Turismo Pokémon: Coumarine City, rota 13 (Lumiose Badlands), rota 14 (Laverre Nature Trail) e Laverre City

Olá, como estamos? Espero que bem. Antes de falarmos de hoje, já estão sabendo da Pokémon Blast League? É a Liga composta por líderes de ginásio, elite dos 4 e campeão da PBN e que poderá ser desafiada em breve pelos leitores. Vocês podem encontrar informações sobre ela em um menu no topo do site. Agora, vamos ao que nos interessa hoje. Quinta-feira é dia de? Modelagem Básica! Não, pera... Isso é na universidade. Na PBN, é dia de Turismo em Kalos! E hoje é o dia que chegaremos à cidade de Coumarine e à cidade de Laverre, minha favorita nos jogos de Kalos. Vamos lá?


Coumarine City: "A cidade onde a baía e a colina estão ligadas"




A cidade de Coumarine, última das cidades dentro da área da Kalos Coastal, é uma das melhores cidades do continente. Ela está localizada ao leste da rota 12 e norte da 11. Assim como seu nome sugere, ela é formada por duas porções completamente diferente e que estão interligadas: a baía e a faixa de colina.

Logo quando entramos em Coumarine, podemos encontrar um porto. Isso identifica a cidade como um importante centro para transporte marítimo. Junto a esse porto, existe um farol. Os faróis normalmente estão localizados em faixas litorâneas extremamente rochosas e elevadas. Apesar de estar situada à beira-mar, Coumarine possui uma grande elevação de terras, formando a colina que está descrita em seu lema. Ainda dentro do porto, podem ser encontradas pequenas barracas de venda de produtos, sendo uma para incensos encontrados apenas aqui e outra para berries. Esse tipo de comércio costuma ser programado para turistas.


Continuando pela baía, podemos seguir pelo seu norte, onde está localizado mais um dos hotéis pokémon da região de Kalos. Esses hotéis só existem em cidades extremamente turísticas, como Geosenge e Camphrier. Nele, é possível obter-se os certificados quando se completa a pokédex. Do seu lado, uma falésia se levanta como um observatório. Essa falésia é muito mais alta que as outras partes da baía.

Ao sul da baía, existe o monotrilho de Coumarine. Quando estávamos no Turismo em Lumiose, mencionei que existem 3 transportes ferroviários na região de Kalos: Lumiose, Coumarine e Couriway. O daqui é bastante peculiar. Um monotrilho nada mais é que um trem, normalmente de pequena/média capacidade, e que liga dois pontos de uma cidade. Esse trem percorre um único trilho. O de Coumarine é curioso por atravessar o que parece ser um vale. Mesmo sendo uma cidade próxima à praia, Coumarine possui uma grande quantidade de árvores e que são vistas abaixo do monotrilho.


Alcançamos agora a parte sul de Coumarine, que está situada sobre a colina mencionada em seu lema. Nela, existem as grandes construções. Ao contrário da parte anterior, existe uma grande quantidade de casas aqui, além do Centro Pokémon e do ginásio. No pós-game, é possível encontrar Tierno aqui. Ele dará ao treinador heart scales diários se forem mostrados pokémon com movimentos de dança para ele (Quiver Dance, Petal Dance, Dragon Dance).


Coumarine parece ter sido baseada na cidade de Le Havre, uma das mais ao norte da França. Le Havre é uma cidade extremamente voltada para os portos e mares. O relevo na cidade de Coumarine é bastante inconsistente, mas marca uma boa transição entre as áreas Central e Costeira. Já seu clima não parece ser muito distinto das cidades mostradas anteriormente: parece ameno e bastante úmido.

Le Havre (França)

Demografia: a cidade de Coumarine possui 43 habitantes, sendo, juntamente com Laverre, a terceira maior do continente.

Pokémon obtidos:
Troca
- Magikarp (trocado por Gyarados) XY
- Eevee (trocado por qualquer pokémon) XY

Locais importantes:
Ginásio de Coumarine
- Líder: Ramos
- Especialidade: tipo grama
- Pokémon usados: Jumpluff, Weepinbell e Gogoat (X & Y)
- Insígnia: Planta


O ginásio da cidade de Coumarine é um dos mais bonitos dos jogos e com um bom quebra-cabeça. Assim como o ginásio de Cyllage, esse possui um formato vertical e com um labirinto de acordo com o lugar onde é projetado. Do lado de fora, o ginásio se assemelha a uma caverna.


Sua parte interna é formada por uma gigantesca árvore coberta de brotos e cipós. Apesar de as descrições dizerem que o ginásio é construído por uma árvore e plantas recolhidas por Ramos, ele aparenta ser um grande tubo cilíndrico de concreto, como uma coluna ou também semelhante à Celestial Tower na região de Unova. Ao longo de toda a árvore, é possível encontrar uma série de sacadas com redes, cipós e treinadores patrulheiros.


Ramos é um senhor e que mantém suas tesouras de jardinagem por mais de 30 anos. Ele costuma recolher plantas e guardá-las no ginásio. Pode ser encontrado dentro do que parece ser uma biblioteca ou escritório. Ramos, apesar de aparentar ser bondoso, é bastante arrogante. Ele trata o treinador constantemente como "brotinho" ou "pessoa insignificante".


Teoria:
O ginásio de Coumarine foi um dos primeiros lugares mostrados no trailer de Pokémon X & Y em janeiro/2013. Muitos acreditavam que essa seria a árvore da vida (Yggdrasil na mitologia nórdica) ligada a Xerneas e Yveltal. Apesar de o enredo dos jogos não abordar isso, o ginásio de Coumarine possui uma forte contraposição de vida e morte. A vida surge em todas as plantas cuidadas por Ramos ao longo dos anos e seu florescimento. Já a morte é percebida através da idade de seu líder. Apesar de não estar morto, Ramos é um homem bastante velho e no fim de sua vida. A morte também pode ser entendida aqui como a arrogância dele. 

Tanto Yggdrasil quanto o ginásio de Coumarine são árvores que aparentam ser freixos (árvores muito altas com folhas que cobrem todo seu entorno). Outra das fortes características entre as duas está em seus diferentes níveis. Para se alcançar o topo de Yggdrasil, é necessário caminhar por seu contorno, atravessando 9 diferentes mundos. Enquanto o ginásio também é formado por diferentes andares. Ambos também possuem uma queda constante de folhas que parecem prósperas para a vida.

Na base da Yggdrasil, estão situados Helgardh (reino dos mortos) e Niflheim (reino da névoa). A comparação aqui surge com a arrogância de Ramos e o fato estar situado acima e ser melhor que todos que se encontram em sua base, aqueles que são "pessoas insignificantes". Todas as pessoas seriam pertencentes a Helgardh e Niflheim, enquanto ele estaria no alto da Asgard (reino dos deuses). As lendas da Yggdrasil tratam-na como uma árvore que possui o meio protegido por quatro veados protetores: Dáin, Dvalinn, Duneyrr, Duraprór. De forma interessante, existem 4 patrulheiros protegendo o tronco do ginásio.

Em nenhum momento dos jogos é afirmado por seus criadores que o ginásio de Coumarine é associado à Yggdrasil. Apesar de possuírem várias características (mais que as que apresentei), não se pode dizer que é uma verdade. Mas também não é possível dizer que seja uma mentira.

Rota 13: Lumiose Badlands e Kalos Power Plant


A rota 13 nos conecta a cidade de Coumarine à cidade de Lumiose. Ela é a responsável por interligar as duas regiões (Central e Costeira) de forma bastante diferente. Também chamada de Lumiose Badlands, a rota 13 nada mais é que um enorme deserto aberto semelhante à rota 111 de Hoenn (norte da cidade de Mauville).


Ela é composta por grandes rochas e muita terra avermelhada, além de uma poeira forte todo o tempo. O vento é tão forte que é capaz de impedir o treinador de percorrer a rota, empurrando-o para o lado contrário onde quer ir. A rota 13 também possui uma quantidade de formação rochosa no meio da terra, com direito a uma grande quantidade de pedregulhos ao longo do caminho.

Uma de suas características mais interessantes está ligada à presença de corrimãos para o uso de patins. Os corrimão geralmente precisam de um impulso de distância para serem percorridos, o que não é permitido pela ventania constante do lugar. Todas essas características justificam o nome de "terras ruins" que a rota recebe, seja pela sua falta de prosperidade para plantas, seja pelas dificuldades de atravessar.


A Kalos Power Plant (Usina de Kalos) está localizada aqui e é dividida em uma série de partes ao longo da rota 13. Ela é responsável por gerar energia para toda a região de Kalos. A Torre de Lumiose é quem controla e administra a distribuição e geração aqui. A quantidade de energia produzida desperta os interesses da Equipe Flare, que domina o lugar para despertar a última arma presente em Geosenge Town.

Essa usina é responsável por um dos grandes mistérios dos jogos X & Y, já que é muito maior do que se pode explorar. É possível perceber uma grande quantidade de pequenas estações e que não podem ser acessadas mesmo com a chave do local. Olhando pelo lado direito da rota 13, podemos ainda perceber o quanto a Kalos Power Plant chega a ser gigantesca. Além das pequenas estações, há um grande complexo de produção de energia, com torres parecidas com discos suspensos (aqui cabe uma comparação com o Obelisco Espacial da cidade de Seattle - EUA) e grandes ventiladores de energia eólica.


Pokémon obtidos:
Poeira
- Gible XY
- Dugtrio XY
- Trapinch XY

Esmagando rochas
- Graveler XY
- Slugma XY

Rota 14: Laverre Nature Trail


A rota 14, conhecida pelo nome de Laverre Nature Trail, conecta a cidade de Lumiose à cidade de Laverre. Essa é uma das mais estranhas rotas do mundo Pokémon, seja por sua aparência de brejo, seja por sua aparência assustadora. Como mencionado, todo o seu percurso é composto por grandes poças de água semelhantes às da rota 212 em Sinnoh e cidade de Icirrus em Unova.


No começo da Laverre Nature Trail, existe um pequeno parque e que parece estar abandonado, já que ninguém pode ser encontrado aqui. O clima de horror da rota parece impedir que crianças se interessem pelos brinquedos. O parque possui um escorregador, balanços e uma caixa de areia, todos feitos em cores extremamente chamativas.

Continuando pela rota, encontramos uma pequena passagem completamente escura e coberta por árvores mortas, que criam sombras. Todas as árvores da rota 14 são amareladas, isso dá a impressão de é outono constantemente aqui (fato semelhante acontece nas rotas 15 e 16). O mesmo efeito de árvores mortas também pode ser encontrado em diferentes partes da rota.


No meio de suas poças de lama, existem troncos e galhos de árvores mortas, que provavelmente afundaram em meio à água. Na parte noroeste, encontramos a única construção do lugar, uma pequena e velha casa, chamada de Casa dos Horrores. Dentro dela, um homem contará uma antiga história para o personagem e seus amigos.


Todos os treinadores encontrados aqui são patrulheiros pokémon, uma única feiticeira e uma garota dos contos de fada. Essa classe de garotas dos contos de fada é nova dentro dos jogos e é extremamente assustadora, com histórias mais absurdas que as feiticeiras de todos os jogos de Pokémon.

Pokémon obtidos:
Grama
- Weepinbell XY
- Quagsire XY
- Haunter XY
- Skorupi XY
- Carnivine XY
- Karrablast XY
- Shelmet XY
- Goomy XY

Hordas
- Ekans XY
- Bellsprout XY
- Skorupi XY

Poças
- Haunter XY
- Quagsire XY
- Carnivine XY
- Karrablast XY
- Shelmet XY
- Stunfisk XY
- Goomy XY

Surfando
- Quagsire XY
- Stunfisk XY
- Goomy XY

Pescando
- Poliwag (old rod) XY
- Barboach (good rod) XY
- Poliwhirl (good rod/super rod) XY
- Whiscash (super rod) XY

Laverre City: "A cidade dos sonhos transcendentais"


Situada no extremo norte da região de Kalos, a cidade de Laverre é a primeira da Mountain Kalos (Kalos Montanhosa). Ela é uma cidade com uma aparência extremamente marcante e diferente de todas as outras já vistas no mundo Pokémon. 

Todas as construções de Laverre possuem particularidades, com telhados cobertos com musgo e todas as paredes azuladas. Tudo parece ser feito em madeira, desde paredes até portas e janelas. Além disso, suas cores são o azul e o ocre, que contrastam fortemente com o vermelho e laranja da cidade. Laverre parece ter sido baseada na cidade de Boulogne-sur-Mer, apesar de também representar locais saídos dos contos de fada, como o País das Maravilhas.

(Arte encontrada em: Pokemon Fans Tumblr)
Na parte sul de Laverre, encontramos um loja de roupas para customização do personagem, semelhante às de Santalune e Cyllage. Também é possível encontrar o Centro Pokémon aqui. Ao longo de toda a cidade, existem canteiros de flores, muitas árvores avermelhadas e uma série de cogumelos.


No centro da cidade, existe um pequeno lago com formato de uma lemniscata (curva que simboliza o infinito). Nesse lago, só é permitida a peca, mas não é possível surfar nele. Do seu lado, há um pequeno poço. Esse poço relembra a antiga história de poço dos desejos ou fonte da juventude de antigos contos de fada.

Quanto mais nos aproximamos do norte, mais coisas podemos encontrar. Aqui, podemos nos deparar com o Fã Clube Pokémon, onde são discutidas as batalhas, concursos, evoluções, beleza dos pokémon, dentre muitos outros assuntos. Do lado nordeste, há mais um dos cafés da região de Kalos. Nele, similar ao de Cyllage, as pessoas mostrarão diferentes pokémon diariamente, incluindo os cães lendários de Johto.


O mais importante de Laverre está localizado em seu centro. Existe uma árvore que, segundo histórias da cidade, está de pé aqui por 1500 anos. Na frente dessa árvore milenar, foi construído o ginásio da cidade, que se assemelha às casas normais, mas com mais andares. No topo da árvore, existe um relógio muito curioso. Ao contrário dos relógios comuns, esse possui 13 horas.


Laverre possui duas das mega stones dos jogos X & Y. Próximo ao poço, conseguimos obter a Medichamite, mega stone responsável por gerar Mega Medicham. Enquanto isso, na frente do Fã Clube Pokémon, uma feiticeira presenteará o treinador com a Gengarite, pedra para megaevoluir Gengar em Mega Gengar.


Demografia: assim como Coumarine, Laverre possui 40 habitantes.

Pokémon obtidos:
Pescando
- Poliwag (old rod) XY
- Poliwhirl (good rod/super rod) XY
- Basculin (good rod/super rod)* XY

* Em X, encontramos o Basculin azul; em Y, o vermelho.

Locais importantes:
Ginásio de Laverre
- Líder: Valerie
- Especialidade: tipo fada
- Pokémon usados: Mawile, Mr. Mime e Sylveon (X & Y)
- Insígnia: Fada


Como já mencionado, o ginásio da cidade de Laverre está localizado na frente da árvore milenar. Ele também aparenta ser uma casa como qualquer uma das outras. Seu diferencial está em suas cores vermelhas e no símbolo da Liga Pokémon em sua frente.


Quando entramos no ginásio, podemos perceber que ele é uma enorme casa de boneca. Todas as suas partes são cômodos de uma casa, mas possui o formato de uma caixa e com muitas coisas pequenas. O quebra-cabeça do ginásio consiste em transportar-se uma sala até outra até alcançar o topo, onde está Valerie.


Valerie, líder do ginásio de Laverre, é originalmente da região de Johto. Ela é uma modelo e está sempre procurando identidade entre si e seus pokémon. Segundo o que se diz nos jogos, ela carrega uma armação que pesa 15 kg, além de estar sempre em cima de saltos muito altos. Valerie aparenta ser uma "Barbie humana". Essa forma de se comportar, muito comum no Japão, é refletida através de suas roupas, formato de corpo e olhar vazio, mas muito marcado.


Pokéball Factory
Localizada ao norte da cidade de Laverre, a fábrica de pokébolas é um local onde se produz o material para ser distribuído ao longo dos mercados de toda a região de Kalos. É um lugar muito semelhante à Silph Co., já que possui uma série de pesquisas em torno de diferentes tipos de pokébolas.


O lugar possui o formato de uma pokébola. Quando entramos nele, podemos perceber que consiste em uma série de enormes engrenagens e que são responsáveis por redirecionar a produção. Essas pokébolas e pesquisas existentes aqui atraem a atenção da Equipe Flare, que decide tomar a Pokéball Factory.



Bom, pessoal, por hoje ficaremos por aqui. Na semana que vem, tem mais Turismo em Kalos. Não se esqueçam de ver como é a Liga da Pokémon Blast News e também lembrem que sábado é dia de Top 10!. No próximo Turismo, falaremos a respeito da cidade de Dendemille. Vamos nos aproximar cada vez mais do fim da viagem pela região. Então, não deixem de ler. Até logo!

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Scrapper_Link27/03/2014, 12:44

    Para mim, as matérias do Turismo Pokemon são as melhores. Laverre é a minha cidade preferida da região de Kalos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O Turismo esta cada vez melhor, continue assim !!! ;p

    ResponderExcluir
  3. Laverre *-* Adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  4. Will eu tenho pokemon x e sempre acho o basculin vermelho.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال