XnálYse: Kangaskhan

Oi, moçxs! Tudo bom? Hoje foi o último dia do Turismo em Kalos, mas logo teremos novidades no quadro e a chegada de um novo redator na PBN para assumir. Mas como sabem, quinta tem muito mais que apenas Turismo Pokémon. Também é dia de XnálYses comigo! Na segunda, o Drago fez uma ótima análise sobre Salamence e agora é minha vez de falar um pouco, atendendo a alguns pedidos, sobre Kangaskhan e Mega Kangaskhan. Antes de começarmos, que tal esclarecermos um pouco sobre a XnálYse de hoje? Bom, eu trouxe 5 sets para hoje. O caso é que esses não são os únicos sets possíveis e não vão funcionar em todas as estratégias de time. Quero muito que comentem deixando mais sets; é ótimo quando informações são adicionadas por vocês! Chega de enrolação e vambora!



Kangaskhan


Tipo: Normal

Base de stats:
HP – 105
Ataque – 95
Defesa – 80
Ataque especial – 40
Defesa especial – 80
Velocidade – 90
Total: 490

Overview:
Kangaskhan, o Pokémon Materno, é uma das peças mais importantes no metagame atual. Sua característica mais marcante e importante é a relação entre mãe e filhote. A mãe Kangaskhan mantém o filho protegido em sua bolsa durante 3 anos e ele só sai dali em poucas ocasiões. Kangaskhan protege tanto o filho que é capaz de se tornar extremamente ameaçador caso alguém provoque o bem-estar deles. Por isso, ela é dona de bases de stats sólidas. As bases não são exatamente altas, mas são muito bem equilibradas.

"Você quer? Você, você, você quer?" - (Prestem atenção nos olhos dos filhotes)

Habilidades:
- Scrappy (normal): golpes do tipo normal e lutador afetam fantasmas.
- Early Bird (normal): o Pokémon acorda mais rapidamente do sono. 
- Inner Focus (oculta): o Pokémon está protegido de recuar (flinch).

Prós:
- Equilíbrio de stats;
- Tem acesso à megaevolução;
- Golpes de prioridade importantes: Fake Out e Sucker Punch;
- Uma única desvantagem e uma imunidade;
- É um canguru :3

Contras:
- Lenta em comparação a Pokémon comuns no metagame;
- Seus golpes de prioridade são muito instáveis;
-  A previsibilidade é um problema, já que golpes como Return  e Crunch são típicos.

Mamma mia, here I go again
- Power-Up Punch
- Return / Crush Claw / Dizzy Punch
- Outrage
- Sucker Punch
Item: Lum Berry
Habilidade: Scrappy
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / X / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant / Jolly
Como já mencionado, Kangaskhan é um Pokémon bastante estável e que protege fortemente seu filhote. Para protegê-lo, ela não hesitará em atacar com muito poder o seu adversário. E que tal levarmos esse conceito a fundo? Basicamente, o set começa com Power-Up Punch e segue em torno dele. Esse movimento pode parecer fraco, mas é capaz de aumentar o ataque toda vez que for usado. Agora, imaginem a sequência de golpes que Kangaskhan pode trabalhar com um impulso de ataque. Primeiramente, seus STABs mais interessantes aqui são Return, Crush Claw e Dizzy Punch. Return aumenta de poder de acordo com a base de amizade/felicidade do Pokémon. A segunda opção é Crush Claw, que tem 50% de reduzir a defesa do adversário (aumento de ataque por Power-Up Punch + redução de defesa com Crush Claw). O último é Dizzy Punch e que possui o bônus de poder confundir o adversário. Outrage é seu terceiro golpe. Como efeito contrário, ele pode deixar Kangaskhan confusa. Isso é eliminado através da Lum Berry (somente uma vez). O último slot é para Sucker Punch e sua prioridade. Deve ser dada atenção redobrada a Sucker Punch, já que ele depende de um golpe adversário para funcionar (só funciona se o oponente atacar Kangaskhan). Por conta dessa instabilidade, a habilidade Scrappy é útil para lidar com fantasmas baseados em movimentos de status, como Jellicent, Mega Banette e Cofagrigus.

She’s a Killer Queen
- Substitute
- Rest / Swagger
- Sucker Punch / Crunch
- Return / Dizzy Punch / Focus Punch
Item: Lum Berry / Leftovers
Habilidade: Scrappy / Early Bird
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / X / 31
EVs: 252 HP, 104 ATK, 76 DEF, 76 SP DEF
Nature: Adamant / Impish / Careful
A ideia de um Kangaskhan equilibrado não me sai da cabeça. Por isso, que tal um set onde os EVs estejam distribuídos em quase todos os seus stats? Kangaskhan se torna, realmente, uma rainha assassina assim. O set consiste, basicamente, em se esconder atrás de um Substitute. Para quebrar a substituição dela, é necessário um grande poder, já que Kangaskhan possui uma base defensiva muito sólida com a distribuição de EVs. Enquanto o adversário tenta romper a barreira, é possível atacar de todos os lados. Aqui, encontramos duas possibilidades: combinar Rest + Lum Berry para que Kangaskhan dure mais tempo em batalha, ou Swagger + Leftovers para uma recuperação gradual e com efeito sobre o adversário. Seu primeiro golpe também é uma dualidade. Sucker Punch é o tradicional instável e que peca diante de Pokémon baseados em táticas stall. Crunch é firme em seu dano e mais certeiro contra todos os tipos oponentes. O último golpe baseia-se no que foi dito no set anterior. Dessa vez, temos Return e sua base de amizade, Dizzy Punch e as chances de confusão, mas também contamos com Focus Punch. A construção Substitute + Focus  Punch é extremamente conhecida por todos, o que faz com que seja menos eficaz. O caso é que ela ainda tem capacidade de ser usada.

Let’s have a kiki
- Facade
- Rock Slide / Fling
- Shadow Claw / Brick Break
- Earthquake
Item: Toxic Orb
Habilidade: Scrappy
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / X / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Jolly
Como devem ter notado, esse é um set alternativo ao que se vê nas competições, ou seja, menos viral e menos comum. A ideia dele é facilmente percebida, mas ainda pode ser bem trabalhado dentro de um  time. A primeira combinação é Facade + Toxic Orb. Quando um Pokémon sofre com algum problema de status (no caso, envenenamento), Facade terá seu poder dobrado (140 de poder e STAB). Assim que o efeito da Toxic Orb for aproveitado, não existe motivo para continuar com ela. Então, existe a possibilidade de lançá-la com o auxílio de Fling e causar grande envenenamento ao oponente. Fling só funciona se o usuário segurar um item. Então, pode ser mais estável ter Rock Slide. Esse movimento pode fazer o adversário recuar (flinch). Para que o flinch possa, possivelmente, ser ativado, Kangaskhan deve atacar primeiro (encaixe com a nature Jolly). O terceiro slot é preenchido com Shadow Claw (maior probabilidade golpes críticos) ou Brick Break (ignora movimentos de tela). Por fim, é válido um golpe de poder muito grande, que tenha precisão e sem efeitos colaterais: Earthquake.


Checks, counters e considerações finais 
-  Os melhores apoios para Kangaskhan são os Pokémon que atrapalham inicialmente o time adversário. Alguns podem oferecer boa cobertura a ele, como Gourgeist e Claydol.  É importante ter na equipe algum integrante que suporte golpes aos quais Kangaskhan tem problemas. Chandelure pode ser válido aqui para lidar bem contra tentativas de WoW.

- O cuidado deve ser redobrado diante de Pokémon que são baseados em uma estratégia stall  (atenção para Trevenant  e Klefki  aqui). Outro ponto a ser pensado é quanto àqueles que conseguem resistir bem à maioria dos golpes de Kangaskhan e  promovem  um counter pesado, como Lucario, Dusknoir e Hippowdon.

-  Kangaskhan é um Pokémon  que entra em campo para completar o serviço feito por parceiros de equipe. Ela é muito poderosa e é capaz de finalizar a maior parte de um time adversário.  Com uma boa base de HP, consegue lidar bem com grande parte dos oponentes.

Mega Kangaskhan

Tipo: Normal

Base de stats:
HP – 105
Ataque – 125 
Defesa – 100
Ataque especial – 60
Defesa especial – 100
Velocidade – 100
Total: 590

Overview:
Mega Kangaskhan é a nova sensação dentro do metagame. Rapidamente, tornou-se o maior viral dentre as megaevoluções. Em sua nova forma, ela permanece esteticamente igual. A grande diferença está relacionada à saída do filhote da bolsa, além de parecer mais “adolescente”. Mega Kangaskhan tem um aumento razoável dentre seus stats. O destaque aqui vai para 30 pontos a mais de ataque e 20 em cada uma das defesas. O equilíbrio que foi tão mencionado até aqui continua na mega forma. Agora, todos os stats importantes são iguais ou maiores que 100  (altos). Por conta disso, Mega Kangaskhan é uma pedra no sapato de todos os treinadores e isso lhe rende o posto de Uber.

"Calma, migs, eu te entendo. Logo cê sai daí"

Habilidade:
-  Parental Bond: mãe e filhote atacam (o golpe do filhote tem 50% do poder da mãe).

Prós:
- Estabilidade para megaevoluir;
-  Habilidade extremamente útil, fazendo com que o golpe atinja o adversário duas vezes;
- Golpes de prioridade ainda mais poderosos;
- Finalmente o filhote largou a vida fácil.

Contras:
- Mesma previsibilidade de sua forma normal;
- Golpes de prioridade instáveis;
- Perde a habilidade Scrappy;
- Não pode ter outros itens além da mega stone.

Rala, sua mandada!
- Fake Out
- Sucker Punch
- Earthquake
- Dizzy Punch / Return
Item: Kangaskhanite
Habilidade: Parental Bond
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / X / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant / Jolly
Esse é o mesmo set que uso na minha  Kangaskhan, escolhendo a  opção  de Dizzy Punch.  Com essa escolha de movimentos, é mandar um  “rala, sua mandada!”  pros adversários. Fake Out tem seus prós e contras: ele recebe STAB, mas só funciona quando Kangaskhan entrar em batalha. Essa instabilidade é uma das estratégias para romper e countear Mega Mawile (apesar de pouco eficaz, vai causar dano se usado algumas vezes). O segundo golpe é Sucker Punch, que, como já explicado, só funciona se o adversário atacar Mega Kangaskhan.  Por esse motivo, é complicado usá-lo contra Pokémon que vêm para a batalha causar dano gradual (muitos fantasmas se encaixam aqui). Earthquake é o tipo do golpe que vem para quebrar tudo em uma batalha. Ele é uma opção para lidar com Pokémon que não são facilmente derrubados. Como Kangaskhan perde Scrappy, Earthquake é a opção para lidar com quase todos os Pokémon (cuidado com  Mismagius aqui). O último golpe pode variar entre Dizzy Punch (confusão) e Return (base de felicidade), típicos STABs de Kangaskhan.

Eu mandei vocês aplaudirem!
- Substitute
- Power-Up Punch
- Crunch
- Stomp / Crush Claw / Dizzy Punch / Return
Item: Kangaskhanite
Habilidade: Parental Bond
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / X / 31 
EVs: 252 ATK, 200 SPD, 56 HP
Nature: Adamant / Jolly
Aproveitando-se da boa base defensiva de Mega Kangaskhan, é o momento de investirmos numa estratégia em torno de Substitute. Quando ele colocar um substituto em batalha, demorará a ser rompido. Enquanto isso, esconda-seatacando o máximo que puder. O primeiro golpe é Power-Up Punch, que possui um baixo poder, mas aumenta o ataque em 1 estágio toda vez que for usado. Essa brecha aberta de aumentar a base de ataque físico é suficiente para começar os outros ataques. Crunch é a primeira opção. Ao contrário de Sucker Punch, ele tem mais possibilidade de funcionar e pode reduzir a defesa do adversário. O último golpe é um STAB básico de Kangaskhan. A grande novidade aqui é Stomp, que pode provocar recuo (flinch). Como Mega Kangaskhan possui uma velocidade sólida diante de uma série de adversários, Stomp é válido. Os outros todos já foram mencionados anteriormente (muitas vezes, por sinal).


Checks, counters e considerações finais:
-  Mega Kangaskhan trabalha em times idênticos  aos de Kangaskhan. Deve ser oferecida cobertura a ele e garantia de que entrará em campo só para finalizar o serviço.

- Pokémon munidos de Destiny Bond e mais rápidos que Mega Kangaskhan podem levá-lo ao chão rapidamente: Gengar, Mega Gengar e Froslass. Durante o texto, citei Mismagius também como uma ameaça, já que possui habilidade Levitate e pode ser construído em torno de movimentos de status. Mega Lucario e  Mega Mawile podem conseguir derrubar Mega Kangaskhan também.

- Kangaskhan em sua forma mega só merece que eu diga uma coisa: obrigadodenada por existir. Muita gente, apesar de conhecer os counters pra ela, treme quando vê um em batalha.

Queria fazer um desabafo com vocês antes de encerrar: era pra um dos sets chamar "Um beijão para o meu bonde, um beijo pras travestis", mas tem um pessoal fã de Pokémon que anda sendo muito preconceituoso e intolerante. Moçxs, não sejam machistas, homofóbicos e transfóbicos! Para todo lado que olharem, vão encontrar Pokémon e Pokémonas. A série não aborda relações de gênero, identidade sexual (não explicitamente mais), porém os fãs são dos grupos mais diferentes possíveis. Conheço fãs de diferentes sexos, diferentes identidades sexuais (eu, por exemplo, e uma grande quantidade de amigos meus, todos gays ou bissexuais), crenças e descrenças, origens, etc. Enfim... Então, o que acharam da XnálYse do Kangaskhan? Não esqueçam de deixar comentários avaliando e opinando. Ah, também falem quais Pokémon vocês querem que seja analisado na próxima semana. Até logo! ^^

17 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Onde vejo as outras análises?? O site está dificil de encontrar as matérias :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Atrações" > "Pokémon XnálYse" > existem dois quadros com todas feitas até agora. Todas as matérias dos redatores sempre estarão na guia "Atrações".

      Excluir
  2. Muito bom, por favor analise Weavile!

    ResponderExcluir
  3. obg por fazer agora um do gastrodon?'-'

    ResponderExcluir
  4. ele a um canguru :3,finalmente o filhote largou a vida facil kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Amei a Análise. Muito boa.
    Espero que as próximas sejam assim: cheias de opções!!! Dessa maneira é mais fácil achar um moveset que melhor se encaixa no time. Ainda lembro da análise do Charizard: Apenas um moveset, apenas 1 e 1 pra cada Mega. Lamentável.
    Mas de qualquer maneira fico feliz que isso esteja mudando s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sets reduzidos (1 ou 2 por Pokémon) eram em função do Drago propor algo mais certeiro. Alguns sets podem ser aventuras :P . Mas muito obrigado por ler! ^^

      Excluir
  6. XnálYse do ratata!!!! heuheuhue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rattata (nível 1) - Endeavor / Quick Attack / - / -
      Item: Focus Sash
      Análise feita. xD

      Excluir
    2. ahuahuahau!!!! boa Will, booooaaaa!!!

      Excluir
  7. Análise completíssima!


    Parabéns, Will! Fantástico!

    ResponderExcluir
  8. XnálYse do Hydreigon .

    ResponderExcluir
  9. Finalmente um Pokemon que eu conheco ><

    ResponderExcluir
  10. uso com mega kangakhan mega punch,outrage,fire blast e power-up-punch

    ResponderExcluir
  11. gente, no set sem mega, ninguém pensou em um set assault vest???????

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال