos Pokémon, o anime desconsidera algumas das suas características muito únicas descritas pela Pokédex, geralmente aquelas que os limitam a um certo ambiente ou a um estilo de vida muito específico – afinal, não seria NADA legal ver um Slugma endurecendo como pedra por ter seu corpo esfriado com um Jato d'Água ou por simplesmente estar longe de um vulcão né –, mas a roteirista não tem medo de estabelecer limites para a vida de Amaura aqui, afirmando que o Pokémon fica condicionado a viver apenas sob temperaturas muito frias – algo que as Pokédexes de X & Y não atestam. Além disso, é também dito que ele é um Pokémon muito amigável por ter vivido em uma região onde praticamente não havia predadores – algo que a Pokédex de Pokémon Y também diz.

Esses detalhes ajudam e muito a tornar o novo plano da Equipe Rocket uma ameaça de verdade desta vez – nossa e logo depois de eu achar que os vilões estavam caindo de novo num padrão repetitivo e nada marcante –, nem tanto pelos vilões em si, mas justamente por causa das características do Pokémon, que se tornam uma ameaça contra ele próprio (sua inocência e sua fraqueza ao calor). É também legal da parte da roteirista como ela brinca com as expectativas do espectador, primeiro nos fazendo pensar que Amaura estará seguro sendo capaz de esfriar o ar ao seu redor, mas depois puxando nosso tapete com Jessie e a maior ameaça de todas: o aquecedor! Também ajuda muito o fato de que antes de tudo isso acontecer, ela já tinha conseguido me conquistar completamente com o dinossaurinho – eu nem ligava muito pra Amaura, tanto que escolhi o fóssil do Tyrunt e o tive por toda a minha jornada em Pokémon X.

Uma coisa que também não tem nas Pokédexes dos jogos e torna tudo muito interessante é a existência da Conexão da Aurora, na qual o Pokémon consegue criar uma aurora sobre sua localização com seu choro – e que também gera um certo clima de tensão quando ela some do ar e deixa nossos heróis no escuro sobre a situação do pescoçudo de gelo. Eu também gosto muito de ver como Aurorus usa o poder – conforme as Pokédexes de Pokémon X & Y – dos seus cristais para liberar gelo, tanto para esfriar o ambiente para Amaura quanto para se defender do ataque de Wobbuffet. E sim! Logo depois de eu ter reclamado sua ausência, a coisa azul esquisita volta a aparecer ameaçadoramente. Aliás, se tem uma coisa positiva do roteiro de Omode no episódio “Deixe Tudo com a Serena!? A Selvagem Corrida Rhyhorn!” é como todos os personagens contribuíram na ação contra a Equipe Rocket, e aqui ela repete esse feito, ainda que no fim das contas Aurorus faça todo o serviço praticamente sozinho, o que eu vejo como um pequeno defeito, especialmente para Serena e Fennekin.

Assim como no episódio anterior, Dedenne e Serena estão bem participativos e dinâmicos, o que deve querer dizer que finalmente os roteiristas decidiram dar mais atenção aos dois. Há também a confirmação broxante de que o ataque de Fennekin é só mais um Poder Oculto (Hidden Power) e não o Choque Psíquico (Psyshock) como todos esperavam , mas é ótimo ver Serena partindo para a batalha e demonstrando ter conhecimento deste poder de seu Pokémon. Igualmente legal, é ver Meowth lindamente destruindo-o e enquanto eu realmente acho completamente normal que o felino seja mais forte que a raposinha, considerando o histórico praticamente zerado desta em batalhas, eu preciso concordar com aqueles que reclamam da interferência super desnecessária de Aurorus, que roubou uma oportunidade rara da garota que fazer algo a mais pra variar. Mas tudo indica que a vez dela ainda vai chegar. Oremos.

Além do mais, vimos Ash treinando mais um pouco – algo que eu vinha sinceramente sentindo falta considerando o quão próximo o Ginásio está. Em relação à animação, enquanto ela está perfeita no começo do episódio, depois ela tem alguns traços tortos e uma noção espacial ruim – como no confronto contra a Equipe Rocket, em que Alexa, Bonnie e Serena por um momento não parecem estar no mesmo lugar que Ash e Clément. Além disso, minha única reclamação é que, sob o pretexto de se usar a Conexão da Aurora, Ash e Alexa esqueceram-se por um momento que tinham Pokémon Voadores que também poderiam ser usados na busca, mas isso infelizmente é um erro já tradicional na série. Considerando que este episódio ainda se passa na Cidade de Ambrette e o próximo já é a batalha no Ginásio de Cyllage, teremos este salto de uma cidade para outra, sem a típica cena dos Treinadores deixando a cidade em que estão para trás, algo estranho para o anime. Mas não se pode fazer nada, então que venha a nossa segunda batalha de Ginásio em Kalos!

 Considerações finais: 
 → Bom, existem três coisas que eu queria dizer sobre o episódio passado que eu esqueci, então vou dizer aqui mesmo. Um bocado de pessoas reclamou do fracasso terrível de Serena tentando pegar Corsola. Entretanto, considerando que Ash, Dawn e May também tiveram momentos muito constrangedores em suas primeiras tentativas de captura de Pokémon, eu considero a falha da Treinadora iniciante completamente compreensível;
Falando em captura, o primeiro Pokémon que May tentou pegar na região de Hoenn foi um Azurill, um Pokémon que eventualmente seria obtido por Misty. O primeiro Pokémon que Serena tentou pegar foi um Corsola, um que Misty já possui; 
Nos jogos, o Aquário de Ambrette também tem uma estátua de um Magikarp gigante dourado e é lá o local em que você ganha a Old Rod, a primeira vara de pescar do jogo. Entretanto, Luvdisc é o Pokémon mais comum de se pegar com ela em vez de Magikarp, como nas gerações passadas; 
→ Uma coisa que me incomodou um bocado no episódio passado foi como a Cidade de Ambrette parecia ser só uma praia e o Aquário, mas aqui conseguimos ver mais do seu centro, com casas e pessoas e florestas e etc, o que é muito bacana, mas é notável como ela parece bem menos agitada que as cidades anteriores. Entretanto, eu acho uma pena que aparentemente eles vão ignorar a Caverna Cintilante (Glittering Cave), um dos mais belos cenários dos jogos. Mas honestamente, eu não acharia estranho se o local voltasse a aparecer no futuro, se não com Ash e cia, talvez com Alan e Malon, já que ele é um dos locais atacados pela Equipe Flare e lar de uma Mega Pedra;  
→ Eu realmente odeio que o episódio do Skrelp foi pulado – até não ser totalmente fora de cogitação que ele seja exibido um dia, vou considerá-lo só pulado mesmo. O episódio parecia que ia mostrar Ash usando sua vara nova e talvez um treinamento. Com o episódio fora de circulação, me pergunto se eles vão se dar ao trabalho de editá-lo para exibi-lo fora da ordem como ocorreu com “Um Especialista em Pescaria em uma Competição de Pesca!”adiado por supostamente conter imagens relacionadas com os terríveis maremotos que arrasaram o Japão em 2011 ou só bani-lo pra sempre (a opção mais barata?). Aliás, vale dizer que "O Castelo no Leito do Mar! Skrelp e Dragalge!!" é o terceiro episódio envolvendo Pokémon tipo Água cancelado por causa de um desastre. O primeiro foi "A Batalha da Ilha do Tremor! Barboach VS Whiscash!!", banido por causa de um terremoto no Japão e junto com ele também os golpes Terremoto (Earthquake) e Magnitude; 
→ Eu gosto muito de Alexa mostrando surpresa em ver que Serena se juntou a Ash e cia e mencionando ter falado com Viola depois da batalha dela contra Grant. Também acho muito legal como Serena vai aos poucos se interessando pelos fósseis e deixando o frio de lado para brincar com Amaura sem problema. Eu também gosto de como o frio vai gradualmente incomodando os personagens;  
→ Enquanto eu achei a voz de Amaura uma fofura, eu não posso dizer o mesmo de Aurorus. Aqueles gritos eram perturbadores =P Aliás, a Equipe Rocket entra na área do Amaura e do Aurorus e tem dificuldade em ver ambos. Sério. Com aquele tamanho todo??? Lógica kd???  
→ E quem mais aí acha que a Equipe Rocket precisa de uma nova sequência para o seu lema levanta a mão o/////

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

7 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Eu assisti o episódio somente pela Amaura/Aurorus, simplesmente acho eles, juntamente com Tyrunt/Tyrantrum, os melhores poké-fosseis no quesito design. Pena que a combinação de tipos seja tão ruim :p

    Enfim, o episódio foi legal e só. O enredo foi tão fraquinho que eles penaram para completar os 20 minutos de animação... Tanto que a 2 cenas (no inicio e fim) deles pedindo para abraçar o Amaura ficou parecendo um crtl + c e crtl + v. Além disso, me incomodou a mudança de tamanho do Aurorus entre as cenas... Hora estava gigante, horas estava menor.

    Na minha opinião XY decaiu um pouco no quesito empolgação. Eles precisam arrumar algo para o grupo fazer entre um ginásio e outro. Uma pena que não desistiram dos Contests...

    CharzX

    ResponderExcluir
  2. sinceramente, eu acho isso nada haver, só porque a misty capturo um corsola a serena não pode capturar

    ResponderExcluir
  3. Kalos chegou pra ser nostálgica (tanto nos jogos quanto no anime) é tantas as comparações que temos com Kanto que é até difícil listá-las. Só estou ansioso pra ver como as Mega-evoluções vão ser introduzidas na história de Ash e seus amigos /o/

    ResponderExcluir
  4. E eu pensando que o Ash ia usar o Fletchling pra procurar pelo Amaura, ele nem ao menos lembrou do bichinho. E falando em lema da Equipe Rocket, eu nem tinha notado que ele ainda é o mesmo de Unova. Sobre o episódio, achei ele muito parado, na verdade, sendo que a única coisa interessante foi que aconteceu uma coisa muita rara no anime: um Pokémon correndo risco de vida, mas de verdade!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Eu achei que essa foi a primeira vez que Pokémon XY apelou pra "fofura", e deu certo, o episódio teve de tudo um pouco, coisa que já não se via há muito tempo. Agora, só fui eu que percebi que as cenas deles pedindo abraços ao dinossaurinho são as mesmas no início e no fim do episódio, porém invertidas? A cena de Ash atirando bolas de neve nele e correndo com a turma depois também. Isso me incomodou um pouco, eles nem se preocuparam em disfarçar. Fora isso, tudo ótimo!

    ResponderExcluir
  6. sei lá acho que a serena e a bonnie deviam participar mais,sei que a bonnie ainda é criança e tals mas o dedenne é mais dela do que do irmão pq a unica coisa que ele fez foi emprestar a pokebola,mas acho que isso vai mudar pq pelo que parece nos proximos eps a serena captura um swirlix e a bonnie um flabébé

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال