TOP 10: Estratégias Mais Usadas nas Megaevoluções

Olá, meninxs! Como vão? Bom, estou muito ansioso essa semana e todo atrapalhado com tudo que tenho feito. Normalmente, o Top 10! sai no sábado. Por razões de eu ter compromissos sábado e domingo, não consegui postar como devia. Mas pra não deixá-los na mão, vou trazer agora. Antes de começarmos a falar do tema, queria fazer um anúncio: no próximo sábado, não teremos Top 10!. Eu estarei no Ceará participando do Dragão Fashion Brasil. Essa é uma semana de moda e, junto com 3 amigos, terei uma coleção participante do line-up de novos talentos. Espero que torçam pra vencermos! Agora, vamos falar sobre os 10 Pokémon mais... megaevoluídos!? Não, calma! Hoje, o Top 10! vai falar sobre as estratégias mais comuns para as megaevoluções. Com a boa recepção das estratégias para Pokémon de Kalos, decidi fazer uma continuação com megaevoluções.

Antes de começarmos, alguns esclarecimentos: as estratégias escolhidas são baseadas no que eu vejo batalhando em X & Y. Isso não quer dizer que são, necessariamente, as 10 mais usadas. Também não quer dizer que vão funcionar para todos os times. Ao final do Top 10!, que tal deixarem as estratégias que vocês mais veem? Agora sim, vamos lá!

10 - Mega Gardevoir

Pokémon Protetor
Tipos: Psíquico / Fada

Fraquezas: Fantasma, Venenoso, Metal

Estratégia

Habilidade: Pixilate

Movimentos:
- Calm Mind
- Moonblast
- Psychic / Psyshock
- Focus Blast / Energy Ball / Shadow Ball

Item: Gardevoirite

Gardevoir é um dos Pokémon mais comentados pelos fãs. Sua aparência extremamente feminina é alvo das piadas mais comuns no universo Pokémon. O caso é que, ao megaevoluir, Mega Gardevoir não ganha nenhuma vantagem larga em relação à forma normal. Ela permanece com uma distribuição parecida de stats (ataque especial bem mais alto), mas os demais stats se parecem muito. Já ele possui um ataque especial muito alto, que tal investirmos nisso? O primeiro movimento, Calm Mind, tem exatamente essa função. Ele é capaz de aumentar ataque especial e defesa especial, tornando Gardevoir muito ofensivo em batalha e de uma resistência especial incrível. Na sequência, seus STABs mais garantidos são Moonblast, Psychic e Psyshock. A escolha entre Psychic e Psyshock depende da forma como cada treinador reage e monta uma estratégia de time. O último golpe é apenas para dar cobertura a Gardevoir. Independentemente do que for escolhido, ele oferecerá vantagem contra tipos importantes, como metal, fantasma (fraquezas de Gardevoir) e água (comum no metagame).

9 - Mega Charizard Y

Pokémon Chama
Tipos: Fogo / Voador

Fraquezas: Rocha, Água, Elétrico

Estratégia

Habilidade: Drought

Movimentos:
- Fire Blast
- Solar Beam
- Dragon Pulse
- Air Slash / Roost

Item: Charizardite Y

Convenhamos o seguinte: em terra de Pokémon, Charizard é um rei. E eu digo isso não como fã do Charizard (cabe dizer, por exemplo, que ele é o único inicial de fogo que não escolho em nenhuma situação). O fato é que ele é uma espécie de "heartbeat" dos fãs da franquia. Até BW, ele vinha caminhando nas tiers NU e RU, mas subiu de uma vez para o OU com a chegada de XY. Sua mega forma Y, mesmo que menos usada que a X, tem uma funcionalidade enorme em batalha. Primeiramente, sua habilidade Drought inicia o clima de sol intenso. O sol faz com que golpes de fogo aumentem seu poder em 50%. De quebra, fornece dois golpes certeiros e poderosíssimos a Charizard: Fire Blast agora passa a ter 100% de precisão, além de aumento de 50% no poder pelo sol e 50% por STAB; Solar Beam é uma cobertura simples e que não precisa mais carregar. Charizard também pode usar Dragon Pulse, que, apesar de não sofrer influência direta do sol ou de STAB, amplia a variedade do set. Por último, duas opções: Air Slash (STAB + flinch no adversário) ou Roost (recuperação garantida).

8 - Mega Scizor

Pokémon Pinça
Tipos: Inseto / Metal

Fraquezas: Fogo

Estratégia

Habilidade: Technician

Movimentos:
- Swords Dance
- Bullet Punch
- Pursuit
- U-Turn

Item: Scizorite

Scizor é o tipo do Pokémon que todos os outros queriam ser: uma única desvantagem, uma imunidade, oito resistências e uma habilidade incrível para seus movimentos. Sua mega forma possui altíssimas bases de ataque, defesa e defesa especial, o que o torna bastante destruidor. No set mais comum, começamos com Swords Dance. Esse movimento vai aumentar ainda mais os limites de seu ataque. Seus dois próximos movimentos se aproveitam bem de Technician. Bullet Punch é seu STAB mais útil. O movimento oferece prioridade, ganha poder por ser do tipo metálico, além de força por conta da habilidade. O segundo, Pursuit, pode parecer bobo para muitos treinadores. O caso é que ele consegue atingir até mesmo aqueles que fogem da batalha. O último slot é ocupado por mais um STAB: U-turn. U-turn poderia facilmente ser substituído por outro golpe (X-Scissor). O interessante dele é entrar na estratégia "bater e correr". Scizor vai sair do campo e dar lugar a um parceiro de equipe, mas causará algum dano ao adversário.

7 - Mega Garchomp

Pokémon Rápido
Tipos: Dragão / Terra

Fraquezas: Gelo, Dragão, Fada

Estratégia

Habilidade: Sand Force

Movimentos:
- Swords Dance
- Earthquake
- Outrage / Dragon Claw
- Poison Jab / Crunch / Iron Head

Item: Garchompite

É difícil dizer que Garchomp seja o 7º colocado no ranking. Ele é um Pokémon extremamente comum nas competições. O caso é que acho os que estão acima mais interessantes que ele nesse sentido de estratégia. Garchomp é comum ao ponto de ter uma série de counters já previsto. Mesmo assim, ele é muito poderoso e um verdadeiro matador em batalha. Sua habilidade (Sand Force) se aproveita das tempestades de areia para fortalecer os movimentos dos tipos terra, rocha e metal. Dessa forma, seus golpes Earthquake e Iron Head recebem um boost. Swords Dance vem para fortalecer Garchomp em sua capacidade de ataques físicos. Earthquake é seu STAB mais poderoso, já que é sólido e não apresenta efeitos colaterais como Outrage, por exemplo. O terceiro movimento é uma opção entre Outrage e Dragon Claw. O primeiro é mais poderoso, mas possui o efeito contrário de causar confusão. O segundo é menos forte, mas garante mais estabilidade em uma batalha. O último dos golpes é apenas para cobertura, podendo ser usado qualquer um dos três.

6 - Mega Mawile

Pokémon Enganador
Tipos: Metal / Fada

Fraquezas: Fogo, Terra

Estratégia

Habilidade: Huge Power

Movimentos:
- Swords Dance
- Sucker Punch
- Play Rough
- Iron Head

Item: Mawilite

Quando fizeram o anúncio de Mega Mawile, lembro de ter visto um comentário de alguém que dizia que Mawile não prestava na forma normal e continuaria não prestando na mega forma. Hoje, o que mais escuto sobre ela é: "amo ver os adversários caindo com um Sucker Punch". Não é a toa isso, mas Mega Mawile possui a maior base de ataque de todo o mundo Pokémon, isso graças à habilidade Huge Power. O set mais comum pra ela consiste em aumentar seu ataque (mais?) com Swords Dance. Daí em diante, é só atacar. Primeiramente, temos o tal Sucker Punch. Esse é um poderoso golpe de prioridade e que compensa a baixa velocidade de Mawile. Seu único problema é depender de um ataque adversário para funcionar. Os últimos dois slots são preenchidos pelos STABs mais poderosos de Mawile: Play Rough (fada) e Iron Head (metal). É importante ressaltar que Mawile não se tornou apenas o Pokémon com maior ataque, mas ele também recebeu um grande impulso em suas bases defensivas (40 pontos a mais em cada defesa).

5 - Mega Lucario

Pokémon Aura


Tipos: Lutador / Metal

Fraquezas: Fogo, Terra, Lutador

Estratégia

Habilidade: Adaptability

Movimentos:
- Swords Dance / Nasty Plot
- Close Combat / Aura Sphere
- Bullet Punch / Flash Cannon
- Extreme Speed / Dragon Pulse

Item: Lucarionite

Nas rodas de discussão sobre Pokémon, já vi muita gente discutindo a respeito de Lucario. A maior questão é a tier em que se encaixa. Muitos dizem que ele não é estratégico e "imbatível" o suficiente para Uber, enquanto outros afirmam que ele é versátil demais para apenas Overused. O fato é que Lucario é realmente muito versátil. Você nunca saberá o que esperar dele até realizar um Swords Dance ou Nasty Plot. Esses dois movimentos aumentam o ataque e o ataque especial, respectivamente. A partir deles, desencadeia-se todo um set. Com aplicação física, Lucario tem acesso a dois STABs interessantes. Close Combat é extremamente poderoso, enquanto Bullet Punch oferece prioridade (Lucario tem uma boa base de velocidade, mas não consegue competir contra counters óbvios, como Talonflame). O terceiro movimento é Extreme Speed, também de prioridade. A segunda opção de set gira em torno, basicamente, de Aura Sphere (nunca falha) e Flash Cannon (pode reduzir a defesa especial do adversário). Dragon Pulse fecha o set. Os 3 movimentos não são os mais poderosos existentes, mas são bastante interessantes quanto a efeitos e precisão.

4 - Mega Blaziken

Pokémon Brasa
Tipos: Fogo / Lutador

Fraquezas: Voador, Água, Terra, Psíquico

Estratégia

Habilidade: Speed Boost

Movimentos:
- Bulk Up
- Flare Blitz
- Hi Jump Kick
- Brave Bird

Item: Blazikenite

Vou começar com uma historinha: há muito tempo atrás, os iniciais sonhavam em chegar aos postos mais altos de Pokémon. Todos eles queriam competir com lendários de igual para igual. O tempo foi passando e nada desse dia chegar. De repente, veio a 5ª geração. E com ela, vieram muitas habilidades ocultas. Todos empolgados com suas novas funções, mas foram extremamente surpreendidos quando Blaziken, o primo pouco importante de Infernape, foi presenteado com Speed Boost. Daí em diante, Blaziken nunca mais saiu do posto de Uber. Bonito, não é? O simples fato dele ser um Pokémon com uma habilidade que impulsiona um stat naturalmente, já o torna digno. Agora, imaginem 160 de base de ataque (mega forma) e aumentando a velocidade? Logo se torna o Pokémon mais assassino possível. O set começa expandindo seus stats básicos com Bulk Up: ataque e defesa. A partir daí, é só atacar e atacar. Dificilmente um Pokémon suporta o poder vindo de seus STABs. Todos os 3 movimentos ofensivos possuem efeitos colaterais e, infelizmente, Mega Blaziken não consegue lidar com isso.

3 - Mega Gengar

Pokémon Sombra
Tipos: Fantasma / Venenoso

Fraquezas: Fantasma, Psíquico, Noturno, Terra

Estratégia

Habilidade: Shadow Tag

Movimentos:
- Hypnosis
- Hex
- Dream Eater
- Destiny Bond

Item: Gengarite

Com o passar das gerações, Gengar começou a ser ofuscado por outros Pokémon. Ao longo do tempo, ele se tornou mais saudosista dentro da franquia (mesmo sendo considerado OU em BW). No momento em que surgiu sua megaevolução, foi a deixa para que saísse das sombras e se tornasse estrela do show. Mega Gengar subiu direto para o posto de um dos Pokémon mais destruidores existentes. Existe uma série de diferentes sets para ele, que variam de combinações de Sludge Bomb + Shadow Ball até o apresentado. O centro do set é Hypnosis. A partir dele, são desenvolvidos os movimentos Hex (além de STAB, Hex dobra de poder graças aos efeitos de status no adversário) e Dream Eater (restauração do HP enquanto o adversário dorme). Seu último movimento é Destiny Bond. Esse movimento é responsável por levar para a cova adversários extremamente duros de se derrubar, como Mega Kangaskhan. O grande benefício de Destiny Bond é ligado à velocidade de Mega Gengar. Como ele quase sempre ataca antes, poderá efetuar o movimento sem se preocupar em ser atingido anteriormente pelo adversário.

2 - Mega Charizard X

Pokémon Chama
Tipos: Fogo / Dragão

Fraquezas: Terra, Rocha, Dragão

Estratégia

Habilidade: Tough Claws

Movimentos:
- Dragon Dance
- Outrage / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Roost

Item: Charizardite X

Lá em cima, eu disse que Charizard era um rei. Mal sabia eu que ele se tornaria um imperador, quase um deus, ao assumir sua mega forma X. Mega Charizard X nada mais é que um dos maiores virais da história de Pokémon. Nunca imaginei que ele se tornaria, talvez, o Pokémon mais usado nos jogos. E por que isso? Simples, ele tem um design incrível (incrível no sentido de bem construído, que traz tudo que os fãs queriam, ameaçador, feroz) e é um dragão, finalmente. Tecnicamente, Mega Charizard X poderia ser inferior por apresentar uma baixa base de ataque em relação ao ataque especial de sua contrapartida, Mega Charizard Y. Mas sua habilidade suprime isso. Ela aumenta em 33% o poder de golpes de contato direto. Além de ter um aumento por Tough Claws, Mega Charizard X pode ampliar mais seus stats (ataque e velocidade) com o uso de Dragon Dance. A partir dele, é possível se tornar imbatível com seus STABs. Aqui, surge a mesma dualidade de Garchomp: Outrage e Dragon Claw. Flare Blitz também deve ser bem pensado, já que provoca recoil. O recoil é deixado de lado através de Roost.

1 - Mega Kangaskhan

Pokémon Materno
Tipo: Normal

Fraquezas: Lutador

Estratégia

Habilidade: Parental Bond

Movimentos:
- Fake Out
- Sucker Punch
- Return
- Outrage / Earthquake / Hammer Arm

Item: Kangaskhanite

Mega Kangaskhan é conhecida por aí como o "demônio em forma de canguru". Nunca imaginou-se um Pokémon tão destrutivo. Ela conta com altas bases de HP, ataque, defesa, defesa especial e velocidade, ou seja, tudo (menos ataque especial). Não bastasse tanto potencial de stats, Kangaskhan em sua forma recebe a habilidade Parental Bond. Com ela, o filhote sai da bolsa e ajudará a mãe a atacar. Isso quer dizer que Mega Kangaskhan efetuará dois ataques (um da mãe - mais poderoso - e um do filhote - mais fraco). E como lidar contra ela? Difícil de responder isso. O set consiste basicamente em golpes físicos e gira em torno de Fake Out + Sucker Punch. Ambos têm prioridade. Fake Out, por mais fraco que seja, tem um efeito muito bom em batalha graças à combinação de Parental Bond + STAB (ao contrário do que muitos pensam, golpes normais também recebem STAB). Sucker Punch só apresenta um único problema: depende do adversário atacar para causar dano. E daí em diante, os outros golpes ficam por conta de cada treinador. É mais comum vermos os mostrados, mas não são as únicas possibilidades. O caso é que Kangaskhan tira proveito de qualquer combinação possível deles.

Bom, moçxs, por enquanto é só isso. Como disse, no próximo sábado não teremos Top 10!. Por conta disso, vou aproveitar para fecharmos os stats na semana seguinte. Ao contrário das edições anteriores em que abri votação para vocês, o quadro do dia 03/05 será específico: defesa especial. Como só falta esse stat para fecharmos os 6, decidi fazê-lo. A partir dele, voltaremos com as votações e Top 10! especiais de estratégias e outras coisas bobas dos jogos. Agora, digam umas coisas aqui nos comentários: o que acham das megaevoluções? Gostam da existência delas? Das 10 de hoje, quais vocês usam? Quais estratégias para cada um delas vocês gostam? Contem pra gente. Enfim, até mais! ^^

28 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. muito bom otima materia so que garchomp nao era fraco contra voador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, nem dragão nem solo são tipos desvantajosos a tipo voador

      Excluir
    2. ai esqueceram de adicionar thunderbolt e hyper voice no set moves da gardevoir afinal esses movimentos tbm sao uteus a dessa

      Excluir
  2. Dentre essa Mega Evoluções prefiro o Mega Charizard Y e o Mega Garchomp .

    ResponderExcluir
  3. Kangaskham não foi banido dos jogos online?Eu li em alguma matéria de algum lugar sobre isso,assim como Gengar com Destiny Bond

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele e Gengar foram banidos da tier OU pela Smogon (isso os torna Ubers), enquanto Lucario tá transitando.

      Excluir
    2. Porém, como as batalhas online do Console não seguem a Smogon, é tudo liberado :)

      Excluir
    3. Isso é um fato, Paulo. Você tem razão. O caso é que a Smogon é a classificação e construção de regras mais aceita. Tanto que a maior parte dos torneios faz referências à ela na hora de criar regras.

      Excluir
  4. Bem que a Kangaskan poderia virar tipo Normal/Lutador e estar no ginásio da Korrina. Assim, ao inves do Mega Lucario, todos ganhariam a Mega Kangaskan, talvez ate o Ash no anime.

    ResponderExcluir
  5. Amo usar o MegaAbsol. Com seu ataque alto mais a ability, o ataque sucker punch se torna um monstro. Além de ser um excelente anti leader!

    ResponderExcluir
  6. Mega Blastoise é um assassino de dragões com seu dragon pulse haha
    E tem o wall do Mega Venussaur *-*

    ResponderExcluir
  7. Tem algum set para o mega aggron

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem na materia de comparação entre os tipo aço

      Excluir
  8. Vejo pouco Kangaskhan com Fake Out, vejo mais com Power-Up Punch. E Fire Blast ñ fica com 100% de precisão, fik com 93%.

    ResponderExcluir
  9. Foda é que todos ficam tão manjados, não dá nem graça de assistir ou batalhar!

    ResponderExcluir
  10. Pq nao teve fakemon domingo

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, Mega Gardevoir tem mais vantagem com Hyper Voice do que com Moonblast...Pixilate faz o golpe virar tipo Fada e dá boost de dano, sem contar o STAB... Minha Gardevoir tem Calm Mind, Shadow Ball, Psychic e Hyper Voice...Muito útil, sem contar que ela é shiny *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a maneira de se conseguir Hyper Voice é por transferência de BW. Considerei movimentos obtidos em Kalos.

      Excluir
  12. Eu acho que poderia ter entrado entre os 10 o gyarados que é um otimo sweeper...

    ResponderExcluir
  13. Uso todas essas mega-evoluçoes(menos charizard X pois troquei a pedra com um amigo) é muito bom saber q eu uso algumas dessas estrategias e conhecer outras novas. Vlw PBN.

    ResponderExcluir
  14. Mega Gengar e Mega Gardevoir e Mega Scizor ofuscam os outros <3

    ResponderExcluir
  15. Acho as MegaEvoluções bembacanas sai das batalhas tradicionais , oferece um algo a mais.
    Particularmente uso mais o MegaGengar (com um movimento eletrico). Acho sem duvida que a MegaMawile uma boa surpresa.
    Só queria saber os criterios que eles usaram para decidir qual Pokemon deveria ter MegaEvolução, ainda não achei nehuma ligação entre eles.



    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se considerarmos, por exemplo, Mawile, Absol e Medicham, vemos que são Pokémon mais fracos e esquecidos. Mas daí aparecem Garchomp, Lucario, Aggron, Blaziken. Eles são poderosos naturalmente e se tornam ainda mais. Não existe ligação mesmo.

      Excluir
  16. Adorei a análise está bem escrito, organizado e com boas informações, não sei como vou ficar uma semana sem TOP 10!. ç.ç

    ResponderExcluir
  17. gente, blaziken aprende brave bird?não sabia!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Mega Kangaskhan com Fake Out+Return+IronTail+Power-Up Punch é foda, já enfrentei vários com esse moveset

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال