Review: Pokémon XY 019

Fala, galera!
Como prometido, este fim de semana (meu domingo ainda não acabou oras) tem matéria extra e nada mais nada menos que minha mais nova review de Pokémon XY! E o melhor: em lançamento simultâneo com o meu blog!
A respeito da pergunta de Lokuale a respeito de reviews de sagas antigas. É algo muito difícil no momento, mas quem sabe?

#XY019/#823O Maligno Plano de Madame X! O Malamar Aterrorizante!!

Você soltaria seu filho de 10 anos no mundo para pegar bichos que poderiam potencialmente controlar sua mente e transformá-lo em seu escravo pessoal? Bom, se você disse não então você entende bem a razão de mesmo num mundo fictício e absurdo como este em que perambulam Ash e seus amiguinhos, onde humanos entendem Pokémon e vice-versa e mesmo os animais não-humanos se provam claramente capazes de desenvolver raciocínios complexos, prevalece o ditado de Thomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”. As ameaças que os Treinadores enfrentam são em 99,9% dos casos causadas por seres humanos ou consequências de ações humanas. Se um grupo de Gyarados mandam Ash, Misty, Brock e cia pra morte, é porque James maltratou o bichinho antes (e todos os demais cogitaram comê-lo). Se as aves lendárias provocam o apocalipse precoce na terra, é porque um milionário bocó decidiu que podia usar sua nave feiosa para a harmonia perturbar. Se não é um humano, é o temperamento ou instinto natural do Pokémon. No máximo, um Pokémon trambiqueiro, mas nunca um realmente mau ou ameaçador.

Mas e o Meowth? Presente na série desde o segundo episódio da série original, Meowth não tem um Treinador, nunca foi capturado; ele tem um chefe. aliou-se à Equipe Rocket por livre e espontânea vontade. Ele é o primeiro exemplo de um Pokémon que quer ser vilão, mas ele também é um Pokémon peculiar que quis ser “humano”. Portanto aí você tem um dedinho da corrupção vinda da humanidade que Meowth tanto quis mimetizar – antes disso ele era um Pokémon inofensivo como (quase) todos os outros. Ainda assim, Meowth fez sua escolha pelo mau, o que sempre quis dizer que outros Pokémon também poderiam fazer o mesmo. Não faz muito tempo que eu mencionei aqui o episódio de Best Wishes! que quebrou tabus nesse sentido, “Susto na Mansão de Litwick!”, que foi o primeiro (que eu me recordo) a trazer a ideia de Pokémon sendo cruéis por vontade própria sem qualquer conexão com humanidade. E agora Pokémon XY dá mais um passo adiante com o aterrorizante Malamar!

Se tem uma coisa que a nova série tem feito com louvor é introduzir novos personagens. Mesmo em episódios fillers como o do Mercador de Pokémon, os roteiristas e animadores tem se esforçado para torná-los únicos de alguma forma, seja no design, ou na forma característica de falar ou num traço de personalidade marcante – algo que já a difere muito das antecessoras. Malamar é outro excelente exemplo deste trabalho bem executado. Shinzo Fujita (o mesmo dos excelentes episódios do Ginásio de Santalune) consegue de forma muito eficiente mostrar todas as razões que tornam este Pokémon ameaçador.

Ele é bastante poderoso, sendo capaz de manter um punhado de pessoas e Pokémon sob seu controle. O anime nunca explicou exatamente o quanto um Pokémon Psíquico consegue manipular com seu poder, mas eu gosto de pensar que quanto mais itens se tem para controlar, mais fraco fica o controle de cada item individual. O episódio parece de fato seguir essa lógica ao mostrar a diferença no controle da Policial Jenny para os demais personagens. Madame X se move livremente e consegue falar sem dificuldade, ao passado que Jessie, James, Pikachu e os demais agem de forma mais lenta e falam de forma mais mecânica. Isso é especialmente importante pra mim porque mostra que se Malamar não tivesse tão focado em manter todas aquelas pessoas e Pokémon sob seu domínio Psíquico, especialmente em Madame X, nem mesmo o tão poderoso vínculo de Ash e Pikachu teria resistido. Ou seja, Malamar é realmente um oponente muuuuito poderoso.

Além dos músculos (mentais =P), ele também possui o cérebro: o pacote completo. A atitude de assumir controle de uma humana e torná-la sua aparente Treinadora é esperta por várias razões. No mundo Pokémon, os humanos são nascidos para mandar e os Pokémon para obedecer. As pessoas e os Pokémon aceitariam mais fácil o controle se acreditassem que vinha de uma mente humana do que de um outro monstro de bolso. Além disso, em caso de eventuais ataques, as autoridades focariam em prender o criminoso humano, não o Pokémon – é provável que nem existam prisões para Pokémon (oh esqueci as Pokébolas =P). Além disso, Malamar toma posse de um observatório de rádio abandonado já com sistema de segurança e outras tecnologias abandonadas para montar o seu “sistema de grande significância” e ficar de olho nos possíveis intrusos. Além disso, o fato de que Pokémon eram seus verdadeiros alvos também tornam suas atitudes ainda mais interessantes.

Outra coisa que vale mencionar é a Equipe Rocket. Fazia um tempinho que eles não tinham uma participação realmente significativa na série, então foi legal ver a participação deles neste episódio. Eu sempre gosto muito de episódios em que o trio de vilões é obrigado a agir em conjunto com os heróis – algo que tem acontecido beeeem pouco na série nos últimos anos (salvo aquele arco em Best Wishes! quando Meowth viajou com Ash, Íris e Cilan por um tempo) –, então também é legal ver isso acontecendo aqui outra vez, ainda que seja somente Meowth outra vez. Apesar de curta, sua interação com o grupo é boa. É legal ver Bonnie liderando as suspeitas contra o felino e ele se defendendo, com honestidade, e Clemont sendo todo cuidadoso. Eu também gosto muito da ideia de como ele escapou do controle mental causando a si mesmo uma grande dor – é corajoso e ao mesmo tempo algo bem extremo – e de como ele age ao lado de Ash na segunda metade do episódio.

E enquanto eu gosto das aparições dos demais personagens – todos tem seu momentinho – novamente quem rouba a cena é Clemont. Acho que já comentei antes que as invenções do jovem rapaz são definitivamente a melhor novidade da série até o momento e aqui temos mais uma prova disso. É legal ouvir o jovem cientista dizer ter criado este robô imaginando a eventualidade de Pikachu ser roubado outra vez e mais legal ainda que ele se pareçe exatamente com uma versão totalmente automatizada de como a aparência do rato elétrico seria se ele fosse um desenho americano nos anos 60. Mas o melhor a respeito dessas invenções é que enquanto na maioria dos casos, elas falham e explodem, elas também funcionam às vezes. Neste episódio, a invenção de Clemont dá a louca, explode, faz o cabelo de todo mundo ficar radical, mas no fim das contas é ela quem salva todos da Hipnose de Malamar – o que é ótimo porque também tirou o peso do final do clichê da amizade de Ash e Pikachu outra vez.

E se este episódio é um dos mais fodas de Pocket Monsters XY até aqui, a coisa teria sido muito diferente se a parte técnica não tivesse sido tão caprichada quanto foi. Além de ajudar a expor melhor a extensão do poder de Malamar ao mostrar o contraste entre as vozes de Madame X e dos demais possuídos, a dublagem do Pokémon vilão também ajuda a torná-lo uma criatura ameaçadora com seus sons e risadas sinistras. Também merece destaque a dubladora da Policial Jenny/ Madame X, Chiemi Ishimatsu, que consegue convencer de que é a verdadeira mente por trás de tudo até a grande revelação. E Inuko Inuyama, a dubladora de Meowth, consegue deixar o clímax bem tenso ao fazer a tradução das palavras de Malamar com tanta urgência na voz.

A trilha sonora do episódio também é impecável, utilizando músicas que ajudam a criar o clima de suspense e mistério ao longo de todo o episódio. E a animação também está muito bem-feita, apesar de alguns errinhos – me incomoda MUITO como a tropa de Pokémon de Malamar DESAPARECE depois que o robô de Clemont derruba o Pokémon Ponta-cabeça e depois reaparece fugindo das instalações (protegendo Ash e cia :3). Enfim, “O Maligno Plano de Madame X! O Malamar Aterrorizante!!” é um mais um episódio excelente de Pocket Monsters XY justamente porque consegue combinar ótimos roteiro, dublagem, trilha sonora e animação! E, é claro, já aguardo ansiosamente o retorno de Malamar para descobrir que diacho de plano é esse em que mais indivíduos (pessoas ou Pokémon) parecem estar envolvidos?

Considerações finais: 
Eu gostei da participação da Equipe Rocket neste episódio e até gosto da ideia de eles reassistirem aos episódios da série usando sua super-caixinha, mas... sério que eles estavam revendo os golpes do Pikachu? Tipo, é o mesmo conjunto de golpes desde sempre! A última adição foi a Bola Elétrica no começo de Best Wishes!, então é meio idiota que eles estejam aparentemente estudando os golpes que eles basicamente veem o Pokémon de Ash usando toda vez que os enfrentam;
Dedenne estavam bem agitado neste episódio e seus gestos também estavam mais em sincronia com os de Bonnie. Será que isso é um sinal de que o vínculo entre os dois está se fortalecendo? 
Embora inicialmente eu tenha achado uma ideia até bacaninha, essa paradinha de mostrar o personagem estrela do episódio também pode ser uma grande furada. Nas sagas anteriores, havia essas ocasiões especiais em que Ash e cia eram tirados de cena para uma aventura mais focada na Equipe Rocket ou na própria interação entre seus diversos Pokémon – não necessariamente Pikachu. Isso não aconteceu uma única vez em Best Wishes! (estou enganado? Posso estar, então me corrijam se esse for o caso) e eu acharia ótimo se voltasse a ocorrer, então espero que essa paradinha de mostrar o personagem em quem o episódio focado não seja um limitador para XY. No episódio do Espurr, esse sistema já foi quebrado com a tela inicial comum sendo trocada, o que é um ótimo sinal. Além disso, já ocorreu de o episódio ser focado em personagem tal oficialmente, mas na real nem ser o caso (como no episódio passado, que em teoria era do Clemont... mas nem tanto);
Olha só, eu não quero tornar isso uma coisa recorrente, mas veja bem o que acontece quando uma Policial Jenny tenta consertar as coisas. Eu também queria lembrar que no episódio do Snorlax, as pessoas de Camphrier cogitavam chamar a Policial Jenny, mas não chegaram a fazê-lo de fato. Talvez seja hora de começar uma busca por uma força policial de sobrenome diferente? #CONTRAAJENNYFICAÇÃODAPOLÍCIA;
Eu achei que o fato de Clemont ter dado uma explicação um tanto aprofundada sobre os observatórios de rádio possa significar que a escolha do local pelo Malamar não foi por acaso. Uma pena que, assim como o Ash, eu também não tenha entendido muito bem =P logo não posso deduzir nada disso; 
Se eu não estou enganado (minha memória é ruim, gente), este episódio também marcou a primeira vez que um membro da Equipe Rocket (Meowth) viu uma invenção Clemont – e ela funcionou! Não seria legal se víssemos um dia o rapaz sendo sequestrado pelos vilões para construir um robô eficiente pra eles? Afinal de contas, o Pikachu robô deu certo... ainda que de uma outra maneira =P 
Eu acho uma pena que a identidade de Madame X tenha sido revelada muuuuito antes da exibição do episódio pelas prévias e fotos de divulgação. E também acho que a animação não precisava ter entregado tanto mostrando as madeixas da moça; 
Serena & Prioridades: Antes uma mente controlada do que uma cara arrasada;
Melhor cena do episódio porque sim:

Aliás, eu adoro como até Pumpkaboo está com medo. Quer dizer, este é o Pokémon que segundo a Pokédex dos jogos é uma abóbora possuída por um espírito preso neste mundo e responsável por levar espíritos errantes para fazer a passagem. E ele está se cagando de medo! Pois é; 
O X no nome de Madame X é porque no Japão costuma-se associar o X a mistério. O Lugia das Ilhas dos Redemoinhos era chamado de Pokémon X antes de se saber de quem se tratava; 
O episódio que nos apresentou Princesa Ally conquistou ótimos 6,4% de audiência – conta 4,8% do seu antecessor. Isso só quer dizer uma coisa: tragam Princesa Ally de volta, queridos roteiristas!

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Eu também gosto da ideia de pokemon maus, nunca fui fã desse negócio de que todos os pokemon são bonzinhos por natureza e que os humanos é que fazem eles serem maus, mas dessa vez acho que o Malamar não é mau por conta própria.

    Veja bem, X, como vc disse, no Japão, é associado a mistério, mas tem outra coisa, repara no que o Malamar disse no final do episódio, qualquer semelhança com alguém que já vimos dizer isso antes NÃO é mera coincidência, agora ligue a letra X da Madame X com o X de Xerosic, e outra vez, lembre quem são as pessoas que dizem sobre "eliminar os lixos desse mundo".

    Meu palpite, e estou quase certo disse, é que esse Malamar pertence ao Xerosic, e esse episódio também é um aviso que a Team Flare vai aparecer em breve, porque pelo que o Malamar disse, com certeza ele vai aparecer outra vez, e como ele avisou o Ash e Cia sobre o "NOSSO PLANO", é óbvio que ele não tá sozinho nesse plano de eliminar os lixos do mundo.

    Enfim, tem tantos episódios bons nesse temporada que pra mim é difícil eleger o melhor episódio, mas esse é um forte candidato, o melhor de tudo é que eu assisti sem saber o final, eu não sabia sobre a Jenny, não tinha visto as previews (ainda bem) e fui uma surpresa muito grande, quase um choque quando eu vi que a "nova Caçadora J" era só uma marionete.

    São episódios como esse que continuam me fazendo pensar que a temporada XY vai ser a melhor de todas desde Kanto.

    ResponderExcluir
  2. com certeza a um envolvimento do team flare , pela conversa de malamar fica muito subtendido isso, o anime ta muito bom todo episodio é de encher os olhos espero uma otima liga dessa temporada quem sabe até melhor ash vs paul!!! ansioso para o preview do episodio 20

    ResponderExcluir
  3. Pessoal do PBN,onde está o episódio do pokemon xy 19 para download?Não consigo achar.... :(

    ResponderExcluir
  4. Muito bom :0. Mal posso esperar para ver sua opinião sobre o lendário (na minha opinião) episódio 20 *-*.
    Eu sinceramente pensei que XY após aquela cambada de fillers viraria um BW e que Ash continuaria com sua idiotice imbecil. Mas não. Ele está bem como em DP nessa temporada. Faz melhor uso do boné do Red do que ele. Se você ver o Red do Origins, ele é idiota, desinformado, desastrado, desinteressante, fraco, sem motivações, garra ou força de vontade, exatamente como o Ash de BW, e o Ash de XY é bem superior que o Ash de BW - resta a dúvida, por que diabos Ash não venceu a Liga em DP quando era decente e o Red sem nenhuma experiência consegui? Tomara que o garoto de Pallet finalmente ganhe, porque acho que se não ia ficar muito feio e apontaria o erro mais esfarrapado de toda as animações da franquia.
    E ele continua sem rival até por enquanto. Julgando que Serena será uma espécie de atriz, modelo, sei lá, então ele não terá rival, a menos que o arrumem um. Não tenho nem palpites =P.
    See ya.

    ResponderExcluir
  5. Gus, concordo contigo, o Red do Origins é bem imbecil, o do mangá sim que é foda

    ResponderExcluir
  6. Sobre o episódio, a cada minuto que se passava eu ficava cada vez mais encantado com os acontecimentos. Aí, quando a Madame X caiu da "torre" eu pensei "poxa, um vilão desses aparece e morre num só ep.", então, como não tinha visto os previews, na hora em que malamar foi revelado como a mente da operação, eu quase caí da cadeira. XY me surpreendeu mais uma vez, e estou esperando ansiosamente o próximo episódio "do malamar". Agora tem uma coisa, todo mundo ficou sabendo do plano e talz, mas cada um foi pro seu canto e ficou por isso mesmo? Quer dizer, a Jenny não iniciou uma investigação nem nada do tipo? Fora isso, perfeito o episódio - e eu até gostei quando a Serena "resolveu" ter a mente controlada do que a cara arranhada. É bem a cara dela, pelo menos agora no início da saga. :P Não acho que isso seja ruim, os roteiristas estão querendo desenvolver a nova "ela" aos poucos, e espero que não se excedam muito nisso, mas lá pro XY 50 ela deve tomar um rumo.

    ResponderExcluir
  7. Putz, sem o quê dizer para esse episódio, está perfeitamente perfeito *-* !!!
    É incrível ver como que Pokémon X & Y consegue manter o seu ritmo de roteiros legais, mesmo aqueles mais básicos que todo mundo conhece da série Pokémon, os caras conseguem fazer algo maravilhoso :D ! Realmente, foi 1 ou 2 desses 19 episódios até agora que eu achei meio sem graça, enfim, opinião de cada um, mais essa série está com um potencial tão grande, que é capaz de superar Pokémon Diamond & Pearl, que é a minha saga favorita :3 ! Ótima análise, Sir, adorei sua introdução a respeito da humanidade e dos Pokémon, o mal e o bem, Enfim, ansioso aqui pela sua próxima análise, e venha o Batoru Chatou XD !!!

    ResponderExcluir
  8. Aleluia,finalmente gente que não fica supervalorizando o Red! Sinceramente eu acho que o Ash é um personagem muito mais realista que o Red (pelo menos o bobão que ele é no origins,que sem experiência alguma consegue vencer a elite 4)

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que a equipe rocket ficou se arrepiando de medo do próprio pokémon,até o pumpkaboo (que é um espírito maligno) ficou com medo fala sério gente eu esperava mais coragem dele =P

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال