TOP 10: Estratégias Mais Usadas nos Pokémon de Kalos


Bom dia, pessoal! Como estão? Então, hoje é sábado, dia de ir à rua, de ver gente bonita, de se divertir, mas com responsabilidade, e também é dia de Top 10!. E qual será o tema de hoje? Há três semanas que esse assunto vem me perseguindo e me tirando o sono. Durante as últimas votações todas do quadro, foi nas primeiras votações o que começou ganhando e perdeu no último instante. Na votação dessa semana, não teve escapatória e o assunto escolhido para o Top 10! de hoje foi: estratégias nos Pokémon de Kalos. Mas o que é isso, afinal? Não iremos falar de stats ou propriedades e sim de metagame. Com o lançamento de XY, recomeça aquela história de quais Pokémon são mais bacanas em batalha, o que funciona bem, como serão as tiers. Enfim... Por conta disso, alguns Pokémon se tornam extremamente comuns em batalha e, quando entram em campo, você sabe o que farão. Mas de todas as 70 espécies oficialmente reveladas de Kalos, quais são as estratégias mais comuns? É disso que falaremos hoje.

Quero esclarecer antes de começar que os sets analisados aqui não são os únicos a serem usados, não são os certos, não quer dizer que funcionam 100% em todas as batalhas, são somente os mais comuns. Também é importante lembrar que os 10 escolhidos foram planejados com base no que se vê na competição online. Dessa vez, analisaremos somente espécies de Kalos e outras espécies virão em edições futuras do Top 10!. Esclarecimentos à parte, vamos lá!?

10 - Noivern

Pokémon Onda Sonora
Tipos: Voador / Dragão

Fraquezas: Rocha, Gelo, Dragão, Fada

Estratégia

Habilidade: Infiltrator

Movimentos:
- Draco Meteor
- Hurricane
- Boomburst
- Roost

Item: Life Orb

Noivern já deus as caras no Top 10! como um dos Pokémon mais rápidos. Essa estratégia criada para ele se aproveita de seus stats mais altos: velocidade e ataque especial. Ela consiste basicamente em destruir o adversário com golpes extremamente ofensivos e Noivern faz as vezes de sweeper especial. Draco Meteor e Hurricane são seus STABs mais poderosos e úteis. Draco Meteor é prejudicial por reduzir o ataque especial quando for usado. Hurricane tem uma baixa precisão, mas se encaixa perfeitamente em um time baseado em chuva, além de poder confundir o adversário. Boomburst é um movimento curioso introduzido na 6ª geração. Ele garante uma estabilidade boa contra a maior parte dos Pokémon com seus 140 de poder. Roost encerra o set para quando Noivern estiver no limite, recuperando 50% do HP máximo. Para completar os movimentos extremamente fortes, um item muito comum para esse set é a Life Orb, que aumenta em 30% o poder dos movimentos ao custo de 10% do HP.

9 - Florges

Pokémon Jardim
Tipo: Fada

Fraquezas: Veneno, Metal

Estratégia

Habilidade: Flower Veil

Movimentos:
- Wish
- Aromatherapy
- Protect / Calm Mind
- Moonblast

Item: Leftovers

Com essa estratégia, Florges se torna um Pokémon com função de cleric (especializado em recuperar os outros Pokémon de problemas) dentro do time. A função de cleric é evidenciada através de Wish e Aromatherapy. Wish restaura 50% do HP máximo do Pokémon ao final do próximo turno. Isso implica que Florges pode se beneficiar da recuperação, mas também pode trocar de lugar com um parceiro e esse receberá o benefício de Wish. Já Aromatherapy é responsável por curar todos os Pokémon da equipe de problemas de status (envenenamento, congelamento, queimadura, sono, paralisia). Para se beneficiar de Wish dentro de campo, um ótimo movimento é Protect, que garante a Florges um turno protegido de possíveis danos até que possa se restaurar. Mas para uma função mais destrutiva, Calm Mind é mais eficiente, já que aumenta ataque especial e defesa especial. Esse movimento aumenta ainda mais seu ataque especial já alto e torna Moonblast (golpe mais poderoso do tipo fada) muito forte até mesmo contra aqueles que são resistentes a ele.

8 - Carbink

Pokémon Joia
Tipos: Rocha / Fada

Fraquezas: Água, Grama, Metal, Terra

Estratégia

Habilidade: Sturdy

Movimentos:
- Stealth Rock
- Reflect
- Light Screen
- Explosion / Stone Edge / Moonblast

Item: Light Clay

Carbink é mais umas das fadas estratégicas dentro do metagame. Com o set apresentado, ele exerce função eficiente de lead dentro de uma equipe. Os leads são Pokémon que lideram o time e constroem o campo para ou ajudar os parceiros ou dificultar a vida dos adversários. Através do uso de Stealth Rock, Carbink retira HP de todos os adversários assim que entrarem em batalha, a menos que as rochas sejam retiradas de campo por Rapid Spin. Reflect e Light Screen são basicamente iguais: telas colocadas em campo para reduzir o poder de golpes físicos e especiais, respectivamente. O item Light Clay aumenta em 3 turnos a duração de Light Screen e Reflect. Assim que Carbink encerra a construção do campo, poderá finalmente atacar o adversário. Mas aí surge um grande problema: Carbink não possui bases ofensivas. Então, o que fazer? A primeira opção é se destruir com o uso de Explosion. Esse movimento possui 250 de base de poder, o que causará bom dano ao adversário mesmo sem base de ataque alta. Para o caso de não destruir Carbink, existem Stone Edge e Moonblast (físico e especial, respectivamente). Eles ganham STAB e aumentam muito o poder.

7 - Goodra

Pokémon Dragão
Tipo: Dragão

Fraquezas: Dragão, Gelo, Fada

Estratégia

Habilidade: Gooey

Movimentos:
- Dragon Pulse / Draco Meteor
- Sludge Wave
- Flamethrower
- Thunderbolt / Focus Blast

Item: Choice Specs

Goodra é o mais novo pseudolendário dos jogos. Ele aparece no metagame como um tank especial. Mas o que é um tank? É um Pokémon que possui uma boa base de ataque e de defesa, mas com baixa velocidade. No caso de Goodra, ele possui defesa especial muito alta, ataque e ataque especial grandes e HP médio/alto. O objetivo no set apresentado é atacar, atacar e atacar. Por conta disso, nenhum dos movimentos é de status, são todos golpes. O item Choice Specs aumentará ainda mais o poder de seu ataque especial e tornará Goodra uma grande arma em batalha. Com Dragon Pulse ou Draco Meteor, ele garante STAB. Enquanto isso, Sludge Wave é responsável por envenenar o adversário e lidar com muitas fadas. Já Flamethrower, Thunderbolt e Focus Blast vêm para aumentar o leque de possibilidades de Goodra e ajudá-lo a lidar com a maior quantidade possível de adversários.

6 - Sylveon

Pokémon Entrelaçamento
Tipo: Fada

Fraquezas: Veneno, Metal

Estratégia

Habilidade: Cute Charm

Movimentos:
- Calm Mind
- Moonblast
- Shadow Ball
- Wish

Item: Leftovers

Sylveon foi um dos Pokémon mais misteriosos durante o anúncio de XY. Quando lançados, os jogos trouxeram essa nova eeveelution e que é extremamente competente em batalha. Com o moveset mostrado, Sylveon é um tank especial. Com Calm Mind, ele pode expandir ainda mais seus stats já extremamente altos (ataque especial e defesa especial). Moonblast é seu melhor STAB, já que é o movimento mais poderoso do tipo fada. Shadow Ball oferece uma boa cobertura a Sylveon. Com a combinação de Moonblast + Shadow Ball, Sylveon consegue lidar com todas as espécies de Pokémon, inclusive os venenosos e metálicos. Wish, seu último movimento, garante sua permanência em batalha por muitas rodadas. Quando combinado com Leftovers, Sylveon se torna indestrutível por sua alta defesa especial. A restauração constante de seu HP. Esse set se assemelha muito ao de Florges, mas a diferença está nas funções de batalha.

5 - Trevenant

Pokémon Árvore Anciã
Tipos: Fantasma / Grama

Fraquezas: Voador, Fantasma, Noturno, Fogo, Gelo

Estratégia

Habilidade: Harvest

Movimentos:
- Leech Seed
- Will-o-Wisp
- Horn Leech
- Rest / Phantom Force

Item: Sitrus Berry / Lum Berry

Trevenant é um dos Pokémon que mais causa dores de cabeça em XY. Com essa proposta de set, ele se torna muito difícil de combater. Por mais que seja uma combinação de estratégia comum a tantos Pokémon, como Tangrowth e Venusaur, Trevenant ganha o bônus de ser um fantasma e receber imunidades. Caso use Rest, será tratado como wall. Se usar Phantom Force, exerce melhor a função de tank. A estratégia é extremamente simples e muito eficaz. Ela consiste em, basicamente, minar o HP do adversário sem pressa. Leech Seed e Will-o-Wisp são responsáveis por isso. Leech Seed irá sugar o HP do oponente e restaurar o de Trevenant. Enquanto que Will-o-Wisp causa queimaduras e causa danos gradualmente. Horn Leech é o STAB mais interessante dele, já que causa dano físico e ainda restaura HP. Rest deve ser combinado com Lum Berry e é eficaz quando Trevenant já estiver quase fora de combate. Caso haja preferência por mais ofensividade, Phantom Force é uma opção melhor e se encaixa bem com Sitrus Berry. Graças à habilidade Harvest, a berry consumida poderá ser restaurada posteriormente. Isso quer dizer que Trevenant é dono do mais eficaz ciclo de restauração dentro dos jogos.

4 - Aegislash

Pokémon Espada Real
Tipos: Metal / Fantasma

Fraquezas: Terra, Fantasma, Noturno, Fogo

Estratégia

Habilidade: Stance Change

Movimentos:
- King's Shield
- Swords Dance
- Shadow Sneak
- Iron Head / Sacred Sword

Item: Leftovers / Weakness Policy / Expert Belt

Tantas vezes mencionado no Top 10!, Aegislash retorna mais uma vez como uma das mais comuns estratégias de Kalos. Em batalha, sua função depende da forma que assume. Quando está na Blade Forme, ele é um sweeper/tank. Na Shield Forme, torna-se uma wall. É difícil determinar o que Aegislash exerce devido à versatilidade causada por sua habilidade. O set mostrado consiste basicamente em alternar sua forma de acordo com a necessidade através de King's Shield. Quando estiver na Shield Forme, Aegislash poderá aumentar seu poder ofensivo com Swords Dance. Assim que assumir um ataque muito alto, ele desempenhará Shadow Sneak, movimento fantasma de prioridade e que compensa sua baixa velocidade, ou atacar com Sacred Sword ou Iron Head. Iron Head é benéfico por ganhar STAB e poder causar flinch caso Aegislash ataque primeiro. Enquanto isso, Sacred Sword se destaca por ignorar aumento de defesa e evasiva do adversário. Quanto aos itens, os 3 são práticos: restaurar o HP gradualmente com Leftovers; dobrar ataque e ataque especial toda vez que for atingido por um golpe super efetivo com Weakness Policy; garantir 20% a mais de poder em golpes super efetivos.

3 - Talonflame

Pokémon Ardente
Tipos: Fogo / Voador

Fraquezas: Rocha, Água, Elétrico

Estratégia

Habilidade: Gale Wings

Movimentos:
- Brave Bird
- Flare Blitz
- Roost
- Tailwind / Swords Dance

Item: Life Orb

Talonflame, assim como Noivern, já apareceu no Top 10! como um dos 10 Pokémon mais rápidos nos jogos. Não bastasse sua velocidade já quase imbatível, ele assume a habilidade Gale Wings, que dá prioridade a movimentos do tipo voador. Em torno disso, constrói-se o set apresentado. Começando de baixo para cima, temos a opção entre Tailwind e Swords Dance. Tailwind é uma espécie de movimento de entrada e servirá para aumentar a velocidade dos Pokémon da equipe por 3 turnos. Dessa forma, Talonflame consegue aumentar a velocidade de todo o time e trocar de lugar com um parceiro. Swords Dance faz com seu ataque aumente em dois estágios. Essa é uma boa maneira de fazer com que ele se torne ainda mais ofensivo dentro de batalha e assuma de vez o posto de sweeper físico. Brave Bird e Flare Blitz são seus STABs mais poderosos. Infelizmente, ambos causam recoil. O recoil pode ser corrigido com o uso de Roost. Dos movimentos apresentados, Tailwind, Brave Bird e Roost possuem prioridade dentro de batalha. Isso quer dizer que Talonflame sempre criará o formato da batalha antes do adversário se mover.

2 - Greninja

Pokémon Ninja
Tipos: Água / Noturno

Fraquezas: Inseto, Grama, Elétrico, Lutador, Fada

Estratégia

Habilidade: Protean

Movimentos:
- Surf / Hydro Pump
- Dark Pulse
- Ice Beam
- Toxic Spikes / Extrasensory

Item: Life Orb

Greninja é, talvez, o Pokémon mais usado em Kalos. Poderia facilmente assumir o primeiro lugar dentre as estratégias. Seu grande benefício está ligado a sua habilidade oculta: Protean. Ela permite que ele mude de tipo de acordo com o movimento usado, ou seja, sempre ganhará STAB em golpes. Além disso, o item Life Orb aumentará em 30% seu poder ofensivo. Isso corresponde a um aumento muito grande na força de Greninj a (50% + 30%). De outro lado, ele não possui uma base defensiva interessante e é facilmente derrotado em batalha. Sua estratégia está ligada a uma variação entre lead + sweeper especial ou sweeper especial. O moveset básico dele consiste em movimentos poderosos do tipo água: Surf ou Hydro Pump. Hydro Pump é mais poderoso, mas oferece menor precisão que Surf. Dark Pulse é seu segundo STAB básico. Ice Beam é uma opção de cobertura para Greninja lidar bem com muitos tipos, como grama e voador. Para um Greninja lead, Toxic Spikes é uma boa opção de entry hazard. Usando Toxic Spikes, ele se torna venenoso e consegue resistir melhor a muitos outros leads, como Ferrothorn. Para o caso de um Greninja que não seja lead, mas apenas um sweeper simples, Extrasensory vem como uma opção garantida. De forma geral, ele se aproveita dos movimentos água e noturno, com cobertura de gelo e psíquico.

1 - Klefki

Pokémon Chaveiro
Tipos: Metal / Fada

Fraquezas: Terra, Fogo

Estratégia

Habilidade: Prankster

Movimentos:
- Foul Play
- Spikes / Reflect / Substitute
- Swagger / Light Screen / Clima
- Toxic / Thunder Wave

Item: Leftovers

Se alguém perguntar o motivo de eu ter deixado Klefki no primeiro lugar e não Greninja, a resposta é: não sei bem porque fiz isso. A diferença entre os dois é que sinto no Klefki uma opção mais versátil em batalha e com muito uso. Ele é o lead perfeito em um time por conta de sua habilidade Prankster. Qualquer movimento de status terá prioridade. Isso implica que ele pode criar o campo, criar condições de status, mudar o clima, mexer com stats, tudo muito facilmente e antes de ser atingido. Assim, Klefki possui uma grande quantidade de possibilidades. A primeira delas é criar o campo com Spikes, um entry hazard interessante e estável. Klefki tem acesso aos movimentos de tela (Light Screen e Reflect), o que cria uma dor de cabeça ao adversário. Caso seja necessário, ele poderá criar condições de status no adversário com o uso de Swagger (confusão), Toxic (envenenamento) ou Thunder Wave (paralisia). Assim que usar um movimento de status, pode combiná-lo com Substitute e atacar de longe o adversário. Para sua parte ofensiva, Klefki possui uma excelente opção em Foul Play, que aumenta o poder conforme o ataque do usuário for menor. Dessa forma, é possível ver o leque de opções que Klefki oferece em batalha, sendo wall em todas elas. Com uma base de stats bem distribuída e média/alta, ele é difícil de derrubar. Até que seja derrotado, poderá criar condições em campo que o adversário não conseguirá lidar tranquilamente.

(Fonte: http://wildinpics.tumblr.com/)

Bom, pessoal, por agora é só isso. Me digam: o que vocês acharam do Top 10! dessa semana? Devem ser feitos outros assim relacionados a estratégias ou devo ficar voltado somente para os stats? E dessas estratégias todas mostradas, quais vocês mais gostam, mais usam? E quais vocês mudariam?

18 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Boas informações, dá para fazer um bom predict com isso além de ajudar a quem não está acostumado com esses pokés, Vlw

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, super parabéns pela matéria. Vou fazer 3 anos de jogos de Pokémon mas sempre se aprende quando se está nesse meio. Sei que não faz parte da votação,rs, mas gostaria que um dia vocês lidassem com o assunto que mas me consome paciência em Pokémon, HIdden Abilities. Queria que vários dos meus Pokémons tivessem HA (como a minha amada Gardevoir, rs) mas ainda não compreendo como fazer isso nos jogos já que mesmo que tenha as Hordas ou a Friend Safari, não são todos os Pokémons que se pode achar dessas formas, apenas alguns. Novamente parabéns pela matéria PBN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu não gosto muito da HA do Gardevoir. Ela funciona só em batalhas duplas e triplas. Mas para o caso de você querer, existe o friend safari de fada com Kirlia. Quando se procura uma HA, a história é capturar todos que vierem pela frente. Dentre todas as capturas em hordas e safari, algum terá hidden ability.

      Excluir
  3. MUITO BOM, ESTRATÉGIAS SÃO SUPER ÚTEIS, PRINCIPALMENTE SE VOCÊ NÃO TEM POKÉMONS COM IV´S PERFEITOS. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estratégias não são somente úteis, mas também praticamente obrigatórias. Uma pessoa pode batalhar sem uma moveset estratégica, mas garanto que ela irá perder 9 de 10 batalhas. E eu simplesmente não consigo fazer Pokémon 6 IV O.O 5 IV no máximo. Até hoje, o único 6 IV de breeding que eu tenho é a minha Mega Kanga (Digo de breeding porque eu tenho os Pokémon do N, que são todos 6 IV)

      Excluir
  4. faça um sobre o delphox porque suas matérias são legais

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria! Daí eu só uso meu Talonflame modinha :3

    ResponderExcluir
  6. "Hoje é sábado, dia de ir à rua, de ver gente bonita, de se divertir, mas com responsabilidade, e também é dia de Top 10!"
    E também é dia de dormir até meio-dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dormi atéééé e depois fui à rua de noite. Dá pra fazer tudo xD

      Excluir
  7. materia legal, so nao consideraria talonflame um estrategia, e so dar brave bird e deu, e o goodra e muito mais usado com assaut vest do que specs, deixa ele tao resistente quanto a blissey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A composição do set do Talonflame é geralmente assim, mesmo porque é complicado viver só de Brave Bird. Sobre o Goodra, as possibilidades são mil. Acho mais bacana usar Choice Specs e aumentar a ofensividade que mexer na defesa especial, que já é altíssima.

      Excluir
  8. Você acha que Florgues fica bem de Toxic no lugar de Aromatheraphy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da função dele. Aromatherapy é um presente de Arceus, isso de curar toda a equipe é muito benéfico. Mas Toxic é uma excelente opção caso queira que Florges derrote mais rápido o adversário.

      Excluir
  9. se fisesse um top 10 de menos velocidade concerteza reunicles estaria no minimo entre os 5

    ResponderExcluir
  10. acho q vou investir no trevenant

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma tática com o Trevenant que eu chamo de soladora de Blissey, simplesmente jogo o Forest Curse para transformar ela em tipo planta e um Poison Jab, aí simplesmente acaba com a maioria dos tank

    ResponderExcluir
  12. façam de pokes voadores!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. muito boa cara,parabens pelo post mas,vç esqueceu de falar umas coisas que podem mudar a estrategia inteira,a primeira é que os status burn e paralysis bufão os pokemon,se vç causar paralisia em um pokemon,os pokemon paralisado vai perde 20% de sua velocidade já os burn ele reduz em 50% o atacke fisico do pokemon com queimadura,sei que 20% não é muita coisa mas em certas partidas e digo com esperiancia propria,ele pode ajudar e muito

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال