Review: Pokémon XY 018

Fala, galera!
Hoje finalmente eu fico em dia com os episódios semanais de Pokémon XY \\o//

E agora? Bom, a primeira coisa que vocês devem saber é que no meu blog as reviews não tem data fixa para saírem. Elas saem assim que eu termino de escrever e só. Meus dias são bem corridos e eu tenho muitas coisas pra fazer com meu pouco tempo, isso sem contar com os subbers que atrasam tbm às vezes. MAS eu tenho um bom acervo de outras matérias que legais que pretendo atualizar e trazer pra vocês ^^
O que eu posso dizer por enquanto é que trarei conteúdo novo todas as terças e quintas. É provável que as reviews saiam sempre nas quintas-feiras (na semana seguinte à exibição do episódio no Japão), mas se não for possível, farei postagens especiais extras nos fins de semana ou na terça-feira seguinte ^^
Mal posso esperar pra ver se vocês vão gostar =D
Esta review foi originalmente publicada em 08 de março de 2014. E não se esqueçam de visitar o Vale Charicífico em Atrações para mais!

Gustavo, eu também acho que o fato de XY ser provavelmente uma série mais longa dar mais margem para eles começarem a Serena mais ao final do que deve ser a primeira temporada ocidental (lá pelo XY 050),  o que seria ótimo para ajudar a esticar a série por uns bons três ou quatro anos, mas acho arriscado esperarem demais.

Raphael, concordo que Lucario já tem atenção demais. Eu ia adorar Heracross voltando, mas não sei se podemos contar com isso ainda mais no começo de uma aventura nova. Mesmo quando Pokémon antigos retornam ao time, como Phanpy e Charizard, isso ocorre já depois das Ligas regionais. E segundo a Bulbapedia, os dubladores não são os mesmos.

Muito obrigado a todos pelo apoio, vocês são demais! =D

#XY018/#822Acorde, Snorlax! Por Favor, Vamos Batalhar no Palácio Parfum!!



Existe uma regra aqui em casa que me proíbe de ver Friends, Parks and Recreation ou outras séries de comédia que eu curta à noite pela simples razão de ocasionalmente eu acabar rindo relativamente alto demais, atrapalhando assim o sono de minhas queridas mãe e irmã. Então se eu quiser assistir a algo enquanto o sol se esconde, o recomendado é que seja algo mais leve como, por exemplo Pokémon, certo? Bem... não se você tiver uma princesa menor de idade tresloucada e perigosa como Princesa Ally. Pra mim, este foi o episódio mais engraçado de Pokémon que eu assisto em meses – talvez anos.. uau provavelmente em anos já que fiquei muito tempo sem ver o anime por conta de Best Wishes!e há muito mais para se curtir aqui do que apenas a pirralha diva.




Quem jogou Pokémon X & Y, deve ter percebido como este episódio se baseia em um arco dos jogos: seguindo a investigação acerca do segredo das Mega Evoluções a pedido do folgado Prof. Sycamore, o jogador vai ao Castelo Shabboneau na Cidade de Camphrier, conhecido por ser uma das mais antigas construções da região de Kalos, e descobrem que ele já não possui muito dos seus antigos tesouros por causa da generosidade de seu lorde, um Faixa Preta (Black Belt) - não lembro exatamente se foi este mesmo lorde quem era tão generoso, mas whatever =P. Entretanto, quando um Snorlax decide tirar um cochilo no meio da ponte que liga as duas partes da Rota 7, o lorde lamenta não possuir mais a Poké Flauta, pois há tempos ela está no Palácio Parfum, cujo atual herdeiro é um homem bastante egoísta.


O jogador então se dirige ao palácio, aonde encontra Shauna, a rival-chatinha-que-é-apaixonada-por-você, e descobre que o dono da majestosa construção está preocupadíssimo porque seu amado Furfrou fugiu para o imenso jardim do palácio e pede que você o recupere. Após a missão ser cumprida, o herdeiro do Palácio Parfum, feliz, faz um espetáculo de fogos de artifício para comemorar a ocasião, ao qual você assiste com Shauna num momento muito romântico, e lhe entrega a Poké Flauta para ajudar a tirar o Snorlax da ponte. Convencido de que seu egoísmo era errado, ele decide se tornar mais generoso e deixa que a flauta fique com o lorde do Castelo Shabboneau.


Eu devo dizer que uma das escolhas mais acertadas do roteirista Junki Takegami (sim, ele de novo!) foi abrir mão dos perfis dos personagens dos jogos e apostar em uns bem mais originais, todos com design caprichadíssimo. Como não gostar da cidadã que precisa de um tratamento de Kolene urgente, principalmente quando ela ascende tão rápido na escada social, varrendo o chão no início do episódio e, ao final do episódio, ficando de pé ao lado do Lorde Shabboneau durante o festival? E o Lorde Shabboneau? Eu adoro como ele parece um Humpty-Dumpty com cabelo e bigode e não tem NADA da generosidade da sua contraparte dos jogos. Isso sem contar o fato de ser suuuper indefeso a ponto de ter deixado uma menininha roubar um tesouro do seu castelo =P – dinheiro pra pagar tocador de trompete ele tem e guardas não?? – e temos também Princesa Ally!


Uma mistura de Jessebelle com Úrsula, a mimada princesa tem menos de dez anos, mas possui uma riqueza que faria inveja à família de James. Além disso, ela tem um grupo de serviçais que são basicamente ex-meninas malvadas que não conseguiram entrar numa faculdade, mas ainda sabem muito bem como seguir uma líder rica e rir do bullying alheio. Existem várias coisas na personalidade de Princesa Ally que a tornam uma personagem fantástica (eu poderia fazer uma lista porque eu amo listas, sabe, mas vai ocupar espaço desnecessário): eu adoro como ela é perigosamente poderosa e não hesita em chamar Ash e cia de lixo nem em oferecer vários tesouros para o menino de Pallet em troca do Pikachu, adoro também que ela parece entender muito de Pokémon no nível Observador Pokémon, descrevendo aqueles detalhes que a gente nunca vê a não ser que você seja Tracey Sketchit (lembram dele?), adoro como ela é cínica, mesquinha, egoísta e não se importa com os outros e, principalmente, como ao fim do episódio ela não muda nada nem aprende nada porque ela é perfeita desse jeito mesmo e sabe disso. Também merece destaque o excelente trabalho da dubladora Misato Fukuen (voz do Oshawott no Japão em BW) que deu vida à menina e nos presenteou com suas risadinhas do mal excepcionais.


Todos esses personagens são utilizados de forma excelente por Takegami. Seu roteiro tem tanta coisa acontecendo que em certo momento eu me perguntava se era um episódio de 20 minutos ou de 30. Nossos heróis chegaram a Camphrier, conheceram a desgrenhada, foram ao castelo, conheceram o lorde, depois ao palácio, conheceram a princesa, voltaram à cidade, a Equipe Rocket apareceu, tudo se resolveu e em pouco mais de 20 minutos! Ainda assim, nada fica subaproveitado. Cada personagem ganha o tempo de cena devido e cumpre bem seu papel dentro da historinha e Takegami amarra tudo tão direitinho que torna sua trama muuuito mais interessante (e verossímil) que aquela proposta pelos jogos da franquia.


Takegami capricha no uso dos novos personagens, e também não erra com os nossos velhos conhecidos, em especial Clemont. Aliás, este é o quarto episódio focado no Líder de Ginásio em Pocket Monsters XY até agora, sendo que três deles foram escritos por Takegami, então eu acho que dá pra dizer que o roteirista tem uma preferência bem clara pelo pirralho loiro. O personagem protagoniza alguns momentos bacanas aqui, como a invenção que é basicamente um despertador para Bonnie (que lembra muito o Mago do Tempo de Yu-Gi-Oh!) e então a gente esquece completamente que ele estava lá, até ele retornar na segunda parte do episódio para dar o esporro em Princesa Ally – aliás, você vê que a pessoa é carente é quando a primeira censura de um completo desconhecido é interpretada como um gesto de amor =P – e assim se tornar seu bizarro interesse amoroso.


Uma outra coisa que eu gosto muito é de como a princípio os Treinadores tentam de verdade negociar e jogar limpo com a princesa. Ash não considera usar Pikachu como moeda de troca (ainda que o Pokémon tenha visivelmente tremido na base quando os tesouros foram oferecidos) porque acredita que o acordo que ele fecharia seria sério e inquebrável, até que o próprio Pokémon se oferece lutar pela Poké Flauta, mas uma vez que a batalha termina, é legal ver o quão irritado ela consegue deixar o Treinador e seu Pokémon. A propósito, eu acho muito bonitinho como a motivação toda de Ash se resume ao fato de que ele não quer que as pessoas passem a ficar com raiva do Snorlax dormindo e roncando na cidade (podemos parar por um momento para observar como Snorlax são um problema constante no universo Pokémon? Quando adormecidos, eles ou estão bloqueando alguma passagem, como em “Acorde, Snorlax!” ou roncando sinistramente. Quando acordados, saem devorando tudo pela frente, vide o Snorlax do Ash em “Fome de Snorlax!”).


Mas como eu ia dizendo: Princesa Ally deixou Ash tão irritado que ele não hesitou em jogar sujo, aliado a Bonnie e Serena, e usar Clemont para fazer uma treta com a princesa só para enganá-la até eles resolverem o assunto urgente do Snorlax. Vale ressaltar como o plano do mal foi arquitetado pela mente engenhosa de Serena. Aliás, é triste que Serena esteja se tornando a menina que basicamente fica dando ideias e sugestões, mas age muito pouco. Tipo, neste episódio ela até troca olhares com Bonnie e as duas descem para apoiar Ash, mas é Clemont quem acaba ajudando mais. Em geral, Serena fica dando ideias, mas raramente faz alguma coisa de verdade pra ajudar e eu acho isso bem chatinho e é algo que precisa mudar. No contexto deste episódio, eu entendo que era importante que o rapaz loirinho fosse aquele a jogar duro com Ally, mas é chato ver todo episódio Serena se resumir a sugesteira.


O episódio também tem outros momentos bacanas, como o Dedenne acordando no meio das risadas estridentes de Ally quando ela está se apresentando, olhar para fora da bolsinha e então voltar ao seu soninho sem dar a mínima para ela, ou mesmo o fato de que ao fim do episódio as crianças haviam esquecido de Clemont, e então ele surge no horizonte de cueca (eu adoro a reação de Serena aqui) depois de se livrar da princesa de forma brilhante. E também gosto bastante de ver Jessie arruinando os planos da Equipe Rocket como nos velhos tempos.


E ainda que tenha apostado em algo original, Takegami ainda fez uma grande homenagem aos jogos, retratando vários elementos destes no episódio, mas com um toque especial. A Cidade de Camphrier manteve seu estilo mais tradicional mas ganhou um festival, do qual o Snorlax inconveniente se torna astro. A festa só acaba quando o Pokémon comelão volta às montanhas (quando os Snorlax dos jogos não são pegos, é dito que eles se retiram para as montanhas) ao doce som da Poké Flauta, que assim como nos jogos, deve ser tocada pelo lorde do Castelo Shabboneau, que NÃO é um Faixa Preta aqui, mas um senhorzinho baixinho e rechonchudo com o cabelo bem lisinho. Em vez de um presente generoso, a flauta foi roubada pela terrível Princesa Ally. Os Treinadores vão ao palácio pegá-la, mas em vez de procurar um Furfrou perdido, Ash tem que batalhar contra um e os fogos de artifício estão lá para celebrar o festival, não comemorar que o Pokémon poodle foi achado. E não há nada sobre generosidade: uma diferença crucial é que não há preocupação em dar lições de moral como os jogos, mas sim divertir o telespectador.


O episódio também tem uma animação bastante caprichada. Além dos traços, sombreamentos e iluminação estarem todos muito bem-feitos, a forma como os cenários dos jogos foram adaptados para o anime foi de encher os olhos. Foi ótimo ver, por exemplo, a saída da Rota 6 que dá acesso ao Palácio Parfum ou as esculturas espalhadas pelo jardim, iguaizinhas às de X & Y, ou a pontezinha que leva ao Castelo Shabboneau, e até mesmo o fato de que o abrigo onde Snorlax está descansando se parece muito com aquele existente na Vila Pokémon (Pokémon Village). Também merece destaque especial o estilo de animação utilizado para contar a historinha do festival da Cidade de Camphrier. Ficou muito bonitinho. Enfim, “Acorde, Snorlax! Por Favor, Vamos Batalhar no Palácio Parfum!!” é um perfeito exemplo de como uma trama dos jogos pode ser muito bem transplantada para o anime com criatividade e ser bastante divertida!



Poucas considerações finais: 

Eu sempre quis uma rival para o Ash no estilo de Princesa Ally, mas sei que isso é difícil de acontecer. Aliás, me incomoda que todos os rivais do Treinador de Pallet que lhe causaram problema foram exclusivamente meninos. De meninas, só Bianca, que foi uma tonta descaracterizada em Best Wishes! (eu sinceramente não considero Casey rival porque eles só lutaram mesmo uma vez de forma muito injusta). Mas eu também ia adorar se eventualmente fosse revelado que Princesa Ally tem perseguido Clemont em busca de vingança; 
Achei legal o Ash não reconhecer Furfrou com aquela tosa. Eu tive um Furfrou no meu time da Elite dos 4 em Pokémon X na minha jornada em Kalos e eu me divertia com a reação surpresa dos meus amigos quando eu mandava meu Fredin (o nome dele) com os penteados mais inusitados pra batalha. Falando em Furfrou, acho no mínimo curiosa essa insistência dos roteiristas do anime em darem ataques Elétricos aos Furfrou. O de Ally também usou o Raio de Carga (Charge Beam), assim como o Pokémon Poodle de Jéssica no episódio “A Tosadora Pokémon e Furfrou!”. Furfrou aprendem outros ataques, senhores roteiristas! Chequem na serebii; 
Este episódio marca o retorno das Fantasias com o Chefe. Se tem uma coisa que eu sinto falta na Equipe Rocket fazendo é do Meowth inventando desculpas para imaginar o peitoral do seu chefe despido em diferentes ocasiões; 
É engraçado pensar que a estátua do jardim do Palácio Parfum, que foi alvo de tanta especulação, acabou representando nada =P Aliás, depois que você zera Pokémon X & Y, se você analisa o quadro do rei do palácio, o protagonista observa como ele se parece com o AZ; 
No dia primeiro de março, após muita espera, Pokémon finalmente entrou para o catálogo do Netflix em várias partes do mundo. Porém, para minha tristeza, aqui no Brasil só recebemos a temporada Black and White e a seus dois respectivos filmes. Entretanto, é a primeira vez que os fãs de Pokémon tem acesso a esses episódios de forma legal no Brasil em HD já que o Cartoon Network ainda não possui sinal em alta definição por aqui. Vou aproveitar a oportunidade para assistir logo esta saga e fazer todas as observações para uma futura trajetória do anime que deverá ser escrita logo. Minha esperança, entretanto, é ver um dia episódios antigos disponibilizados no serviço de streaming on demand, especialmente Diamond & Pearl em HD. Eu duvido que todos os episódios fiquem online de uma vez, então vou assistindo enquanto tem para o Netflix eventualmente atualizar o acervo. Triste é para os sete primeiros filmes que, por possuírem licenciamento para empresas diferentes no Brasil, talvez nunca sejam disponibilizados; 
Eu vi um cadinho de polêmica em relação ao fato de Concordia e Anthea terem sido chamadas de Paz e Amor, respectivamente. Eu também fiquei bastante surpreso. Entretanto, checando na Bulbapedia, eu descobri que como Pokémon Black & White foram os primeiros jogos em que as versões europeias foram traduzidas diretamente da versão japonesa – antes, elas eram traduzidas da versão americana, por isso os europeus tinham que esperar tanto –, os nomes dessas personagens ficaram meio loucos ao redor do mundo. No Japão elas são Helena, a Deusa da Paz, e Verbena, a Deusa do Amor. A versão americana traduziu para Concordia e Anthea sem usar os títulos delas. Nas versões francesas e alemãs, eles seguiram a tradução japonesa, dando a elas nome e título, enquanto a versão italiana seguiu a versão americana, dando-lhe os mesmos nomes. Na França, por exemplo, Helena virou Colombe, a Musa da Paz, e Verbena, Vênus, a Musa do Amor. A decisão de chamar Helena e Verbena de Paz e Amor aqui parece ter seguido a lógica da versão em espanhol dos jogos, em que elas não possuem nomes, apenas os títulos Musa da Paz e Musa do Amor. Como os episódios que vem para o Brasil são em inglês, incluindo seus scripts e tudo o mais, eu duvido muito que tenha sido uma decisão dos tradutores mudar os nomes das personagens – pensa bem, são as mesmas pessoas que não sabiam se traduziam Mars para Marte ou não =P, então minha hipótese é que como a Televix faz distribuição de Pokémon em toda a América Latina, eles exigiram que os tradutores brasileiros seguissem o modelo dos nomes da versão em espanhol, talvez para ter uma padronização?; 
Teve pouquíssimo gif desse episódio na Internet gente que lástima :o
 
Imagens e gifs: tumblr e google imagens

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Não sei se alguém reparou, mas o coração na roupa da princesa depois da explosão se quebrou ao meio.

    ResponderExcluir
  2. Dessa vez a Bonnie nem precisou dar uma força pro irmão conquistar uma garota, aliás, acho que ela queria livrar o irmão dessa garota kkk.

    As risadinhas da princesa lembram muito as risadinhas das garotas esnobe de um ep de BW que tinha um clubinho de garotas onde meninos não eram permitidos, e então Ash e Cilan se vestiram de mulher pra entrar lá, e cara, depois de ter uma Equipe Rocket mais seria nesses últimos anos, bateu uma nostalgia em ver a fantasia do chefe nesse episódio.

    ResponderExcluir
  3. Seria muito lindo ver o Heracross com algum destaque, concordo que caso apareçam, seja para algo Pós-League, mas não descarto a possibilidade do Ash perder pra Korrina após a mesma Mega Evoluir seu Lucario e Ash ter que usar algum de seus Pokémons que possam ser Mega Evoluidos (Hera e Zard), infelizmente caso isso aconteça não duvido nada que seja o Zard, mas algo me faz acreditar que possa ser o Heracross, justamente pelo Gym ser Fight. //Sonhei
    Esse episódio foi divertido, mas foi triste esquecerem do Clemont tadinho u.u Ainda bem que ele é esperto de mais e amei a forma como ele conseguiu se livrar da garota (A qual me lembrou muuuuito Jessebelle, além da risada, o cabelo, simplesmente tudo, um mini clone de Jessebelle) e eu acharia divertido caso ele começasse a segui-los buscando vingança de Clemont, alá Snubbull e seu amor pela calda de Meowth.
    Só não gostei muito do Lorde, mas ok, o resto do episódio supriu isso.
    Amei a Team Rocket voltando a fantasiar com o Chefe, sentia falta disso *w*
    Outra coisa que ando percebendo é que está cheio de Furfrous por ai e que todos usam Charge Beam, tá na hora de mudar pelo menos o ataque um pouco kkkk
    E parabéns pela ótima Review =D

    ResponderExcluir
  4. Caraca, gosto muito dos seus Reviews. Você tem planos pra fazer Reviews de outras Sagas antigas???

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال