Review: Pokémon XY 022 - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

29/04/2014

Review: Pokémon XY 022

Fala, galera!
Compensando a falta de review semana passada, nesta teremos duas! E para começar, eis a primeira pra vocês =D
Boa leitura e até sexta o///
#XY022/#825Pesquem o Magikarp Dourado!

Você já conhece o Magikarp. Ao longo desses 17 anos de anime, vimos Magikarp que não sabem nadar e Magikarp que evoluem nadando contra a correnteza, vimos Magikarp sendo vendidos e trocados, vimos um Magikarp gigante, o Magikarp mais forte do mundo, vimos um Magikarp shiny, vimos um Magikarp normal evoluindo para Gyarados shiny e Magikarp disfarçado de Feebas, vimos Magikarp burro e Magikarp valente... a Pokédex pode humilhar o coitadinho dizendo que ele é patético (Gold), terrivelmente fraco (Red), não-confiável (Yellow), imprestável (FireRed) ou inútil (Sapphire), mas a verdade é que a pequena carpa sempre teve um lugar especial no coração dos roteiristas desse anime ganhando ao menos um momento de destaque a cada nova série lançada. Não interessa que o tipo Água seja o segundo mais populoso e tenha criaturas muito mais interessantes (Lanturn *---*), é o peixinho que os Treinadores passarão o resto dia tentando fisgar! E quando você achava que já tinha visto Magikarp de todas as formas o possível, eis que o anime nos surpreende com um espécime que além de shiny, também é enorme!!!


Roteirizado por Yukiyoshi Ohashi – não-coincidentemente o mesmo de praticamente todos os episódios que tem a participação do Vendedor de Magikarp –, “Pesquem o Magikarp Dourado!” é um daqueles que apesar de não se destacar, consegue agradar com situações simples, mas divertidas e boa interação entre personagens, além de permitir que Ash divida a cena igualmente com seus companheiros de aventura: há momentos para todos aqui, até Serena! Inclusive, tudo começa por uma ideia da garota, que corre na frente para chegar à Cidade de Ambrette. Nos jogos, uma das grandes belezas deste local é a sua geografia peculiar bastante favorecida pelos gráficos tridimensionais de Pokémon X & Y, mas no anime o grande destaque da cidadezinha é sua proximidade com o mar, que deixa todos bastante empolgados. As crianças logo correm para brincar no mar e se divertir. Aliás, eu gosto muito de como o trio de novatos está visivelmente mais encantado com a beleza do oceano do que Ash, que já viajou por Hoenn né, dá licença.

Dentre todos os cenários bacanas introduzidos em Pokémon Black 2 & White 2 Versions, o que eu mais adoro é o Túnel Marinho (Marine Tube). É lindo demais passear por lá e ver os Pokémon aquáticos nadando no cenário (WAILOOOOORD *----*) e claaaaro que ele foi completamente ignorado em Best Wishes! – pensando bem me fizeram um favor considerando como os elementos dos jogos foram tratados pelos roteiristas naquela série. Felizmente, XY faz justiça fundindo o Túnel Marinho com o decepcionante Aquário de Ambrette (Ambrette Aquarium) – não dá pra ver Pokémon nadando nele T-T – e tornando o local uma atração simplesmente incrível, me dando um motivo para perdoar Serena superatrapalhando o treinamento de Ash (de novo!) com seus turismos. Eu gosto muito de ver os Treinadores explorando o local cheios de fascinação (Bonnie imitando os Wooper :3) e curiosidade. É legal também ver Ash dizendo os nomes dos vários Pokémon que ele conhece e até lembrando o Piplup da Dawn! Mas aí o garoto de Pallet tira a Pokédex pra escanear Magikarp, claro =P

Em seguida somos apresentados a Louden, um pescador gente boa e seu Clauncher antissocial – e todos chora porque o Clauncher não era selvagem T-T – O idoso foi basicamente o responsável por encher o Aquário de Ambrette com todos aqueles Pokémon para a diversão dos turistas – que só gostam do Aquário, mas passam looonge da praia por alguma razão (é uma cilada, Ash) –, mas sua maior ambição é ver o lendário Magikarp dourado enorme que, segundo conta-se, salvou um mergulhador da morte depois que este foi nocauteado por um Starmie no fundo do mar numa época em que as pessoas mergulhavam no mar para pegar Pokémon =P. A tal lenda é tão famosa na cidadezinha que até botaram uma estátua do tal Magikarp dourado no Aquário – e isso explica também porque ninguém tenta nem encostar o pé na água, além dos nossos heróis desavisados, afinal quem quer arriscar com um Starmie assassino? A partir daí o episódio segue com Ash decidindo ajudar o bom senhor. Assim, ele e cia (exceto Bonnie, por que ela não tem um Pokémon, então é bom evitar situações como esta aqui) passam o resto dia pescando.

Felizmente, episódios de pesca não costumam ser uma fraqueza da série (amo/sou “Whiscash e Ash”) e enquanto os Treinadores lançam suas varas ao mar, temos mais um pequeno passo dado na evolução de Serena quando ela aprende a pescar e de quebra ainda tenta pegar seu primeiro Pokémon (um Corsola :3) – e falha miseravelmente, como de praxe com Treinadores iniciantes –, Fennekin demonstra mais um pouco de sua vaidade e orgulho – eu realmente adoro o fato de que ela corre para trás da sua Treinadora pra se proteger do Jato d'Água e ainda faz cara feia para as críticas de Ash e Clément (sim, estou usando o nome BR agora). Aliás, quando Ash se ofereceu para ensinar a menina a usar a vara, JURO que pensei que íamos ter aquela típica cena clichês dos romances com o guri guiando a mão da guria e indicando onde ela tem que pegar e o que fazer, mas felizmente Pokémon é e sempre será Pokémon ~~ufa. Temos também tempo para não uma, mas DUAS invenções do menino cientista, que funcionam basicamente no mesmo esquema daquela que atraiu o enxame de Beedrill no começo da série, mas agora com um cardume de Sharpedo. E eu adoro como a primeira é literalmente uma evolução da segunda =D

A limãozinha não pesca, mas também não fica pra trás. Enquanto os outros esperam em pé um peixe morder a isca, ela e Dedenne tentam se aproximar do Clauncher – algo que Pikachu já havia tentado e falhado. É uma cena simples e com certa graça, mas eu adoro os detalhes nela. Como Bonnie e Dedenne parecem mais em sincronia do que nunca no episódio todo – eles tem procurado tornar o roedor fadinha mais dinâmico desde aquele episódio do Pichu –, como a menina chega com cautela chamando o azulzinho pra brincar, mas o assusta mesmo assim, enquanto Dedenne vai marotamente cutucando o bicho com sua cauda até ser devidamente beliscado pela pinça do crustáceo e lançado pra longe e o fato de que Bonnie apenas grita com Dedenne em vez de tentar puxá-lo – como um certo Ash faria – quando este está retrucando o beliscão com um Choque do Trovão. Igualmente legal é a cena em que Bonnie acaba levando um choque quando pega o pequenino (que já tava indo na direção do Clauncher de tão pra frente que é =P) e esfrega seu rosto no dele, causando a Fricção (Nuzzle). E também é legal saber que caso um Pokémon não fique feliz nos tanques, eles fazem algo pelo bichinho em vez de deixá-lo morrendo lá, que foi o caso do Clauncher que não gostava das caras feias que iam vê-lo todo santo dia no aquário.

Ah a Equipe Rocket também está lá, mas não fazem nada demais. Aliás, eles meio que estão perigando entrar no mais do mesmo e eu realmente gostaria de ver um pouco daquele diferencial dos dez primeiros episódios de volta. Falando nisso, Wobbuffet estava tão fodão no começo e agora mal é usado. Eu também gosto de ver como é Louden e Clauncher que cuidam dos bandidos – eu tinha um certo medo de que ele fosse ser salvo pelo Magikarp dourado e isso ia ser clichê demais, mas pensando bem, eles sendo derrotando os bandidos também é clichês demais, então... =P Eu até achei bacana eles terem todo o raciocínio lógico de que a estátua do Aquário não era feita de ouro, mas estranhei que foi Jessie quem corrigiu Meowth e não o contrário ._. – acho que eu não conheço mais esses três tão bem depois de Best Wishes! A animação teve qualidade regular, caprichando em alguns momentos (as expressões da Serena não sabendo pescar ou quando Clément apresenta sua segunda invenção, por exemplo, e as expressões de Bonnie em todos os momentos). E a trilha sonora foi simplesmente nada memorável. No fim, o enorme (já vimos maiores) Magikarp dourado aparece, o velho fica emocionado e dá de presente as varas de pescar para Ash, Clément e Serena (não necessariamente nessa ordem, mas ajuda meu texto). Esperemos que façam bom uso delas!
Considerações finais: 
Devido às muitas considerações finais do especial, eu preferi deixar pra falar das audiências aqui: o especial das Mega Evoluções conquistou 5,5 pontos, dentro da média da série, mas alcançando a quinta posição semanal (não é toda semana que o anime fica no TOP 5). Este episódio do Magikarp ficou um pouquinho abaixo, com 5,3% de audiência; 
O novo sucesso da tevê japonesa é Yokai Watch, um anime baseado num jogo homônimo lançado exclusivamente para um portátil da Nintendo na metade do ano passado. Apesar da estreia nada muito surpreendente, o jogo lentamente se tornou um sucesso entre a garotada, o que só aumentou depois do lançamento da série animada. Ah! E a história? Enquanto está caçando insetos, um garoto consegue uma máquina que quando aberta, revela conter dentro um Yokai, basicamente um monstrinho. Agora, ele tem a habilidade de ver os outros Yokai que estão aprontando mundo afora e começa a sair por aí fazendo amizade com outros Yokais, sendo capaz de convocá-los para batalhar com outras dessas criaturas. Ah! Vale também dizer que a sequência do jogo original já está sendo feita e terá duas versões diferentes. Tenho certeza que você teve um grande déjà vu agora; 
Eu achei tão cruel as iscas usadas nesse episódio serem de outros Pokémon =P Eu sei que é assim no mundo real, mas quando as iscas eram pessoinhas em miniaturas você podia pensar que eles tentavam fisgar os Pokémon pelo seu desejo de vingança contra os malditos humanos que querem puxá-los violentamente para fora d'água. Agora... é puro canibalismo! 
Fiquei chateado que tivemos um episódio de Pokémon pulado. Eu não me importo se era filler ou não, ou só espero que a decisão de não exibi-lo seja mesmo temporária e não algo permanente porque eu não gosto de episódios banidos =/ - principalmente por causa desse embargo idiota que a TV Tokyo impõe que proíbe que o episódio seja exibido mesmo no ocidente que tem absolutamente NADA a ver com um naufrágio lá não sei onde ¬¬" O único lado bom foi a antecipação do segundo Ginásio mesmo; 
Eu descobri que a numeração de todos os meus episódios de XY estavam erradas porque o marcador de numeração do meu guia de episódios estava contando um especial como regular =P, então estou consertando a partir deste aqui; 
  Bonnie é tão Pokémon-Amie, sério XDD

Post Top Ad