TOP 10: HP (Hit Points)

Olá, tudo bom? Depois de um sábado incrível, chegamos finalmente ao domingo. Todos sabem que não devem comer muito hoje, só devem se divertir. Mas que tal lerem o Top 10! dessa semana antes de saírem para o almoço em família? Na semana passada, o quadro com o tema "estratégias" foi uma das matérias mais acessadas da PBN. Por isso, queria agradecer a cada um de vocês por acessarem e prestigiarem o Top 10!. Como faço sempre, teve uma votação no fim da matéria para decidirem o tema de hoje. E os votos foram para HP. Muita gente, principalmente quem é novo em competições, não entende bem o que é o HP. A sigla significa "hit points" e indica a "saúde" do Pokémon em batalha. Através dos hit points, conseguimos entender quanto o Pokémon resiste batalhando. Aqueles que têm muito HP são mais resistentes; enquanto que os com menos HP são derrubados mais facilmente. O HP geralmente se combina com defesa e defesa especial para formar um Pokémon extremamente defensivo. Vamos conhecer os 10 melhores hit points?

10 - Wigglytuff

Pokémon Balão
Tipos: Normal / Fada

Habilidades:
Normais
- Cute Charm: o Pokémon que fizer um ataque de contato poderá se apaixonar caso seja do sexo oposto.
- Competitive: aumenta o ataque especial quando um stat é abaixado.

Oculta
- Frisk: o Pokémon consegue ver qual item o adversário está segurando.

Descrições da pokédex:
X - Sua pele é tão boa que se dois deles se aconchegam, não vão querer ser separados.
Y - Seu corpo é flexível e elástico. Quando está zangado, ele vai sugar o ar e se inflar num tamanho enorme.

Base de stats:
HP - 140
Ataque - 70
Defesa - 45
Ataque especial - 85
Defesa especial - 50
Velocidade - 45
Total: 435

 > FELICIDADE >  > PEDRA DA LUA > 

Wigglytuff é uma das mais novas fadas de Pokémon X & Y. O tipo é adicionado ao normal, já existente desde a primeira geração, fazendo com que Wigglytuff se torne dual-type. Sua origem é ligada aos balões, já que ele consegue inflar seu corpo e flutuar no ar, mas também apresenta características de alguns coelhos. Todas as descrições tratam-no como um Pokémon elástico. Em batalha, Wigglytuff só possui HP (140), e que pode atingir 484 pontos no nível 100. Seus demais stats são médios (ataque especial) ou baixos (todos os outros). Mesmo com um HP tão alto, Wigglytuff sofre com a falta de defesas. Ele se torna, então, um Pokémon com baixa durabilidade em batalha. Seu ataque especial é realçado na 6ª geração e se torna mais interessante. Dentre suas habilidades, ele também sofre. Cute Charm não é interessante em Wigglytuff, já que depende do sexo do adversário e de um possível golpe físico; essa condição pode demorar a acontecer. Frisk, a habilidade oculta, somente serve para anunciar o item do adversário; alguns itens são previsíveis, ou seja, Frisk pode ser inútil em determinadas situações. Apenas resta Competitive, a habilidade inserida na 6ª geração. Com ela, Wigglytuff pode aumentar seu ataque especial e se aproximar de ser um Pokémon tank. Seus melhores movimentos ofensivos são Dazzling Gleam e Hyper Voice, ambos com STAB. Mas ele ainda tem acesso a Wish, Perish Song, Blizzard, Thunder, Fire Blast, Focus Blast, dentre muitos outros.

9 - Hariyama

Pokémon Golpe de Braço
Tipo: Lutador

Habilidades:
Normais
- Thick Fat: aumenta a resistência a golpes de fogo e gelo.
- Guts: aumenta o ataque se o Pokémon tiver um problema de status.

Oculta
- Sheer Force: o efeito secundário de golpes será removido e o poder aumenta em 30%.

Descrições da pokédex:
X - Ele pisoteia o chão para aumentar o poder. Ele pode enviar um caminhão de 10 toneladas pelos ares com um golpe de braço direto.
Y - Ele ama equiparar seu poder com Pokémon de corpos grandes. Ele pode arremessar um caminhão pelos ares com seus golpes de braço.

Base de stats:
HP - 144
Ataque - 120
Defesa - 60
Ataque especial - 40
Defesa especial - 60
Velocidade - 50
Total: 474

 > LV 24 > 

Hariyama, um Pokémon Golpe de Braço, é um dos lutadores da 3ª geração. Graças ao seu tamanho, aparência e "roupas", percebemos que é originado dos lutadores de sumô. Todas as descrições da pokédex tratam Hariyama como um Pokémon poderoso e que lança caminhões. Entretanto, ele não parece ser agressivo. Como possui um corpo muito grande, ele gosta de se comparar a Pokémon tão grandes quanto. Em batalha, Haryiama é muito eficiente e um bom tank. Seus principais stats são HP (144) e ataque (120). Assim como Wigglytuff, suas defesas são baixas. Seu HP, que pode atingir 492 pontos no nível 100, é o que consegue mantê-lo de pé em batalha. Hariyama tem acesso a três habilidades muito boas. Dentre as três, Guts é a melhor opção. Um problema de status causado em Hariyama (queimadura ou envenenamento por orbs) causará dano gradual, mas seu HP continua alto mesmo com a situação. Thick Fat é interessante diante de fogo e gelo, que são tipos comuns para golpes no competitivo; enquanto Sheer Force não oferece benefício maior a Hariyama, já que ele não aprende bons movimentos que os efeitos possam ser removidos. Ele pode ser utilizado com uma combinação de Force Palm e SmellingSalt. Hariyama tem acesso a bons movimentos, como Belly Drum, Bullet Punch, Heavy Slam, Close Combat.

8 - Drifblim

Pokémon Dirigível
Tipos: Fantasma / Voador

Habilidades:
Normais
- Aftermath: se o Pokémon for nocauteado com um golpe de contato, o adversário perderá 25% do HP máximo.
- Unburden: aumenta a velocidade se um item for consumido.

Oculta
- Flare Boost: aumenta o ataque especial se o Pokémon estiver queimando.

Descrições da pokédex:
X - Ele carrega pessoas e Pokémon quando voa. Uma vez que apenas flutue, poderá parar em qualquer lugar.
Y - Ele é sonolento durante o dia, mas voa ao anoitecer em grandes grupos. Ninguém sabe onde eles vão.

Base de stats:
HP - 150
Ataque - 80
Defesa - 44
Ataque especial - 90
Defesa especial - 54
Velocidade - 80
Total: 498

 > LV 28 > 

Drifloon e Drifblim têm origem nos balões, assim como a família de Wigglytuff. Drifblim é um balão bem maior, sendo parecido com os de ar quente e até mesmo com os dirigíveis. Algumas descrições da pokédex afirmam que Drifloon costuma carregar crianças, fazendo com que desapareçam. Também dizem que ele é formado por espíritos. Drifblim possui uma série de gases no corpo que fazem com que suba e desça no ar. Em batalha, ele possui o mesmo princípio dos Pokémon anteriores: alto HP (150) e baixas defesas (44 e 54). Mas ao contrário de Wigglytuff e Hariyama, Drifblim possui um acesso melhor à velocidade. Isso é ainda melhor quando sua habilidade Unburden é ativada e que dobrará seu valor de velocidade (de 80 para 160). Isso faz com que ele se torne mais rápido que a maior parte dos Pokémon, ficando empatado com Ninjask e mais lento que Deoxys apenas. Drifblim também possui uma base estável de ataque especial. Para quem preferir mais ofensividade nele, poderá optar pela habilidade Flare Boost combinada com flame orb. Drifblim é capaz de melhorar suas defesas através do movimento Stockpile, além de ganhar tempo em batalha com Minimize. Ele possui movimentos muito bons, como Will-o-Wisp, Hex, Hypnosis, Dream Eater, Amnesia, Baton Pass.

7 - Slaking

Pokémon Preguiçoso
Tipo: Normal

Habilidades:
Normal
- Truant: o Pokémon não pode realizar movimentos dois turnos consecutivos.

Oculta
- Não possui.

Descrições da pokédex:
X - O Pokémon mais preguiçoso do mundo. Ele se move para outro lugar quando não há mais comida que possa alcançar.
Y - Ele é o Pokémon mais preguiçoso do mundo. Entretanto, ele pode exercer um poder enorme lançando a energia reprimida de repente.

Base de stats:
HP - 150
Ataque - 160
Defesa - 100
Ataque especial - 95
Defesa especial - 65
Velocidade - 100
Total: 670

 > LV 18 >  > LV 36 > 

Slaking já apareceu anteriormente no Top 10! de ataque. Ele é um Pokémon extremamente poderoso e eficaz em batalha. Ele se origina dos primatas, mais especificamente gorilas. Existem referências também ao King Kong. Além disso, Slaking pode ser originário das preguiças-gigantes. Em sua linha evolutiva, ele passa de um Pokémon preguiçoso (Slakoth) para um hiperativo (Vigoroth), mas retorna à extrema preguiça (Slaking). Como disse, Slaking é muito poderoso e tem de tudo para ser o melhor Pokémon existente. Mas como nada é perfeito, seus stats incríveis são destruídos por sua única habilidade: Truant. Truant não tem nenhum grande efeito, apenas impede que Slaking se movimente por dois turnos seguidos. Isso quer dizer que ele realiza um movimento num turno e descansa no outro. Nesse turno que está descansando, fica completamente vulnerável a um ataque adversário e não poderá fazer nada. Esse é o mesmo efeito provocado por golpes como Hyper Beam e Blast Burn. Slaking é um Pokémon com stats bem equilibrados e distribuídas de uma forma boa, exceto por sua defesa especial. Quatro de seus stats (HP, ataque, defesa e velocidade) são 100 ou mais. Isso quer dizer que são bem altos. Sua defesa especial é baixa, mas o alto valor de HP protege de possíveis danos maiores. Slaking é dono de um moveset invejável, com acesso a Facade, Flail, Night Slash, Hammer Arm, Encore, Yawn, Slack Off, Counter, Crush Claw.

6 - Snorlax

Pokémon Dorminhoco
Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Thick Fat: aumenta a resistência a golpes de fogo e gelo.
- Immunity: previne o Pokémon de ser envenenado.

Oculta
- Gluttony: o Pokémon irá comer berries mais rapidamente.

Descrições da pokédex:
X - Ele não se satisfaz a não ser que coma mais de 400 kg de comida por dia. Quando ele termina de comer, vai rapidamente dormir.
Y - Seu estômago pode digerir qualquer tipo de comida, mesmo que se torne bolorenta ou podre.

Base de stats:
HP - 160
Ataque - 110
Defesa - 65
Ataque especial - 65
Defesa especial - 110
Velocidade - 30
Total: 540

 > FELICIDADE > 

Snorlax é um Pokémon especializado em comer e dormir (além de ser especialista em batalhas). Seus dias consistem basicamente em comer muitas centenas de quilos de comida e depois passar horas/dias dormindo. Ele pode comer qualquer coisa e dormir sem mover um único dedo. Snorlax se origina dos ursos, que possuem o hábito de hibernar. Mas ele também se assemelha a Slaking em sua origem: preguiças. Em batalha, Snorlax é uma máquina destrutiva. E por quê? Porque ele possui uma base defensiva especial absurdamente alta: 110 de defesa especial combinados com os 160 de HP. Isso quer dizer que um golpe especial, mesmo que super efetivo, não provocará dano grande em Snorlax. De quebra, ele conta com 110 pontos de ataque. Essa distribuição de stats faz com que ele exerça a função de tank em uma batalha. Indo contra os stats altos, Snorlax conta com alguns bem baixos: defesa e velocidade. Sua defesa pode ser melhor construída com o uso de movimentos como Curse e Stockpile. Já sua velocidade não tem jeito. Dessa forma, é bom garantir que ele seja resistente, porque vai atacar depois em quase todas as batalhas. Dentre suas três habilidades, uma se destaca: Immunity. A forma mais comum de se derrubar um Pokémon com alto HP é pelo movimento Toxic (dano que aumenta turno após turno). Immunity garante que Snorlax não seja envenenado. Além de Curse e Stockpile, podemos destacar como bons movimentos de Snorlax: Pursuit, Wild Charge, Amnesia, Yawn, Belly Drum, Heavy Slam, Return.

5 - Alomomola

Pokémon Cuidadoso
Tipo: Água

Habilidades:
Normais
- Healer: pode curar um aliado de problemas de status em uma batalha dupla ou tripla.
- Hydration: cura problemas de status se estiver chovendo.

Oculta
- Regenerator: restaura um pouco do HP quando chamado de volta na batalha.

Descrições da pokédex:
X - Flutuando no mar aberto é como eles vivem. Quando eles encontram um Pokémon ferido, eles o abraçam e trazem de volta para a praia.
Y - Eles gentilmente carregam Pokémon feridos e fracos em suas nadadeiras. Sua membrana especial recupera seus machucados.

Base de stats:
HP - 165
Ataque - 75
Defesa - 80
Ataque especial - 40
Defesa especial - 45
Velocidade - 65
Total: 470


Alomomola é uma espécie de enfermeiro dos mares. Seus hábitos consistem basicamente em ajudar os feridos. Ele costuma tratar os Pokémon machucados usando partes do seu corpo, como as membranas e nadadeiras. Sua origem está no peixe-médico e peixe-lua, principalmente, mas também em diversos outros peixes. Seu formato de coração lembra a saúde. Quando foi divulgado, todos imaginaram que fosse a evolução de Luvdisc, mas não é. Em batalha, Alomomola exerce a função básica de cleric. Ele possui uma grande quantidade de movimentos que auxiliam os parceiros de equipe. Apesar de poder ser usado em batalhas simples, é mais comum de ser visto em duplas e triplas. Isso é melhor percebido com sua habilidade Healer. Alomomola também consegue tirar grande proveito de Regenerator. Seus stats são ruins, exceto pelo HP. Sua base de 165 de HP, que pode atingir 534 pontos no nível 100, é seu único stat alto. Todos os demais são baixos ou médios. Basicamente, sua defesa é o mais alto, mesmo sendo mediana. Alomomola possui uma série de bons movimentos em batalha, mas peca quanto à falta de golpes eficazes do tipo água. O tipo água é predominantemente especial, enquanto Alomomola é físico. Isso faz com que se restrinja a Aqua Jet (cobertura para a baixa velocidade) e Waterfall. Ele ainda conta com movimentos como Wish, Aqua Ring, Healing Wish, Heal Pulse, Wide Guard, Pain Split, Refresh.

4 - Wailord

Pokémon Baleia Flutuante
Tipo: Água

Habilidades:
Normais
- Water Veil: previne o Pokémon de ser queimado.
- Oblivious: previne o Pokémon de se apaixonar ou ficar sob efeito de Taunt.

Oculta
- Pressure: aumenta o uso de PP do adversário.

Descrições da pokédex:
X - As vezes ele pode nocautear oponentes com o choque criado pulando e batendo seu grande corpo sobre a água.
Y - O maior de todos os Pokémon. Em pode mergulhar a uma profundidade de aproximadamente 10.000 pés com apenas uma respirada.

Base de stats:
HP - 170
Ataque - 90
Defesa - 45
Ataque especial - 90
Defesa especial - 45
Velocidade - 60
Total: 500

 > LV 40 > 

Wailord, um Pokémon gigantesco, é baseado nas baleia, principalmente a baleia-azul. Ele também lembra alguns equipamentos de guerra, como mísseis. Wailord possui grandes 14,5 m e 398 kg. Grande, não é? Se ele existisse de verdade, seria considerado leve ao ponto de flutuar, já que possui um peso muito pequeno para o tamanho. Isso faz com que ele seja considerado a "Baleia Flutuante". Em batalha, ele apresenta os mesmos problemas que a maior parte dos Pokémon do Top 10! de hoje: HP gigantesco e defesas muito baixas. Ao contrário dos outros Pokémon, Wailord não consegue usar movimentos que compensem a baixa defesa. A única possibilidade é Amnesia para a defesa especial. Isso o obriga a depender quase que somente do HP. Ofensivamente, ele possui bases medianas, tendendo ao alto. Tanto ataque quanto ataque especial são iguais. Os movimentos para ambos também são interessantes. Tudo irá depender da estratégia dentro do time. Para um Wailord físico (ataque), existem movimentos como Heavy Slam, Bounce, Dive, Waterfall, Giga Impact, Earthquake. Se sua função for especial (ataque especial), ele conta com Hydro Pump, Whirlpool, Water Pulse, Brine, Water Spout, Blizzard. Suas 3 habilidades são válidas, cada uma seguindo uma estratégia.

3 - Wobbuffet

Pokémon Paciente
Tipo: Psíquico

Habilidades:
Normal
- Shadow Tag: impede o adversário de escapar.

Oculta
- Telepathy: esquiva dos ataques de companheiros em batalhas duplas e triplas.

Descrições da pokédex:
X - Ele odeia luz e susto. Se for atacado, ele inflará o corpo para iniciar um contra-ataque.
Y - Para manter sua cauda muito escura escondida, ele vive silenciosamente na escuridão. Ele nunca ataca primeiro.

Base de stats:
HP - 190
Ataque - 33
Defesa - 58
Ataque especial - 33
Defesa especial - 58
Velocidade - 33
Total: 405

 > LV 15 > 

Wobbuffet é um dos Pokémon mais populares da franquia. Isso se deve a sua aparição no anime sob o comando de Jessie. Wobbuffet é dócil e tranquilo. No anime, ele mostra um lado muitas vezes romântico e amigo, além de muito bobo e brincalhão. Ele é originário dos sacos de pancada e das bonecas Okiagari-koboshi, que possuem um corpo arredondado e simples. O hábito de colocar a mão na cabeça é uma referência ao humorista Hayashiya Sanpei. Dizem que o verdadeiro corpo de Wobbuffet é sua cauda; enquanto a parte azul seria algo vazio e que só serve como proteção. Isso faz com que ele proteja constantemente a cauda. Em batalha, Wobbuffet é muito simples estrategicamente, mas faz com que muitos sofram para derrotá-lo. Seu HP (190) pode atingir 584 pontos no nível 100, o que é extremamente alto dentro das competições. Graças a isso, ele é dificilmente derrubado, mesmo que com golpes super efetivos. Wobbuffet não utiliza as bases de ataque e ataque especial, já que seus únicos movimentos não causam um dano baseado em valor, mas são calculados em quanto dano ele sofreu com o golpe adversário. A velocidade também é dispensável, porque ele tende a atacar sempre depois. O acesso à Shadow Tag impede o adversário de se retirar da batalha. Isso o obriga a enfrentar Wobbuffet e sofrer com os prejuízos. Os únicos movimentos a que tem acesso são Counter, Mirror Coat, Safeguard, Destiny Bond, Splash, Charm e Encore. O dano causado a Wobbuffet é devolvido em dobro ao adversário através de Counter (físico) e Mirror Coat (especial).

2 - Chansey

Pokémon Ovo
Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Natural Cure: todas as condições de status são curadas quando o Pokémon é chamado de volta.
- Serene Grace: dobra as chances de um movimento ter seu efeito secundário ativado.

Oculta
- Healer: pode curar um aliado de problemas de status em uma batalha dupla ou tripla.

Descrições da pokédex:
X - Dizem que ela entrega felicidade. Tendo compaixão, ela compartilha seus ovos com pessoas feridas.
Y - Ela coloca vários ovos no dia. Os ovos são aparentemente ricos em nutrientes e extremamente deliciosos.

Base de stats:
HP - 250
Ataque - 5
Defesa - 5
Ataque especial - 35
Defesa especial - 105
Velocidade - 50
Total: 450

 > SUBINDO DE NÍVEL COM OVAL STONE >  > FELICIDADE > 

Vocês já pensaram que o Chansey bota ovos como uma galinha? Vocês já pensaram que o Chansey é uma galinha? Agora imaginem que as pessoas no mundo Pokémon adoram comer esses ovos. Essa é uma informação que não me desce bem. A origem de Chansey é ligada, além das galinhas, aos marsupiais (como cangurus) e monotremados (como ornitorrincos). Seu principal símbolo é ovo constantemente carregado em sua bolsa. Chansey aparece no segundo lugar do Top 10! de HP, então já podem imaginar quem seja o primeiro colocado. Ela é mais eficiente em batalha que sua evolução, Blissey, como wall. Porém, não consegue ser ofensiva. Chansey possui um HP (250) muito maior que os mencionados até agora, podendo atingir 704 pontos no nível 100. Esse valor absurdamente alto é suficiente para que não seja derrotada facilmente de forma alguma. Sua defesa especial (105) faz com que Chansey seja a wall mais eficaz nos jogos se estiver equipada com Eviolite. Por mais que seja incrivelmente resistente no quesito especial, Chansey é dona de uma defesa física miserável (5). Essa defesa é a menor do mundo Pokémon. Seu ataque especial também é muito baixo e faz com que tenha pouquíssima eficácia numa tentativa de exercer o papel de tank. Sua defesa é mais compensadora que a de Blissey, mas seu ataque não. Apesar disso, Chansey tem acesso a uma enorme quantidade de movimentos diferentes: Minimize, Soft-Boiled, Refresh, Sing, Heal Pulse, Healing Wish, Dream Eater, Aromatherapy, Dazzling Gleam, Flamethrower, Thunderbolt, Sweet Kiss.

1 - Blissey

Pokémon Felicidade
Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Natural Cure: todas as condições de status são curadas quando o Pokémon é chamado de volta.
- Serene Grace: dobra as chances de um movimento ter seu efeito secundário ativado.

Oculta
- Healer: pode curar um aliado de problemas de status em uma batalha dupla ou tripla.

Descrições da pokédex:
X - Os ovos que ela bota são recheados de felicidade. Comer apenas uma mordida trará um sorriso a qualquer um.
Y - Esse Pokémon bondoso cuida para que Pokémon doentes voltem à saúde. Ela percebe sentimentos de tristeza.

Base de stats:
HP - 255
Ataque - 10
Defesa - 10
Ataque especial - 75
Defesa especial - 135
Velocidade - 55
Total: 540

 > SUBINDO DE NÍVEL COM OVAL STONE >  > FELICIDADE > 

Blissey é um Pokémon composto apenas de felicidade. Ela parece não estar triste nunca e quer passar sua alegria para os outros Pokémon e pessoas. É comum encontrarmos Blissey e sua pré-evolução sob o comando das enfermeiras Joy. Esses são Pokémon que tradicionalmente tratam dos feridos. Uma das maneiras de cuidarem de quem está machucado é através de seus ovos nutritivos. Blissey tem a mesma origem que Chansey. Ainda podemos acrescentar traços de enfermeiras e da própria enfermeira Joy, como o "cabelo" e a "saia". Em batalha, Blissey é exatamente o que foi explicado anteriormente junto com a descrição de Chansey. Blissey possui uma base defensiva inferior (isso somente se Chansey for equipado com Eviolite), mas é dona de um ataque especial mais sólido. Suas habilidades são todas boas. Com Healer, as batalhas duplas e triplas são aperfeiçoadas. Natural Cure é eficiente como a Immunity de Snorlax: impedir que o HP de Blissey seja minado com um problema de status. Já Serene Grace é especialmente feita para uma ocasião ofensiva. O HP de Blissey (255) pode atingir absurdos 714 pontos. Nenhum outro Pokémon consegue tanta resistência quanto ela. Isso se soma à defesa especial (135). Ela sofre com a defesa física da mesma maneira que Chansey. A defesa (10) é uma das mais baixas existentes e pode fazer com que Blissey caia mais rapidamente diante de golpes super efetivos físicos. Seu acesso a movimentos é o mesmo de Chansey.


Top 20 maiores HPs (com megaevoluções e lendários)

1 - Blissey: 255
2 - Chansey: 250
3 - Wobbuffet: 190
4 - Wailord: 170
5 - Alomomola: 165
6 - Snorlax: 160
7 - Giratina (Origin): 150
7 - Giratina (Altered): 150
9 - Slaking: 150
10 - Drifblim: 150
11 - Hariyama: 144
12 - Wigglytuff: 140
13 - Munchlax: 135
14 - Lapras: 130
15 - Vaporeon: 130
16 - Wailmer: 130
17 - Xerneas: 126
17 - Yveltal: 126
19 - Kyurem (Branco): 125
19 - Kyurem (Preto): 125

Top 5 maiores HPs (iniciais)

1 - Emboar: 110
2 - Swampert: 100
3 - Samurott: 95
4 - Torterra: 95
5 - Chesnaught: 88

Pessoal, por motivos de eu ter saído sexta e dormido muito sábado, o Top 10! só conseguiu sair hoje. Sim, sou enrolado sempre. Agora me digam: o que acharam dos 10 maiores HPs mostrados hoje? Vocês usam algum desses Pokémon? Quais as melhores estratégias? Não se esqueçam que abrimos inscrições para pessoas que desejem fazer parte da equipe da Liga da PBN. Podem conferir a matéria no site. Bom, por enquanto é só. Até mais! ^^

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Vaporeon é melhor que metade dessa cambada aí. Só poderia perder pro Slaking, Snorlax e Blissey

    ResponderExcluir
  2. Gosto de suas matérias porque elas são sempre recheadas de informações !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Espero que continue acompanhando as que ainda estão por vir. ^^

      Excluir
  3. Pq colocar o Chansey se Blissey é uma evolução dele?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال