Turismo Pokémon: Victory Road, Pokémon League, rota 22 (Détourner Way), Chamber of Emptiness e Kiloude City

Bem-vindos ao último Turismo em Kalos, pessoal! Primeiramente, tudo bom com vocês? Agora sim, vamos ao que nos interessa. Devem se lembrar que abrimos vagas para um novo redator da PBN e que assumiria o Turismo (sob minha supervisão no início). Bom, recebi muitos e-mails realmente interessantes e, se pudesse, todos seriam parte da equipe da Blast. Para que tenham noção, fiquei tão satisfeito com as inscrições que não consegui escolher um novo turista. E o que fazer nessa situação? Escolhi dois que me deixaram mais satisfeito e levei isso para o Danilo (administrador). A ideia era que fosse escolhido um dos dois, mas o Danilo propôs algo muito melhor: os dois permanecerão na equipe da PBN! A forma como isso acontecerá é fazer com que ambos se intercalem no Turismo. Enquanto um faz Kanto, o outro nos ajudará de outras maneiras nos menus do site. Assim que acabar Kanto, o que estava nos menus passa para fazer Johto e o outro vai para os menus. Essa ajuda nos menus é algo que o site precisa no momento, então cai bem dois novos membros. Perceberam que enrolei muito e ainda não disse quem são. Os dois novos redatores da PBN são o Lucas Gomes (Lee) e o Tiago Herrmann. Sejam bem-vindos à equipe, meninos!

E que tal finalmente falarmos de Pokémon? Hoje é quinta, dia de ansiedade pra chegar logo sexta e dia, também, de Turismo Pokémon em Kalos (e, claro, XnálYse mais tarde comigo)! Os lugares que visitaremos hoje não são sequência nos jogos, mas são os restantes de Kalos. Vamos lá?



Victory Road


Essa já é uma velha conhecida de todos nós que jogamos Pokémon em qualquer geração na série principal. A Victory Road, ou Caverna / Caminho da Vitória, é, tendenciosamente, a última das cavernas em todos os continentes. Ela recebe esse nome por conduzir, sempre, à Liga Pokémon. Por ser o último desafio, a Victory Road é construída como uma espécie de labirinto. Todas as Victory Roads são caminhos entrecruzados e com puzzles para confundir o treinador.

A Victory Road de Kalos não é tão diferente das demais. Ela é mais simples e com espaços externos mais abertos e livres de tantos desafios. A caverna poder ser dividida, basicamente, em duas áreas: interna e externa. A interna consiste na caverna em si; enquanto a externa são os campos abertos e as ruínas.

Inicialmente, existe um portão de entrada maior que qualquer outro de Kalos. Esse portão comunica as rotas 21, 22 e Victory Road. A saída norte dele é um corredor onde são vistas construções semelhantes a paredes. Em cada uma dessas paredes, podemos ver uma das 8 insígnias conquistadas ao longo da jornada. Todas elas brilham na cor correspondente ao tipo do ginásio.


Uma das primeiras áreas externas é a entrada para a Victory Road. ela é formada por um espaço aberto gramado e com escadas que levam para a primeira caverna (entende-se que a Victory Road e Pokémon League estão localizadas em um lugar muito alto de Kalos, devido ao grande número de escadas). Um dos objetos mais curiosos daqui é uma espécie de torre em ruínas na sua porção sudeste.


A parte interna da Victory Road de Kalos é diferente do que se imagina, já que não é composta por andares como as anteriores, mas por cavernas menores. Ao todo, são quatro cavernas menores que se comunicam e formam um grande espaço rochoso. O chão e as paredes são formados por rochas e terra muito escuras. Constantemente, encontramos rampas e que permitem o acesso a andares diferentes dentro de uma única caverna. Também existem lagos não muito grandes. Uma das grandes características daqui é a presença de rochas para saltar (um quebra-cabeça) e que permite o acesso a uma determinada área.


Todas as partes externas da Victory Road são como sua entrada: lugares gramados e com algumas árvores. Encontramos uma quantidade considerável de águas correndo pelo lado de fora, com rios e cachoeiras. Novamente, também estão presentes as ruínas. É importante lembrarmos que Kalos sempre viveu momentos de tensão em guerras há muito tempo atrás. Essas ruínas podem ser muros e torres de proteção. A necessidade da proteção é um dos fatos mais intrigantes. Grandes muros como esses são construídos, geralmente, em torno de castelos ou lugares que guardam uma profunda riqueza. A Pokémon League pode ter sido uma importante fonte de riqueza e conhecimento nos tempos antigos para a região de Kalos.


Próximo a algumas ruínas, está uma das últimas mega stones dos jogos: Garchompite. Com ela, podemos evoluir Garchomp em Mega Garchomp em batalha. Essa pedra só pode ser encontrada no pós-jogo.


Pokémon obtidos:
Andando
- Haunter XY
- Graveler XY
- Lickitung XY
- Gurdurr XY
- Druddigon XY
- Zweilous XY

Hordas
- Geodude XY
- Graveler XY
- Floatzel XY
- Lickitung XY

Esmagando rochas
- Graveler XY
- Shuckle XY

Caindo do teto
- Graveler XY
- Ariados XY
- Noibat XY

Caindo do céu
- Fearow XY
- Skarmory XY
- Hydreigon XY

Surfando
- Lombre XY
- Poliwhirl XY
- Floatzel XY

Pescando
- Poliwag (old rod) XY
- Poliwhirl (good rod / super rod) XY
- Basculin (good rod / super rod) XY
- Poliwrath (super rod) XY

Pokémon League


A Pokémon League é um dos últimos passos para se tornar um mestre Pokémon nos jogos. Dentro dela, estão os treinadores mais poderosos do continente e vencê-los faz de você o novo campeão da Liga. Em Kalos, não é diferente. A Liga é formada por 4 membros de elite e 1 campeã. É necessário passar por todos eles e alcançar o Corredor da Fama (Hall of Fame).


A Liga Pokémon de Kalos está localizada dentro de uma construção parecida com uma igreja. A influência de histórias medievais europeias é constante nos jogos, o que também interfere no último dos prédios. A Pokémon League possui traços de arte gótica, neoclássica, romântica e bizantina. Também podem ser encontradas referências a outras formas de arte, mas menores. As mais importantes aqui são a bizantina e a gótica.

Sua construção é constituída de alguns elementos básicos. Existem duas grandes torres laterais e uma central. A torre central está localizada em cima de uma abóbada. Na parte da frente, existem três naves. Sobre cada uma dessas naves, existem torres pequenas (pináculos). Também é possível vermos naves laterais menores mais ao fundo e com seus respectivos pináculos. Uma série de arcobotantes comunicam as diferentes partes que compõem a Liga. Dois grandes arcos estão colocados no chão logo na entrada. Uma das principais referências que encontramos aqui é a Catedral de Notre-Dame, porém existem traços de diferentes lugares.

Catedral de Notre-Dame (Paris)

A entrada para a Pokémon League é formada de dois corredores bastante altos e extensos. Ao longo deles, podemos ver quadros nas paredes. Assim que se chega ao final dos corredores, existem portões que conduzem a um salão central. Nesse salão, temos acesso às 4 câmaras dos membros da Elite. Cada uma das câmaras recebe um nome relacionado ao tipo do membro de elite, bem como possui características deles.


Não existe uma ordem específica para desafiar a Elite de Kalos. Os quatro membros estarão disponíveis para batalhas em qualquer sequência. Assim que se vence um, o personagem retorna ao salão central para avançar para outro. Quando os quatro são derrotados, uma plataforma conduz ao topo da Liga, onde está a campeã. Todos os desafios daqui são nos níveis mais altos da história da franquia. Os Pokémon variam do nível 63 ao 68.

Ironworks Chamber
- Elite: Wikstrom
- Especialidade: tipo metal
- Pokémon usados: Klefki, Scizor, Aegislash, Probopass (X & Y)


A primeira das câmaras é de Wikstrom. Ele parece ser um cavaleiro e é muito nobre. Em batalha, pede para o treinador ficar "em guarda". A câmara de Wikstrom é feita em tons escuros e frios. Ela parece ter grande parte composta de metal. O mais marcante é a presença de duas grandes espadas (parecidas com Honedge) que se encaixam e giram no chão. Ao fundo, existem duas flâmulas e alguns vitrais ao estilo gótico.


Blazing Chamber
- Elite: Malva
- Especialidade: tipo fogo
- Pokémon usados: Chandelure, Pyroar, Talonflame, Torkoal (X & Y)


A segunda câmara encontrada é a de Malva. Ela é uma jornalista e que transmite notícias pelo Holo Caster. Malva é membro da equipe Flare, apesar de nunca batalhar defendendo os vilões e não conhecermos seu posto na equipe. É possível encontrá-la no pós-jogo na cidade de Lumiose em uma das missões de Looker. Sua câmara possui tons fortes de laranja e vermelho. No chão, existem dois espaços que criam colunas de fogo quando o treinador entra. Malva está sempre sentada e parece não se empolgar com nada para levantar durante a batalha.


Dragonmark Chamber
- Elite: Drasna
- Especialidade: tipo dragão
- Pokémon usados: Noivern, Altaria, Dragalge, Druddigon (X & Y)


Na terceira câmara, encontramos Drasna. Ela é uma mulher muito tranquila, serena e amigável. Sua câmara possui um ar forte de misticismo, isso é marcante, também, nas roupas que Drasna usa. Ela veste uma grande quantidade de ossos. Segundo o Drasna afirma nos jogos, suas origens estão ligadas a Sinnoh e possui um vasto conhecimento sobre Dialga e Palkia. A câmara é composta por um grande dragão que abre as asas para o treinador. Nas bordas, existem dois incensos que soltam fumaça a todo instante.


Flood Chamber
- Elite: Siebold
- Especialidade: tipo água
- Pokémon usados: Clawitzer, Gyarados, Barbaracle, Starmie (X & Y) - Blastoise (anime)


O quarto membro da Elite é Siebold, encontrado na última câmara dos membros. Ele possui uma grande proximidade com as artes e culinária. No anime, ele possui um restaurante e é um chefe. Algumas informações também sugerem que seja um sommelier (especialista). Sua câmara é composta por duas correntes e engrenagens que giram em torno delas. Uma grande quantidade de água é jogada por todos os lados e provoca uma espécie de chuva dentro do local.


Radiant Chamber
- Campeã: Diantha
- Especialidade: -
- Pokémon usados: Gourgeist, Hawlucha, Aurorus, Goodra, Tyrantrum, Gardevoir (X & Y)


A última e mais poderosa treinadora de Kalos é Diantha. Sua câmara não é como as outras anteriores, mas é muito maior e mais alta. Ela possui uma grande quantidade de luz e cores vibrantes. O chão parece um vitral floral, enquanto as paredes são em tons amarelados/dourados e com portões que possuem pokébolas desenhadas. Alguns tecidos (rendas) são presos ao teto e balançam a todo instante com o vento. Diantha é uma celebridade em Kalos. Ela é uma estrela de cinema (em Kalos, o cinema é feito no PR Video Studio de Lumiose). 

Rota 22: Détourner Way e Chamber of Emptiness


A rota 22, também conhecida como Détourner Way, conecta a cidade de Santalune, Victory Road, rota 21 e Chamber of Emptiness. Essa rota pode ser acessada logo no início dos jogos a partir de Santalune, mas é a última na numeração de Kalos.


Sua parte superior é formada por um caminho único de trilhas e alguns campos pequenos de grama. Assim como toda a área Central de Kalos, a rota 22 possui uma vegetação muito verde e forte visualmente. São encontradas muitas árvores também. Ao norte da rota, está uma trilha de corrida de Rhyhorn. É possível ver apenas um pequeno pedaço dela, mas podemos perceber as pegadas dos Pokémon.


A porção inferior da rota 22 só é possível de se acessar com Surf e Waterfall. Ela concentra alguns cursos d'água e que conduzem a uma área desconhecida ao sul. Dentro dos rios, estão muitas rochas. Pedras grandes também são encontradas na parte de grama entre os cursos de água. Demonstrando a vegetação forte aqui, um campo de flores pode ser acessado.

Através do rios, conseguimos chegar à Chamber of Emptiness. Essa é a menor das cavernas da região de Kalos e não possui características marcantes. O mais importante dela é que encontramos a Banettite, mega stone necessária para evoluir Banette em Mega Banette.


Pokémon obtidos:
Grama e flores
- Psyduck XY
- Dunsparce XY
- Farfetch'd XY
- Azurill (grama) XY
- Bidoof (grama) XY
- Riolu XY
- Bunnelby (grama) XY
- Litleo XY
- Azumarill (flores) XY
- Bibarel (flores) XY
- Diggersby (flores) XY

Surfando
- Psyduck XY
- Azumarill XY

Pescando
- Magikarp (old rod) XY
- Goldeen (good rod) XY
- Carvanha (good rod) XY
- Seaking (super rod) XY
- Gyarados (super rod) XY
- Sharpedo (super rod) XY

Kiloude City: "Uma gentil, doce e extraordinária cidade"


Kiloude é o último dos lugares a visitarmos no Turismo ao redor de Kalos. Essa cidade não possui comunicação através de rotas com as demais da região. Inicialmente, ela pode ser acessada através do trem da cidade de Lumiose. Assim que visitada pela primeira vez, é possível voar para cá diferentes vezes. Kiloude concentra muitos lugares importantes para os jogos: Battle Maison, Friend Safari, avaliador de IVs, batalha contra o rival.


Na parte sudoeste de Kiloude, encontramos a saída da estação de trem que conduz à Lumiose. O curioso é que Kiloude está situada ao sul de Vaniville, mas nenhuma linha ou estação de trem pode ser vista nas demais cidades que estão entre elas. A cidade possui um clima agradável e construções simples. Todo o chão é ladrilhado com blocos brancos e acinzentados. As construções são amarelas e com telhados vermelhos.


O Centro Pokémon pode ser visto ao sul. Dentro dele, um homem irá dizer como estão os IVs de seus Pokémon. Ele não diz claramente qual o valor de cada um, mas sempre relaciona os mais marcantes a uma frase. Aqueles que forem 31, serão mencionados como "can't be beat!". Ao norte de Kiloude, fica um pequeno lago. Próximo dele, o rival nos jogos fará batalhas diárias. No primeiro encontro com ele/ela aqui, o personagem receberá a Absolite (última mega stone dos jogos), responsável por evoluir Absol em Mega Absol.


Locais importantes:
Battle Maison
No meio da cidade, existe a Battle Maison. Esse lugar é semelhante à Battle Tower (Johto/Sinnoh) e ao Battle Subway de Unova. O jogador pode enfrentar desafios sequenciais e conquistar BP (battle points). Os desafios consistem em uma sequência de batalhas em 5 diferentes formatos: single, double, triple, rotation, multi.
- Singles: 3 Pokémon para cada um dos lados e as batalhas consistem em 1 X 1;
- Double: 4 Pokémon para cada um dos lados e as batalhas consistem em 2 X 2;
- Triple: 6 Pokémon para cada um dos lados e as batalhas consistem em 3 X 3;
- Rotation: 4 Pokémon para cada um dos lados e as batalhas são giratórias;
- Multi: batalhas em dupla com um NPC do jogo ou um amigo através do infravermelho. São usados 2 Pokémon por cada treinador.

A vitória em uma determinada quantidade de batalhas permitirá enfrentar uma das Battle Chatelaines (equivalentes aos cérebros da fronteira e chefes do metrô). Existe uma Chatelaine para cada um dos 4 primeiros modos de batalha: Nita (single), Evelyn (double), Dana (triple), Morgan (rotation). Para o caso de batalhas multi, o desafio é contra Evelyn e Dana.


À medida que os BP são conquistados, o jogador poderá trocar por itens. Os itens são encontrados em caixas na entrada da Battle Maison e variam de TMs a itens evolutivos.

Friend Safari
O Friend Safari é a nova zona de safári dentro dos jogos. Ao contrário de regiões anteriores, os Pokémon que aparecem aqui não são fixos. O FS considera os códigos de amigo registrados no 3DS e gera diferentes campos de safári dentro dos jogos. Cada amigo no 3DS possui um tipo Pokémon e 3 espécies desse tipo. Elas poderão ser capturadas com pokébolas do jogador (não existem mais as bolas safári) ou derrotadas. Um tutorial explicativo sobre o Friend Safari pode ser encontrado aqui na PBN acessando a guia "Atrações" > "Tutorial Gamer" > "Friend Safari".



Pessoal, chegamos ao fim de Kalos. Após 15 matérias de Turismo oficiais e 1 bônus, a região acaba aqui. Quando eu cheguei à PBN, fiquei responsável por fazer resumos dos filmes. Logo que acabei essa parte, recebi a proposta do Danilo de entrar com um quadro fixo (Turismo em Kalos). Quando ele me propôs isso, fiquei muito feliz e muito receoso. Eu tinha algum receio de não dar conta de atender às necessidades de vocês enquanto leitores e de não trazer informações suficientes. As 3 primeiras matérias tem isso fortemente marcado, já que eu não tinha ideia do que escrever ou fazer. A partir do Turismo em Santalune, tomei uma decisão: as informações técnicas existiriam, mas o quadro passaria a ter minha cara. Fiz isso com o que mais conheço; busquei comparações com geografia, artes, história, li muitos textos, criei pontes entre coisas que ninguém pensava (rota 20 e Tolkien, Revolução Francesa e Camphrier, protetores da Yggdrasil e patrulheiros no ginásio de Coumarine, Pokémon League e vitrais góticos). Com o tempo, o quadro se consolidou e ganhou leitores fiéis e que sempre comentam ou curtem. De agora em diante, passo a bola para dois novos redatores e espero que tenham muita sorte aqui. A todos que sempre leram e fizeram o quadro crescer, muito obrigado! Espero que me acompanhem no Top 10!, XnálYses e Liga da PBN. Bom, gente, até mais mais tarde!

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Queria saber se vão postar os antigos turismos das outras regiões ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Turismos das antigas regiões serão feitos pelos novos redatores.

      Excluir
  2. Sem dúvidas o melhor turismo na minha opinião, cheio de detalhes, conparações e informações que nunca pensei que veria! Pena que é o último...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Espero que continue acompanhando os meus outros quadros e o Turismo nas mãos do Lucas e Tiago. ^^

      Excluir
  3. vocês da pbn podiam sortear um 3ds e um jogo ae...

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA obrigado a toda a Equipe! Espero favor um bom trabalho!

    ResponderExcluir
  5. o turismo em kalos acabou POR QUEEE

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال