Turismo Pokémon: rota 19 (Grande Valleé Way), Snowbelle City, rota 20 (Winding Woods), Pokémon Village, rota 21 (Dernière Way)


Olá, pessoal! Como estão? Devem estar se lembrando que hoje é dia do penúltimo Turismo Pokémon em Kalos. Essa semana, conversei com os administradores da PBN (Lucas e Danilo) e ficou acertado o destino que o quadro vai tomar. Eu decidi focar em outros projetos dentro do site, ou seja, vou deixar o quadro. Mas e o que vai acontecer? O Danilo e eu decidimos abrir uma vaga na PBN para um novo redator. Esse novo redator chegará aqui com destino fixo: dará continuidade ao Turismo. Para que possam tentar a vaga, entrem AQUI e leiam como fazer. Inicialmente, eu não deixarei o quadro de vez. Eu vou supervisionar o novo redator e dar dicas de como continuar. Os textos todos serão dele, mas com uma conferida minha até estar pronto para dar sequência sozinho. Quanto a mim, continuarei com o Top 10!, participando da PBL e com esse projeto, que é voltado para o competitivo. Chega de enrolação e vamos ao Turismo de hoje! Na semana passada, deixei uma rota pendente e decidi incorporá-la aqui. Então, é dia de conhecermos as rotas 19, 20, 21, cidade de Snowbelle e Pokémon Village. Vambora!

Rota 19: Grande Valleé Way


Começamos o Turismo de hoje saindo pelo sul da cidade de Couriway, onde finalmente alcançamos a rota 19. Ela é conhecida como Grande Valleé Way. Essa é uma das maiores rotas de todo o continente de Kalos. Pode não ser a mais extensa, mas é a mais larga e que tem maior altura. A Grande Valleé Way serve para conectar as cidades de Couriway e Snowbelle, além de ser uma espécie de continuação da rota 18 (nota-se, principalmente, pelo nome).


A rota começa com duas possibilidades de passagem, uma seguindo diretamente pelo sul e outra descendo as escadas do lado oeste. Vamos começar analisando a passagem pelo sul.

Toda a porção sul da rota é coberta por trilhas de cimento. São encontrados diversos spots de flores roxas aqui. A área montanhosa de Kalos é curiosamente fértil, mesmo sendo extremamente rochosa e fria. Essa parte da Grande Valleé Way é muito mais elevada que a saída pelo lado oeste. 

À primeira vista, o que mais marca a rota 19 é a presença de um pequeno lago de lama. Ele possui uma grande quantidade de pedras em cima e que podem ser puladas. Elas formam um quebra-cabeça. Esse mesmo tipo de lago pode ser visto, também, na rota 8, próximo à cidade de Ambrette. Perto do lago, existe uma ponte de madeira que conecta dois lados da porção sul da rota. Esses dois lados são separados por um "abismo" como o da rota 18. As duas partes são grandes paredes de rocha extremamente altas e existe uma depressão entre elas. É nessa ponte onde o personagem recebe o último desafio contra alguns de seus rivais (Tierno, Trevor e Shauna).


A depressão entre as partes mais altas da rota pode ser acessada através da saída pelo lado oeste mencionada anteriormente. Existe uma série de escadas logo no início da rota 19 e que permite acessarmos a parte mais baixa dela. Logo que descemos as escadas, deparamo-nos com uma espécie de poça gigante de água. Essa poça, na verdade, é dividida em duas partes: uma é de água mais clara e que deve ser surfada; outra de água escura e aparentemente suja e lamacenta. Essa poça d'água é igual às presentes na rota 14.

No meio de tanta água e lama, conseguimos encontrar tocos de árvores cortadas. Existem também muitas pedras aqui. Essa parte tem um relevo muito irregular e que só consegue ser acessado através de escadas. Em uma das escadas, subimos a uma parte de altura média e com flores amarelas. Do lado dela, uma pequena ponte conecta a outro local.


Basicamente, conseguimos destacar na rota 19 a umidade, a diferença de relevo e a quantidade de vegetação. A Grande Valleé Way é dona de muitas árvores, flores e grama. Seu relevo é constantemente modificado, contendo desde pontos muito altos, até depressões profundas. Quanto ao clima, parece ser úmido e chove constantemente aqui.

Pokémon obtidos:
Flores
- Weepinbell XY
- Haunter XY
- Quagsire XY
- Drapion XY
- Carnivine XY
- Karrablast XY
- Shelmet XY
- Sliggoo XY

Hordas
- Weepinbell XY
- Gligar XY
- Arbok XY

Poças
- Haunter XY
- Quagsire XY
- Carnivine XY
- Shelmet XY
- Karrablast XY
- Stunfisk XY
- Sliggoo XY

Surfando
- Quagsire XY
- Stunfisk XY
- Sliggoo XY

Pescando
- Poliwag (old rod) XY
- Poliwhirl (good rod / super rod) XY
- Barboach (good rod) XY
- Politoed (super rod) XY
- Whiscash (super rod) XY

Snowbelle City: "A cidade do inverno eterno"


Tenho um carinho muito especial pela cidade de Snowbelle. Aqui, existe a música tema mais bonita dos jogos X & Y. A cidade é conectada pelas rotas 19, 20 e 21. Como sugerido por seu lema, aqui é um lugar muito frio e parece ser inverno todos os dias. O fato é evidenciado pela neve que cobre Snowbelle. Isso é semelhante à rota 17. A cidade foi baseada em Grenoble, na França.


Snowbelle parece ter sido construída sobre uma cratera no chão. Suas partes externas são mais altas que o centro. Mas ao mesmo tempo, ela é mais alta. Todas as bordas da cidade são congeladas, possuem um aspecto de gelo bem liso. A cidade também possui muitas escadas e pontes, como a rota 19. Todas as suas casas parecem tradicionais e construídas em madeira.

A cidade de Snowbelle se parece muito com as da região central de Kalos. Ela tem um ar tradicionalista e fortemente cultural. Alguns traços das construções e dos objetos nas ruas também são os mesmos. Ao longo de Snowbelle, encontramos alguns bancos e postes de luz metálicos (os mesmos de sempre). O diferencial aqui está relacionado às pontes. A cidade tem inconsistências no relevo e usa as pontes para conectar diferentes partes. Escadas também são utilizadas para isso.


Por ser um lugar frio e de inverno constante, alguns Abomasnow vivem em Snowbelle. Eles podem ser encontrados livremente na frente das construções. Entretanto, não podem ser capturados. Também são encontradas árvores parecidas com pinheiros ao redor da cidade. As duas coisas mais importantes e diferentes de Snowbelle são seu ginásio e um tutor de movimentos, que irá ensinar Blast Burn, Hydro Cannon e Frenzy Plant para um inicial.


Também é possível obter a Gracidea Flower em Snowbelle. Essa flor é responsável por modificar as formas de Shaymin (Land para Sky). Ela só será obtida se o treinador possuir um Shaymin na equipe. Um outro tutor de movimentos ensinará Relic Song para Meloetta e Secret Sword para Keldeo.

Demografia: Snowbelle possui 39 habitantes, um número alto para o grande frio daqui.

Pokémon obtidos:
Troca
- Bisharp (trocado por Jigglypuff) XY

Locais importantes:
Ginásio de Snowbelle
- Líder: Wulfric
- Especialidade: tipo gelo
- Pokémon usados: Abomasnow, Cryogonal e Avalugg (X & Y)
- Insígnia: Iceberg


O ginásio de Snowbelle foi o que mais me causou dificuldades na jornada por Kalos. Seu puzzle quase me matou. Não sei o porquê, mas fiquei completamente perdido numa coisa que fui pensar e era meio "boba". O ginásio tem sua parte externa parecida com muitos outros. É uma construção dourada com o teto azul. Em cima e na frente, existem estátuas do símbolo da Liga Pokémon.


Assim que entramos, vemos que o ginásio é um grande cubo mágico. Ele é formado por plataformas quadradas e que giram de acordo com botões acionados. O desafio consiste em conectar as plataformas de forma a chegar até Wulfric. Cada vez que são giradas, assumem uma forma diferente e se conectam de maneira diferente com as outras.


Wulfric, seu líder, tem uma comunicação muito forte com os Pokémon. Inicialmente, ele está na Pokémon Village e não no ginásio. De acordo com informações dentro dos jogos, ele é um grande fã dos filmes do Brycen-Man, a ponto de chorar no último filme. Rumores dizem que ele guarda uma foto de Brycen debaixo do casaco (para quem não lembra, Brycen era líder de ginásio em Icirrus no jogos Black & White, mas se tornou ator em Black 2 & White 2).

Rota 20: Winding Woods

Quando eu dei início ao Turismo em Kalos, fiz um painel explicativo sobre a região (vocês podem encontrar todas as matérias do quadro acessando "Atrações" - "Turismo em Kalos" na parte superior do site). Nessa ocasião, mencionei que a região só contava com duas áreas de vegetação densa. A primeira foi a floresta de Santalune. A segunda é a rota 20. Apesar de Kalos ter uma grande quantidade de árvores, flores, grama, as florestas são apenas essas duas.


A rota 20, também conhecida como Winding Woods, conecta a cidade de Snowbelle e a Pokémon Village. Seu nome significa "Bosque Giratório" ou "Bosque Espiral". Isso é explicado pelo fato de a rota ser cheia de passagens e que não levam a lugar nenhum. Sua maior característica é que, quando se entra em alguns lugares, voltará a outros anteriores. As partes não se conectam e levam ao início várias vezes. Para jogadores mais distraídos, isso pode ser a pior coisa e fará com que fiquem perdidos.

A Winding Woods é de fato um bosque. Sua vegetação é completamente fechada e é composta apenas de clareiras. Ao longo das clareiras, existem campos de grama e flores, mas tudo muito escuro e fechado. O lugar parece nunca receber luz por conta das copas das árvores. Algumas vezes, podemos encontrar grandes árvores no centro das clareiras, árvores que parecem ser muito antigas. Logo no seu começo, vemos a Moss Rock. Essa rocha faz com que Eevee evolua em Leafeon.


De alguma forma, a rota 20 me faz pensar na Floresta das Trevas, da literatura de J. R. R. Tolkien. A Floresta das Trevas é fortemente mencionada em "O Hobbit". Tanto ela quanto a Winding Woods possuem características marcantes: escuras e sem ar por conta das árvores muito altas, uma única trilha correta, sair da trilha indica ficar perdido e, muitas vezes, não achar o caminho de volta. Vale lembrar que Pokémon X & Y tem uma boa relação com a mitologia nórdica e Tolkien costuma fazer referências constantes a essa mesma mitologia. Quem sabe Pokémon não pescou em Tolkien para criar alguns conceitos?

Floresta das Trevas - "O Hobbit: a Desolação de Smaug"

Pokémon obtidos:
Grama e flores
- Jigglypuff XY
- Noctowl XY
- Zoroark XY
- Gothorita XY
- Amoonguss XY
- Trevenant XY

Hordas
- Foongus XY
- Trevenant XY
- Trevenant (4) e Sudowoodo (1) XY

Pokémon Village e Unknown Dungeon

A Pokémon Village é a porção ao fim da rota 20. Ela nada mais é que um grande espaço aberto onde os Pokémon se refugiam dos humanos. Muitos dos Pokémon que moram aqui estão fugindo de maus tratos feitos por humanos. Isso faz com que a Pokémon Village seja escondida e secreta, o que pode ser pensado pela dificuldade de acesso à ela (rota 20).


Antes de desafiar o ginásio de Snowbelle, o personagem deve vir aqui para encontrar Wulfric. O líder vem aqui sempre para visitar e proteger os Pokémon. Como esses Pokémon não têm casa e, em muitos casos, foram abandonados por treinadores, a função de Wulfric é cuidar deles.

Ela consiste em um em enorme espaço com muitas flores amarelas e algumas roxas. O lugar tem seu centro totalmente coberto de flores amarelas. Alguns Pokémon, como Furfrou e Espurr, são encontrados correndo aqui. Também é possível vermos um Snorlax dormindo. Ainda existem algumas coisas jogadas, tal qual um pneu, e muitas latas de lixo. No lado esquerdo, existe um rio com uma cascata. Através desse rio, podemos chegar ao Unknown Dungeon.


O Unknown Dungeon é igual à caverna de Cerulean em Kanto. Ele é uma pequena caverna onde se pode encontrar Mewtwo. Como todos os Pokémon daqui, Mewtwo também sofreu muito com os humanos. Esse fato faz com que ele venha morar na Pokémon Village, escondido de qualquer pessoa. Juntamente com Mewtwo, estão disponíveis as mega stones Mewtwonite X e Mewtwonite Y, responsáveis por criar Mega Mewtwo X e Mega Mewtwo Y.



Pokémon obtidos:
Flores
- Jigglypuff XY
- Ditto XY
- Noctowl XY
- Gothorita XY
- Amoonguss XY
- Zoroark XY

Hordas
- Foongus XY
- Poliwag XY
- Lombre XY

Surfando
- Poliwhirl XY
- Lombre XY

Pescando
- Poliwag (old rod) XY
- Poliwhirl (good rod / super rod) XY
- Basculin (good rod / super rod) XY

Latas de lixo
- Garbodor XY
- Banette (apenas nas quintas) XY

Lendário
- Mewtwo XY

Rota 21: Dernière Way


A rota 21 é a penúltima das rotas de Kalos. Ela, que também é conhecida como Dernière Way, conecta a cidade de Snowbelle, rota 22 e Victory Road. Esse é um dos menores lugares e mais simples da região. A Dernière Way não é extensa e não tem muito a se ver.

Logo que entramos na rota, encontramos um rio que vem das proximidades de Snowbelle e avança para dentro da rota 20. Outro ponto importante é um pequeno lago existente na extremidade norte da rota. Do lado desse lago, podemos acessar a única casa daqui. Nela, existe um tutor de movimento e que ensina Draco Meteor.

A rota 21 possui uma grande quantidade de flores vermelhas e algumas roxas. A maior concentração e aparição de flores indica que estamos retornando à região central de Kalos. Também vemos muitas pedras grandes aqui e que só podem ser movidas com a ajuda de Strength.


Pokémon obtidos:
Flores
- Scyther XY
- Ursaring XY
- Spinda XY
- Altaria XY
- Floatzel XY

Hordas
- Spinda XY
- Swablu XY
- Scyther XY

Surfando
- Lombre XY
- Floatzel XY

Pescando
- Poliwag (old rod) XY
- Dratini (good rod) XY
- Poliwhirl (good rod / super rod) XY
- Basculin (good rod / super rod) XY
- Dragonair (super rod) XY

Bom, pessoal, por hoje é só isso do Turismo Pokémon. Na semana que vem, teremos o último Turismo em Kalos (chorando). Conheceremos a Victory Road, Pokémon League, rota 22, Chamber of Emptiness e cidade de Kiloude. Não deixem de mandar um e-mail para serem os novos redatores do Turismo e fazerem uma parceria comigo aqui. Ah, mais uma coisa: mais tarde, será hora da minha estreia no outro projeto. Então, não percam! Até lá!

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito bom o Turismo em Kalos Will

    ResponderExcluir
  2. Will, de onde vc tira essas imagens de alta qualidade de Pokémon XY?

    ResponderExcluir
  3. Vou sentir sua falta will no Turismo Pokémon, como sempre um otimo turismo, muito bom...

    ResponderExcluir
  4. Opa! Nem sabia dos Move Tutors :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos! Não esqueçam de tentar a vaga de novo redator, hein!?

    ResponderExcluir
  6. Will, você é um dos melhores membros da PBN! Boas interpretações, ótimas explicações, pesquisas complementares e, o melhor de tudo, um português excelente! Vou sentir falta de você no Turismo em Kalos. Espero que o próximo redator que tome conta do quadro seja tão bom quanto você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você falar assim de novo, vou ser obrigado a continuar no Turismo. Poxa, fiquei muito feliz em ler isso. Obrigado! Espero que continue me acompanhando na Liga, Top 10! e XnálYses.

      Excluir
  7. Faz uma XnálYses do Kangaskhan?PF

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال